quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A nossa segunda pré-época

Finalmente fechou o mercado e finalmente o Benfica tem sossego. Os ultimos dias nao foram muito felizes para a nossa estrutura directiva, mas sinceramente fiquei muito contente com o desfecho do negócio Hleb. Eu ando a apregoar a contratação de "experiência, versatilidade, qualidade" para a nossa equipa desde o inicio do verão e Hleb tinha qualquer uma destas caracteristicas. O que Hleb não tem é nenhuma inteligência e personalidade. Se eu  fosse a Barcelona negociar um jogador "cara a cara" e nesse momento ele me dissesse que estava indeciso entre o Benfica e o Birmingham eu dava meia volta e vinha para Lisboa, sem mais conversa e ao contrário de se criticar Rui Costa, devemos aplaudi-lo.

Digo isto com toda a sinceridade, porque só o facto do jogador duvidar por um segundo que fosse entre o Benfica a lutar pelo titulo, jogando a champions e o Birmingham a lutar para não descer, significaria que o jogador intelectualmente e em termos de personalidade não nos interessa.

A verdade é que com ele, Quaresma ou até mesmo Simão a nossa equipa ficaria mais forte e com mais opções, mas não afino pelo diapasão geral que o nosso plantel está muito mais fraco que há 1 ano. Digo, que o nosso onze titular poderá estar mais fraco sem Di Maria e Ramires mas o plantel apresenta as mesmas soluções que em Agosto de 2009.

Por esta altura há um ano tínhamos a mesma equipa mais Ramires, Di Maria, Urreta, Miguel Vitor e Quim.

Hoje, temos o mesmo plantel mais Airton, Kardec (que estão ligeiramente a entrar), Gaitan, Jara, Salvio, Roberto e Fabio Faria - Roderick já ia entrando o ano passado. Posto isto, digo que esta equipa chega para lutar "apaixonadamente" pelo título ate á ultima jornada. Claro que nos faltou a tal cereja em cima do bolo com um jogador experiente, versátil e muito bom, mas apesar de tudo esta equipa chega para ganhar à maioria das equipas do nosso campeonato.

Escrevi "apaixonadamente" porque penso que só com muita paixão, solidariedade, intensidade de jogo e motivação a 100% em todos os jogos da liga, temos algumas hipóteses de sermos campeões.

Sem qualquer uma destas características, podemos perder em qualquer campo e a 6 pontos de FCPorto, 4 de Braga e 3 de Sporting a 27 jornadas do fim não estamos no cenário ideal.

Os árbitros estão subconscientemente - ou talvez não - a tentar "dar a mão" a três clubes nossos concorrentes e a tentar com a mesma mão empurrar-nos mais para baixo. Estou longe de Portugal mas li sobre os casos deste fim de semana, que só nos provam que temos que focar todas as energias na liga.

O Benfica não tem equipa para a champions League  e vendo os ultimos reforços de Shalke 04 e Lyon até podemos sofrer muito para passar esta fase. O FCPorto através do seu presidente - robusto, confiante, irónico e crente novamente na estrutura mafiosa da liga - e do seu treinador, não dão tréguas ao Benfica, sonham acordados com o Benfica e odeiam-nos o dobro do que nós os odiamos a eles. Só por isso, devemos estar muito atentos.

Ganhar este campeonato, será a coisa mais importante que o Benfica fará nos últimos 30 anos. São 27 jogos para uma glória que teremos que conquistar, mesmo vendo muitos problemas no nosso Benfica actual e duvidando sinceramente de muitos dos nossos profissionais.

Penso que a vaidade de alguns dos nossos dirigentes não se coaduna com a nossa grandeza e com a humildade de quem nos fez grandes durante varias décadas. Tenho por isso algum receio dos próximos meses. Não vejo uma administração da SAD solidária, não vejo uma estrutura directiva do clube solidária e pior, não vejo uma empatia entre jogadores e direcção técnica como víamos o ano passado. Aliás, espero mesmo que tenhamos um plantel solidário, sem grupinhos, sem máfias e sem guerras de poleiro... Nao gostei de ver o Roberto defender o penalti e apenas dois jogadores o irem cumprimentar. Isso não é o meu Benfica, nem o Benfica que o ano passado nos deu o titulo.

