sábado, 14 de agosto de 2010

Panda "Benfica" Bear

Panda Bear é americano e quis o destino que se apaixonasse por uma portuguesa com quem decidiu viver em Lisboa há vários anos. Este músico, de nome próprio Noah Lennox,  tem uma banda de nome "Animal Collective" que editou o ano passado "Merriweather Post Pavilion", um álbum globalmente aclamado como melhor disco do ano para a maioria das publicações musicais nacionais e internacionais e para mim um dos melhores discos de há muitos anos a esta parte...

Não vale a pena falar do génio criativo deste senhor, que é obviamente altíssimo, nem dos seus magníficos ambientes sonoros ou da sua capacidade em criar estéticas bastante à frente do seu tempo, mas quero falar daquilo que ele tem em comum com todos nós... A sua paixão pelo Benfica, que foi aqui publicamente assumida numa entrevista em Fevereiro deste ano para a TimeOut Lisboa.

Acabei de ler no suplemento Y do jornal Publico (reparei depois que a mesma noticia já foi publicada em várias sites nacionais e internacionais) que um dos temas do seu novo disco como Panda Bear, a ser editado em Setembro, tem o nome "Benfica".

Eu conheço bem a obra deste senhor como Panda Bear e como Animal Collective e há muito tempo soube da sua paixão pelo Benfica que acabei por confirmar no dia em que o conheci. Alguém do mundo musical alternativo, nascido e criado nos Estados Unidos resolve viver em Lisboa e 6 anos depois, quando todas as atenções da industria musical estão viradas para esse novo álbum, eis que somos brindados com a noticia que um dos temas tem o nome do nosso clube. 

Não sei o que pensam a maioria dos benfiquistas sobre isto, nem sei se a maioria dos benfiquistas gostará ou não do tema, da estética geral do álbum ou até mesmo do seu trabalho com os Animal Collective, mas isso agora pouco importa. O que importa é sublinhar a coragem de alguém em assumir uma paixão local, dum clube da cidade onde vive, num disco com visibilidade mundial. Eu que lido com artes e com este mundo "pseudo-elitista" onde o futebol é tido como algo "raro", menor e de cariz "muito popular", sinto uma satisfação imensa que alguém imigrante em Lisboa, duma área musical muito artística e alternativa preste uma homenagem maior ao nosso clube, colocando um tema de nome Benfica no alinhamento dum disco. 

Tantas vezes o Benfica é utilizado de forma gratuita, abusiva e para proveito próprio por artistas da nossa praça que à conta do seu "pseudo benfiquismo" conseguem lugares VIP, destaque nos "media" e "jantares à pala" nos camarotes sem pagarem um único euro,  que fico muito feliz e sensibilizado por saber que um Artista internacional "à séria" (daí a letra grande na palavra Artista) presta uma homenagem espontânea baseada naquilo que mais força tem em qualquer criação artística - uma declaração de paixão... 

É isso que conta quando se fala do Benfica. Esta é a única paixão que não muda, a única que fica durante toda a nossa vida, aquela que jamais nos abandona ou atraiçoa, como a verdadeira arte. O Benfica está sempre aqui, nas vitórias e nas derrotas e nós estamos sempre com o Benfica. 

Hoje sei que Noah Lennox sente esta paixão como um de nós e dois meses depois de ver nascer o seu segundo bebé em Lisboa - um menino para juntar à menina que já tinha aqui nascido há uns anos - sabemos que ficará ligado para sempre ao nosso país, a Lisboa e ao nosso clube. Felizmente, ele "é só" um dos mais importantes artistas da actualidade e por coincidência, ou não, um grande Benfiquista.

Noah, dont forget that there is always an open invitation for you to join me in Benfica Stadium this season.

Força Benfica

1 comentário:

Tiago Pinto disse...

apesar de não conhecer o artista (não sou nada entendido nestas coisas) realmente é um orgulho ler isto e ter conhecimento desta situação, espero que o Benfica corresponda e, pelo menos, convide o Artista a vir à Luz.

Cumprimentos,

benficadependente.blogspot.com