quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Que Meninos...

Não há outra expressão que me ocorra neste momento para descrever todo o comportamento do Benfica neste jogo de Lyon, ou melhor nestes ultimos dois jogos na champions,  que o que acabo de escrever no título deste post - Que Meninos (fomos),  acrescento...

Eu nao vou aqui individualizar a critica mas há aspectos que devemos todos destacar. O primeiro e mais importante é que se aprende com os erros, portanto espero que estes próximos três jogos ainda tornem possível o apuramento para os oitavos de final da champions, mas sinceramente vejo esse apuramento complicado. Se no próximo dia 2 de Novembro ganharmos e o Hapoel não perder contra Shalke 04, tudo é possivel, mas não vamos fazer futurologia hoje...

Fomos meninos logo na conferência de imprensa de Jesus. Eu brinquei e continuarei a brincar com o seu estilo, mas alguém vai ter de lhe dizer alguma coisa, sob pena de irmos continuando a fazer figuras ridiculas antes, durante e depois dos jogos europeus. Era óbvio que este jogo seria de extrema dificuldade e só com fato de macaco, com muita humildade e concentração máxima se poderia empatar ou ganhar como era fundamental para a nossa classificação.
Pois Jesus, com dois jogos apenas na champions - agora com três jogos, duas derrotas e uma vitória contra o colosso Hapoel de Telavive em casa - achou por bem dizer as palavras absolutamente inacreditáveis que disse antes do jogo. 

Continuámos a ser meninos porque se em Gelsenkichen David Luiz perde uma bola que dá um golo deles e César Peixoto deixa o atacante alemão marcar como bem quis, porque razão hoje não entram todos 100% concentrados tentando evitar a todo o custo que se repitam os erros desse jogo? Como é possivel nao se acertar um passe? Como é possivel Carlos Martins receber uma bola que vem do poste e nao a tirar dali para o "terceiro anel deles" e organizarmos a defesa? Como é possivel aquela atitude  daquela gente - nossos jogadores - a gozarem com todos os adeptos do Benfica que aí se deslocaram? Como é possivel ao fim de doze jogos oficiais esta época, termos seis derrotas e todos entendermos que esta equipa é totalmente desiquilibrada?

Quando eu falo em meninos, eu falo literalmente em meninos. O que Gaitan faz é de menino de escola primária. O que Salvio, Kardec e Jara fazem é digno de meninos do ciclo preparatório e o que os experientes fazem - Javi Garcia, Maxi Pereira (que vi in loco numa meia final do campeonato do mundo tem medo de jogar em Lyon?), Luisão, Saviola e Aimar - é digno de debutantes na liga de campeões... 

Quem se salva? Pois claro o rapazinho de Vila de Conde que qualquer dia chateia-se e vai mesmo embora daqui...

Eu não quero criticar antes de tempo, mas algo vai mal no nosso planeamento. Nós temos equipa para lutar pelo titulo em Portugal e se nao fossem os sete pontos de atraso para o primeiro até o poderíamos ganhar. A equipa pode servir, com mais ou menos acertos tácticos, serve para consumo interno, mas para a champions league temos que dar muito, muito, mais. A verdade é que desde o brilhante jogo de Marselha - e não esquecendo que também não ganhámos em Berlim uns meses antes - já perdemos em Liverpool, contra o Shalke 04 e contra o Lyon. O Benfica nao consegue ganhar fora de casa na Europa e Jesus tem de começar a levar a lição mais bem estudada de casa. Eu até entenderia a desculpa da expulsão de Gaitan se tivéssemos visto uma primeira parte de luxo até ao momento dessa expulsão. O que nós vimos foi uma incapacidade total em jogar, em fazer passes acertados e cada vez que falhávamos um desses passes apareciam as declarações de Jesus no meu subconsciente para tornar todo o cenário digno dum autêntico pesadelo.
Ao intervalo já tinhamos o jogo perdido e se não fossem os ultimos 10 minutos onde o Lyon tirou o pé do acelerador e nós lá tivemos um pouco de bola, os 39% de posse e bola do Benfica desceriam para abaixo dos 30% talvez...

Temos que começar a emendar tudo de mal que aqui está feito, esquecer a champions este ano - quando digo esquecer não é perder, mas assumir que mesmo que se passe o grupo, não temos estaleca para estas andanças - e focar tudo no trabalho dum grupo que tem de servir para campeonato e Taça de Portugal. 

Esta equipa provou hoje mesmo que não tem estofo para estas competições e não vale a pena Jesus meter-se em bicos de pés porque ele próprio tem muito a aprender numa Liga que joga pela primeira vez aos 56 anos. Em relação ao futuro, teremos tempo para o debater mas neste momento há lacunas inacreditáveis na equipa que não foram colmatadas e temos que as solucionar o mais rápido possivel. Se fossemos campeoes todos os anos seguidos e quiséssemos aguentar estes jogadores mais três ou quatro épocas, talvez aí tivessesmos a experiencia necessária para poder jogar esta Liga com a imagem que o Benfica deve deixar por onde passa e mais condizente com a nossa história. 

Agora só temos que dar o máximo nos jogos que faltam e assumir que com meninos em idade e com meninos em atitude (quando a idade é avançada) não ganharemos mais nenhum jogo. Temos que ser Homens e jogar o que sabemos sem pensar nos contratos, nas renovações, nos que saíram e deixam saudades ou nos lesionados... Quem joga tem de assumir a responsabilidade do clube que representa e da responsabilidade que acarretam estes jogos de champions ao nivel de dinheiro e ao nivel de prestigio. 

Ontem foi tudo péssimo, mas eu penso que as pessoas inteligentes aprendem com os erros e eu tenho medo que se esteja a democratizar a derrota no seio do balneário. Se em doze jogos oficiais, perdemos seis desses jogos, é justificado o receio que tenho em pensar que "a derrota" esteja a ser encarada como parte do processo... Nada de mais errado. No Benfica a derota dói, faz mossa, tem consequências e tem de ser vingada no imediato. Pois o Benfica esta época habituou-se a perder e só uma mão dura, disciplinadora e que seja respitada pelo grupo pode solucionar esta crise de atitude, liderança em campo e responsabilidade.

Ontem escrevi que Rui Gomes da Silva tinha previsto no "Dia Seguinte" a vitória do Benfica. O que eu não disse no post de ontem por vergonha, é que ele acrescentou que "seria mais fácil ganhar em Lyon que no Estádio da Luz" porque o Lyon "jogava em contra ataque..." Esta confiança, inconsciência e total desconhecimento são frases proferidas pelo nosso vice presidente e chefe de equipa durante a nossa estadia em Lyon porque Luis Filipe Vieira só chegou para ver o jogo. Mas isto são coisas que se digam em directo na televisão pela pessoa que vai chefiar a nossa equipa? Mas é isso que Rui Gomes da Silva diz aos jogadores no autocarro entre hotel e estádio?

Por favor... A nossa auto confiança e a nossa responsabilidade de servir o Benfica tem de ser alta. Concordo com isso, mas há minimos e estando a jogar a champions league com o grupo mais fácil - ou dos mais fáceis sem grandes colossos em termos de nome - mas com um experiente adversário como Lyon, não se podem dizer estas coisas pelo nosso vice presidente, pelo nosso treinador ou pelo nosso capitão Luisão. Sim nós não temos medo do Lyon, mas um pouquinho de respeito exigia-se por razões óbvias que dois neurónios de inteligência ajudam a explicar. 

Estamos tristes, desapontados, desiludidos com a equipa mas contentes com o nosso novo Preud Homme. Nos anos em que o belga jogou no Benfica, ele defendeu e defendeu e defendeu o que podia e não podia defender, mas está associado aos piores anos do Benfica a nível de resultados. Hoje lembrei me desse nosso magnifico guarda redes a ver o Roberto a defender o possivel e impossivel... Espero que este não venha defender o impossivel e em vez de nos dar pontos como foi anunciado aos sete cantos do mundo, venha para evitar que sejamos goleados em vários jogos.
Responsabilidade e acção... Precisamos de reagir e entender que afinal a concentração, a humildade, a entreajuda, a união do grupo em torno dum objectivo serão sempre as nossas melhores (únicas?) armas numa competição onde somos dos mais pobrezinhos, apesar de andarmos armados em ricos...

Definam-se estratégias durante estes próximos meses para preparar as entradas e saídas no final do ano e por favor que alguem proíba toda a estrutura de falar em vencer a champions nos próximos 10 anos. Assim poupam-nos esse ridiculo e triste afirmação.

"Ó meu caro Jorge Jesus, na alta roda da Europa, cresce primeiro e aparece depois... "

Só assim poderemos sonhar e é apenas isso que nos resta na champions. Sonhar!

Pois que sonhemos. Eu vou-me deitar a sonhar que Shalke 04 perde em Telavive e que o Benfica ganha 3-0 a Lyon em casa no próximo jogo da champions... Temos de começar por algum lado, não?

Força Benfica

2 comentários:

Jotas disse...

Se é verdade que o Benfica não defrontou uma equipa qualquer, jogou contra um adversário que na história desta competição, nunca se ficou pela fase de grupos, o que não invalida, que não só pelo jogo de ontem, se deva reconhecer que a este Benfica falta classe e dimensão europeia e essa é para mim, por muito que nos custe reconhecer, uma evidência.
Há que ter em mente, que antes de se reerguer na Europa, o Benfica tem de se reerguer em Portugal, ou seja, nunca poderá a voltar ser grande na Europa, sem antes voltar a ser dominador e a ganhar com regularidade a nível nacional e isso, acredito, está para breve.

Anónimo disse...

Há mais de 30 anos zanguei-me com o taboco e nunca mais voltei a fumar.
Com o futebol (incluindo o meu benfiquismo) devido às circunstâncias que o rodeiam estou prestes a fazer o mesmo.
Desde a maldita taça das taças instalou-se em mim uma suspeição de que a corrupção em Portugal é muito mais abrangente do que sabemos através das escutas.
Por mais que tente compreender o que se podia ter passado desde o ano transcto simplesmente não consigo interiorizar que 2 elementos podessem fazer semelhante diferença.
As perguntas que vêm à mente são 10 ou 20 vezes mais do que as respostas e perante um desnível tão grande que poderei eu pensar? Espero estar redondamente enganado porque assim sendo o futebol para mim será um ponto final parágrafo.