sexta-feira, 3 de setembro de 2010

José Torres

Morreu José Torres.

Foi assim desta maneira fria e directa que soube da notícia. Estou a 8 horas de distância de Portugal, acordei às 8am e dando a volta diária pelas notícias do Benfica, deparo-me com estas três palavras...

Torres era, é e será um dos simbolos do Benfica e um nome incontornável a passar a gerações vindouras. Este é um dos nomes que se falará sempre que se quiser passar a cartilha Benfiquista, porque ele representou um momento de glória do Benfica e da selecção nacional. 

Nunca o vi jogar, mas ouvi todas as histórias, todas as crónicas e alguns vídeos deste "Bom Gigante",  tambem conhecido como o "Canada Dry", nome que ainda hoje recordo escutar nos meus anos de infância.

Vi-o várias vezes ao longo da minha vida e sempre tenho dele uma imagem de cordialidade, simpatia, elevação... Uma maneira de ser educada e "antiga" no bom sentido da palavra. A doença venceu e agora resta-nos as memórias, os golos e o que ele nos deu a ganhar.

Não deixa de ser irónico que José Torres morra no dia em que a selecção arranca com o apuramento para o Euro 2012 com o mesmo tipo de casos com que ele foi afectado em Saltillo aquando do Mundial 86. 

Há coisas que nunca mudam "neste cantinho à beira mar plantado" e até mesmo no Benfica de hoje temos uma espécie de Torres na equipa, a ser criticado pelo ar tosco, a ser criticado pelo ar mole e "desengonçado" de jogar, mas a marcar e a marcar como Torres o fazia. 

Cardozo não é Torres - nem pensar - mas hoje é o nosso Torres e é bom que ainda possamos utilizar estas comparações e passá-las aos mais novos. Hoje haverá um qualquer neto ou bisneto a perguntar ao avô quem foi Torres, e nos braços, o avô explica com alegria e saudade cada um dos golos que comemorou,  dizendo ao neto que não há comparações com nenhum Cardozo. Os avós acham sempre que os doutro tempo eram sempre melhores que os de hoje, tal como na minha altura o meu avô me dizia que o Néne não se comparava com Torres ou com Águas e hoje Cardozo não se compara com nenhum Néné - por acaso os dois últimos avançados com número 7 do Benfica.

Isto é o Benfica e é por isto que nós somos tão apaixonados por este clube. Torres será sempre um dos nossos simbolos e parte integrante da nossa memória colectiva Benfiquista.

Rest In Peace

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

"Hoje haverá um qualquer neto ou bisneto a perguntar ao avô quem foi Torres, e no braços, o avô explica com alegria e saudade cada um dos golos que comemorou,"

provavelmente as palavras mais comoventes que encontrei até agora sobre torres.
apesar de só ter nascido na década de 80, sinto que morreu um dos nossos como se fosse um jogador do meu tempo. torres, sempre presente.

ps: se quiseres, posso arranjar alguns jogos do benfica de torres, por exemplo as finais da tcce ou mesmo do mundial de 66.