segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mau demais...

Não podia ter começado pior a semana do derby no Dragão. O processo David Luiz foi uma vergonha em toda a linha e penso que Luis Filipe Vieira vai ficar conhecido como o presidente com menos poder negocial da nossa história.

Na vida, como nos negócios, devemos ser duros e sérios ao mesmo tempo e Luis Filipe Vieira provou que é um "menino de bigode..." 

Vender David Luiz por 20 milhões hoje, mais 5 milhões em 2013, um jogo do Chelsea no Estádio da Luz, outros valores por objectivos que podem chegar a 3,5 milhões e um jogador que jogou duas vezes na equipa principal do Chelsea e que este clube comprou por 1,5 milhões de libras há um ano, é ridículo. 

Vender David Luiz hoje depois de abandonar a mesa de negociações a semana passada dando um ar duro e forte é também ridiculo.

Meu caro Luis Filipe Vieira a utilização da palavra "ridículo" é simpática. Aliás, na verdade dá-me pena de si e pena dum clube que se coloca assim a jeito da ridicularização num negócio destes, numa semana tão importante como esta. 

Se era para termos este desfecho, mais valia ter vendido a semana passada, poupando a frase "David Luiz não está a caminho de Londres. Está a caminho de Vila do Conde".

Sabe meu caro presidente, detesto pessoas que se armam em boas e em fortes e no fim não passam duns medricas fracos. 

Nao tenho nada contra si nem contra os medricas. Aliás acho que o medo é um sentimento muito nobre, mas acho que toda esta novela é má demais para poder ser verdade e você deu neste caso um exemplo de péssima gestão de dinheiro, de timing, de expectativa e de credibilidade.

Mais que ser uma vergonha é não ser humilde assumindo as limitações que obviamente teve neste negócio e estando caladinho até ao ultimo dia.  

Sabe que não é vergonha ser pobre, mas é vergonhoso armar-se em rico. Se o Chelsea só ofereceu isto e isto é o que o Benfica podia fazer de melhor, tudo bem... Mas por favor poupe-nos ao rídiculo dos comunicados" e dos "jogos de força" e "das noticias colocadas na imprensa", porque no fim parece que afinal fomos nós que telefonámos ao Chelsea a oferecer o jogador.

Sabe senhor presidente, estou em Londres e soube da noticia pela televisão inglesa ao mesmo tempo que soube do valor que o mesmo Chelsea pagou pelo Torres. Nao gosto de comparar, porque são incomparáveis, mas é triste saber que vendemos o nosso jogador mais valorizado - agora é Coentrão - por valores inferiores a metade do que Chelsea pagou por Torres e é triste saber que o senhor veio a Londres negociar David Luiz, em vez de serem estes senhores a irem aí a Lisboa. É um pormenor, mas um pormenor que revela muito do que se começou a desvendar dos valores deste negócio. 

Como vai a nossa equipa reagir esta quarta feira?

Esperamos que bem... 

Força Benfica

10 comentários:

iBenfiquista disse...

Vou ter de ser duro pois não concordo nada com o post. Entendo que é o comentário de alguém que ficou extremamente frustrado por ver partir um jogador querido. Mas a cabeça fria de vez em quando também é sinal de inteligência.

Acho que foi um excelente negócio. E só quem nunca fez negócios é que pode afirmar o contrário.

1) Um jogador que custou 1M€ e que 3 anos depois é vendido por cerca de 35M€ é, em princípio, sempre um bom negócio. Depois de nos ter deliciado com um jogo fantástico e nos ter ajudado a conquistar alguns troféus.

2) Ainda bem que não joga com os andrades pois já não tinha cabeça para isso. Viu-se no jogo anterior. Só espero que nenhum dos outros jogadores tenha ficado desconcentrado com a transferência. Existe, de facto, esse risco.

3) Já temos substituto. O Jardel é tão bom ou melhor do que o David Luis. Irão ver. E é mais alto, 1,92m. Foi uma autêntica descoberta e por uma pechincha.

4) Vem um jovem médio com 1,96m de altura, Matic, com uma excelente compleição física, que pelo que vi tem excelentes pés. E penso que o JJ aprovou a contratação, o que desde já me deixa descansado. No futebol moderno cada vez é mais importante a altura, para os lance de bola parada tanto defensivos como atacantes.

Por tudo isto penso que foi um excelente negócio. Que venham mais destes. Assim como os negócios do Ramires e do DiMaria foram também excelentes.

Por fim, as cláusulas de rescisão não significam nada. Ou melhor, significam: são uma excelente motivação para o jogador. E apenas um sinal para o mercado de que o clube não o quer deixar partir sem ser bem ressarcido.

