terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FCPorto? E o Rio Ave?

Começo pelo título do post...

Então na terça feira passada - não hoje -  leio no jornal "A Bola" que Miguel Sousa Tavares afirma que "ainda bem que nas mais finais da Taça nos saiu o Benfica: era tremendamente injusto chegar ao Jamor sem ter tido necessidade de fazer o mínimo esforço para tal".

Ambos concordamos com a parte final da citação, apesar de eu acrescentar que não teve que fazer nenhum esforço para chegar às meias finais e isso já é suficientemente surreal. Ao contrário do que diz e do que pensam muitos, o Benfica está longe das meias finais da Taça de Portugal e como disse na passada quinta feira a nossa Leonor Pinhão, o Benfica fez muito bem em não estar representado no sorteio da passada segunda feira. Que desrespeito pelo Rio Ave mostrou este senhor Miguel Sousa Tavares que na ânsia de colocar pressão onde nem sequer é desejável, esqueceu e desrespeitou o clube de Vila do Conde.

Infelizmente o objectivo é claro e passa por desestabilizar o possível com o nome FCPorto, esperando que uma escorregadela encarnada, realmente lhe possa oferecer a final do Jamor sem fazer o mínimo esforço para tal, pois a duas mãos e se o Rio Ave for o vencedor do jogo em casa contra Benfica, não me parecia complicado. Como é óbvio tenho esperança em ganhar ao Rio Ave apesar de saber e afirmar que se está a preparar o terreno para alguma investida forte contra o Benfica.

Disse há umas semanas, que não acabaríamos este mês apenas com vitórias porque isso seria sinónimo de meia final da Taça da Liga, meia final da Taça de Portugal e a maior série de vitórias seguidas no campeonato.

Veremos o que se passará, mas entretano o país entreteu-se a utilizar o fora de jogo e a mão de Saviola no golo da Académica para equilibrar as contas do "deve e haver" entre Benfica e FCPorto no que a arbitragem diz respeito e mais recentemente com o pseudo estalo/empurrão de Jesus a um tal de Luis Alberto do Nacional.

Não falo de Jorge Jesus por aqui, mas falo do Benfica e o nosso clube tem de apoiar o seu treinador, mesmo que tenha sido uma infantilidade fazer o que ele fez no centro do terreno à vista de todas as câmaras. Jesus meteu-se a jeito para um castigo que com esta direcção da Liga só não aparecerá por milagre. Nao virá mal ao mundo e há coisas piores seguramente...

Para quem me lê sabe que digo e repito que desde o jogo de Guimarães que o campeonto está entregue e de bandeja, ao senhor Villas Boas. Nunca se pensou que se pudesse oferecer algo tão importante à quarta jornada, mas a verdade é que aí ficou escrito o destino do nosso campeonato. Vamos poder aproximar, até vamos poder assustar, mas nunca será suficiente para que FCPorto perca e penso que há muito tempo se deveria assumir um discurso de "FCPorto é campeão desde a quarta jornada, agora vamos ver se os milagres ainda acontecem..."

Sim às vezes os milagres acontecem...

E alguns desses milagres podem acontecer na Taça de Portugal que se disputa já amanhã. Quem me lê sabe que espero estar nas duas finais possíveis este ano - Taça de Portugal e Taça da Liga. Para que isso aconteça, teremos que jogar contra Rio Ave amanhã e se ganharmos, jogar contra FCPorto a duas mãos para as meias finais da Taça de Portugal. Para a Taça da Liga teremos que jogar contra Sporting em casa nas meias finais se nenhuma surpresa de ultima hora possa ainda acontecer na ultima jornada da fase de grupos,  para depois encontrar o FCPorto, o Nacional ou Guimarães nessa final. Ainda acho que FCPorto pode passar esta fase da Taça da Liga, tal o compadrio entre Nacional e FCPorto, mas disso falaremos depois...

Todos estes jogos são importantes para safar uma época que começou torta demais e todos os cuidados são poucos. 

Isto a propósito da possivel saída de David Luiz para o Chelsea. Eu defendi e defendo a venda de David Luiz, Cardozo e Fábio Coentrão por valores que rondem os 75 / 80 milhões de euros pelos três passes. Sempre defendi que vender agora ou no verão era exactamente igual, visto que este campeonato já era... 

No etanto e pelas razões que apontei atrás - Taça de Portugal e Taça da Liga - pergunto porquê devemos perder David Luiz em Janeiro por 25 milhões - vamos acreditar que pode sair por 30 milhões - quando podemos vendê-lo por valor igual ou superior em Julho?

Ou o Benfica tem reais necessidades de tesouraria - já falam que a venda a pronto pagamento é factor decisivo para vender já - ou então pode estar a abdicar daquilo que Rui Costa lembrou há umas semanas quando afirmou que "ainda temos muito para ganhar este ano"

Há no entanto uma coisa positiva com esta venda. O Benfica deverá jogar contra FCPorto com um defesa esquerdo de raíz e isso só por si, é razão suficiente para o contentamento de ver o David Luiz partir. Ironias à parte, ele é um dos nossos e vai me custar vê-lo sair...

Temos muito para ganhar e espero que se ganhe já amanhã, para os objectivos que atrás referi se comecem a materializar.

Entretanto e para mudar de assunto, parece que Salvio está a ser "picado" pelo FCPorto. Nada que surpreenda. Isso faz parte do modus operandi da direcção desse clube. Tudo o que o Benfica mostra interesse, vai-se picar para aumentar a proposta encarnada ou na "pior" das hipótese o Benfica desiste e o FCPorto compra alguém de valor, a julgar pela amostra de Falcao, Alvaro Pereira, James Rodriguez e outros...

Veremos o que dá esta novela que tambem acaba por ter um denominador comum com outras situações  - Atletico de Madrid. Há sempre coisas estranhas nos negócios do Atletico de Madrid e parece-me incrível que em tantos anos o Benfica acabe sempre a perder com os negócios com este clube. Pode ser que neste caso, a vontade do jogador falte mais alto e ele possa vestir de águia ao peito na próxima temporada.

Para terminar uma palavra para as nossas modalidades. Conquistámos mais uma supertaça de andebol numa final four dificílima e mantemos aspirações reais em ganhar mais títulos no Andebol, Futsal, Basket, Hóquei ou Voleibol. Trabalho fantástico feito nesta área da nossa gestão que merece mais apoio de todos nós, nos jogos realizados nos nossos pavilhões. 

Voltando ao futebol, é necessária muita concentração neste jogo em Vila do Conde sob pena de ficarmos pelo caminho no maior objectivo da época. Espero que os nossos jogadores não facilitem nem um segundo... Nem um segundo...

 Força Benfica

3 comentários:

Anónimo disse...

O senhor é um hipócrita.
Pelo visto tem jeito para a escrita.
Para um incauto navegador ao ler o seu post poderá-lhe parecer um texto sereno e razoável.
Mas se analisarmos com atenção é só preconceito do principio ao fim.Nos seus textos ha sempre um dirigente,jogador, treinador ou adepto do Porto que deve ser atacado pelo seu comportamento ou palavras.Mas para o benfica os comportamentos nunca sao alvo de critica ou sao apenas infatis(mais uma vez relativiza com um pseudo qualquer coisa) ou os benefícios da arbitragem que devem ser ignorados porque só o Porto é que é verdadeiramente beneficiado ... tretas.

PS:Realmente o Porto tem que agradecer ao Benfica a oferta deste campeonato desde a 4ªjornada

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Anónimo

Eu não sou hipócrita e já o escrevi aqui na caixa de comentários a outros anónimos azuis.

Escrevi em Setembro depois do jogo contra Guimaraes que o título estava entregue e entregue está à 17ª jornada.

Acho mesmo que Jesus foi infantil no "pseudo estalo/empurrão" que deu no senhor Luis Alberto - como no penalti do Hulk este fim de semana, damos a beneficio da duvida se tocou ou nao tocou na cara de Luis Alberto - e aceito o castigo que a Liga lhe vai mover, como algo natural e normal. Afirmo que há coisas piores, no meu texto.

O FCPorto é beneficiado, o Benfica é beneficiado e todas as equipas num determinado momento são-no, num jogo que tem o árbitro como alguém "humano".

O FCPorto é prejudicado? Não, não é... O Benfica é prejudicado? Sim muitas vezes, especialmente este an e nos timings que o senhor Vilas Boas mais precisava.

São factos e nao quero discutir muito mais o "deve e o haver" das arbitragens, pois os 8 pontos - que serão 11 amanhã - são distancia suficiente para não entrarmos nestes pequenos detalhes.

O único preconceito que tenho desde o "principio até ao fim" é saber que nesta guerra surda entre FCPorto e Benfica, só verdadeiramente haverá justiça quando um desses clubes tiver oposição, quando a democracia imperar outra vez nesse clube, quando o modus operandi desse clube voltar a ser leal e elevado ou quando se puder ganhar e perder sem desconfianças de tudo o que "possa parecer e não ser".

Quero um FCPorto forte e leal, honesto e democrático.

Infelizmente, algo que qualquer adepto do FCPorto não deseja há 30 anos, obcecado e cego por uns quantos títulos que pelo que vejo justificam tudo.

Agradeço os seus comentários, e tentarei responder sempre que possível, mas "tretas" há muitas e nem todas escritas neste blog. Uma delas é nomear o senhor Joao Ferreira para o Rio Ave - Benfica de amanhã, ou colocar o FCPorto a 11 pontos de vantagem no mesmo dia da Taça, antecipando um jogo na mesma jornada dum Sporting-Benfica à conta duma jornada europeia.

Espro que o descanso resulte e que o FCPorto possa eliminar o Sevilha.

Força Benfica

Manuel disse...

O Peido da Costa disse aos seus apaniguados para "estarem atentos aos vermelhos". E desde então, porque foi apenas desde então, sairam todos da toca e andam, desesperados e esfalfados, por tudo o que é blogue benfiquista a tentar rebater as opiniões (falsas na sua visão) dos benfiquistas.

Os benfiquistas escrevem aquilo que entendem nos seus blogues e ninguém tem nada a ver com isso. E escrevem verdades que eles, andrades, não querem ver aflorar à superfície. Como tem sido hábito ao longo dos anos. Porque se movem melhor na escuridão. Quem tem muito a esconder...

Como tem sido hábito, ao forçarem a retirada de tudo o que é video comprometedor do YouTube, processar críticos incómodos e obrigá-los a fechar blogues, etc., etc. Mas isto da internet, e desta democracia que obriga a mostrar o que verdadeiramente se passa, é uma chatice... E o problema é que os blogues benfiquistas já são algumas centenas.

Quanto ao campeonato, eu ainda não atirei a toalha ao chão. Por uma questão de princípio, eu nunca desisto. Por outro lado, vendo quem são os nossos "adversários", ainda fico com mais força. Não gosto de corruptos nem de mafiosos. Vejam as nossas modalidades ditas amadoras. Vão de vento em popa. O futebol é já a seguir...

Muita água vai ainda passar por debaixo das pontes, muita coisa pode ainda acontecer, e estou convencido que ainda vamos ver algumas surpresas. In those flactal times...

Por fim, algo para os andrades meditarem. O Falcão não está lesionado no joelho. Pelo que ouvi, e penso que é verdade, o problema dele passa mais por problemas de tubos de plástico enfiados nas narinas. Não sei se me faço entender. Por isso eles não gostam da internet. Mostra e denuncia tudo.

Mas é bem feito. Como dizem os ingleses, "What goes around, comes around". Penso que a sorte está a deixar o Metanoso de Contumil. Depois do C. Rodriguez, que também foi um flop muitissimo caro, agora o Falcão. Já são dois flops caríssimos e que dos quais não conseguem recuperar os investimentos avultados.

Que lhes faça bom proveito.