Espero sinceramente que esteja 100% enganado, mas interpreto os sinais à minha maneira e há vários sinais, vindos de origens diversas, que apontam para a verdade indesmentivel que o grupo - administração, direcção, equipa técnica, plantel - não está coeso e blindado como o ano passado fruto basicamente duma pre época, dum defeso e de alguns negócios no mínimo polémicos.

Quando estes problemas existem - que eu considero normais e muitas vezes desejáveis para se sair reforçado desses problemas - tem de aparecer uma liderança forte e solidária a resolver os problemas e a colocar tudo e todos no seu devido lugar. É isso que precisamos. Agora que fechou o mercado, cada um deverá saber o que tem de fazer e fazê lo bem.

Desportivamente, penso que não irei ver nenhum jogo dos nossos adversários directos neste campeonato a não ser os que jogarão contra o Benfica. Não quero ver, não tenho interesse e já sei que muitos deles terão um desfecho com um resultado diferente do que deveriam na verdade ter, como provam estas três primeiras jornadas. Anda um aprendiz de treinador a passear arrogância e ódio primário pelo Benfica e a sua equipa a ganhar jogos com penalties inventados - como o da Naval - e perdoados - como o do Rio Ave. Para que quero eu ver isto, se depois ainda tenho de ouvir o fedelho armado em esperto a fazer-nos de parvos... A Leonor Pinhão, como sempre, diz hoje n´"A Bola" o que alguem ja devia ter dito dizendo que a sua ultima resposta na conferencia de imprensa é uma "demonstração de pedantismo que não admite réplica." Sem mais...

O ano passado vi "in loco" o jogo no Estádio do Guimaraes e sei que aí, com esse golo do Ramires no ultimo minuto, começámos a ser campeões. Este ano, estarei a muitas horas de diferença e acompanharei o jogo num qualquer computador com a mesma paixão e crença que tinha o ano passado no Estádio Dom Afonso Henriques.

Será assim todo o ano. Temos que jogar estes 27 jogos com a humildade dos grandes e com a união duma equipa que tem de saber a importância deste título.  Agora que fechou o mercado, são 27 jogadores que terão de lutar por este campeonato sem se importarem com as três outras equipas que lutarão pelo mesmo título.

Temos que nos focar apenas em nós. Vamos lá esquecer os roubos que se irão verificar em todos os campos onde FCPorto, Sporting e Braga joguem e vamos pensar apenas nos muitos golos que teremos que marcar e não sofrer para ganhar os jogos que nos querem prejudicar.

Este campeonato vai ser uma guerra e  só dependemos de nós. Esqueçam todos os outros e vamos apoiar incondicionalmente a nossa equipa e esperar que os jogadores façam o mesmo. Sejam unidos, solidários, funcionem como uma equipa, sejam motivados em todos os estádios, tenham entreajuda dentro e fora do campo e dêm tudo para sermos campeões.

A máfia voltou em grande e não a combatemos com palavras. Só combatemos esta máfia com vitórias e com humildade. Estes 27 não são tão maus como os querem pintar e não vale a pena chorar por quem nao está. Espero que Rui Costa e Jesus saibam gerir tudo muito bem e que entendam as nossas prioridades.

 Temos de ganhar o campeonato.

A champions league será um objectivo para outras núpcias. Sermos dignos do nosso clube e fazer uma boa champions pode e deve ser um objectivo, mas nesta nova pré-época com mercado fechado e paragem de selecções devemos voltar a trabalhar com um objectivo e não se conquista esse objectivo sem uma vitória em Guimaraes daqui a uma semana.

É nisto que vamos todos focar. Ganhar os nossos jogos, pensar jogo a jogo, correr atrás do prejuizo dos pontos perdidos e saber que 90 minutos em cada jogo deverão ser suficientes para marcar mais um golo que adversários. Vamos criar a nossa onda encarnada e esquecer as várias ondas de outras cores que nos querem impingir.

Vamos responder aos senhores da máfia como sempre fizemos na nossa história - com vitórias e atitude.

Só espero que quem representa o Benfica ao mais alto nível saiba dar o exemplo e que com competência consiga incutir o espirito de disciplina e de vitoria que necessitamos, pois apesar do fecho do mercado e da brilhante vitória contra Setubal, sente-se que algo não está bem no clube e esta é a altura certa para resolver tudo. O nosso campeonato começa agora dia 10 de Setembro em Guimarães, exactamente onde se iniciou o ano passado. Vamos muito a tempo...

Força Benfica

Sem comentários: