domingo, 5 de dezembro de 2010

Mínimos dos mínimos...

Dizia eu há uns dias que os próximos cinco jogos no Estádio da Luz poderiam "empurrar" a equipa para o cumprimento dos "mínimos dos mínimos" em termos nacionais e consequentemente ganhar alguns títulos nesta época.

Olhando aos 25 000 espectadores que estiveram no jogo contra Olhanense e à performance da equipa, antevejo tempos difíceis e sem entusiasmo nas hostes encarnadas, a não ser que se mude algo no imediato. 

A equipa voltou ao estado amorfo que vem revelando ao longo da época, justificando a razão pela qual os outros 205 000 sócios do Benfica decidiram ficar em casa em vez de se deslocar ao Estádio. Sabendo que temos um importante jogo europeu na próxima terça-feira com o objectivo do apuramento para a Liga Europa e para ganharmos os 600 000€ aproximados de cada vitória na champions, os nossos jogadores decidiram "tirar folga" na sexta-feira...

Decidiram jogar "nos mínimos", apesar da vitória e de coisas boas no jogo, não promovendo bem o jogo da champions e caso existissem indecisos para apoiar a equipa na próxima terça-feira, esses devem ter decidido ficar em casa...

Todos nós sabemos que neste momento precisamos de vitórias como "de pão para boca", mas com a atitude que tivemos em campo na última sexta feira será óbvio que vamos ser surpreendidos mais cedo ou mais tarde. Com todos estes jogos em casa que vamos disputar no nosso Estádio até Janeiro esta seria (e espero que seja) a oportunidade para recuperar o ânimo, os pontos e vitórias que necessitamos para "animar a malta". E não tenham dúvidas que neste momento o "animar das hostes encarnadas" é aquilo que nos resta até Maio. Há muito para ganhar e muito para conquistar ainda. Sei que as vitórias são o tónico que precisamos e ainda estão na mente dos jogadores estas recentes goleadas no Dragão e em Telavive, mas temos que aproveitar este calendário favorável para ganhar e mostrar mais atitude, pois só assim poderemos voltar a ter gente no estádio e o tal ânimo desejado pelo país. 

Daúto Faquirá disse no final do jogo que ainda voltaria ao Estádio da Luz mais duas vezes o que denota um grande optimismo na vitória encarnada perante o Braga no próximo domingo para a Taça de Portugal. Lembro ao treinador do Olhanense que só aqui voltará se o Benfica ganhar esse jogo como todos esperamos e espero que perca esses dois jogos apesar de ter uma grande simpatia por este jovem treinador. E nessas palavras o que senti foi que ele nos estava a dizer que se jogarmos assim contra o Olhanense nesse jogo da Taça da Liga e desejavelmente nesse jogo da Taça de Portugal, a sorte pode pender para o lado dele em vez de pender para o nosso lado. 

Se pudermos evitar a sorte e escrevermos nós próprios o nosso destino com mais atitude, com mais determinação, com mais respeito para quem vai ao estádio - poucos ou muitos - e com mais alegria no jogo, teremos mais hipóteses de ganhar, de levar mais gente ao nosso estádio e de voltarmos a ter o Benfica da época passada. 

Por falar nessa época passada, Jorge Jesus disse nesta sexta feira que apenas temos menos três pontos à 13ª jornada que no mesmo período do ano passado e ele tem razão. Aliás, Jesus até podia ter acrescentado que a jornada 13 do ano passado foi contra o mesmo adversário que este ano, mas em Olhão. Estive lá nesse jogo e com esse empate somávamos 30 pontos. Este ano já fomos ao Dragão e somamos 27 pontos, o que na prática faz com que estejamos iguais ao ano passado. Por esta altura há um ano tinhamos deixado pontos em Alvalade, em Braga, em casa contra Académica e neste jogo em Olhão. Na segunda volta apenas perdemos pontos em Setubal e no Dragão.  Tendo em conta que ainda nos falta ir a Setúbal, Alvalade e Braga - onde perdemos pontos o ano passado -  mas como já fomos ao Dragão, Jesus pode fazer as suas contas positivas, mas eu faço as minhas. 

O ano passado perdemos 14 pontos em 30 jornadas e este ano perdemos 12 pontos em 13 jornadas. Se nos próximos 17 jogos o Benfica perder apenas 2 pontos - desde que não seja contra FCPorto em casa - seremos campeões seguramente. Se Jesus se preocupar mais com o futuro e se igualar o seu score de pontos da época transacta (lembro que foram 76 pontos), em Maio estaremos todos no Marquês a comemorar o título, mas os jogadores terão de acreditar e de mostrar muito mais entrega do que têm revelado nestes ultimos tempos. 

Todos estes jogos em casa vêm no timing perfeito e peço encarecidamente e com vários anos de sócio e de adepto benfiquista, que aproveitem esta onda de jogos em casa e que nos conquistem outra vez como o fizeram no ano passado. Os adeptos agradecem e o clube tambem com a melhoria consequente de gente no estádio, de merchandising e de receitas no geral. 

Força Benfica

Sem comentários: