quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vamos então falar do Sporting

O Sporting é um clube peculiar. Já aqui disse que "vão de viscondes " e de "clube elevado e sério", mas a verdade é que a palavra que melhor se adapta a este clube é "manhosinho". Nem manhoso chegam a ser, eles apenas são manhosinhos. Tenho nesse clube familiares e melhores amigos. Adoro-os como muito provavelmente não adoro alguns benfiquistas. Desde pequeno que tenho um respeito pelo clube enorme e esse respeito dá-me o direito de escrever o que penso sem restrições de qualquer espécie. São o nosso grande rival histórico, mas infelizmente não o sabem ser em muitas ocasiões e a sua maneira de pensar é muitas vezes pequenina e demasiado "umbiguista" - esta expressão existe? - para serem considerados um Grande. 

Vou começar pela discussão do calendário que tanto chocou os sportinguistas ao ponto de  até fazerem um comunicado no site. A questão é simples. O Sporting o ano passado cedeu em mudar o jogo do Benfica - Sporting para uma terça feira porque o Benfica tinha jogado em Liverpool para Liga Europa uns dias antes. Foi uma atitude sensata, diplomática e sinceramente sempre pensei que este jogo de domingo se disputasse no mínimo na segunda feira como forma de retribuir a simpatia sportiguista o ano passado. 

A verdade é que o Benfica sugeriu a data de domingo à Liga, os clubes não falam, a Liga decide e o jogo fica marcado. Tudo seria diferente se o senhor José Eduardo (como o nosso presidente o trata) tivesse visto o calendário com antecedência, tivesse ligado ao seu amigo Luis Filipe antecipadamente e tivesse dito algo como:

"Atenção que este ano temos a mesma situação que o ano passado - o Sporting joga na Liga Europa na quinta feira anterior - e era bom que se alterasse o jogo para segunda feira".

Nao fazendo isso e os clubes não falando, acabou por se marcar o jogo para o domingo, deixando o FCPorto - claro está - com a data de segunda feira. Então esse senhores vão à Madeira disputar o jogo com os amigos do Nacional na segunda feira, indo pela calada e ajudando a lixar uma vez mais os amigos de Alvalade. Outro clássico...

Sinceramente acho que deveriamos jogar o jogo na segunda feira, mas o calendário serve na perfeição os interesesses e as manhosices sportinguistas para rebaixarem e usarem desculpas ainda antes do jogo começar. 

É incrivel como o comentador verde do "Trio de Ataque" criticou o facto de António Pedro Vasconcelos ter pedido para se passar um video onde mostrava o que todos já vimos no YouTube - Roberto a defender várias defesas impossiveis na segunda metade do campeonato espanhol - num acto de estupidez, chica espertice e com uma cabeça pequenina sempre com a "teoria da conspiração"  no subconsciente. Ele conseguiu dizer que o António Pedro Vaconcelos está a valorizar um activo do Benfica na RTP.  O quê??? Repete lá isso ó "Zé Estatisticas"... O António Pedro Vasconcelos  está a valorizar um activo do Benfica? Mas alguem que queira comprar o Roberto vai fazê-lo pelo que está no YouTube? Entao mas se o quiserem comprar com ou sem passagem na RTP o video esta lá há muito tempo e isso não tem importância nenhuma para tanta histeria.

O senhor verde do "Trio de Ataque" pediu uma veemente resposta da sua direcção com um comunicado para a RTP que segundo consta foi feito como se pode ler aqui neste excelente texto da vizinhança... Telefonar ao amigo Luis Filipe para adiar o jogo para segunda-feira não se faz, mas perder tempo a criticar a RTP com uma carta a pedir justificações de passar um video do Roberto já faz sentido. Que rico presidente... Cada um tem o que merece.

Depois do que se passou a semana passada em Guimarães, depois do que se passou em casa contra a Académica, do que se passou na Madeira contra Nacional, depois do que se passou na Figueira da Foz no primeiro jogo do FCPorto, depois do que se passou em Vila do Conde no terceiro jogo do FCPorto, depois do que se passou na Figueira da Foz no jogo do Sporting e depois do que se passou em Alvalade no jogo contra Olhanense a classificação do nosso campeonato à quarta jornada está errada, ferida de verdade desportiva e apenas com um prejudicado que é o Benfica.

O único timing que o Benfica tem para actuar é agora. Não é daqui a uma semana ou daqui a duas ou no fim do campeonato. O grito de revolta foi dado no timing certo, na véspera dum jogo de champions e depois do final da quarta jornada. 

Os senhores Rogério Alves e Eduardo Barroso, já vem "coitadinhos" - são sempre coitadinhos - escrever e a aparecer e a dizer e a gritar que estamos a condicionar o trabalho do árbitro para o jogo Benfica - Sporting. Mas condicionar o quê, quando e onde? Meus caros Rogério Alves, Eduardo Barroso e outros que estão ao serviço do sporting nos media, o Benfica vai jogar o jogo contra Sporting a desejar que exista verdade desportiva. Foi isso que o nosso comunicado disse entre outras medidas que dizem respeito à nossa vida e que vocês podem criticar á vontade, mas ninguém pediu benefícios esta semana ou na utima jornada e se voces estavam a contar com esses benefícios como na Figueira da Foz e contra Olhanense, o Benfica apenas quer verdade desportiva em TODOS os 26 jogos que faltam disputar do Benfica, do Sporting, do FCPorto e do Braga. Só isso...

Quem está a fazer uma pressão miserável e fortissima são os senhores de Alvalade porque estão a virar o prego a seu favor, utilizando uma situação triste do nosso futebol - adulteração de resultados e consequentemente da classificação - para fazer pressão na Liga e no árbitro que aí vai apitar o Benfica - Sporting. 

Tanto fazem pressão que Vitor Pereira - o sportinguista que dirige a arbitragem da Liga - nomeou o não menos sportinguista Carlos Xistra para o jogo de domingo respondendo às "choramingas" clássicas dos de Alvalade. Esta resposta de Vitor Pereira ao comunicado do Benfica é um clássico terrorista... Quando há um qualquer ataque terrorista grande é normal e "vem nos livros" que se deve fazer outro atentado logo de seguida (mesmo que mais pequeno) para mostrar a força e organização do grupo terrorista contra o "bem". Esta nomeação de Carlos Xistra é uma resposta fortissima do sistema a mostrar que não tem medo do Benfica e a dizer-nos que por vontade deste senhor, o desrespeito vai continuar. Depois de todos os roubos do inicio do ano, ainda nos querem dizer: "ah refilaste, pois então agora toma..."

Espero no entanto que esta nomeação não seja encomendada ao contrário... Espero mesmo que o jogo seja sem casos, sem polémica e que não nos beneficiem para virar a opinião publica contra nós. Também um clássico do sistema, que é roubar em tempo útil e depois dar quando já não faz mossa calando-nos depois com as migalhas... 

Sem mais palaras, ver aqui no Vedeta da Bola o historial do senhor Xistra...

Por mim qualquer árbitro serve e sei que qualquer que seja o resultado no domingo, o Sporting ficará sempre à frente do Benfica e isso significará que o clube verde não está em crise. Todos sabemos que esse clube só fica em crise quando na classificação o Benfica está a sua frente. Enquanto o Benfica for "décimo segundo" e eles forem "décimo primeiro" - por hipótese -  reinará a estabilidade nas gentes de Alvalade e se isto não é ser pequenino então eu aceito que me expliquem todos os verdes deste país, o conceito de "pequenininho"...

No meio de tudo isto e para compor o ramalhete, todos os sportinguistas acham que o comunicado do Benfica é um exagero, que "estamos a fazer uma tempestade num copo de água" e que o nosso problema é a "franga do Roberto", "as saídas extemporâneas dos nossos melhores jogadores " - durante anos o visionário Eduardo Barroso chamou a Di Maria o "jogadorzinho mau de futsal" e agora que está no Real Madrid é o maior do mundo - "as contratações miseráveis", o "mau ambiente dentro do nosso balneário", "o peito e arrogância do Jorge Jesus", "as más segundas épocas do mesmo Jesus nos clubes que treina",  "a insatisfação dos nossos jogadores que queriam ir embora e que não foram", o "desequilibrio no nosso plantel", "as luvas que os nossos dirigentes recebem pelas transferências", "o afastamento do Rui Costa da gestão do futebol pelo vosso presidente" e mais umas quantas alarvidades próprias dos adeptos esverdeados desse clube.

A verdade é que com Xistra,  com a pressão alta (altíssima) e directa feita pelos comentadores verdes a esse mesmo Xistra, com a crise instalada no Benfica, com todos os factores atrás mencionados, com Maniche e Liedson a descansarem em Lisboa para o derby e com a super equipa do sporting, nós temos que ter medo, muito medo e eles só podem ter confiança máxima.

Depois de tudo o que os sportinguistas disseram do Roberto - e aí o meu caro amigo Zé Diogo Quintela exagerou sobremaneira - eu no lugar deles estaria confiante na goleada. Menos de 5-0 no estádio da Luz será derrota para uma equipa tão fabulosa como o Sporting contra uma "cambada de caceteiros" com um "franga na baliza". Nem sei qual será o problema deles e tanta celeuma com a pressão do àrbitro.

Eu já nem durmo a pensar no Sporting................

Força Benfica

1 comentário:

19180 disse...

Presidente não deverias falar do Sporting no teu blog há blogs especializados para isso,mas concordo contigo que estes comentadores são uns inaptos,e que o presidente é um boneco.Se eu manda-se não havia comentadores na televisão a falar em nome do Sporting.Saudações leoninas.