segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A nova pré época

Este ano já tivemos várias pré épocas, mas hoje a equipa volta a trabalhar depois duma semana de férias e dos jornais todos os dias a falarem de saídas e entradas. Das saídas não falo e das entradas falo do que vem repetidamente escrito em toda a imprensa - o Benfica está prestes a contratar um tal de Fernandez e quer a todo custo - veremos com que "custos" e se vem cá parar - um tal de Funes Mori por valores astronómicos, tendo em conta que ainda é  um "menino" de 19 anos. 

E vou começar mesmo por aqui. Continuo a defender mais portugueses na equipa e a defender que quando se contrata alguém e se fazem investimentos nesses jogadores devem maximizar-se ao máximo esses jogadores. Já aqui escrevi que os jogadores do plantel do Benfica ou dos quadros do Benfica são, para mim, todos iguais, não havendo distinção entre portugueses ou estrangeiros. 

O que me chateia sobremaneira é ler que o Benfica vai comprar o novo "Di Maria" com 23 anos de nome Fernandez - para mim um total desconhecido - , quando já comprou o novo Di Maria por 8,5 milhões de nome Gaitan que afinal é o novo "Aimar", quando tem o verdeiro substituto de Di Maria emprestado ao Corunha e com vontade de regressar ao Penarol do Uruguai, de nome Urreta. 

Mas afinal, onde está a planificação de um plantel profissional, responsável e com um passivo de 400 milhões de euros? 

Então vai-se contratar um Funes Mori de 19 anos por valores acima dos 10 milhões de euros, em sociedades com agentes manhosos ou de origem manhosa, quando temos Nelson Oliveira emprestado ao Paços de Ferreira, quando temos Kardec finalmente a integrar-se, ou quando temos Franco Jara que  nos custou 5,5 milhões de euros? O que eu acho é que se está a contratar muito e sem critério, típico de atitude novo riquista que eu tenho alertado como traço de personalidade desta direcção.

O que alguém com juízo faria se tivesse 400 milhões de euros de passivo é rentabilizar os investimentos que fez anteriormente ou aproveitar a formação. E nesse particular, congratulo-me com o  que vem escrito no jornal "A Bola" hoje, dizendo que Franco Jara irá ter mais minutos, até porque já deve estar mais ambientado com os ares europeus, com o estilo do nosso futebol e temos aí jogos de Taça da Liga onde pode rodar mais uns minutos e preprar-se melhor para  alguns jogos  díficeis de  campeonato, onde obviamente precisamos dum Franco Jara mais próximo dos 5,5 milhões de euros que nos custou. 

A máxima deverá ser aproveitar os investimentos e maximizá-los. Se temos jogadores como Gaitan, Jara, Kardec, Airton, Sidnei contratados e a jogar no Benfica o que deveria ser óbvio é que eles fossem a primeira escolha quando se precisasse de renovar a equipa. Eu quero mais portugueses na nossa equipa e não quero ter o Benfica cheio de "Fernandez "e "Rodriguez" e mais sei lá quantos argentinos de segunda - obviamente que Aimar e Saviola não fazem parte desta faena...

Ando farto desta politica de milhões para nada e sinceramente sei que isto não se alterará  no imediato,  porque o nosso presidente tem estas atitudes de novo riquismo na gestão do futebol que eu não entendo. Se o homem é tão poupado e tão "gestor" em todas as outras áreas do universo benfiquista, porque se arma em rico na gestão do futebol? O Di Maria e o David Luiz são exemplos do que disse antes. Contrataram-se em bom tempo, deixámo-los crescer no Benfica durante várias épocas e um foi bem vendido e outro será bem vendido igualmente ou ficará a representar o clube mais anos. O Cardozo já foi um dos jogadores mais caros do Benfica e não entra neste rol, mas os 84 golos em todas as competições fazem dele um activo amortizado.

Agora, é hora dos portugueses. Não falos dos quatro que foram para o Besiktas, porque se fala em ordenados astronómicos, mas o que Hugo Almeida vai ganhar no Besiktas em três anos, é menos do que pode custar o tal Funes Mori e ter Quaresma, Manuel Fernandes e Simão poderia alegrar mais as nossas hostes. Atenção que não digo que teria sido positivo ter estes jogadores de águia ao peito, mas quero frisar que este tipo de jogadores  portugueses a jogar no estrangeiro e de valor de selecção ainda podem interessar ao Benfica.  Que sejam felizes no Besiktas e que cheguem à selecção em grande forma.

Quero voltar a ter portugueses no Benfica e com critério, não como Fábio Faria que entrou no clube para ser defesa esquerdo ou defesa central? Porque se foi para central já tinhamos Roderick Miranda, Miguel Vitor e Sidnei para os lugares de Luisão e David Luiz. Se foi para defesa esquerdo e para substituir Fábio Coentrão, alguém falhou os visionamentos dos jogos dele a defesa esquerdo no Rio Ave. Mais uma vez, não digo mal do rapaz e como benfiquista quero que triunfe, mas tem que haver critérios mais claros na aposta da "prata da casa" e se não for "literalmente da casa",  que se aposte na "prata nacional", porque é isso que vai dar identidade ao nosso clube. Quando se vê meninos de tenra idade no Estádio da Luz todos falam do Fábio Coentrão como seu ídolo maior e alguns ainda falam de Nuno Gomes porque a identificação do clube é sempre maior com jogadores nacionais como se viu com Simão ou com Rui Costa.

Ter uma geração de jogadores do Benfica e titulares da selecção portuguesa é fundamental e se não se preparar isso nestes próximos meses/anos o futuro será "dos Rodriguez latino americanos" e isso enerva-me profundamente. 

O que me dá gosto é ver Fábio Coentrão em várias listas de defesa esquerdo do ano - não foi só o L´Equipe - porque não me lembro da ultima vez que um jogador português faz parte das listas de melhor do ano na sua posição jogando de águia ao peito. Se alguém se lembra da ultima vez que isso aconteceu a caixa de comentários é já aqui ao lado e eu agradeço, porque eu não me lembro mesmo...

O Fábio vai ser vendido e sinceramente, eu já estou por tudo. Já aqui disse que para equilibrar as contas e dar mais oportunidades a outros jogadores, vender Fábio Contrão, David Luiz e Cardozo será uma solução - veremos se em Janeiro ou em Junho - mas se a opção é vender cada um por 25 milhões para contratar vários por 8 milhões cada, alguma coisa vai mal na gestão do "deve e haver". 

Exijo mais respeito pelo nosso clube, pela nossa tradição e pela nossa formação. Exijo mais competência nas contratações e mais responsabilidade na maximização desses investimentos. Não podemos ser o tal "entreposto" que compra o Gaitan por 8,5 milhões e na primeira oportunidade que alguem oferece 10 milhões vendemos, porque já ganhámos 1,5 milhoes de euros. Um jogador do Benfica tem de entrar para marcar uma era e ficar os 3, 4 ou 5 anos dos contratos e alguns devem ser renegociados e renovados para manter-se mais tempo, como acontece com Luisão. 

Quero mais portugueses de qualidade no Benfica e sei que não custarão os milhões que vemos todos os dias escritos nos jornais e nos comunicados à CMVM. Critério, meus amigos, haja critério...

O que nasce torto jamais se endireita, diz se por aí... Eu acho que devemos mesmo tentar endireitar o que falta da época pois acredito que temos coisas para ganhar internamente. Ganhar a Taça de Portugal e Taça da Liga é objectivo primordial, para fazer abanar o FCPorto que ganhará o título apenas e só pelos pontos que lhe foram oferecidos em vários jogos do campeonato. Será o FCPorto a melhor equipa a jogar futebol ou a equipa que melhor jogou até agora? Nao tenho problemas em dizer que sim, mesmo que só tenha visto o jogo contra Benfica, meia hora final contra Setubal e alguns resumos online. O que é facto é que mesmo jogando melhor que todos os outros sem as ajudas estratégicas ao FCPorto e os erros que prejudicaram e muito o Benfica no inicio da ápoca, hoje os candidatos ao título seriam três e não apenas um. 

Por falar em três candidatos ao título quero acabar este post a falar do Sporting e da sua ligação ao FCPorto. Enquanto nós sonhamos acordados com o título que não chegará por habilidades externas, o Sporting e o FCPorto querem ver o Benfica em terceiro lugar e o tal clube acabado - segundo alguns benfiquistas - vai lutar até ao final das suas forças para ficar  à frente do Benfica. Se nós não podemos perder de vista o FCPorto, vamos ter que tomar atenção ao Sporting que sem Taça de Portugal e com aspirações limitadas na Liga Europa (apesar do optimismo de todos os sportinguistas nesta competição) , o ficar à frente do Benfica será a salvação do quadrado "Bettencourt, Couceiro, Costinha e Paulo Sérgio" junto dos sócios. Para o sporting e sportinguistas, não ganhar nada será positivo desde que se fique à frente do Benfica. 

Pois o Benfica deverá começar esta nova pré-época a querer ganhar dois títulos este ano e obviamente ficar em segundo lugar do campeonato no mínimo dos mínimos.

Força Benfica

Sem comentários: