quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Hora é agora...

Depois de levarmos 21 jogos oficiais e termos 9 derrotas nesses jogos, penso que chegou o tempo de mudar tudo. Sim, mudar tudo, pode significar não mudar ninguém, mas tudo tem que ser alterado, na maneira como se está a gerir o futebol do Benfica. Não entendo a permissividade do clube com as derrotas e Rui Costa ontem veio dar "o corpo às balas" enquanto o presidente aparecerá para celebrar os desejados titulos que ainda podemos conquistar no final do ano... 

O nosso presidente prometeu fazer deste, o mandato dos resultados desportivos. Até ver as modalidades amadoras estão a funcionar bem nesse particular e o futebol apesar de tudo, deu-nos títulos importantes o ano passado. Não vale a pena crucificar este presidente e esta direcção pelos fracos resultados desta época, porque no final do mandato faremos as contas. Não, nem sequer no final desta época. Só faremos as contas de Luis Filipe Vieira no final deste mandato e até esse final de mandato, espero que o Museu esteja pronto - foi promessa eleitoral - que os títulos conquistados por Luis Filipe Vieira estejam nesse museu e que o Benfica tenha bases sólidas de sócios, de receitas várias, de patrocinadores e de plantéis nas várias modalidades para continuar a lutar sólidamente por mais títulos. 

Há algo que me preocupa neste Benfica e nesta direcção. Eu sou bom em números e entendo de marketing, de economia e de algumas engenharias financeiras - se calhar até mais do que  de futebol. Sei que a direcção não tem dado muita imporância aos 400 milhões de euros do nosso passivo e sei que esse assunto é sempre colocado na retina dos sócios e accionistas como algo menos importante, pois muito desse passivo não é exigivel a curto prazo. 

A verdade é que este número é preocupante devido ao seu alto valor... 400 milhões de euros são 80 milhões de contos em moeda antiga. Bem sei que se refere ao universo consolidado de todo o grupo e que como diz Domingos Soares Oliveira é um número "controlado", mas penso que além da parte desportiva e dos tópicos que escrevi atrás, Luis Filipe Vieira terá que preocupar-se em deixar a presidência do nosso clube com um valor de passivo mais baixo que o que temos agora. É só uma opinião...

Outra coisa que vamos ter que entender no imediato é que Rui Costa deverá chamar a si muitos dos assuntos que dizem realmente respeito a ele e não ao presidente. Na reportagem que a SIC exibiu sobre Mourinho há umas semanas e que só pude ver este fim de semana via YouTube, reparei nas palavras de Peter Kenion onde se nota claramente o papel que tem um director desportivo no mundo moderno. Ele contrata, ele acompanha e é ele que tem de assumir as responsabilidades das derrotas e das vitórias. É ele que é o máximo responsável pelo futebol e não o presidente. O presidente terá que preocupar-se com o passivo e controlar os budgets e as opiniões financeiras de Domigos Soares Oliveira, terá de controlar o vice-presidente para as amadoras, terá que pensar em gerir o melhor que sabe todo o universo de vários investimentos como foram o centro de estágios e agora o tal prometido museu do clube, entre outros assuntos mais ou menos importantes. 

O que Rui Costa tem mostrado é uma fidelidade absoluta a um presidente, esquecendo-se que no dia em que a nau afundar, o presidente cairá depois dele, pela simples razão que Rui Costa não foi eleito, sendo apenas funcionário do clube e admisitrador da SAD. 

Rui Costa tem de assumir a crise e internamente puxar pelos jogadores, puxar pela equipa técnica, assumir os erros que possam ter sido tomados e celebrar as vitórias que ele deseja que aconteçam. 

Eu gosto de Rui Costa e sei que bem acompanhado pode ser presidente do Benfica um dia. Ele tem de ser humilde e rodear-se das pessoas certas que lhe podem mostrar os caminhos correctos das partes financeiras, de marketing, de gestão moderna dum clube, mas ninguém lhe ensinará sobre futebol. Ele tem 38 anos e hoje sabe muito de balneários, de futebol, até de gestão psicológica dum plantel, mas sabe pouco da outra gestão para ser um bom presidente nos próximos anos. Terá tempo para aprender, mas o que ele agora tem de fazer é cingir-se ao seu trabalho, ser ele a comandar as contratações e vendas, ser ele a mandar no futebol. 

Luis Filipe Vieira parece tomar o papel de "pai de Rui Costa" no Benfica mas apenas para a parte em que os pais tem de ser maus. Esquece-se que apesar de ter mais dinheiro que Rui Costa - muito, muito , muito mais dinheiro - e ter mais experiencia de vida que Rui Costa, este último recebe um ordenado para ser o líder do futebol do Benfica e o presidente tem de deixar Rui Costa fazer o seu trabalho.

Para que serve pagar a Rui Costa esse ordenado e ser Luis Filipe Vieira que decide tudo o que tem a ver com o futebol do nosso clube? Então mas que líder aceita pagar esse ordenado a uma pessoa e depois mete-se no trabalho desse seu subordinado? 

Luis Filipe Vieira não tem que estar no Brasil a negociar jogadores, mas sim Rui Costa. Ele é a pessoa responsável por todo e qualquer assunto do futebol do Benfica e é isso que nós queremos e que o presidente deve exigir, estando caladinho quando assim se exige e pedindo responsabilidades a esse seu empregado, quando for necessário. 

Pois bem, então o que está a acontecer? Nada disso... Quem sabe o que se passa no futebol do Benfica é Rui Costa. Ele sabe se os jogadores estão com Jesus ou não. Ele sabe se Jesus tem problemas com esses jogadores e com que jogadores. Ele sabe o que o plantel necessita para sair da crise e ontem deu um sinal claro a todos dizendo "que há muito para ganhar". 

Claro que há muito para ganhar. Na verdade poderemos ganhar os mesmos títulos que o "Super Porto" que já nos leva uma SuperTaça adiantado, ou até que o Sporting...

Eu já aqui escrevi que se perdermos dois pontos nos próximos 17 encontros - desde que não os percamos contra FCPorto em casa - seremos seguramente campeões. 

Temos dois encontros em casa para a Taça de Portugal - SCBraga e Olhanense se ganharmos este domingo - para ficarmos nos quartos de final dessa importante competição, ficando-nos a faltar ganhar mais dois jogos para disputar finalmente uma final no Jamor. 

Para a Taça da Liga, se formos primeiro no grupo com Aves, Maritimo e Olhanense jogaremos a meia final contra Sporting (presumivelmente) em casa e a final em Aveiro contra FCPorto.

Da Liga Europa não falo, porque defendo que neste momento não temos futebol para esses voos, mas como diziam os adeptos desse desporto de nome "futebol", tudo pode acontecer... 

Então de que se queixam os nossos jogadores? Perderam a Liga dos Campeões, mas ninguém com juízo pensaria ganhá-la. Foi péssimo fazer seis pontos num grupo com Happoel Telavive, Shalke 04 e Lyon? Sim, "para lá de péssimo" mas isso já é passado. Agora há que ouvir Rui Costa, há que respeitar a estrutura hierárquica - lembro que esta é liderada por Rui Costa, depois abaixo está a equipa técnica e apenas depois aparecem os jogadores do plantel - e há que acreditar que o pior já passou. Não podemos continuar a viver neste pesadelo de perder 9 jogos em 20 partidas oficiais.

 O murro na mesa tem de ser dado agora de forma continuada. Não dar um "murrinho" como se deu em Aveiro contra Beira-Mar e depois voltar a fazer "gazeta" contra Olhanense e contra Shalke 04. Agora é altura de gritar para dentro que podemos ganhar tudo ainda, tal como FCPorto, Sporting ou SCBraga - se estes ficarem de fora da champions daqui a umas horas. Estamos todos em pé de igualdade e é nisso que vamos focar. Vamos querer ganhar todos os jogos e acreditar que esse objectivo é possivel, especialmente nas competições nacionais. 

Deixem de perder e esconder a cabeça na almofada. Saiam para os próximos jogos - todos, sem excepção - a mostrar que ainda são campeões. É assim tão dificil alguém meter isso na cabeça desta estrutura altamente profissional? Será assim tão dificil entender que está tudo por ganhar este ano?

Quem o dirá? A única pessoa que o pode fazer neste momento e que é a responsável pelo futebol será Rui Costa. Acredito mais num dedo de Rui Costa que no corpo todo de Luis Filipe Vieira - no que à gestão de futebol diz respeito - e não entendo porque o presidente pensa que percebe, quando não percebe. 

Eu se fosse presidente do Benfica e tivesse alguém na estrutura muito mais competetente que eu para gerir futebol, se lhe pagasse um ordenado para que essa pessoa faça esse trabalho com toda a tranquilidade do mundo e se essa pessoa mostrasse competência e conhecimentos para essa posição dava-lhe confiança e simultaneamente responsabilidade para gerir. Qualquer apaixonado do Benfica que seja presidente do clube só quer o melhor para esse clube e deixar as pessoas mais competentes a gerir cada dossier. 

Só espero que Luis Filipe Vieira deixe cada chefe de sector na estrutura profissional do "Benfica Clube" e da "Benfica SAD" a gerir o que ele próprio decidiu que eles tinham competência para gerir.

Só uma pessoa pouco inteligente tira o tapete da maneira que Luis Filipe Vieira tirou a Rui Costa aquando da conquista do último título.  Só uma pessoa inteligente voltará a dar a Rui Costa a liberdade de gestão de todos os assuntos relacionados com futebol para os próximos 18 meses, no mínimo.

Rui Costa terá que a partir de hoje ser o chefe do futebol em toda a linha. Não é Jesus que vai falar com Luis Filipe Vieira às 3am ou às 3pm, mas sim com Rui Costa que é o seu director. Se o presidente quer falar com o treinador terá que o fazer através do director desportivo e se o presidente não gosta de Rui Costa e não o ache competente, que o despeça. 

A partir de agora estamos no dominio da politica. Não a piolitica dos politicos, mas a politica mais nobre e mais estratega. 

Senhor Presidente, delegue em Rui Costa tudo o que tenha a ver com futebol ou despeça-o. Não pode ter Rui Costa a ser responsável e depois desautorizá-lo à frente de todos. Não pode ter Rui Costa como responsável e depois ser o presidente a tratar de todos os assuntos relacionados com futebol. 

É agora que o presidente tem de mostrar do que é feito e nós mostrar-lhe-emos o cartão vermelho (ou não) nas próximas eleições, consoante as suas decisões no imediato e nos próximos anos. 

Por agora, só queremos continuar a ganhar nas amadoras e inverter a tendência de todo o futebol do Benfica. Depois de feitos estes ajustamentos na estrutura directiva do Benfica, logo se decidirá os melhores caminhos para dispensas, vendas ou contratações.

É tudo fácil com liderança, com paixão e com um assumir de responsabilidades de todos os que trabalham no Benfica. Melhores tempos virão se se decidirem as coisas como devem ser decididas. Se ao contrário se continuar nestas guerras surdas entre jogadores, entre jogadores e técnicos, entre técnicos, entre técnicos e directores e entre directores e presidente, mais vale encomendar as faixas para a "pior época de sempre do Benfica". Já levamos nove derrotas para esse objectivo que todos deveríamos querer evitar.
Força Benfica

4 comentários:

O GLORIOSO disse...

Grande Texto amigo Benfica Sou Eu.
Concordo em absoluto com a visão do nosso Rui e a sua missão dentro do clube.
Também finalmente vejo alguem da gloriosa Blogsfera a ter consciencia de que os mandatos como em tudo são para cumprir e no fim se fazem as contas. Ao longo destes meses vejo tudo a arrasar Vieira, o proprio Rui por como "rato" não abandonar o barco e claro ao Jesus. Ou seja arrasam os mesmo que há 5 mesitos eram os herois, os Campeões.
Vieira tem sido para mim um bom presidente, tem uma grande obra no clube, tem cumprido quase tudo o que prometeu. Claro que cometeu erros principalmente no futebol, mas repito ficará na historia como um grande Presidente. Como disse este mandato era o mandato do exito desportivo, por isso daqui a 2 anos cá estaremos para avaliar. No 1º ano (fora as modalidades) fomos campeões e foi a taça da liga. Foi bom. Veremos no fim do mandato qual o resultado deste mandato desportivo. è nessa altura que se fazem balanços não ao fim de5 meses depois de 1 ano de sonho com o titulo de Campeões na camisola.

P.S- No Basket tivemos mais uma vitoria histórica. Essa sim uma equipa á Benfica, que me lembra os gloriosos tempos de Lisboa, Pedro Miguel, Jean Jacques, Mike, Henrique comandados pelo mitico Mario Palma (o que vibrei no antigo nº1 debaixo do 3º anel).

Anónimo disse...

Vieira nunca será lembrado como um grande presidente! A história encarregar-se-á de o julgar!
Fez obra? Sim, fictícia! Basta olhar para o passivo... Tudo o que dizem ter feito, está hipotecado à banca! Este personagem tem suido um dos maiores delapidadores do património do Clube! Até o património sentimental está a ferir de morte!
Nunca apoiei nem apoiarei Vieira!
Eleições antecipadas? Porque não? Afinal as últimas não o foram?
"Quem com ferros mata, com ferros morre!"
O Clube deve apenas e só a Vieira a depressão contínua destes últimos anos! É que:

"UM FRACO REI, FAZ FRACA A NOBRE GENTE"!

Por mim, não vejo o dia em que esse "Rei Sol" e seus acólitos desapareçam e deixem o clube em paz!!!

Jotas disse...

Julgo ser urgente uma reflexão interna, algo vai mal no reino da Luz, jogadores, equipa técnica e toda a restante estrutura, devem de uma vez por todas, fumar o cachimbo da paz, definir objectivos e os jogadores por si mesmo, tem de ser mais exigentes para consigo e uns profissionais pagos a peso de ouro mais responsáveis e briosos e o brio tem faltado a esta equipa.
Contudo, andar constantemente a pedir cabeças, serve apenas para zelar por interesses alheios e as coisas nao se resolvem assim, julgo mesmo, que so pedem cabeças aqueles que apenas apoiam o Benfica nos bons momentos e que tanto veneram a equipa quando esta bem e os bons encontram-se nos maus momentos, criticar soa diferente e tem consequencias diferentes de pedir cabeças, um sinal de mesquinhez e de vulgaridade mental.

iBenfiquista disse...

São estes anónimos, que nem coragem têm de colocar um nome, que mais mal fazem ao Benfica. São estes "adeptos", adeptos da maledicência, que deviam, pura e simples, ser irradiados do Benfica. Podem ir para o norte onde, de certeza, serão recebidos de braços abertos.

O facto de não gostarem de alguém não justifica todo o ódio que destilam. Fazem mal e corroem o Benfica por dentro. E fazem-no por toda a blogosesfera, inclusive em blogues feitos com o objectivo de defender agendas próprias.

Os piores inimigos são "the enemies within". Com amigos destes, quem precisa de inimigos?

As críticas dos verdadeiros benfiquistas devem ser feitas sempre com um espírito construtivo e não com o intuito de deitar abaixo.

Mas é fácil ver quem está por detrás deste anónimo. Tem todas as impressões digitais desse figurão.