quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Benfica e Barcelona"

Jorge Jesus teve a coragem de tornar pública uma sua ideia onde diz "que na época passada, nas competições europeias houve duas grande equipas - o Barcelona e o Benfica". Se é verdade que fizemos um bom jogo contra Marselha fora, também não deixa de ser verdade que em Liverpool não fomos sequer metade do que fomos na restante época. O passado pouco importa, mas quero falar sobre a inconsciência de Jesus em dizer numa entrevista para a UEFA  que os "adeptos querem ir o mais longe possivel" - até aqui tudo bem, pois todos os adeptos de todos os clubes assim o desejam  - mas voltou depois a dizer que isso "significa ir aos quartos, às meias finais ou à final".

Dizer isto estando nove pontos atrás do FCPorto e tendo Académica e Guimarães à nossa frente quando passam já seis jornadas da Liga, é algo que pode cair mal nalguns sectores. A nossa equipa é hoje mais fraca que o ano passado. Acho que pode ir tendo mais soluções e até mais qualidade no plantel, mas não a tem no onze titular. A única hipótese que teríamos de fazer uma grande champions já este ano, seria manter a equipa do ano passado - com Di Maria, Ramires e Quim - e ter reforçado a mesma com Salvio, Gaitan, Jara ou até Roberto. Isso dar-nos-ia estabilidade e continuação do que havia sido feito e uma outra equipa a entrar devagar com Jara, Gaitan, Kardec ou até Airton. Hoje o que vemos é que o Benfica não tem neste momento futebol, atitude e espectáculo como tinha o ano passado e estamos a anos luz do Barcelona. Estamos e estivemos o ano passado. Equiparámos nalguns jogos o espectáculo do futebol total do Barcelona mas contra as equipazinhas do nosso campeonato.

Por isso digo que Jesus é inconsciente e já o aqui escrevi muitas vezes. Não tomem a palavra inconsciente como algo negativo. Acho que a sua incosnciência na táctica da equipa, faz com que muitas vezes arrisque onde outros não arriscariam e dessas vezes que arrisca, "petisca na maior parte das vezes". O seu grande problema é que quando arrisca nas palavras, como consequência da sua incosciência, não se sai tão bem. Não se pode ter tudo...

Tenho medo destes grandes sonhos de champions e já aqui o escrevi. Acho de um lirismo absoluto sonhar com algo na champions superior a uns oitavos e se tudo correr muito bem no sorteio, aceder a uns quartos de final. Depois de quatro anos sem estar na maior competição de clubes do mundo chegar a estes resultados - oitavos ou quartos - é muito, muito  positivo e se falharmos os oitavos não chorar sobre o desaire. A nossa direcção optou em ganhar uns euros com a venda dos jogadores e que eu saiba não se pode ter tudo na vida... Há sempre escolhas para fazer e muitas das vezes escolhemos e não acertamos. O Benfica escolheu o dinheiro pensando que estavam reunidas as condições para manter a qualidade da equipa com um ou outro substituto. Nao o conseguiu no imediato e ninguém sabe se o vai conseguir durante a época. 

Entendo as ambições de Jesus mas acho-as desmesuradamente optimistas. Hoje jogamos com a equipa que ocupa o penúltimo lugar da tabela da Bundesliga. Teoricamente este jogo seria um dos jogos fáceis desta Liga milionária, tirando o facto do Benfica nunca ter ganho na Alemanha. É uma malapata complicada de entender e eu sou dos que acho que o futebol não é "apenas razão", pois há muito de superstição - afinal tudo depende da vontade duma bola - apesar de cada vez que aí vamos ter a esperança que será desta!

Acho que o jogo contra uma das piores equipas da Bundesliga está longe de estar ganho e tudo pode mesmo acontecer. Tudo pode acontecer e espero que não seja hoje que o Shalke 04 ressuscite para as grandes vitórias. Eu quero acreditar que não, mas estão reunidas as todas as condições para que isso possa acontecer - outra competição, experiência de muitos dos seus jogadores nestas andanças, a superstição do Benfica não ganhar na Alemanha e talvez algum excesso de confiança de Jesus nesta complicada deslocação. O ano passado contra um Hertha Berlim irreconhecível na Bundesliga, não fomos além dum empate em Berlim, apesar de termos ganho 4-0 em casa. Sinceramente não me importaria que se repetissem estes resultados contra este Shalke 04, porque isso quase garantiria que eliminaríamos um adversário directo na luta por um lugar nos oitavos de final, mas "não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje" e hoje quero ganhar na Alemanha. Quero finalmente ganhar pela primeira vez na Alemanha e penso que 29 de Setembro de 2010 é uma boa data para que isso aconteça.  É pedir muito? Eu já  fui feliz nas bancadas desse estádio por duas vezes, mas em jogos de selecção - contra México e Inglaterra no Mundial 2006 - e o FCPorto de Mourinho também aí ganhou uma final da champions. Resta-nos saber se é mais forte a sorte portuguesa ou o azar do Benfica em solo germânico. 

Como disse sempre, a prioridade é ainda o campeonato, apesar de querer ganhar todos os jogos este ano. Se tudo correr bem, teremos hoje à noite seis pontos e a classificação para os oitavos de final a depender dos outros seis pontos em casa contra este Shalke 04 e contra Lyon.
Sorte meus caros... Sorte e pés bem assentes na Terra. Afinal esta Liga é mesmo para as grandes equipas e este Shalke 04 parece não ser deste campeonato, mas as aparências iludem...

Em relação às comparações de Jesus com o Barcelona e porque é esse o título do post,  penso mesmo que em comum temos apenas o facto de termos ambos perdido o primeiro jogo em casa na liga  espanhola e  na liga portuguesa contra equipas modestas - Hercules e Académica, respectivamente...

Força Benfica

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta é daquelas crónicas que tem, como um lote infindável de tantas outras, o selo da mediocridade, onde o que parece imperar são impropérios que descreveria como "inqualificáveis".
A esmagadora maioria da população portuguesa tem o seu carácter espelhado neste amontoar de banalidades.
Jorge Jesus não é propriamente o português-tipo, que vê a humildade como peça-chave para o sucesso. Nem ele, nem Mourinho, nem Cristiano Ronaldo, nem Fernando Pessoa, entre outros. Por isso mesmo, parece mal a muita gente que as pessoas tenham auto-confiança. Porque a nação lusitana não gosta também das pessoas de sucesso, como são os casos de Mourinho ou Ronaldo, mostrando um ódio visceral para com estes.
Com esta ideia de "eternos coitadinhos humildes mas honestos" isto não evolui.
BENFICA ATÉ MORRER!!!

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo

Agradeço o seu texto e a maneira clara com que defendeu as suas ideias. Deixe me que lhe diga que concordo consigo em muitas coisas que diz - "Jesus não vê a humildade como peça chave para o sucesso", "(...)parece mal a muita gente que as pessoas tenham auto-confiança" ou "Com esta ideia de "eternos coitadinhos humildes mas honestos" isto não evolui."

Penso exactamente o mesmo e até aceito que diga que o meu texto tem impropérios inqualificáveis porque é a sua opinião, mas ou não leu o texto ou não o entendeu e isso é mais grave.

Eu não sou um "velho do restelo" que odeia quem tem sucesso e muito menos quando esse alguém é treinador do Benfica, mas acho que ao contrario do Mourinho, é óbvio que Jesus não tem o curriculum, a sabedoria e a inteligencia nas palavras e nos "mind games".

Aliás eu até digo no texto que na táctica e na parte técnica do jogo Jesus cumpre, mas não ocumpre nas palavras e não acho que seja questão de auto-confiança, mas sim de inconsciência pura.

Auto confiança e espirito de vitória tem ele que incutir nos jogadores, mas não tem que o fazer pelos media. Acho e repito que Jesus não foi inteligente no timing destas palavras, mas não é por isso que o recrimino. Acho apenas que se devia ter mais cuidado e alguma estratégia de comunicação definindo o que se diz, quando se diz e onde se diz.

Esta semana não esteve bem e "infelizmente" o resultado na Alemanha não lhe deu razão, para mal dos nossos pecados.

Apareça sempre.

Força Benfica