domingo, 3 de outubro de 2010

Escuta

Estou a ler o magnifico novo livro de José Luís Peixoto - de nome LIVRO - e na primeira página aparece a palavra ESCUTA e um texto sobre a importância que esta palavra tem quando somos pequenos e quando algum familiar nos diz ESCUTA. Não vou falar muito da dissecação do personagem Ilídio nesse fantástico LIVRO mas tenho que voltar a falar um pouco das escutas que aqui  foram publicadas no YouTube acerca do caso apito dourado. 

Estas escutas fazem me perder a vontade de ir ao futebol. Hoje apanhei um avião para vir ver o Benfica ao estádio da luz e pensei, o que vinha aqui fazer? Estas escutas mostram que afinal Portugal e o futebol português é gerido por uma camada de saloios de mau carácter, armados em espertos... Mas não estou só a falar dos senhores que arranjam as prostitutas para os árbitros, mas sim de todos os outros juízes que se vendem por dois bilhetes para ver o Manchester ou os presidentes do Nacional ou o senhor Joaquim Oliveira... São todos muito maus carácter e por mais polémico que isto possa parecer, penso que no meio de tudo salva-se o Pinto da Costa. Esse é do piorio e revela bem que é do piorio quando por exemplo diz "que era só o que faltava inaugurar o estádio do dragão por um paneleiro" referindo-se à segunda maior figura do Estado Português - o Dr. Mota Amaral - mas tem inteligência e ás vezes, mesmo nos meios mafiosos, é isso que faz toda a diferença.

O que eu quero é ouvir as escutas ao lado de portistas inteligentes e ouvir a opinião deles no final de ouvir aquelas frases. Só isso que quero fazer e o resto é deixar passar a caravana e assumir que os cães ladram e de que maneira... Não tenho duvidas que os roubos que temos tido este ano são todos eles ainda manejados por gente desta laia, mas o que temos que mudar rapidamente é aquilo que podemos controlar. 

Já todos sabemos que agora todos os jogos são finais. Hoje há uma final especial contra um dos candidatos e o seu treinador diz n´A Bola que "pensa sair do nosso estádio com os três pontos e com 5 pontos de avanço sobre Benfica".

Eu penso que ele pode estar enganado, mas gosto da atitude. Gosto de ver o Domingos Paciência armado em grande porque isso dá me alento e é muito difícil neste momento ter alento com este nosso Benfica. Nós acreditamos, queremos acreditar, mas a verdade é que custa... E ouvindo estas escutas ainda custa mais.  

Hoje está um temporal enorme em todo Portugal com chuva e vento fortes, há um fim de semana de ponte e a maioria das pessoas está com a família nalgum outro lugar que não Lisboa, há o concerto dos U2 em Coimbra que sempre é concorrência, há a crise generalizada em Portugal e as medidas austeras dum governo desgovernado, há a tabela classificativa e as cinco derrotas do Benfica em nove jogos a desmotivar grande parte dos sócios... Tudo isto faz com que a onda encarnada que se viveu o ano passado, também no jogo contra Braga, seja hoje apenas uma memória e é importante que os jogadores não se deixem afectar por este cinzentismo que afectou a moral de alguns dos nossos adeptos. Sei que hoje estaremos cerca de 45 000 pessoas a ver o jogo, apesar de os media falarem em 50 000. Não acredito que se chegue a esse numero mas o que importa reter é que o Benfica tem neste fim de semana uma jornada decisiva. 

Se perde ou empata é o fim. Sem mais. Se ganha, terá tempo para recuperar Cardozo e Ruben Amorim nesta pausa de selecções, terá tempo para outro estágio com vista a integrar melhor outras peças importantes e terá tempo para ver se FCPorto escorrega em Guimarães. Se FCPorto perde pontos, teremos o tónico necessário que necessitamos neste momento, mas se FCPorto ganha, mesmo com a vitória hoje, a margem começa a ser mais pequena. 

Não podemos controlar os outros e é connosco que temos que preocupar. Que entrem com força de campeões, porque a verdade é que ainda nos faltam 23 jogos que temos para ganhar. Animo, meus caros e atitude de campeões. 

Força Benfica

1 comentário:

jornal.gloriosasfera.com disse...

Este artigo foi considerado Artigo do Dia pelo Jornal da Gloriosasfera.

Saudações Gloriosas
jornal.gloriosasfera.com