sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O grito de liderança

O Benfica está em crise e penso que a melhor maneira de curar seja que doença for, é assumirmos que estamos doentes. O futebol do Benfica está doente e penso que agora é altura de  termos direcção, estrutura de futebol, equipa técnica e todos os jogadores muito conscientes desta crise.

 Não chega dizer que se vão ganhar os três jogos da champions, porque todos sabemos que não há milagres em futebol. O que temos que fazer no imediato é recuperar animicamente a equipa e assumir erros de casting que até podem servir os nossos interesses, mas nunca no imediato.

Já falámos muitas vezes do revés competitivo que significaram as saídas de Di Maria e de Ramires. Disso não quero falar mais, mas quero falar nas ultimas contratações do Benfica. 

Com o dinheiro que ganhámos desses dois jogadores, investimos em Fábio Faria (21 anos) Jara (22 anos), Gaitan (22 anos), Kardec (21 anos), Airton (20 anos), Roberto (24 anos) Salvio (20 anos) e Rodrigo (19 anos, emprestado ao Bolton). 

Além destes que comprámos e investimos muitos milhões, temos no plantel do ano anterior Roderick (19 anos), Filipe Menezes (22 anos), Sidnei (21 anos) Fábio Coentrão (22 anos) confirmando uma teoria simples... Esta equipa é muito inexperiente e os experientes jogadores da nossa equipa estão em baixa de forma.

Comparar a equipa de Quique Flores com a de Jesus da época passada pode-se resumir a dois factos fundamentais. Primeiro, reforçámos a equipa com titulares indiscutíveis como Javi Garcia, Ramires e Saviola. Depois Jesus fez com que o rendimento de jogadores como Cardozo, Di Maria, David Luiz ou Fábio Coentrão subisse para "mais do dobro" fazendo deste Benfica o campeão nacional da época passada com a normalidade e as exibições que todos reconhecemos. 

Entre o Benfica de Jesus da época passada e o Benfica de Jesus desta época temos algumas diferenças. A primeira diferença é que ficámos sem os famosos Di Maria e Ramires. Depois contratámos meninos que vão render daqui a uma ou duas épocas. Não há milagres. Se com Di Maria esperámos três épocas até ele começar a explodir de verdade, porque exigimos que estes "quase juniores" entrem de estaca na equipa e defendam o Benfica na champions como se estivessem muito habituados a essa competição? 

Alem dessas contratações a pensar no futuro, os nossos habituais esteios da equipa não rendem... David Luiz, Maxi Pererira e Javi Garcia não têm comparação com o ano passado. Cardozo e Ruben Amorim estão e estarão lesionados. O que nos resta? Coentrão e pouco mais...

 O Benfica hoje tem de voltar a organizar-se e Jesus vai ter que voltar a tirar rendimento do que tem, pelo menos a nivel nacional. Não é com a arrogância que eu vejo na nossa estrutura que isto se altera. Não é a dizer que a equipa "está a melhorar de dia para dia" que vamos alterar a situação. A situação altera-se escrevendo o futuro dos próximos jogos com concentração absoluta. As finais que o Benfica tem de jogar este ano, jogam-se nas próximas quatro/cinco semanas, porque é agora que temos que injectar a dose que falta de responsabilidade, de bom futebol, de motivação e de resultados que precisamos para encarar o que resta da época. 

Eu disse no ultimo post que me parece que se está a democratizar a derrota. Perdemos na Liga e culpamos os árbitros, perdemos na champions sem mostrar nada e dizemos que "basta ganhar os próximos três jogos" como se mostrássemos argumentos para esses mesmos três jogos que faltam...

Neste momento o Benfica tem uma crise profunda e as seis derrotas em doze jogos mostram isso. O futuro é escrito por nós e nada nos diz que o Benfica não pode ganhar todos os jogos que faltam até final da época mas estamos mais perto de fazer dez derrotas em trinta jogos que manter as seis derrotas nesses mesmos trinta jogos. O grito de liderança tem de ser dado agora e se para fora temos que dar uma imagem de união e de espirito positivo, a verdade é que internamente alguem vai ter de assumir responsabilidades e Jesus não é intocável.

Jesus soube num célebre dia de Maio dizer que queria ganhar 200 000 euros por mês, pois caso contrário aceitaria os 300 000 euros que Pinto da Costa lhe oferecia.  Dizem que não  foi ele que disse, mas mandou dizer pelo seu agente  Jorge Mendes...

Pois bem, agora alguem tem de lembrar a Jesus que todos os treinadores que ganham esses valores tem de mostrar liderança na hora das derrotas e não é normal ganhar esse ordenado e perder metade dos jogos realizados no fim de Outubro. Alguém tem de gritar "Basta" e responsabilizar quem tem de ser responsabilizado! Numa estrutura profissional a responsabilidade aumenta conforme aumenta os ordenados dos seus quadros. Quando há aumentos tem de haver mais horas disponiveis para a organização que lhe paga, mais entrega, mais disciplina, mais profissionalismo e obviamente  melhores resultados. Esta é a óptica do "aumento" em todas as organizações mundiais, especialmente se o aumento é para aproximadamente quatro vezes mais.

Não pensem que esta crise se resolve sem responsabilizar quem temos de responsabilizar internamente. Há que deixar de ser simpático e começar a pedir responsabilidades agora, porque a nossa estrutra é profissional e ninguem está no Benfica contrariado, ou pelo menos não devia estar. 

Hoje n´"A Bola" aparecem uma vez mais palavras dessa besta quadrada do agente do Cardozo a dizer que vem cá na proxima semana falar com Cardozo e "discutir o futuro do seu jogador com a direcção do Benfica". Nao entendo... Diz-se em todos os cantos do mundo benfiquista que David Luiz anda triste por ter ficado no Benfica sendo "obrigado" a recusar três milhões de euros/ano noutro qualquer clube europeu e manter o milhão/ano que ganha neste momento no Glorioso. Tambem se diz à boca pequena que os jogadores ainda não receberam os prémios pela conquista do título do ano passado.  Temos a nossa direcçao na rua com uma guerra pela não comparência dos sócios nos jogos fora e com o tabu dos bilhetes para o dragão a deixar cair o clube no ridiculo dos comentaristas adversários.

Temos que nos organizar, resolver todos os problemas que vêm de trás, motivar todos os jogadores  porque o Benfica precisa muito deles e eles tambem precisam dum Benfica forte. Esta altura é a altura mais perigosa da época. Temos jogo em Portimão (que é para ganhar), temos jogo contra Paços de Ferreira em casa (que é para ganhar), temos jogo em casa contra Lyon (que temos que ganhar) e temos jogo no Estádio do Dragão que devemos ganhar, mas o importante será não perder. Este ciclo é o que vai determinar a época e a nossa moral para o que resta jogar e o que vemos é a equipa feita num caco... 

É agora que a direcção, estrutura de futebol, equipa técnica e jogadores têm de assumir que o ano está a correr muito mal e os árbitros não explicam tudo. Há que ter liderança e não afirmar levianamente que tudo está em aberto na champions porque "basta" ganhar os três jogos, até porque ganhando os três jogos podemos ficar pelo caminho...

Estes são os jogadores que temos e Jesus gritou a quem quis ouvir que precisávamos de experiência na equipa. Agora sem uma equipa experiente temos que fazer os milagres de meter os que lá estão a "render o dobro" do que renderam até aqui e ninguém acredite nesta história da pré época ter começado tarde porque neste momento já levamos quatro meses de nova época e com várias paragens de selecção pelo meio.

Meus caros, é agora ou nunca... Esta época decide-se nestas próximas semanas até nova paragem para selecções e não vale meter a cabeça na areia e fingir que está tudo bem. Nós adeptos vamos apoiando e defendendo o Benfica para o exterior mas alguem internamente tem de gritar Liderança. Gritar esse grito hoje e agora, já vem tarde...

Força Benfica

Sem comentários: