sábado, 16 de outubro de 2010

Viva a Taça de Portugal!

O ano passado escrevi aqui que o Benfica tinha já definido o objectivo para esta época após a derrota com o Vitória de Guimarães em casa  - Ganhar a Taça de Portugal.

Mas escrevi e disse mais... Num momento típico de rabugem com a derrota, escrevi uma carta aberta a Jorge Jesus sobre a importância desta competição e sobre a importância de sempre a tratar com o respeito duma grande competição, que o é, não fazendo descansar qualquer tipo de jogadores, contra qualquer tipo de adversários. Hoje Jesus dá-me razão e parece encarar este jogo como uma prioridade, como aliás deve ser encarado... As minhas palavras há mais ou menos um ano e depois da derrota contra Vitória de Guimarães de Paulo Sérgio eram:

"Senhor Jorge Jesus, queremos que fiques aqui muito tempo. Por isso mesmo, que esta derrota te sirva de lição. Não há ou vai haver mais nenhuma facilidade em nenhum jogo da Taça de Portugal nos próximos anos em que aqui estejas. A Taça é prioritária e todos sabemos que um jogo que corre mal é a "morte do artista". Literalmente... Posto isto e antes de irmos todos para casa pensar no que fizemos mal, quero que entendas que enquanto aqui estiveres e jogando com equipas de primeira divisão ou de terceira, em casa ou fora, o Benfica para a Taça de Portugal jogará sempre com a melhor equipa possivel e sem gestão alguma com vista a futuros jogos. Esta é a unica competição que se perdermos estamos fora - Taça da Liga, Taça Uefa e Campeonato permitem que apareçam derotas que se podem recuperar depois. Nesse sentido meu caro Jorge Jesus, acabou-se a brincadeira com as poupanças, ou gestão de grupo, ou o que lhe chamam nos compêndios de futebol.

No Benfica as Taças de Portugal são prioritárias. Perder ou ganhar é sempre um resultado possivel, mas perder com todos os melhores disponiveis lá dentro é uma coisa, e perder a fazer descansar jogadores é outra. Manter dentro de campo jogadores que não têm lugar para 5 minutos no campeonato e têm depois quase 90 minutos na Taça é uma falta de respeito que não mais admitimos. Jorge Jesus, és um de nós e para que te sintas assim, tens de interiorizar isto imediatamente.

Este ano jogámos dois jogos da Taça e neste último mostrámos uma arrogância competitiva e um excesso de confiança que eu não reconheço neste Benfica. Este ano acabou a Taça de Portugal e ainda temos a Taça da Liga e Campeonato. A Taça Uefa é uma miragem e por isso devemos focar no que é possivel ganhar, como seria esta Taça de Portugal.
Com os erros se aprende.

Na próxima época estaremos no Jamor se interirorizares tudo isto. Independentemente de questões tácticas que percebes bem melhor que nós, tens de fazer com que a motivação para os jogos da Taça seja igual a uma final de Champions. Como? Tens muito tempo para pensar nisso. Um ano para pensar nisso, mas por favor não deixes que ninguém mais brinque com a Taça de Portugal. Nem tu, nem directores, nem jogadores. Motivação ao máximo para podermos ganhar ou perder sem amargos de boca e sem sentir o que sentimos hoje. Não fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para ganharmos.
"

Felizmente a derrota contra Guimarães fez nos estar atentos ao campeonato nacional e à taça da liga, pois ganhámos essas duas competições. No entanto, com o figurino actual da "quase impossibilidade" de revalidar o título este ano - e eu continuo a bater nesta tecla de pressão sobre FCPorto e da inevitabilidade da sua vitória na Liga como forma de os fazer escorregar - será óbvio que o Benfica tem de focar 100% na Taça de Portugal.

Sei que Jorge Jesus aprendeu a lição do ano passado e sei que hoje e nos restantes jogos da Taça de Portugal vamos sempre apresentar os melhores, ou alguns melhores,  que garantam a competitividade em todos esses jogos.

Se assim for será fácil sonhar com o Jamor...

Que bom que é escrever um texto sem ser sobre a guerra Benfica - FCPorto que este ano está a tomar porporções gigantes ao melhor nível dos anos 80. Sobre isso, falarei depois. Hoje a guerra é com o FCPorto "Z", esse tal de Arouca que vem preparado para ser a surpresa da Taça...

Força Benfica

Sem comentários: