quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Previsível

Agora é fácil escrever que o que aconteceu em Telavive é previsível, mas no futebol nada acontece por acaso. Não se ganham campeonatos por acaso, nem se perdem oito jogos oficiais em dezoito disputados por acaso. Há uma crise no Benfica e a única maneira de sair dela é resolvê-la por quem tem de mandar. Por favor, alguém que assuma a liderança do balneário, a liderança do plantel, a  história do nosso clube e mostre aos jogadores que o que está para trás é passado e é no presente que se constrói o futuro. A nossa equipa tem de lutar por um futuro melhor hoje, amanhã, o dia seguinte e não vale a pena chorar as derrotas ou os maus momentos que já vivemos até aqui. Alguém tem de dar um "murro na mesa" - no bom sentido - e mudar tudo.

Agora corre tudo mal e nada sai bem à equipa. Hoje podiamos estar em Telavive mais duas horas a rematar, a marcar cantos e a criar oportunidades que a bola não entraria, mas seguramente que os do Hapoel marcariam mais uns quantos golos nas únicas vezes que fossem à nossa baliza. O futebol é assim, mas não é bom que se usem estas desculpas para justificar os fracassos desportivos e pela enésima vez digo que "alguém tem de assumir responsabilidades".

Estamos a uma jornada do fim da champions league e até podemos conquistar os nove pontos com três vitorias em casa, mas seguramente que o estádio estará vazio, o prestígio europeu abalado, será financeiramente uma desgraça e teremos a equipa psicologicamente afectada por esta campanha miserável.

Já aqui tinha escrito antes que o melhor que podia acontecer ao Benfica este ano era ir para a Liga Europa, porque não estamos preparados para o nivel de oitavos de final da champions. O que eu não sabia é que poderiamos ser goleados por uma equipa de quarta categoria da champions league, mas este ano tudo nos pode acontecer.

Eu não vou dizer mal do Jorge Jesus porque já escrevi que não mais diria uma palavra contra ele depois do Dragão, mas espero que alguém consiga motivar a equipa para o que resta da época. Ainda temos uma Taça de Portugal/Taça da Liga para ganhar, um campeonato para dignificar o nosso nome até ao ultimo jogo e uma Liga Europa para tentar fazer o melhor possivel. 

Agora há que recuperar a equipa e eventualmente mudar a estratégia. Se a aposta em deixar ficar David Luiz, Fábio Coentrão ou Cardozo era privilegiar a parte desportiva e a aposta numa boa champions league, penso que depois desta vergonha e dos dez pontos de atraso para o primeiro classificado há que repensar essa estratégia e pensar nas finanças. Não se valorizou nenhum dos jogadores que acabei de referir nesta champions league e na minha opinião se alguém oferecer os milhões que se vê escrito nos jornais, que se vendam já em Janeiro e que se prepare "à séria" os próximos anos do Benfica. Temos um passivo acumulado muito alto, temos ainda o estádio para pagar e com a crise mundial que se avizinha, "dinheiro em caixa não foge". Poder fazer 80 milhões de euros com a venda destes três jogadores  agora em Janeiro ou em Junho  de 2011 é safar a época noutro tabuleiro, tão ou mais importante que o desportivo. 

Não podemos estar a fazer vida de ricos e depois de contas feitas, nem somos ricos nem ganhamos nada. Fazer esforços económicos no Benfica poderia ser justificado pela opção pela parte desportiva, mas vendo a tristeza da época que estamos a fazer e a pensar no que ainda podemos desvalorizar os nossos jogadores principais, a opção de vender essas pérolas em tempo útil é neste momento algo que deve ser pensado como forte possibilidade. 

O Benfica destruiu toda uma equipa campeã, mesmo que os jogadores nucleares ainda lá estejam. Estão, mas não estão. Já aqui disse que no fim apuram-se responsabilidades, mas neste momento há que ser pragmático e a nossa equipa e o investimento na nossa equipa não é feito a pensar na Taça da  Liga ou na Taça de Portugal e isso é apenas o que podemos ganhar. Aliás, podemos ganhar a Liga Europa e o campeonato, mas para ganhar qualquer um desses troféus a nossa equipa tem de mudar muito. 

Hoje é um dia triste para o Benfica, mas não acho que devemos dramatizar mais do que a realidade nos mostra. Há que lutar pelo que resta de campeonato e como já aqui escrevi muitas vezes, alguém tem de assumir a liderança nas crises. Jorge Jesus não tem culpa de nada, como se nota pelas suas conferências de imprensa; Luis Filipe Vieira não fala, não protege e não se quer associar a fracassos; Rui Costa está remetido ao silêncio e os jogadores parece que estão sozinhos numa estrutura "sem rei nem roque". Os jogadores têm de sentir - nem que seja internamente - que a equipa está apoiada e tem de ser motivados para o que ainda falta da época.

Temo que até ao final do ano ainda possamos perder mais uns quantos jogos, mas é impensável perder outros oito nos próximos dezoito encontros. Nem que seja por essa fácil constatação, temos que estar unidos, desejando e acreditando que o melhor ainda está para vir, porque pior que estes primeiros quatro meses será impossível.

Não podemos fazer nada mais que acreditar no futuro e acreditar que pelo menos os nossos jogadores, saberão honrar a nossa camisola e desculparem-se deste ínicio de época miserável, com as vitórias que nos darão alegrias e consequentemente alguns títulos ainda no que resta da época.
 
Força Benfica

1 comentário:

Jotas disse...

Neste jogo, ficou mais uma vez evidente algo para que tenho a chamado constante a atenção, ou seja, o Benfica apresenta-se em campo partido em dois, o quarteto defensivo e Javi Garcia e o os 5 que atacam, ou seja, o meio campo do Benfica esta completamente partido, há os que atacam e o Javi a defender, simplesmente porque mais ninguém ajuda em tarefas defensivas, tornando assim a equipa demasiado permeável, ao contrario da época passada em que o bloco funcionava, porque quer Amorim, quer Ramirez ajudavam muito em tarefas defensivas e do outro lado, Di Maria não só ajudava a defender, como flanqueava o jogo, dando profundidade e velocidade nas transições, ora se isso já não existe no Benfica, porque raio insistir num sistema de jogo sem jogadores para lhe darem asas? Julgo que a isso chama-se incapacidade de ver mais alem e Jesus, insiste naquilo que já todo o mundo viu não ser possível no plantel actual.