Quanto ao negócio do Torres o que é que isso interessa ao Benfica? O mercado de futebol inglês é completamente diferente do mercado do Continente. Os preços estão muito mais inflacionados. Não é possível fazer comparações. E acho estranho que uma pessoa habituada a viajar e a conviver com outros mercado, ainda reaja da maneira como reagiu.

Por fim, quando se ama alguém, desejamos a felicidade dessa pessoa. E penso que o David Luis está agora feliz. Por isso, os benfiquistas que gostam verdadeiramente dele devem também estar felizes com a sua felicidade e desejar-lhe o melhor na sua vida. E temos mais um embaixador do Benfica em terras de Sua Majestade.

Viva o Benfica!

Carlos Alberto disse...

Como raio é que eu vim aqui parar?

Temos as 2 maiores vendas de sempre do Futebol Português mas ele vai ficar na história como o quê? Ah pois o pior negociador...

O Benfica Sou Eu disse...

meu caro iBenfiquista

Grande comentário ao meu post.

Escreveu tudo da melhor maneira possivel e com uma clarividencia que eu não tive.

Não são 35 milhoes, mas sim 25 milhoes e tres incognitas - valor do Matic, receita do jogo Benfica/Chelsea e objectivos individuais que nao sabemos quanto vão render.

Eu sou impulsivo e depois de me dizerem que não saía, pensei que não sairia mesmo.

As vezes podemos e devemos ser intempestuosos e eu fui e assumo.

No entanto, nao concordei com os comentários do Luis Filipe Vieira durante a semana para depois fechar o negocio neste valores.

Mas a verdade é que vou dormir contente com os 25 milhoes e com esperança que isto ainda nos renda algo mais.

Força Benfica

Anónimo disse...

Mau demais é comentarios do bota abaixo dos benfiquistas!! Deixai o LFV negociar de forma honesta e correcta.Já não chega o clube dos Porcos Azulados As Riscas que andam sempre a roncar e a grunhar pelo nome Do SLB agora tb temos benfiquistas que não conseguem ser solidarios com o nosso presidente LVF.
SLB POR TI E POR MIM SEREI BENFIQUISTA ATÉ AO FIM
ASS: XAVII

Jotas disse...

Mal saiu a noticia desta venda, logo se apressaram alguns, a classificar este negócio como mau ou ruinoso, o que também não me admira, são os mesmos que seja qual for a venda ou a compra ou o negócio que o Benfica faça é sempre mau, esta-lhes nos genes, são assim, mal dizentes por natureza, foi assim com Di Maria, que rendeu 36 milhões ao clube.
Sejam quais forem os valores mencionados (20 ou 25 milhões à cabeça), eu considero um mau negócio do ponto de vista desportivo, porque gostava do carisma, da postura e da qualidade futebolística de David Luiz, mas do ponto de vista financeiro, acho um bom negócio e uma boa venda, até porque nestes casos, o jogador tem também uma palavra e é perfeitamente natural e legítimo que o jogador quisesse outros palcos e um salário que só em certos lugares pode ser pago.
Eu que nada percebo de matéria financeira, procuro apenas analisar as coisas pelo lado objectivo com a ignorância que a matéria me suscita, embora folgue em ver grandes especialistas económicos por estes blogues a fora, mas se receber a exorbitãncia de 20 ou 25 milhões à cabeça, algo que está longe de ser usual, por um jogador que foi vendido por 20 vezes mais que o valor da compra, num negócio que pode passar os 30 milhões é um mau negócio, por favor, alguém que me explique o que é um bom negócio.
Mas mais, quem me diz que daqui a 2 ou 3 anos Matic não é vendido por 15 ou 20 milhões? É uma incógnita, mas é também uma possibilidade, com o risco que a caracteriza.
Analisando as transferências desta época, e quando digo desta época refiro-me ao seu início e não a este mês de janeiro, alguém que me dê 10 transferências mundiais, repito, mundiais, mais valiosas que esta e se o conseguirem, digam-me quantos defesas ali estão e depois sim, com objectividade, justifiquem-me a razão ser um negócio assim tão ruim, porque repito, pela minha ignorância na matéria, não entendo.
Julgo por tudo isto que é prematuro dizer-se que estamos perante um mau negócio.
Resta-me desejar a um jogador exemplar na sua postura e de enorme qualidade as maiores felicidades.
Peço desculpa por tão longo comentário.

Anónimo disse...

Aqui so concordo com a sua observaçao de ser o nosso presidente a ir a Londres em vez de ser eles a virem aqui, ele é que precisam, eles que venham ter connosco. de resto, o David ia ficar pela metade sem tentar denegrir a sua imagem, mas é jovem e tb tem sonhos, por isso vamos dar força ao Sidney e ao Jardel.

Força glorioso

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Jotas

Obviamente que 25 milhões por David Luiz e mais três incógnitas que valerão seguramente alguns outros milhões é na prática um grande negócio.

A minha critica está no empolamento da venda durante os últimos dias, está na imagem de dureza e defesa intransigente dos interesses do Sport Lisboa e Benfica que Luis Filipe Vieira passou na ultima semana, está nas noticias que diziam que sem 30 milhões nao se vendia o jogador e tambem na atitude dura e intransigente do nosso presidente que eu aplaudi.

Eu acho que nestes casos, dinheiro é dinheiro e até podia serem 28 milhões ou 29,5 milhões sem jogos, ou o que seja.

Nao gosto de jogadores à troca porque a nossa politica desportiva e de contratações tem de ser por nós gerida. Nao gosto que venha mais um croata para medio centro defensivo quando o que precisamos é de reforçar outras posições e especialmente com gente da formação ou com portugueses.

Não gostei que me fizessem acreditar durante um fim de semana que o negócio estava arrumado e que não se tinha chegado a acordo para no final se vender pelo valor que sempre esteve nos jornais há mais de um mês.

Então afinal que posição de força foi tomada durante esta semana?

Não gosto que me mintam e que me digam que o jogo com o Chelsea vale 1,5 milhões de euros - nao sabemos quanto vai valer - e nao gosto que me digam que um Matic que custou 1,5 milhoes há um ano e que joga no Vitesse, agora já vale 5 milhões de euros, nem gosto que me digam que ainda podemos ganhar 3,5 milhões de euros por objectivos, sem saber que objectivos são esses e se são exequíveis.

Tambem não gosto de saber que a força negocial era para recebermos tudo a pronto pagamento e afinal há 20% da transferência que só vai ser paga em 2013.

Eu sei que 25 milhões nos dias que correm não é mau, mas tambem não é bom. A mim deixaram me uma expectativa que poderíamos ficar com o David Luiz até Junho, ajudando a ganhar o que falta - muitos jogos de campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, alguns jogos da Liga Europa - e depois no verão, onde mais clubes se reforçam e onde há mais dinheiro poderia vende-lo.

Foi isso que eu acreditei e como tudo na vida, expectativa e resultado andam sempre de braços dados.

Hoje não vale a pena criticar A ou B. Penso que o texto do iBenfiquista e o seu texto são claros exemplos de como o negócio até não foi mau e eu sempre digo que no Benfica é sempre mais o que nos une do que nos separa.

Sei que fiquei triste por ver partir no ultimo dia, à ultima hora um dos nossos simbolos por um valor e por uma negociata que envolve muitas incógnitas.

Costuma se dizer que "enxoval que não vai com a noiva, nunca mais vai" e eu acreditei que não viria nenhum Matic e que pelo menos 30 milhões seriam encaixados pelo Benfica.

Culpa minha ter acreditado em milagres, numa altura onde já nao acontecem milagres.

Apesar de saber que em Inglaterra se fazem negócios milionários, e que os avançados são muito mais valorizados, assisir ao negócio de 57 milhões por Torres - sem jogadores, objectivos, ou jogos entre equipas - é para mim um exemplo de como dever ser feito um negócio destes.

Dinheiro, dinheiro e dinheiro.

o Matic pode valer 15 ou 20 milhões daqui a uns anos? Pode. Mas tambem pode jogar duas ou tres vezes como jogou no Chelsea. Para esse lugar temos Airton e Javi Garcia, por isso para mim o negócio vale 25 milhões e o resto são incógnitas.

Agora há que deixar o passado para trás, congratular-nos pelo que David Luiz nos deu, celebrar os 25 milhões e focar no jogo contra FCPorto.

Em relação ao comentário do ultimo anónimo, concordo em absoluto. Vamos dar força ao Jardel e Sidnei que é com quem contamos agora...

Força Benfica

" R y k @ r d o " disse...

Como é possível dizer-se que a venda de David Luiz é um mau negócio olhando à conjuntura actual que se vive em todo o Mundo?
LFV teve que fazer o que fez. Obrigou o Chelsea a dar mais e era isso que se pretendia.
Enfim...

Cumprts

Anónimo disse...

Este post é miserável!

Anónimo disse...

os cães ladram e a carabana passa!