quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Basta olhar para dentro...

Resolvi escrever um post sobre a vitória do Benfica no Basket, mas quando o decidi fazer li um blog vizinho e achei que não deveria acrescentar nada mais. O texto está aqui escrito no blog Benfiquistas desde Pequenos e o texto é este que se segue:

"Esta semana desloquei-me à Luz para ver o nosso Benfica num importante jogo das competições Europeias. O jogo significava mantermo-nos invictos nos jogos em casa. O nosso adversário era o primeiro classificado do grupo, uma equipa financeiramente muito mais poderosa com jogadores capazes de fazer a diferença na partida.

O que assisti foi uma verdadeira demonstração do que é o "nosso Benfica", os jogadores a correrem, a lutarem, concentradíssimos, demonstrando uma enorme ambição na vitória, defendendo a camisola com um espírito de união e solidariedade assinaláveis. Vi um treinador atento, preparado a demonstrar competência nas suas intervenções, a defender os seus jogadores nas adversidades que foram surgindo. Vi um público contente e orgulhoso do que via, ganhámos o jogo, mas em determinada altura senti que o resultado era quase acessório tal a entrega, vontade e competência demonstrada.
 
O resultado não foi fortuito, resulta de um projecto de médio prazo liderado por uma estrutura competente, experiente, conhecedora e capaz em que o presidente não interfere limita-se a reunir as condições financeiras julgadas adequadas, em que todos lutam por objectivos realistas, ambiciosos bem delimitados e de crescente exigência (criar bases - ganhar internamente de forma consecutiva - abrir as portas à Europa - ...).
 
Não, isto não é um sonho, falo da equipa de BASQUETEBOL."

Eu só quero sublinhar a seguinte a ideia chave para o problema do Benfica e que já a escrevi por outras palavras ontem. Nas modalidades amadoras, o Presidente Luis Filipe Vieira não mexe. Apenas colocou as pessoas certas a gerirem as modalidades, a conseguirem financiamentos e a aproveitar as quotas  modalidades que alguns sócios como eu - deveríamos cada vez ser mais - mensalmente pagamos para essas mesmas modalidades. 

Tambem escrevi que não fui ao pavilhão, mas que acompanhei via Benfica TV Online e o que vi foi algo histórico. As palavras do colega blogger são acertadíssimas e deverá servir de exemplo para todos que usem chuteiras com pitons em TODOS - repito TODOS - os jogos que falta disputar de campeonato, de Taça de Portugal, de Taça da Liga e dessa tão famosa Liga Europa.  

Como dizia ontem, há que deixar o director desportivo do futebol gerir e assumir decisões. Lia hoje  no jornal A Bola, que Jesus pode estar de saída se não ganhar o jogo contra SCBraga e nem por um momento se falou de Rui Costa e por três vezes se repetiu o nome Luis Filipe Vieira. Continuo sem entender porque não se profissionaliza uma estrutura que recebe ordenados altamente profissionalizados, continuo sem entender porque todas as pessoas que entram no Benfica querem opinar sobre futebol e não deixar os assuntos para quem realmente tem essas competências definidas. 

Já agora, não ajuda nada ler no mesmo jornal "A Bola" o nosso Saviola a dizer que:
"Vamos continuar numa competição com algumas das equipas mais fortes da Europa que também saíram da Champions... mas o melhor para nós é que de facto seguimos na Europa. Há ainda muitos jogos pela frente e estamos esperançados em chegar à final".

Por estas e por outras é que depois todos ficamos decepcionados com a equipa. Ganhem cá dentro e esqueçam-se de finais europeias de futebol...

Por agora, há que ver o exemplo do Benfica em Basket aqui em baixo:


Força Benfica


Sem comentários: