quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Importam-se de repetir?

Então o Benfica com jogadores, dirigentes e adeptos ficou retido em Israel até altas horas da madrugada, chegam a Portugal às 925am, demorando obviamente mais uma ou duas horas a chegar a casa de cada um dos jogadores - todos sem dormir, imagino - e Jorge Jesus marca um treino para hoje às 17h?

Há quem pense que esta cartilha old school é o futuro, mas estão rotundamente enganados.

Tomando este exemplo e muitos outros semelhantes, começa-se a entender que quando tudo corre bem somos bestiais, mas quando tudo corre mal e cai a máscara, aparece o conceito de "besta" tão popular no ditado...

Eu não sou treinador, não entendo de ritmos de treinos nem de alta competição, portanto vou apenas dizer que provavelmente o nosso catedrático terá razão e mais não digo...

Força Benfica

O tempo dos portugueses

Agora que a selecção Portuguesa volta a encantar - grande exibição, grande resultado e que bom foi ganhar aos espanhóis, vendo o jogo em Madrid - penso que chegou a altura de voltar a falar dum assunto muito importante que é a "não aposta" em jogadores portugueses e que é fundamental para o nosso presente e futuro.

A julgar pelas noticias vindas a publico, David Luiz, Fábio Coentrão e Cardozo sairão seguramente no fim do ano - mais milhão, menos milhão - ou até quem sabe, já em Janeiro.

Tambem segundo noticias - e eu não acredito em todos os nomes que são falados na comunicação social - o Benfica prepara-se para comprar, servir de entreposto para outras paragens ou receber emprestados mais um ou dois avançados argentinos para juntar a Weldon, Jara, Nuno Gomes, Kardec, Cardozo ou a Rodrigo e Nelson Oliveira, emprestados esta época.

Eu não quero focar este post na pertinência de comprar mais avançados em detrimento doutras áreas mais carenciadas, mas é obvio que alguem anda de cabeça perdida na estrutura do Sport Lisboa e Benfica...

O Benfica tem neste momento muitos estrangeiros no plantel e os portugueses que estão - tirando os internacionais Ruben Amorim, Carlos Martins, Roderick e Fábio Coentrão - são de segunda linha. Nomes como César Peixoto, Luis Filipe, Moreira, Fábio Faria servem apenas para compor o plantel e manter a quota minima de gente portuguesa na equipa.

Não acredito em Luis Filipe Vieira quando diz que quer colocar mais portugueses no plantel do Benfica a curto/médio prazo porque já está no Benfica há muitos anos para todos entendermos que o estrangeiro é opção em mais de 90% das contratações. Neste particular admito que perdi a confiança no presidente como aqui já referi que a perdi neste treinador tambem.

O Benfica não pode comprar cada "menino" que mexe um bocadinho melhor na bola por 6, 8 ou quase 10 milhões na Argentina ou em qualquer outro país, quando tem igual nas camadas jovens ou de qualquer outra equipa nacional. Eu sei que os olheiros do Benfica gostam mais de viajar para o Brasil e Argentina mas a estratégia tem de ser clara e vir de cima. Os jogadores estrangeiros que estão no Benfica - especialmente os jovens Kardec, Jara, Gaitan, Sidnei, Airton, Filipe Menezes, Sálvio, Javi Garcia e  emprestados como Urreta ou Rodrigo  - são nossos jogadores e trato-os como jogadores do Benfica e ponto final. Não olho para o seu passaporte e acho que devemos apostar nestes jogadores para renderem o máximo nos próximos anos, tentar rentabilizar os investimentos ou simplesmente que estejam no Benfica a render em alto nivel para sempre. Repito que não tenho nada contra os jogadores estrangeiros do Benfica, especialmente os novos.

O que temos de mudar - e estando a 10 pontos do FCPorto à décima jornada e sem a pressão da luta pelo título - é a estratégia de contrataçôes pois as nossas contas, a nossa tesouraria, o passivo, a classificação no campeonato, o afastamento da champions league e a nossa história obrigam o Benfica a ter outro "modus operandi" na construção e preparação dos planteis para as próximas épocas. O futuro do Benfica constroi-se hoje e não vamos ter eleições para a presidência do clube nestes próximos anos, portanto há que apoiar quem lá está, gostando ou não se gostando. É assim a democracia e quem não entende estas noções escusa de opinar. Todos os empregados do Benfica e da SAD podem ser despedidos, cessar a sua ligação ao clube, optar por outras paragens para a sua vida pessoal ou profissional, mas a nossa direcção a não ser que se demita em bloco, irá gerir os nossos destinos até novas eleições ordinárias daqui a alguns anos.

O Benfica tem de pensar em aproveitar o maior numero de jogadores jovens nacionais que estão a jogar em Portugal ou no estrangeiro - não só nas equipas de formação mas tambem noutras equipas e noutras idades nao tão teenagers - pois isso está no nosso ADN. Eu já não falo no número de jogadores na nossa selecção que neste jogo recente contra Espanha seriam dois se Fábio Coentrão jogasse e podem voltar a ser dois jogadores caso entre Ruben Amorim nas convocatórias e saia Coentrão para outras paragens.

O meu problema é pensar que o "camião" de argentinos não acrescenta nada de novo e sei que o Benfica sendo o maior clube nacional deveria ser muito mais acutilante na descoberta,  prospecção e consequente contratação de novos jogadores nacionais.

Ha grandes jogadores portugueses a serem trocados de clubes para clubes nacionais, há grandes jogadores portugueses a serem vendidos para estrangeiro, há grandes jogadores portugueses a jogarem em clubes nacionais que podem e poderão representar o Benfica. Que arrogância de "novo riquismo" é esta que esquece a história do nosso clube maioritariamente feita por jogadores nacionais? Mas que "novo riquismo" é este que aceitam gastar milhões e milhões de euros em jogadores que na prática não valem nada, como aconteceu com Éder Luis (só para falar naquele que era óbvio que iria ser recambiado para o Brasil ao fim de seis meses) e muitos, muitos outros?

Eu entendo todas as noções do mercado, os lobbies dos agentes, a perspectiva de vender mais facilmente argentinos que desconhecidos portugueses,  o dinheiro de agentes como Kia que investe em Ramires e obriga o Benfica a vendê-lo no ano seguinte com claras mais valias para ambas as partes, mas eu não acredito que o Benfica não consiga ter no mínimo mais cinco grandes jogadores portugueses no plantel se colocar esse objectivo como prioritário nos próximos dois anos. A sério que não acredito...

O que se passou no Benfica nestes ultimos meses desde a conquista do campeonato é digno dum case study internacional. Com a venda de três jogadores - Quim, Ramires, Di Maria - e a compra de mais quatro - Gaitan, Jara, Roberto, Salvio - mudamos tudo, tornando-nos numa equipa completamente diferente e os resultados estão á vista. A continuar assim, a acreditar em mais duas ou três vendas fundamentais para equilibrio de finanças e criação de mais valias, a acreditar que os grandes investimentos feitos pelo Benfica terminaram - não se pode continar a gastar 30 milhões por época - e a julgar que mais tarde ou mais cedo mudaremos de treinador, o grupo tem de ser renovado e nessa renovação, a opcão por portugueses de qualidade ou com potencial para terem qualidade de selecção,  será determinante.

O Manchester United é conhecido por ser uma segunda escola para muitos jovens jogadores -  Nani, Ronaldo e Rooney são hoje estrelas que tiveram treinadores pacientes a esperar o seu pleno desenvolvimento, Bébe segue as pisadas destas estrelas e o Benfica deveria seguir este exemplo e contratar alguém, ou potenciar quem tem na estrutura, para o desafio da "segunda escola" depois da formação até aos juniores. É nesta fase que se ganham ou perdem jogadores.

Força Benfica

Surreal...

Acabei de ler na edição online do jornal "A Bola" duas notícias surreais e que revelam bem o estado em que o Benfica se encontra no terreno e fora dele. A primeira noticia diz o seguinte:

"O aeroporto internacional de Telavive encerrou às 1.30 horas locais (23.30 em Portugal), impedindo assim que o avião que deveria transportar a comitiva do Benfica ficasse impossibilitado de descolar.

A comitiva encarnada chegou ao aeroporto já depois das 1.30 horas locais, motivo pelo qual foi negado o embarque ao grupo de trabalho e adeptos que acompanharam a equipa da Luz.

Assim, a equipa benfiquista vai ficar retida em Telavive até, pelo menos, às 5 horas (3 horas em Portugal), altura em que reabre o espaço aéreo e será possível descolar rumo a Lisboa.

Se não existirem mais atrasos, a chegada da equipa do Benfica à capital portuguesa está prevista para cerca das 9 horas portuguesas.
"

A segunda noticia, ainda mais hilariante diz :

"Comitiva e acompanhantes foram obrigados a recorrer a um restaurante McDonald's para jantar.

Todos os estabelecimentos comerciais no aeroporto estavam encerrados, valendo à comitiva encarnada e adeptos o facto de um restaurante McDonald's, ao lado da aerogare, ainda estar aberto.

Esta foi a única solução encontrada para evitar que a equipa portuguesa ficasse muitas horas sem comer.

Uma refeição de hambúrgueres é, provavelmente, desaconselhada a atletas de alta competição, mas foi o único recurso encontrado.
"

Eu viajo por todo o mundo sozinho, acompanhado por uma ou duas pessoas, em grupos grandes e mais pequenos e muitas vezes já viajei com o Benfica ao estrangeiro. Tinha planificado ir a Telavive ver o jogo, mas outros afazeres profissionais a juntar aos resultados e as exibições este ano desaconselharam-me a ir acompanhar a equipa desta vez. Muito provavelmente se tivesse decidido ver o jogo a Israel estaria neste momento no McDonalds ao lado do Cardozo e a pedir batatas ao Aimar... 

Ler o que acabo de ler no site da Bola e que coloquei aqui no blog é o cúmulo do amadorismo.

Quem viaja com grupos - sejam eles de turistas, clubes de futebol ou bandas de musica - sabe que existe sempre um plano estipulado antecipadamente que envolve horários de aviões, de transfers, de refeições e de variadissimas outras coisas que normalmente se chamam "items de produção" e que são importantes na produção dum filme, numa tournée de uma qualquer banda ou obviamente nas viagens de clubes de futebol profissionais.

Saber que na comitiva do Benffica ninguém averiguou os horários do aeroporto internacional de Telavive, quanto tempo demoraria o transfer do estádio ao aeroporto, não decidir antecipadamente onde a equipa jantaria a seguir ao jogo e deixar uma equipa profissional  e de alta competição de futebol no aeroporto durante horas e horas, "obrigando-os" a comer no McDonalds é bater no fundo.

Meus caros amigos, perder ou ganhar, faz parte do jogo, mas deixar uma equipa de futebol acordada toda a noite pernoitando num aeroporto, chegar a Lisboa de directa às 9am depois de ter jogado 12 horas antes é o cumulo da falta de profissionalismo e mais uma vez digo, que se eu mandasse, alguem seria despedido amanhã de manhã. Ninguém pode mudar os horários dos aeroportos e se esse aeroporto fechava à 130am, alguem deveria ter pensado nisso antes e providenciar um hotel para que  os jogadores descansassem, saindo amanhã mais tarde, mas bem dormidos, de pequeno-almoço tomado, evitando esta confusão, esta palhaçada e este amadorismo ao nível de secção de qualquer junta de freguesia.

Para que conste, escreveria este post da mesma maneira, com as mesmas palavras e com o mesmo tópico caso o Benfica tivesse ganho, perdido ou empatado porque tudo isto é demasiado surreal para ser verdade.

Inacreditável... Depois admiramo-nos dos jogadores no campo andarem a "brincar com a tropa"...

Força Benfica 

Previsível

Agora é fácil escrever que o que aconteceu em Telavive é previsível, mas no futebol nada acontece por acaso. Não se ganham campeonatos por acaso, nem se perdem oito jogos oficiais em dezoito disputados por acaso. Há uma crise no Benfica e a única maneira de sair dela é resolvê-la por quem tem de mandar. Por favor, alguém que assuma a liderança do balneário, a liderança do plantel, a  história do nosso clube e mostre aos jogadores que o que está para trás é passado e é no presente que se constrói o futuro. A nossa equipa tem de lutar por um futuro melhor hoje, amanhã, o dia seguinte e não vale a pena chorar as derrotas ou os maus momentos que já vivemos até aqui. Alguém tem de dar um "murro na mesa" - no bom sentido - e mudar tudo.

Agora corre tudo mal e nada sai bem à equipa. Hoje podiamos estar em Telavive mais duas horas a rematar, a marcar cantos e a criar oportunidades que a bola não entraria, mas seguramente que os do Hapoel marcariam mais uns quantos golos nas únicas vezes que fossem à nossa baliza. O futebol é assim, mas não é bom que se usem estas desculpas para justificar os fracassos desportivos e pela enésima vez digo que "alguém tem de assumir responsabilidades".

Estamos a uma jornada do fim da champions league e até podemos conquistar os nove pontos com três vitorias em casa, mas seguramente que o estádio estará vazio, o prestígio europeu abalado, será financeiramente uma desgraça e teremos a equipa psicologicamente afectada por esta campanha miserável.

Já aqui tinha escrito antes que o melhor que podia acontecer ao Benfica este ano era ir para a Liga Europa, porque não estamos preparados para o nivel de oitavos de final da champions. O que eu não sabia é que poderiamos ser goleados por uma equipa de quarta categoria da champions league, mas este ano tudo nos pode acontecer.

Eu não vou dizer mal do Jorge Jesus porque já escrevi que não mais diria uma palavra contra ele depois do Dragão, mas espero que alguém consiga motivar a equipa para o que resta da época. Ainda temos uma Taça de Portugal/Taça da Liga para ganhar, um campeonato para dignificar o nosso nome até ao ultimo jogo e uma Liga Europa para tentar fazer o melhor possivel. 

Agora há que recuperar a equipa e eventualmente mudar a estratégia. Se a aposta em deixar ficar David Luiz, Fábio Coentrão ou Cardozo era privilegiar a parte desportiva e a aposta numa boa champions league, penso que depois desta vergonha e dos dez pontos de atraso para o primeiro classificado há que repensar essa estratégia e pensar nas finanças. Não se valorizou nenhum dos jogadores que acabei de referir nesta champions league e na minha opinião se alguém oferecer os milhões que se vê escrito nos jornais, que se vendam já em Janeiro e que se prepare "à séria" os próximos anos do Benfica. Temos um passivo acumulado muito alto, temos ainda o estádio para pagar e com a crise mundial que se avizinha, "dinheiro em caixa não foge". Poder fazer 80 milhões de euros com a venda destes três jogadores  agora em Janeiro ou em Junho  de 2011 é safar a época noutro tabuleiro, tão ou mais importante que o desportivo. 

Não podemos estar a fazer vida de ricos e depois de contas feitas, nem somos ricos nem ganhamos nada. Fazer esforços económicos no Benfica poderia ser justificado pela opção pela parte desportiva, mas vendo a tristeza da época que estamos a fazer e a pensar no que ainda podemos desvalorizar os nossos jogadores principais, a opção de vender essas pérolas em tempo útil é neste momento algo que deve ser pensado como forte possibilidade. 

O Benfica destruiu toda uma equipa campeã, mesmo que os jogadores nucleares ainda lá estejam. Estão, mas não estão. Já aqui disse que no fim apuram-se responsabilidades, mas neste momento há que ser pragmático e a nossa equipa e o investimento na nossa equipa não é feito a pensar na Taça da  Liga ou na Taça de Portugal e isso é apenas o que podemos ganhar. Aliás, podemos ganhar a Liga Europa e o campeonato, mas para ganhar qualquer um desses troféus a nossa equipa tem de mudar muito. 

Hoje é um dia triste para o Benfica, mas não acho que devemos dramatizar mais do que a realidade nos mostra. Há que lutar pelo que resta de campeonato e como já aqui escrevi muitas vezes, alguém tem de assumir a liderança nas crises. Jorge Jesus não tem culpa de nada, como se nota pelas suas conferências de imprensa; Luis Filipe Vieira não fala, não protege e não se quer associar a fracassos; Rui Costa está remetido ao silêncio e os jogadores parece que estão sozinhos numa estrutura "sem rei nem roque". Os jogadores têm de sentir - nem que seja internamente - que a equipa está apoiada e tem de ser motivados para o que ainda falta da época.

Temo que até ao final do ano ainda possamos perder mais uns quantos jogos, mas é impensável perder outros oito nos próximos dezoito encontros. Nem que seja por essa fácil constatação, temos que estar unidos, desejando e acreditando que o melhor ainda está para vir, porque pior que estes primeiros quatro meses será impossível.

Não podemos fazer nada mais que acreditar no futuro e acreditar que pelo menos os nossos jogadores, saberão honrar a nossa camisola e desculparem-se deste ínicio de época miserável, com as vitórias que nos darão alegrias e consequentemente alguns títulos ainda no que resta da época.
 
Força Benfica

sábado, 13 de novembro de 2010

Semana Negra

Não consigo encontrar nenhuma expressão que defina melhor os últimos dias do Benfica que a que coloquei no título deste post.

Depois da histórica derrota contra FCPorto, lemos todos em vários media, em vários blogs e em várias opiniões quem seria realmente o culpado de toda esta crise e acho que nos estamos todos a precipitar um bocadinho na análise. Estamos a confundir a derrota num jogo com um único culpado - a 100% que é o nosso treinador - com toda uma crise completa de todo o universo benfiquista. Não vou aqui falar nas modalidades, ou do passivo, "disto ou daquilo" que nada têm a ver com o que se passa na nossa equipa de futebol. Já por 1001 vezes entendemos que a época foi mal planeada, com muita juventude, falta de experiência e uma incapacidade em conseguir fazer com que jogadores novos e os que estavam, rendam aquilo que se espera deles.

Temos que esperar pelo final da época e fazer as contas, se bem que para a maioria dos benfiquistas não há muito mais contas a fazer, pelo menos no campeonato. Foi o que pensou o nosso presidente da assembleia geral do clube que disse "que o Benfica tinha que garantir o segundo lugar" e caiu o carmo e a trindade, saindo mesmo em alguma comunicação social que essas afirmações "cairam mal em alguns sectores da equipa". Só mesmo pessoas com pouca inteligência, com pouca formação e dum meio fechado do futebol podem considerar essas afirmações despropositadas ou fora de tom. 

Tem mais valor num dedo Luis Nazaré, que muitos dos jogadores de futebol em todo o mundo e o que ele disse é tão óbvio e tão claro para quem tenha mais de dois neurónios que não entendo onde possa estar a polémica.

Aliás segundo vem em toda a imprensa, a nossa direcção obrigou Jesus - como se fosse possivel "obrigar" os treinadores ou jogadores a fazerem qualquer coisa "certa" quando se depende duma bola - a ganhar os próximos nove jogos até Alvalade (aqui não entendo porque não obrigaram tambem a ganhar contra o nosso rival), a passar a fase da champions ganhando em Telavive e em casa contra Shalke 04 terminando com a obrigatoriedade de ganhar ao Braga no nosso estádio para a Taça de Portugal. Não assumem o segundo lugar mas assumem que as nove vitórias darão descanso nesse objectivo, agora partilhado por Sporting, Guimarães e SCBraga.

Eu sempre disse que depois da derrota em Guimarães o discurso para fora teria de ser de clara pressão para o FCPorto, colocando-o desde logo com "maior ou menor ironia" como campeão nacional. Mesmo que internamente o título fosse objectivo no seio do grupo, e mesmo que em cada jogo o Benfica entrassse para morrer em campo e ganhar esse jogo, deveríamos claramente assumir - até pelo que tinha acontecido nas primeiras jornadas - que o título é do FCPorto. Para mim isso é tão claro, como água... Se me disserem que o Benfica consegue recuperar seis pontos em 15 jogos e receber o FCPorto com quatro pontos de avanço, então cá estaremos no Estádio da Luz para ver o que se passa nesse jogo e esperar pelas últimas cinco jornadas. É assim que se tem que pensar. Mas entretanto, deixar os portistas comemorar e dizer as alarvidades que lhe apeteçam. Como diz Leonor Pinhão o objectivo não é o segundo lugar, mas "ficar a menos de oito pontos do FCPorto", distância a que ficaram o ano passado do clube campeão, Benfica... É uma maneira mais divertida de colocar a questão e nesse aspecto, concordo com ela... Está tudo em aberto para ficar a menos de oito pontos do FCPorto.

Ainda sobre o jogo do Dragão, Pinto da Costa disparou logo nesse mesmo dia com entrevista a "O Jogo". Rui Moreira continuou o ataque na sua crónica de "A Bola" e Villas Boas estava muto triste por terem desvalorizado a vitória da sua equipa perante um "Benfica diferente". Todos estes portistas disseram maravilhas de Jorge Jesus, dizendo que ele não tem culpa, ou no limite que "não é o unico culpado". O alvo é claro... Fazer com que esta derrota abale todo o projecto benfiquista.

Para os senhores Pinto da Costa e Rui Moreira digo que não vale a pena atirar-nos areia para os olhos. Nós saberemos continuar o nosso caminho e os ciclos vão e vem como se provou em poucos meses. Cá estaremos para dar a resposta certa nos próximos meses/anos... Para Villas Boas digo que a sua vitória não tem alma, não tem chama, nem todo o mérito é seu. Digo e repito que para a eternidade estes 5-0 serão associados aos erros tácticos do nosso treinador e isso acontece aos melhores. O Villas Boas escusa de se meter em bicos de pés a falar na maneira como aniquilou o nosso meio campo e ataque porque não havia nem uma coisa nem outra. Custa, mas é a verdade. Na vida como no futebol muitas das nossas vitórias são essencialmente as derrotas de alguém e neste caso, senhor Villas Boas, será sempre assim que será conhecido neste derby e mesmo no estrangeiro onde vi o jogo e com comentários de pessoas distantes de Portugal, noutra lingua eram estas as principais conclusões desses comentadores. Terá tempo de ganhar apenas e só com seu mérito, mas entre ajudas de árbitros, campos inundados, penalties inventados/perdoados e equipas como Benfica ou União de Leiria a mudarem meia equipa e a sairem goleadas do Dragão, o seu mérito está á decima jornada partilhado tambem por outra gente.

Este ataque conjunto de figuras do FCPorto à direcção e a protecção a Jorge Jesus, tem objectivos definidos e alguns media já foram atrás destas palavras. A propósito da viagem a Angola que eu fui 100% a favor antes da hecatombe do Dragão a pensar no dinheiro que nos proporcionou o avultado cachet, a pensar no Estádio da Luz com metade da lotação esperada em cada jogo, a pensar na possível "queda" para a Liga Europa e consequente fraca rentabilidade da champions, a pensar no título entregue ao FCPorto, acho que esse dinheiro pode nos dar jeito no equilibrar de tesouraria. Depois do jogo do Dragão ainda fiquei mais convencido que este jogo foi importante para se acalmar os ânimos e analisar tudo com a perspectiva que a distância "de casa" nos dá.

Nesses dias em Angola, continuaram a sair teorias de guerras surdas entre Luis Filipe Vieira, Rui Costa, Jorge Jesus e alguns pesos pesados do balneário. Volto a dizer que acredito em todas estas versões, mas tambem acredito que com inteligência e liderança tudo se resolve. É nestas alturas que Rui Costa tem de se impor com determinação, liderança e bom senso, evitando o extremar de posições, especialmente naquilo que lhe compete - relação entre jogadores e treinador.

O treinador não assume culpas de nada para fora, mas espero que tenha a mínima decência de pelo menos assumir perante o grupo alguns dos seus erros. Pelo que se diz também nos media, desde a passada quarta feira, imediatamente depois do jogo com Lyon, que Jesus começou a desenhar o esquema táctico para FCPorto e logo a partir desse dia, os jogadores começaram a desconfiar da eficácia desse mesmo esquema. A verdade é que o passado não nos interessa para nada e há que unir, unir e unir. Só isso interessa agora e este jogo contra a Naval é importante e decisivo no estancar desta mini "Grande Crise" desta semana.

Por falar em Naval há um apelo de alguns meus vizinhos bloggers em fazer com que o Estádio da Luz tenha 65 000 pessoas contra a Naval para mostrarmos que estamos com a equipa e mostrarmos que nada nos demove neste amor ao clube. Eu vou ao Estádio da Luz e levarei mais umas quantas pessoas, mas não posso influenciar tanta gente assim... Sinceramente sei que se tivermos metade desse número podemos dar-nos por contentes, mesmo sabendo que o jogo se realiza a uma hora fantástica para levar pais, filhos e avós, mas neste negócio não há nada mais forte que a motivação dos resultados e nesse aspecto parece-me que falharemos esse objectivo. Ter 40 000 nas bancadas amanhã já seria "um milagre".

Com as crises aparecem os nomes dos possiveis jogadores a reforçar o plantel do Benfica. Esta semana já li os nomes de Nolito (Barcelona B), Targino e Bruno Neves (Vitória de Guimarães) ou Funes Mori (River Plate). Sinceramente ou os nossos dirigentes e equipa técnica são tão, tão inteligentes que preparam a equipa a anos de distância, ou vamos continuar a semear este ano (ou no próximo) para colher daqui a dois ou três anos, porque com tantos jogadores jovens no plantel, jovens a contratar e jovens emprestados, o Benfica deverá estar a planear dominar tudo e todos mas só a partir da próxima década. Entendo a ideia do investimento para valorizar e vender, mas de quando em quando convem trazer experiência para o clube de forma a poderem render no imediato e esse é o nosso único problema. Aliás vendeu-se Simão e contratou-se Di Maria e que eu me lembre o argentino teve três épocas até vingar. Logo, temos que ter no mínimo a mesma pacência com Gaitan, com Jara ou com qualquer um destes jovens e assim não se ganham títulos no imediato.

Para o fim deixo a razão principal pela qual esta é uma semana negra. Hoje comprei o jornal  "A Bola" que tenho ao meu lado, porque estupidamente e porque tenho este hábito há muitos, muitos anos de chegar ao aeroporto de Lisboa e a primeira coisa que faço é comprar "A Bola". Abro sempre o jornal pela ultima página - hábito que tenho com todos os outros jornais - e quando fui à procura do texto do Ricardo lembrei-me que obviamente o Ricardo não escreve mais no jornal. Por momentos esqueci-me do que já sei, desde terça feira desta semana. Penso que será o ultimo jornal "A Bola" que comprarei na minha vida...

Eu sou assinante online do jornal. Quando estou em Portugal leio o jornal impresso em PDF às 3am. Nos Estados Unidos leio as 10pm em New York ou 7pm na costa oeste e muitas, muitas vezes esperei religiosamente pelas 4am para o ler em vários pontos da Europa, especialmente em Espanha. É um hábito que tenho há cerca de três anos e ajuda-me a estar perto de Portugal e perto do Benfica quando estou fora ou quando não tenho acesso ao jornal "inteiro"...

Apesar de ter a versão online paga, continuo a comprar o jornal quando estou em Portugal, como hábito de há muitos, muitos anos. E foi por isso que o comprei hoje num gesto espontâneo e imediato - quase "pavloviano" -  no quiosque do aeroporto de Lisboa.

Eu leio o jornal "A Bola" desde que aprendi a ler. O meu pai não comprava jornais desportivos e eu sempre achei que faltava o jornal desportivo como complememto à "Capital", "Correio da Manhã", "Diário de Noticias" ou o obrigatório "Expresso" ao fim de semana.

Eu comprava "A Bola" com os trocos que sobravam do dinheiro que a minha mãe me dava para o lanche ou para qualquer outra coisa.

Comprava o jornal religiosamente à segunda feira, mas algumas vezes comprava tambem à quinta-feira, especialmente a seguir às competições europeias e claro, algumas vezes tambem ao sábado. Abria o lençol grande que era esse jornal, para um menino pequeno e colocava-o em cima da mesa redonda da minha sala de jantar e lia-o todo de uma ponta a outra. Aí li as crónicas mais plurais e mais abertas do jornalismo desportivo português e ainda hoje considero "A Bola" como a "Biblia". Não é a "Biblia" do futebol ou do desporto. Para mim "A Bola" é a "Biblia".

Com as viagens e com muitos dias por ano fora de Portugal a versão online do jornal "A Bola" foi a evolução lógica para quem gosta de ler e estar a par do que se passa especialmente com o Benfica.

No estrangeiro, não leio jornais portugueses. Só abro a bola.pt. Não sinto falta de nada mais e alguns amigos meus não entendem que com os melhores jornais estrangeiros na mão ou no computador as saudades de Portugal matam-se apenas com o jornal "A Bola"...

Há uns dias escrevi neste mesmo espaço o seguinte texto:

(...) Se juntarmos a estes rapazes, o escriba Miguel Sousa Tavares - de quem me recuso a dizer uma má palavra, mesmo que ás vezes discorde do que escreve por inerência normal de "um defender o azul e outro defender o encarnado" - o escriba Francisco José Viegas ou o novo escriba Paulo Teixeira Pinto, estamos perante um "all star" de pessoas com nível, com cultura domocrática, com cultura "das artes" com um nível intelectual acima da média e não são um qualquer "António Araújo da vida."

Escrevi isto a propósito do nível das pessoas do FCPorto que escrevem no jornal "A Bola" que são obviamente muito bem acompanhadas por Fernando Seara, Leonor Pinhão e Ricardo Araújo Pereira. Não revejo no Silvio Cervan nenhum tipo de rasgo criativo ou inteligente e apenas o reconheço como um nosso elemento da direcção a escrever textos no jornal "A Bola".

Quando esta semana se soube do que se passou com a polémica Zé Diogo Quintela - Ricardo Araújo Pereira - Miguel Sousa Tavares - Vitor Serpa não quis acreditar no que lia. Já aqui disse que não escrevia mal de Miguel Sousa Tavares, mas vou escrever...

Pressionar o director do jornal a escolher entre ele e o gato esverdeado é de baixo nivel. O Vitor Serpa aceitar esta chantangem dum cronista - seja lá ele quem seja - é uma vergonha para o jornal que representa. Zé Diogo Quintela acha e muito bem que ninguém deve cortar nem uma virgula do seu texto e demite-se do cargo de cronista sportinguista no jornal e Ricardo Araujo Pereira segue-lhe as pisadas numa clara demonstração de solidariedade que apesar de óbvia, para quem conhece o caracter de ambo os gatos, não é muito normal nos dias que correm.

Eu sou amigo de ambos e não falei com nenhum deles. Ainda pensei em ligar ou mandar sms, mas resolvi não dizer nada e saber mais tarde, com a poeira estabilizada, tudo o que realmente se passou, mas parece-me tudo tão claro que não preciso de nenhuma confirmação oficial.

Acho uma vergonha o que se passou no jornal "A Bola" em 2010. Uma vergonha para o jornal, para o seu director que assumiu num editorial esta semana que foi ele mesmo que cortou o(s) paragrafo(s) do texto de Zé Diogo Quintela. Inacreditável que a "Biblia" faça uma coisa destas e inacreditável como querem agora passar "paninhos quentes" com duas capas de Saviola e David Luiz, ontem e hoje.

Pela primeira vez o Benfica e Sporting estavam unidos numa causa comum. Ao contrário da maioria dos comentadores sportinguistas, Zé Diogo Quintela e Ricardo Araujo Pereira sempre comentaram e gozaram as contradiççoes de vários comentadores portistas que não querem ver, ler ou ouvir nada sobre o caso apito dourado e isso fez mossa na estratégia do FCPorto. O FCPorto sempre utiliza o Sporting como aliado e os sportinguistas gostam de ser aliados nessas estratégias maquiavélicas de Pinto da Costa e desta vez a mossa foi mesmo grande. Além do Sporting que sempre tiveram como aliados, o FCPorto tem agora como aliado estratégico o jornal "A Bola" que foi alvo do maior ataque directo que me lembro de Pinto da Costa em entrevista ao jornal "O Jogo" depois do malogrado jogo no Dragão. Aliás ele fala na expressão "fedorentos" e o prémio que leva é fazer com que ambos estejam hoje sem coluna no jornal "A Bola".

Tiveram medo? Vitor Serpa teve medo de algo? Achava que a guerra de palavras entre os comentadores estava a ser algo grave para o jornal? Pois resolvia o assunto doutra maneira ou esperava que o tempo e assuntos mais interessantes voltassem a tomar conta dessas mesmas páginas.

Uma grande tristeza e uma página negra, muito negra na história do Jornal "A Bola". Eu nunca vou confundir esse jornal com este episódio, mas neste momento decido não comprar mais esse jornal ou qualquer outro aliás... Só comprava este, agora não compro nenhum. Tenho a minha subsrição anual da "Bola" online paga e vou continuar a espreitar aqui ou ali o jornal e usufruir do dinheiro que aí coloquei mas não sei se o renovo, e muito me custa dizer isto...

Uma semana negra, mas que dará seguramente lugar a uma semana mais calma, depois da vitória que se deseja contra Naval. Vamos usfruir de mais uma nova pré época com mais duas semanas de descanso até novo jogo para campeonato em Aveiro no dia 28 de Novembro e espero realmente que seja um bom tónico para que se acalmem todos os problemas e se una tudo o que parece irremediavelmente desunido...

Força Benfica

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fim da Linha...

Podia começar o texto dizendo o que talvez fizesse mais sentido nesta noite :

"Jesus, obviamente estás despedido!"

Não sou presidente do Benfica, não sou director desportivo, não faço parte da direcção, não tenho interesses económicos ou quaisquer outros interesses no nosso clube a não ser uma paixão e amor incondicional pelo Benfica e como mero adepto sou 100% a favor da estabilidade técnica como forma de evoluirmos desportivamente, como aliás tenho demonstrado em todos os meus textos.

O que hoje se passou no Porto não é um mero erro táctico. O que se passou hoje no Porto foi a destruição total duma equipa e se dizemos que se devem fazer análises no fim, eu penso que hoje é o dia certo, porque hoje terminou o campeonato. Hoje não foi só o repetir a fórmula desastrosa de Liverpool com David Luiz a defesa esquerdo. O que se passou no Porto para mim, é uma estratégia para aniquilar todo um plantel.

Meter David Luiz à esquerda, Sidnei no meio depois de não jogar há várias semanas, Sálvio na direita, Fábio Coentrão perdido na extrema esquerda, Carlos Martins a fazer de Aimar, Aimar a fazer de Saviola,  com Kardec a fazer de Cardozo, com Saviola e Peixoto no banco é entrar a perder e para perder o jogo e o plantel.

Foi sofrível ver os nossos jogadores a jogar o que se viu no Dragão e a responsabilidade na vida como no desporto tem de ser assumida por quem manda.

Se eu mandasse, Jorge Jesus era despedido à frente de todo o plantel e não voltava no autocarro da equipa para Lisboa, mas sei que isso não resolveria nada...

O Benfica acaba de perder o campeonato em Novembro e pior que isso, perde uma identidade campeã, perde uma solidariedade de plantel e só com uma liderança firme e autoritária a coisa pode voltar a bom termo.

Jesus foi o homem certo no ano certo. Colocou a equipa a jogar o dobro - especialmente descobrindo Fábio Coentrão para lateral esquerdo, Di Maria e Cardozo a render o triplo que no ano anterior com Quique Flores e teve Ramires, Saviola e Javi Garcia no "sapatinho" como contratações sonantes e fantásticas. Jogámos o melhor futebol da época passada e todos demos os "Parabéns" ao nosso querido treinador. 

A partir dessa conquista do campeonato o senhor Jesus foi aumentado quatro vezes mais porque Pinto da Costa foi "picar" o nosso treinador obrigando a direcção a abrir os cordões à bolsa. Não condeno Luis Filipe Vieira por essa decisão. Eu teria assinado os 200 000€ por mês porque perder o timoneiro campeão seria a pior maneira de entrar na nova época.

No entanto, a partir daqui notou-se que tudo foi mal feito e ao contrário do que defendi muitas vezes não deverá ser no fim do ano que se devem pedir responsabilidades. Todo o plantel está mal construído por culpa de Luis Filipe Vieira e de Jorge Jesus que meteram Rui Costa à margem das contratações - é muito menino para estes negócios segundo a nova dupla maravilha do nosso futebol - e decidiram rebentar com o plantel campeão. Primeiro, porque se sairam Di Maria e Ramires, provavelmente deveria ter-se vendido David Luiz porque a pior coisa que pode acontecer é ter um jogador desiludido  no plantel, como se vê neste momento. Depois contratam-se esperanças e mais esperanças sem assegurar uma continuidade de experiência na equipa dando a Jorge Jesus o poder e a carta branca para pensar que afinal é um catedrático do futebol, quando na prática não passa dum saloio a receber 200 000€ por mês. Catedrático não é quem é campeão uma vez por acaso. Catedrático é o que é campeão muitas vezes seguidas e Jesus não foi, não vai ser e não merece neste momento nem 20 000€ por mês, quanto mais os 200 000€ que o seu contrato prevê.

Temos sete derrotas na época, acabamos de perder o campeonato e perder o plantel porque no jogo em que deviamos ganhar o ano - e eu disse e repeti que o Benfica só ganharia no Dragão com um milagre ou em sonhos como o meu de há dois dias -   demos o jogo ao adversário e perdemos todo um plantel, sendo na minha opinião razões suficientes para recomeçar tudo de novo.

Não há catedráticos de futebol sem entenderem como funciona um grupo psicologicamente e nos laços que cada jogador tem com o próprio plantel. Ser o mestre da táctica não faz de ninguém um catedrático porque os catedráticos sabem o que significa mexer numa equipa como ele ontem fez... O senhor Jorge Jesus sabe o que pensa o Luisão quando vê o menino Sidnei a jogar ao seu lado? Sabe o que sente o menino Fábio Coentrão atirado uma vez mais para o meio campo, sem um bom lateral esquerdo que o cubra e que suba bem? Sabe o que sente o David Luiz a voltar para um lugar que foi infeliz com Quique Flores e onde foi infeliz com este Jesus o ano passado? Sabe o que faz a Aimar ter que jogar sem a referência de experiencia de Saviola à sua frente? Sabe o que pensa Javi a olhar para o lado e ver Salvio onde deveria estar Carlos Martins? Sabe o que pensa esse Salvio a ver um ambiente daqueles e a ter que sozinho levar a equipa para a frente? Sabe o que pensa Carlos Martins vendo todo este descalabro ao seu lado e a faltarem jogar ainda tantos minutos?

Eu nao quero falar de táctica porque disso sabe o mestre, mas quero falar de psicologia e na maneira como este senhor hoje rebenta com a equipa. A expulsão do nosso capitão Luisão foi estúpida, mas foi o resultado de todos estes erros de Jorge Jesus e duma revolta dos jogadores por não conseguirem fazer bem, porque são mal orientados. A maneira calma com que Luisão aceita o vermelho directo e com que sai do relvado pode trazer mais "água no bico" do que apenas um momento nervoso. 

Tudo isto se adivinhava 10 minutos antes do jogo quando eu soube a equipa que ia jogar. Milhares de pessoas trocaram SMS nesses minutos dizendo que Jesus estava maluco e  outras variáveis mais ou menos ofensivas... Se nós todos adivinhámos o que ia acontecer, então Jorge Jesus erra propositadamente ou percebe afinal pouco do seu ofício?

Para mim, Jorge Jesus chegou ao fim da linha e sei que os seus dias no Benfica estão contados. Apenas com uma direcção forte, com um director desportivo autoritário e com um plantel experiente e unido se poderia voltar a ganhar o balneário para o lado de Jorge Jesus. Temo que neste momento os jogadores não estejam com o treinador e isso é o pior que pode acontecer a um técnico. Já o ano passado a maneira como Jesus tratou humanamente os jogadores - própria duma cartilha old school e não dum catedrático de futebol - fazia antever que aos primeiros desaires os jogadores "faziam-lhe a folha" como se diz na gíria futebolística. 

Todos sabíamos que os jogadores do Benfica já no ano passado não podiam ver Jorge Jesus à frente, não porque o senhor Jorge Jesus é uma fera e um disciplinador, mas porque humanamente o homem não é de todo recomendável e não poucas vezes se falou que os seus segundos anos nos clubes são desastrosos "porque já ninguém o atura".

Hoje foi o toque final para que isso seja uma realidade. Não estou no seio da equipa e como disse no ínicio do texto não mando no Benfica, nem tenho qualquer interesse no clube, mas está claro que conseguimos destruir em seis meses tudo o que de bom existia na nossa equipa. 

Culpar Ramires e Di Maria é não ver o que se passa. O Benfica está destruido porque os jogadores que ficaram não rendem nem metade do que rendiam e porque a equipa está desmotivada, saturada e farta de Jorge Jesus. Os jogadores não estão com ele e quando não se pode meter toda a equipa na rua, há que remediar com o que se tem, ou talvez não...

Sei que a nome da pseudo-estabilidade a direcção nao decidirá assim, mas tambem sei que para bem do nosso futuro, para bem dos nossos jogadores, para bem do nosso clube esta seria a única decisão possivel no imediato. Vamos passar um campeonato a lutar pelo segundo lugar desde a 10ª jornada e isso será razão suficiente para termos média de 25 000 espectadores novamente no nosso estádio. Todos sabemos que o Sporting vive bem com esse objectivo mas o Benfica não vive bem com a luta pelo segundo lugar. Tambem sei que o nosso treinador não será despedido e Jorge Jesus ficará alegremente a gerir e a trabalhar um plantel que não reconhece já qualquer talento ao seu treinador e isso pode ser fatal no futuro da equipa e do clube.

Todos sabemos que o FCPorto é o campeão anunciado e que o Benfica tem ainda a Taça de Portugal, a Taça da Liga ou até mesmo a champions para ganhar uns trocos e uns pontinhos, mas neste momento a Liga Europa pode ser mesmo a solução para a equipa rodar melhor e habituar-se a outros cenários mais fáceis. Tambem sabemos que Jorge Jesus pode aprender com os erros, tornar-se mais humano, mais inteligente, menos arrogante, mais humilde, mais próximo do plantel e voltar a conquistar tudo e todos assumindo os erros e não culpando outros, quando a culpa é toda dele. Detesto pessoas que culpam todos os outros antes de assumir as suas próprias culpas. Eu ao contrário, quando detecto um qualquer problema pergunto automaticamente se a culpa é minha e só depois de bem analisado o caso, parto para outras hipóteses. Jesus ontem não assumiu culpa de nada, não protegeu o grupo e mostrou que "quem nasceu para burro, nao chega a cavalo".

Hoje há quem pense que se deve dormir e descansar sobre o que passou e acordar com calma do pesadelo do Dragão, mas eu não acredito em "deixar a caravana passar" sem que ninguém assuma responsabilidades. Todos sabemos do trabalho da direcção em recuperar a credibilidade do Benfica, mas uma coisa é certa... O Benfica tem o passivo de todo o universo em valores muitos altos, temos investimentos enormes em jogadores que teimam em não mostrar qualquer coisinha que se veja, não há nenhuma estratégia de continuidade com esses jogadores e a vertente desportiva no futebol é desastrosa. Absolutamente desastrosa. Perder o campeonato com uns redondos 5-0 contra FCPorto no ínicio de Novembro é deprimente e não se pode dizer "que Hulk estava inspirado". Mas com Guarin, Rolando, Maicon e Sapunaru a jogarem de inicio - para nao falar no Moutinho, que coitadinho... - temos medo do Hulk?

Senhor Jorge Jesus, perdi a confiança em si e como amo o Benfica e estarei aqui a apoiar o Benfica até ao ultimo dia da minha vida, lá estarei no domingo no estádio da Luz a mostrar porque somos apaixonados por um clube e porque é que prejudicamos a nossa vida pessoal por amor a esse clube. Uma coisa lhe garanto meu caro amigo, sei que está a prazo no clube e sei que os jogadores não estão consigo depois da humilhação que lhes fez passar hoje no Dragão, mas vou apoiá-lo até ao ultimo dia  que se sente no nosso banco. Enquanto for treinador do Benfica será o meu treinador e o melhor treinador do mundo, mas perdi a confiança em si e quando isso acontece sei que dificilmente voltarei a ter essa confiança, como tive o ano passado.

Não voltarei a falar de Jorge Jesus por este singelo espaço porque sei que a unica coisa que tem igual ao ano passado é o seu nome e a sua equipa técnica porque de resto, nada é igual e isso é o que acontece a pessoas que não tem estrutura ou inteligência para aguentar o mediatismo do sucesso. Acontece com musicos, com actores, com jogadores de futebol, com modelos, com estilistas, com designers, com gestores ou com treinadores. Mais forte que gerir o insucessso, é muito dificil gerir o sucesso e se esse sucesso vier associado a mediatismo, muito pior. Só alguém com estrutra mental forte, educação (que muitas das vezes tem de vir do berço), com muita inteligência, humildade e capacidade de auto análise pode sobreviver com sucesso mediático ou à pressão de estar no topo e eu não reconheço a Jorge Jesus nenhuma destas qualidades.

Agradeço o que fez no Benfica e digo "Obrigado" pelo título que nos deu, mas já muitos ganharam títulos no Benfica e em Portugal sem perceberm nada de nada... Jorge Jesus prova que tudo lhe corre mal quando o sucesso lhe bate a porta. Para o fim pergunto o que sentirá quando receber amanhã o cheque do ordenado de 200 000€ depois da "porcaria em 2 actos" que fez no Dragão? Sente-se bem?

Provavelmente não sentirá nada ou até achará justo, como mero empregado numa grande organização. Se fosse benfiquista como eu e como muitos milhões sentiria vergonha que é aquilo que todos sentimos ontem. 

Para o fim deixo o sinal claro que no Benfica NINGUÉM percebe nada de futebol, de gestão ou de solidariedade... Então depois de sofrer cinco golos, depois de tudo o que se passou e se escreveu de Roberto esta época, é ele o escolhido para ir falar na flash interview da Sport Tv? Não há ninguém melhor colocado para falar? Tem de ser o nosso guarda redes, acabadinho de levar cinco golos e absolutamente chocado a dar as primeiras declarações a defender o grupo?

Por estas e por outras é que eu digo que o Jesus é uma "besta quadrada" mas quem anda ao seu lado não é muito melhor. Sobre esse tópico falarei noutra altura e num post maior, muito maior que este.

Agora desejo a todos boa viagem a Angola e que essa viagem sirva no mínimo para solidificar laços de união, de solidariedade e de rejuvenescimento do espírito de grupo. 

Para Jorge Jesus e depois de hoje lhe ter batido forte e feio - opiniões são opiniões e estas andavam atravessadas há muito tempo - desejo-lhe sorte para o resto da temporada e para a sua carreira que deverá passar mais tarde ou mais cedo pelos lados do Dragão. Eles não costumam esquecer quem os trata bem e depois de perder a confiança em si, já acredito em tudo...

Força Benfica

sábado, 6 de novembro de 2010

Sem Medo...

Hoje acordei e percebi que tinha sonhado com algo estranho. O sonho foi totalmente real e não querendo entrar na área de psicanálise partilhada, decido contar o que o meu subconsciente inventou. Primeiro tenho que referir que não sonho muito com futebol, apesar de nas vésperas de grandes momentos, esse meu subconsciente pregar-me algumas partidas com incursões recorrentes no universo futebolístico. Desde míudo que assim é e nunca mudei nesse aspecto.
 
Hoje sonhei que o Benfica tinha ganho 2-0 ao FCPorto. Um sonho desses que são reais e que não se vislumbra qualquer sinal de que estamos a viver um sonho. No meu sonho existiram duas coisas estranhas logo no início. A primeira é que o Benfica ganhava 1-0 ao intervalo e  a segunda é que nesse mesmo intervalo havia um flash interview dos treinadores de um minuto. Jesus falou primeiro. As palavras dele foram claras. 

"Aqui está a resposta para quem pensava que o Benfica vinha jogar com medo ao Dragão" e mais não disse....

Villas Boas respondeu com um qualquer discurso técnico/táctico que provavelmente ocupou mais dum minto a justificar o injustificável até esse momento. 

Na segunda parte o Benfica marca o 2-0 num golo proveniente de clara irregularidade. Alguém na confusão da grande área faz a assistência para o nosso golo com um passe no chão com a mão... O árbitro validou o golo. Só mesmo em sonhos isso poderá acontecer, mas eu sonhei com isto. 

Escândalo total e no fim do jogo - poucos minutos depois - o circo estava montado. Villas Boas vinha absolutamente louco esquecendo que se invalidassem o golo nos últimos minutos, o Benfica ganhava 1-0 na mesma, mas entendo a sua rabugem. Agora já sabe o que significa ser roubado como nós fomos em vários jogos no ínicio do campeonato. Para o fim do sonho, as palavras de Jesus, que em vez de falar do jogo, quis destacar o facto do Benfica ter sido convidado por Villas Boas para um encontro entre os técnicos antes do jogo, pelas 530pm numa sala no Estádio do Dragão. A verdade é que Jesus disse na  flash interview final inventada e no sonho, "que esperou com os sues colegas técnicos do Benfica por Villas Boas uma hora sem que ninguém aparecesse nessa sala ou sem que alguém lhe comunicasse se viriam ou não viriam". Ou seja, mesmo no final do sonho lá aparece algo mais realista a contrapor com o golo mal validado ao Benfica, mostrando que o futebol português é cheio de estórias...  Até o meu subconsciente me entrega de bandeja coisas surreais sob o tópico FCPorto - Benfica!

Esta inconfidência de contar um sonho meu no blog tem apenas um objectivo... O meu subconsciente passou-me a mensagem correcta para este jogo. 

Jogar sem medo!

O Benfica não tem que temer nada nem ninguém. Ao contrário do que dizem, o Benfica não tem nada  a pressionar-nos. Nos últimos trinta anos o Benfica ganhou apenas duas vezes nas Antas/Dragão. Aliás uma vez nas Antas com dois golos de César Brito e uma vez com dois golos de Nuno Gomes já no Estádio do Dragão. Jorge Jesus nunca ganhou nas Antas/Dragão e o máximo que conseguiu foram dois empates. Porque é que devemos estar pressionados? Não é o FCPorto que já se proclama campeão desde a quarta jornada? Não é o FCPorto que terá de ser campeão sob pena de todas as ajudas a seu favor e prejuizos contra o Benfica cairem em saco roto?

Temos sete pontos de atraso e perder este jogo será o normal, portanto temos que jogar ao contrário. Entrar sem medo de nada. Dar o máximo em cada jogada, lutar e lutar em cada segundo do jogo. Eles sim têm um problema grave se perderem o jogo porque mesmo com todas essas ajudas de árbitros e mesmo com todas as vitórias e curriculum deslumbrante nesta época, ficar com quatro pontos de avanço e ainda ter que ir ao Estádio da Luz será algo dramático para eles. Perder contra FCPorto e passar a ficar com distância de dez pontos é apenas seguir o guião pré estabelecido. 

Não ter medo das bolas de golfe, não ter medo do ambiente azul e de ver todas aquelas pessoas "mascaradas de bárbaros", não ter medo de tudo o que possa vir das bancadas, não ter medo de nada o que possa acontecer naquele estádio é a unica receita para o sucesso.

Dizia Pinto da Costa que antigamente passar a ponte da arrábida era já meio caminho andado para perder o jogo em Lisboa. Neste momento, o ambiente que se vive no seio da nossa equipa é que entrar no Porto, já significa perder o jogo. Temos que ser fortes e combater psicologicamente e fisicamente  esse ambiente e esse fatal desígnio com todas as nossas forças. Temos que ser absolutamente concentrados e não deixar que eles ganhem o jogo conforme o "combinado". Nós queremos ganhá-lo e lutaremos para o ganhar, mas não o perder, tendo em conta este cenário em que o jogo se realiza, já será um bom objectivo. A intimidação é o modus operandi desta gente. Eles querem que o medo entre dentro de cada jogador do Benfica e o paralise. É assim que esta gente funciona e Villas Boas é o seu mais perfeito timoneiro nesta estratégia.

O ano passado, a jogar com mais um jogador, não soubemos aguentar o ataque do FCPorto  no Dragão e verdade seja dita, perdemos bem. Os jogadores do FCPorto entram sempre nos limites dos limites e sabe-se lá se apenas estão nos limites legais das famosas substâncias que se diz tomarem pelos lados do Dragão...

Uma coisa é certa, esta semana tivemos visitas do controlo anti dopagem - pelos vistos a pedido da Uefa - e que eu saiba o FCPorto passou a semana descansadinha nesse aspecto. 

Não ter medo é ter atitude, não ter medo é sentir que cada jogador tem dez milhões de adeptos em todo o mundo a torcer por uma vitória do bem contra o mal. Desculpem-me os mais puristas defensores do FCPorto, mas é disso que se trata... Amanhã, joga-se num relvado e num estádio bonito um jogo entre o bem e o mal e é fundamental que os nossos jogadores entendam isso. Não é apenas um jogo, mas sim um jogo entre a manhosice, a mentira, a pressão escandalosa, a máfia contra o bem, o sério, o honesto, o corrrecto...

É assim que eu o vejo e sei que só um "Super Benfica" poderá empatar e só um "Benfica Perfeito" poderá vencer. Eu não exijo nenhuma vitória aos nossos jogadores mas exijo que morram em campo, porque amanhã joga-se muito mais que um simples jogo de futebol e tudo o que tenho aqui escrito prova isso mesmo.

Ganhar ao FCPorto na minha opinião é dar passo decisivo para sermos campeões, mas possivelmente "só mesmo em sonhos". Empatar contra FCPorto é declarar que vamos ter campeonato até ao fim e perder será lutar contra Sporting pelo segundo lugar do campeonato. 

Nao ter medo é ser solidário, sem ser arrogante... Quero uma equipa com o fair play possível mas jogar também ela nos limtes. Não sejam mariquinhas e não se queixem todo o tempo. Eu conheço bem o Dragão,  já lá estive naquelas bancadas quando ganhamos com Koeman e fui lá empatar com Quique Flores e contra Pedro Proença e sei do que falo. Eles podem ter ganho todos os jogos e empatado dois mas isso não faz do FCPorto uma equipa tão superior ao Benfica que já leva as famosas seis derrotas. É nisso que tem de focar os nossos jogadores. Com humildade, somos tão bons ou melhores que eles.

Desta vez infelizmente não posso ir ao Dragão, por me encontrar uma vez mais no estrangeiro, mas tiro o chapéu  a todos os 2500 adeptos benfiquistas que ali vão estar a apoiar a equipa e a colocar a sua integridade física em risco. Estes 2500 adeptos não têm seguramente medo e a equipa tem de sentir esse apoio e exemplo vindo da bancada.  Tenho amigos, que mais uma vez aí vão mostrando que até ao fim estão sempre com a equipa, com ou sem boicotes institucionais e começando por eles a equipa tem mostrar que não tem medo de nada...

Sei o que é jogar contra Pedro Proença e conheço bem as suas habilidades, mas isso não é desculpa antecipada. Sei o que significa sofrer um golo naquele estádio e o ambiente que se cria nos minutos seguintes. Mantenham a calma "no matter what" e lutem solidariamente durante os noventa minutos. 

Repito que não há que ter medo de nada, porque quem representa o Benfica e conhece a nossa história sabe que a palavra "medo" não faz parte do nosso dicionário, mesmo contra bárbaros primitivos. 

Sejam dignos do emblema que levam ao peito e não se julguem superiores a ninguém. Joguem este jogo como se da final da champions se tratasse, porque este ano é disso que se trata. Evitar que FCPorto seja campeão, ganhando o bicampeonato para o Benfica será mais importante para o futuro do nosso clube e do futebol nacional que ser  campeão europeu já este ano. 
Sei que o título está "prometido" ao FCPorto desde o início do campeonato e também sei que o objectivo maior do sistema é que o Sporting volte aos famosos segundos lugares. Amanhã, lá voltaremos a ver o normal apoio leonino a uma vitória do FCPorto e uma vez mais veremos o apoio esverdeado a um futebol de mentira, de vergonha que tanto ajudaram a cimentar, mesmo sem se aperceberem disso. Coitados...

Esqueçam tudo isso em campo e saiam desse estádio de cabeça levantada. O objetivo de portistas não é apenas ganhar. Eles querem humilhar o Benfica, querem mostrar quem ainda manda neste futebolzinho e querem, se possível golear.

É isso que subconscientemente eles querem fazer-nos. Talvez até sonhem com isso como eu sonho com o 2-0 com uma assistência com a mão, mas com atitude e sem medo, isso não acontecerá seguramente.

Se acabar o jogo com o resultado que começa, já ficaremos contentes, faltando-nos apenas os difíceis jogos em Braga e Alvalade para fechar o ciclo Nacional, Maritimo, Guimarães, FCPorto, Braga e Sporting...

O ano passado ganhámos o jogo na Luz a FCPorto sem Di Maria, com Luis Filipe e com Urreta, entre outros... Amanhã não teremos Cardozo ou Ruben Amorim mas seremos onze conta onze e se mantivermos este equilibrio e sem expulsões, tudo pode acontecer.

Para os jogadores digo-lhes que sejam inteligentes durante todo o jogo e tenham a certeza que uma vitória vos eleva a heróis nacionais. Pelo menos da parte da nação que ainda defende a verdade desportiva e que joga do lado do bem. Entendam que o guião deste campeonato tem escrito que sairão derrotados do Dragão amanhã, mas está nas vossas mãos, na vossa atitude, na vossa determinação, na vossa garra, na vossa vontade, na vossa coragem e  na maneira como entram e saiem desse estádio "sem medo", o escrever duma nova história. Vocês decidirão porque no futebol, mesmo com máfias, com encomendas, com árbitros ou com prostitutas, serão sempre os artistas a decidir!

Força Benfica

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Benfica anda Amorfo?

O Benfica anda Amorfo?

A esta pergunta não sabemos responder mas há indicadores que mostram que o Benfica anda amorfo,  esperando que algo importante lhe aconteça e se inicie finalmente uma nova era neste Benfica "não amorfo"...

Desde o ínicio da época, especialmente depois da derrota em Guimarães e mais recentemente depois da derrota em Lyon, que sentimos que colocámos em perigo dois dos grandes objectivos da época. O primeiro e mais importante seria revalidar o título e o segundo, seria passar a fase de grupos da champions num grupo que no mínimo era acessível. 

A verdade é que com o comunicado que o Benfica emitiu exactamente depois dessa derrota em Guimarães passou-se um claro sinal de quem quer utilizar esta época como exemplo para uma mudança de atitude no futebol nacional a vários níveis, mas também de quem sabe há muito tempo, que será dificil a revalidação do título. Desde esse jogo até hoje o Benfica já perdeu mais duas vezes em três jogos disputados na champions mas ganhou os cinco seguintes jogos de campeonato, recuperando apenas dois pontos ao primeiro classificado. 

Tal como o ano passado se sentiu que com maior ou menos dificuldade o título seria entregue ao Benfica, este ano "cheira a título a cair para o lado do FCPorto" - por várias razões que neste momento não interessam analisar - e o Benfica terá que fazer o melhor e aproveitar estes meses para preparar a equipa que é muito jovem para um futuro próximo, tentar ganhar o possivel - Taça de Portugal nas prioridades -  e voltar a trazer de novo entusiasmo aos nossos adeptos. 

Falou se muito da viagem a Angola, mas sinceramente eu não sou critico dessa decisão. O Benfica ganhou duas vezes no Estadio das Antas/Dragão nas ultimas décadas. Nunca se pode exigir aos nossos jogadores a vitória num estádio e num local que este ano - tal como aliás em muitos outros anos - será um campo de batalha com um ambiente de cortar à faca. Juntando a isto, os jogos no Estádio da Luz  com metade da lotação e o apelo para não se ir ver jogos fora, temos as razões "mais que óbvias" para se ir a Angola a meio da semana. 

Ao contrário do que muitos dizem, eu não acho que o Benfica vá a Angola para que Luis Filipe Vieira possa ter mais negócios nesse país Africano. Eu acho que o Benfica vai a Angola possivelmente com cachet recuperar algum do dinheiro que estava no orçamento de 2011 com bilheteira em jogos de champions e de campeonato - que este ano não estamos a conseguir receber pelas fracas afluências de gente no nosso estádio - e recuperar algum do dinheiro que os pontos da champions infelizmente ainda não deram. 

Ou seja, considerando a hipótese realista de o Benfica poder ficar fora da champions e fora do título depois duma "hipotética" derrota ou empate nas Antas, porque é que o Benfica deveria dizer que não a este convite Angolano?

Pois vamos ser optimistas e considerar que o Benfica ganha ao Lyon e ganha ao FCPorto esta semana. Eu diria, muito optimista... Pois caso isso aconteça a injecção de moral na nossa equipa, nos nossos adeptos e em todas as estruturas do clube aguentarão sem problemas uma viagem a Angola, poupando quem tem de poupar para jogar contra Naval no domingo seguinte e com estádio provavelmemte cheio. 

Eu gosto de gerir com pessimismo e com expectativas realistas. Não gosto de sonhadores que vêem tudo bonito, fácil e esperançoso. Hoje, viajarei uma vez mais para Portugal, para de propósito ver o meu clube na champions e faço-o com esperança de vitória. No domingo, voltarei a ter a esperança que o Benfica ganhe, mas sei que ambos os jogos tem dificuldade máxima e existe a probabilidade alta de perder. 

É com este realismo que o Benfica tem de ser gerido e a verdade é que com este cenário a viagem à Angola é o menos importante do ano.

Preocupa-me sim a relação dos adeptos com a equipa. Hoje, o estádio estará uma vez mais longe de estar cheio numa competição que os benfiquistas ambicionavam jogar há tantos anos. Preocupa-me que num jogo de campeonato se volte a ter menos de 30 000 pessoas, mesmo que seja numa sexta feira chuvosa, em véspera de fim de semana grande. Tudo isso me preocupa e sei que esta resposta do universo benfiquista é contrária ao apelo da direccção em não se ir ver jogos fora. A direcção apelou ao boicote de jogos fora, mas apelou tambem para que se enchessem os jogos em casa, coisa que manifestamente não está a acontecer. Temos que contrariar esta tendência e isso só se consegue com resposta clara dos nossos jogadores. A mesma atitude insaciável e vontade de ganhar da época passada dão agora lugar a um certo receio de perder pontos, à tal atitude amorfa,  pelo menos até ao dragão e sem nenhum tipo de bom futebol ou espectacularidade do ano transacto.

Repito que é duma crueldade exigir aos nossos jogadores que ganhem no Dragão. Acho cruel, intelectualmente desonesto e de uma dificuldade extrema. Se em tantos, tantos anos, com equipas fantásticas não se conseguiu ganhar  - como no ano passado por exemplo - porque temos que ganhar agora, com uma equipa distante dos melhores dias, com o melhor goleador lesionado e com meia duzia de miudos a adaptarem-se à alta roda do futebol nacional e europeu?

Esta semana é decisiva, mas temos que viver com a euforia das vitórias (caso um milagre se dê e o Benfica faça três pontos na champions e três pontos no estádio do dragão) mas temos essencialmente que viver com a desilusão de algo poder correr mal. E na minha opinião, só há uma maneira de viver com ambas, que é estar nesse tal jogo do dia 14 de Novembro contra a Naval, mostrando porque afinal somos realmente o maior clube português.

O sporting está á beira de nos apanhar na classificação e  no caso de derrota no dragão (caso o sporting ganhe o próximo jogo em casa contra vitória de guimarães) teremos de lutar com eles pelo segundo lugar e não será vergonha nenhuma se o assumirmos como objectivo para esta época.  É preciso humildade para entendermos que os erros do ínicio de época são irremediáveis e não podemos andar com o tempo para trás. O FCPorto ganhou todos os jogos da Liga Europa, ganhou a SuperTaça, ganhou o jogo da Taça de Portugal e em nove jogos do campeonato empatou apenas fora com o Vitória de Guimarães, que é uma das sensações positivas do campeonato.
 
Contra factos não há argumentos e mesmo sabendo que foram ajudados e beneficiados quando "ao mesmo tempo" o Benfica foi prejudicado, há que dar mérito aos resultados do FCPorto. Receber o Benfica com estes resultados no seu historial desta época será a motivação extra para quererem "matar" o Benfica. Nós teremos que fazer dois jogos perfeitos para evitar acabar a época em Novembro, mas temo que neste momento esses jogos perfeitos estejam longe da realidade tendo em conta o que temos visto sem Ruben Amorim e sem Cardozo - dois jogadores que dão experiência e alternativas a Jorge Jesus. 

O meu desejo é ver uma equipa acutilante, consciente que da sua atitude dependerá o futuro do seu clube a muitos níveis - e o financeiro não foge a esta regra - e capaz de colocar em campo o melhor futebol desta época. De Jorge Jesus espero a humildade e a capacidade de motivar os seus jogadores para jogarem no limite das suas potencialidades e do público benfiquista esperava muito mais nesta altura... Esperava que hoje mostrássemos porque somos grandes e estivéssemos no Estádio da Luz os 60 000 espectadores que se exigiam num jogo de champions league contra um dos nomes sonantes desta competição desde há vários anos e cabeça de série do nosso grupo. 

Que os indecisos ainda possam ir ao Estádio da Luz e que os nossos jogadores entendam que ganhar hoje será o tónico necessário para irmos ao Dragão, aparentemente mais motivados, sem o tal estado amorfo com que sinto o Benfica há várias semanas. 

Temos seis dias para salvar a época e seis meses para preparar a próxima. O ideal seria fazer ambas ao mesmo tempo... Que comecemos hoje, com a vitória que tanto precisamos. 

Força Benfica