segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O campeão voltou!

Gosto deste cântico da nossa claque  - o campeão voltou - e hoje estas palavras fizeram mais sentido que em qualquer outro jogo deste campeonato, pois o Benfica voltou com espírito diferente.

Jogámos melhor e tivemos a responsabilidade de ganhar este jogo para moralizar adeptos e para realisticamente encurtar distâncias para Sporting e Braga que ontem também perdeu pontos em Paços de Ferreira. 

Como disse esta semana, os assobios a Cardozo não tem sentido, especialmente sabendo que o homem prepara-se para ser o estrangeiro com mais golos na história do nosso glorioso. Hoje quem o assobiou, fez as pazes com o nosso melhor marcador, mas imagino que o tenham feito sentados no sofá em frente do televisor...

O Cardozo fez um jogo como há muito não fazia e apenas com as suas oportunidades poderíamos e deveríamos ter feito cinco golos - uma bola no poste, uma bola nas malhas laterais com chapéu sobre Rui Patrício, uma cabeçada também nas malhas superiores - e mais outro por Fábio Coentrão com Cardozo também por perto. Achei piada quando Paulo Sérgio disse "que teve tantas oportunidades como o Benfica" o que revela que não viu o jogo. Eu tenho simpatia pelo técnico verde, mas é triste quando se queira tapar o sol com a peneira. Alem destas seis oportunidades do Benfica ainda tivemos mais uma ou outra oportunidade e o Sporting teve realmente uma ou duas, no máximo.
Tirando a opinião do treinador sportinguista e alguns mais iluminados comentaristas esvrerdeados, penso que esta vitória foi inquestionável. 

Agora começamos a escrever o nosso futuro no campeonato e apesar de não acreditar que o Porto perca pontos noutra filial hoje à noite, depende do Benfica e da nossa equipa, começar a escrever outro argumento para esta Liga.

O Benfica tem cinco próximos jogos muito importantes e devemos encará-los como a decisão do campeonato para o nosso lado. Já fomos ao Nacional, já fomos ao Guimarães e na próxima semana vamos ao Marítimo - fechando o ciclo Madeira à sexta jornada - antes de recebermos o Braga. O jogo contra Braga será em nossa casa e esperamos que o ambiente seja semelhante ao do ano passado e que no mínimo, o resultado seja semelhante. Depois do jogo contra Braga, o Benfica tem uma nova paragem do campeonato e esperamos que nessa altura todos os jogadores possam estar disponíveis e já sem a desculpa do começo tardio devido ao mundial.

Depois do regresso da paragem do campeonato vamos jogar ao estádio do Algarve contra o Portimonense, recebemos o Paços de Ferreira e viajamos ao Dragão. 

Realisticamente o Benfica pode e deve ganhar os quatro jogos até ao Dragão. Costuma dizer-se que o jogo mais importante é sempre o próximo, mas neste caso é mesmo verdade. Temos o jogo na Madeira na próxima semana e esse é mesmo o jogo mais importante do Benfica e o que temos que ganhar, mas temos tempo para ir falando nesses próximos jogos.

O que é importante aqui falar é sobre os 52000 espectadores que tiveram hoje no Estádio da Luz. Não fico contente com este número e fico inclusivamente triste com uma assistência que ficou aquém da lotação esgotada e sabendo que cerca de 4000 pessoas eram do Sporting. Digo isto, com alguma tristeza mas com realidade. Se o Benfica pede aos sócios para não acompanharem a equipa nos jogos fora - e tenho curiosidade de ver o Estádio do Algarve sem adeptos benfiquistas no jogo contra Portimonense - significa que mais gente deverá vir aos jogos no nosso estádio. Temos e devemos que apoiar todos os jogos no Estádio da Luz e isso hoje não foi tão forte como devia ter sido.

Espero mesmo que os nossos adeptos voltem a fazer a onda encarnada, mas no nosso estádio, porque a equipa precisa mesmo do nosso apoio. 

Força Benfica

Sem comentários: