segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A falsa simpatia...

Na passada quarta feira o Benfica provou porque é realmente a melhor equipa portuguesa do momento e ontem, Jorge Jesus não teve vergonha em assumir exactamente isso mesmo, nas declarações finais após o jogo de Setúbal.

O menino Villas Boas, que como eu já disse várias vezes, anda sentido com o facto da crítica especializada confirmar que a sua equipa não joga nada há muitas semanas, anda sentido por ter perdido em casa contra o rival de sempre na primeira mão da Taça de Portugal, (apesar de antes ter pensado que a vitória seria apenas mais um passeio) e anda sentido com o facto de começar a entender que se não fossem os pontos oferecidos à sua equipa e retirados ao Benfica no início do campeonato, hoje estaria obrigado a lutar pelo título taco a taco com o Benfica.

O Benfica leva a sua 15ª vitória seguida, mas a verdade é que depois da derrota contra Guimarães na quarta jornada do campeonato,  o Benfica apenas perdeu no Dragão. Já aqui disse isto muitas vezes, mas o número de vitórias que temos em todas as competições nacionais, fazem do nosso Glorioso a melhor equipa a jogar em Portugal e isso rebenta literalmente com o Villas Boas.

No entanto, como bom anfitrião, Villas Boas recebeu Jesus com a "falsa simpatia" que caracteriza esta gente do FCPorto e até sorriram nos primeiros cumprimentos no Dragão, Depois do jogo não deve ter sorrido muito. A sua equipa é muito fraquinha, não tem soluções no plantel à altura dos seus pseudo pergaminhos - lembro que este menino já se comparou ao Barcelona - e levou uma lição de humildade, garra, solidariedade e de entre ajuda daqueles com quem goza desde o jogo de Aveiro para a supertaça.  

A defesa do FCPorto é ridícula e ontem meteu-se a jeito dum empate nos ultimos minutos que só não apareceu porque o senhor Pinto da Costa ainda deve continuar  a fazer as suas rezas e mezinhas para que a sorte proteja a sua equipa...

No final deste semana, Villas Boas perdeu a simpatia e mandou mais uma farpa descontextualizada e fora de timing ao Benfica dizendo que a sua equipa "não tinha sido repescada no último minuto para a Liga, Europa" o que até levou a uma resposta de Jesus.

Hoje disse que "queríamos ganhar, nem que fosse com um golo marcado com a mão" o que revela uma clara vontade de subconscientemente assumir o que se passa no FCPorto desde há 30 anos a esta parte. Freud não explicaria melhor...

Vamos ver como nos portamos no resto do campeonato, mas a resposta da nossa equipa depois dos roubos dos primeiros jogos e do rombo do primeiro jogo no Dragão, foi magnífica.

 Eu disse que este jogo no Dragão era importante - muito importante - e sei que esta vitória vai-nos dar ânimo para o dificílimo mês de Fevereiro com jogos nas três competições - das quatro - em que ainda estamos, ao contrário do FCPorto. 

Foram duas vitórias muito importantes para o Benfica e para os nossos adeptos que se deslocaram a Porto e a Setúbal. Foi muito bom ter visto aquela gente do Porto a sair aos 80 minutos, como foi bom saber que hoje se enervaram até ao último minuto para ganhar a uma das equipas pior classificadas da tabela.

 Agora seguem-se os jogos contra o quarto e terceiro classificados do campeonato - Vitória de Guimarães em casa, Sporting fora - entre a eliminatória contra Estugarda. Temos equipa, motivação e futebol para encararmos estes jogos com a confiança de quem sabe que estamos a correr para o impossível no campeonato. Esta corrida para o impossível vai fazer mossa nalgum momento da época, mas até agora há que aplaudir de pé a resposta "à Benfica" e com grande personalidade, desta  nossa grande equipa.

 A arrogância e a cegueira dos adeptos portistas ainda faz com que estes senhores pensem que são a melhor equipa só porque vão à frente dum campeonato viciado. Nada mais errado como se pode facilmente constatar pela lição de futebol oferecida a todos os que se deslocaram ao Dragão e quando chegarem ao final do ano com apenas um importante título, oferecido de mão beijada ainda em Agosto do ano passado,  veremos como o "novo Mourinho" passará este verão.

Neste momento, em 2011 este FCPorto perdeu com Nacional, empatou com Gil Vicente, perdeu com Benfica e em 2010 empatou com Sporting e Vitória de Guimarães.  Esta equipa azul e branca não tem encanto, não tem defesa, não tem futebol, não tem alegria, nem leva gente ao estádio. É muito mau ver as bancadas nos jogos do "Super Porto" no Dragão despidas de motivação, de pessoas e sem crença no futebol apresentado pela sua "equipa maravilha".

 Ao contrário, nós temos a hipótese de ter mais gente no Estádio neste próximos meses e encher o estádio será uma maneira de demonstrarmos ao plantel que estamos com eles incondicionalmente. 

Nós estamos contentes, temos Sidnei em bom plano e Jardel a entrar, devagar, temos Gaitan, Jara e Salvio a jogarem ao fim de seis meses o que Di Maria rendeu ao fim de vários e vários e vários meses, temos Ruben Amorim fora de jogo por mais uns quantos meses, David Luiz, Ramires e Di maria fora e não andamos a dar desculpas, temos Roberto a valer os pontos que sempre se disse que ele iria valer e temos novamente a química entre publico, equipa e treinadores.

 No meio das alegrias da semana, foi pena Cardozo não ter marcado o 3-0 que premiava uma exibição de gala e de garra do nosso Benfica, mesmo que jogando contra o "Super Porto" com 10 jogadores mais de meia hora. 

Das bancadas do Dragão pensei nos portistas que aqui passam neste blog e em todos os outros que com a arrogância desmedida do provincianismo barroco, não sabem entender que a ordem do futebol nacional está a mudar, independentemente das ofertas ou não ofertas desta época. Alguns dizem que ficaremos a 20 pontos deste "Super Porto" e eu cá estarei para confirmar mas neste momento apenas vejo 11 pontos de avanço...

Eu disse que este jogo definiria quem iria conquistar a dianteira pelo domínio do nosso futebol nos próximos anos e penso que neste momento o Benfica mostra organização, plantel com margem de progressão e resultados para todos aferirem, quem realmente é melhor. 

Para o menino Villas Boas reitero o desejo de continuarmos a ouvi-lo dizer disparates do alto da sua pequena burguesia portista, do alto das suas rabugentas conferências de imprensa - ontem foi mais uma - do alto da sua mestria táctica e do alto da sua arrogância à la Mourinho - compará-los é ofender Mourinho na quinta casa e chamar arrogante a Mourinho é não conhecer com profundidade o conceito dessa palavra - enquanto cá por baixo, nós continuaremos os possíveis e impossíveis para bater recordes de vitórias seguidas em todas as competições. 

Penso que as derrotas aparecerão, mas nada nos impede de sonhar com dois títulos ainda este ano. 

Jogar contra Manuel Machado e contra um rival ferido de morte são os nossos maiores desafios neste momento. Sem arrogância e com humildade, deveremos encarar estes jogos com a determinação e confiança de quem sabe que a derrota e o empate também fazem parte do jogo. Coisa que no FCPorto, custa muito a admitir. 

Pena que ainda exista uma segunda mão, porque quem nos dá "5-0", ou "10-1" nas útimas partidas antes desta eliminatória da Taça de Portugal, pode e deve chegar ao Estádio da Luz e ganhar 3-0 ou 3-1, passando a eliminatória com a distinção com que Villas Boas ainda sonha acordado. 

 Eu quero o Jamor, corra lá por onde correr e desejo-o há tempo demais... Daqui a muitas semanas voltaremos a falar dessa eliminatória, mas quero passar, mesmo que perca o jogo em casa. Antes ainda vamos ter grandes noites de futebol no Estádio da Luz contra grandes equipas - dois jogos contra FCPorto, um jogo contra Sporting e pelo menos uma eliminatória da Europa League - e ainda temos muito para ganhar. É apenas isso que a nossa equipa tem de pensar daqui para a frente.

Que descansem esta semana para um mês de Fevereiro decisivo e importantíssimo. Parabéns aos jogadores e equipa técnica que estão a fazer um trabalho fantástico.

Força Benfica

 

9 comentários:

O GLORIOSO disse...

Caro Benfica Sou Eu mais uma excelente cronica como é habito concordo inteiramente.
No entanto só um aparte: Lembra-se de ter pedido a despedimento do nosso Jesus? Já viu o que seria se Vieira cede-se. Pois é temos o melhor treinador em Portugal e o melhor Português tirando Mourinho. Jesus tem de ficar muitos anos no Benfica, muitos mesmo. Por mim até ao fima da carreira, ele é essencial no clube, por isso tem de ficar muito tempo pois ganharemos muito como Jesus.
Quanto ao "informático" Villas Boas está-se apenas a revelar o que é realmente. Um míudo que tem a mania, nada mais. Um treinadorzeco que como outros vai ser campeão na Corrupção como sempre num titulo oferecido e mais nada, não vai ganhar mais nada. Ele proprio sabe disso por isso esta hesteria. Por outro lado conhecendo ele bem a Corrupção sabe que o seu reinado vai ser curto e por isso está desesperado. Quarta-Feira depois do banho que levou ficou a saber que durará pouco tempo no clube Corrupto mesmo que seja Campeão. Quem perde em casa com o Glorioso já sabe o que o espera. Adrianse fez a dobradinha mas levou 2 batatas do Nuno Gomes, logo nem começou a epoca seguinte. Artur Jorge Campeão Europeu levou 2 socos do Cesar Brito e o destino foi fatal a um treinador que tinha dado o maior titulo de sempre dos Corruptos. É fatal como o destino o magnifico Villas Boas que começe a pensar na sua vidinha, pois já sabe o que o espera.
Continue sempre com as sua brilhantes cronicas que muito aprecio.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Glorioso

Eu fui dos poucos que pedi o despedimento de Jesus depois do jogo do Dragão e fi-lo aqui num texto muito claro e forte.

Não me arrependo do ter escrito, porque senti que era o fim da linha para alguem que eu nao acreditava que pudesse alterar a sua maneira de gerir o plantel.

Todos sabiamos da sua maneira dura de gerir os jogadores e não acreditei que a sua inteligencia, experiencia ou sabedoria pudesse conquistar de volta um grupo.

Felizmente, enganei-me e hoje alem de conquistar o grupo, Jesus conseguiu potenciar jovens
que nos garantem o futuro do Benfica.

Todos podemos errar, desde que se assumam os erros e Jesus fê-lo muito bem e a mim não me custa nada admitir que despedir Jesus teria sido um erro crasso.

Força Benfica

Carlos disse...

Acho que naquela altura, todos pedimos a cabeça do JJ. O que se passou no Dragão, tinha ocorrido da esma forma em Liverpool. E tantos erros iguais não prenunciavam nada de bom. No entanto acho que não foram os adeptos que mudaram de opinião, mas sim o JJ. E ainda bem.

O homem estava a tornar-se arrogante e prepotente (mas essas características deixemo-las para o Mourinho e o Ronaldo, que são os donos delas).

Hoje JJ deu o braço a torcer, voltou ao mundo dos humanos, e colocou novamente toda a sua sabedoria em prol da nossa equipa. Re-bem vindo JJ.

iBenfiquista disse...

Eu, ao ver a imagem, só me veio à cabeça um título:

"O Fariseu".

****************************
Recordemos o que escreveu nesse famoso post depois dos 5-0. Lol.

"O que hoje se passou no Porto não é um mero erro táctico. O que se passou hoje no Porto foi a destruição total duma equipa e se dizemos que se devem fazer análises no fim, eu penso que hoje é o dia certo, porque hoje terminou o campeonato. Hoje não foi só o repetir a fórmula desastrosa de Liverpool com David Luiz a defesa esquerdo. O que se passou no Porto para mim, é uma estratégia para aniquilar todo um plantel.
(...)
Foi sofrível ver os nossos jogadores a jogar o que se viu no Dragão e a responsabilidade na vida como no desporto tem de ser assumida por quem manda.

Se eu mandasse, Jorge Jesus era despedido à frente de todo o plantel e não voltava no autocarro da equipa para Lisboa, mas sei que isso não resolveria nada...

O Benfica acaba de perder o campeonato em Novembro e pior que isso, perde uma identidade campeã, perde uma solidariedade de plantel e só com uma liderança firme e autoritária a coisa pode voltar a bom termo".


Para além de lhe chamar saloio! LOL!

Por vezes é bem manter a cabeça fria. Eu respondi:

"No entanto dizer que se perdeu um plantel é um pouco exagerado. Penso que se regressarem à Terra, se conseguirem unir os jogadores à volta de um ideal e de um projecto se poderá minorar os estragos feitos até agora. Existem jogadores novos com grandíssima margem de progressão e grandes potencialidades e, tenho a certeza, dentro de um ano estaremos aqui a falar dos jogadores fantásticos que são o Jara, o Gaitan, o Roberto e outros.

Mas esqueceu-se dos adeptos. Estes, na minha opinião, são ainda os maiores saloios e os maiores culpados. Leram o que se passava e o que se lia pela blogosesfera benfiquista depois de sermos campeões? Que iríamos ser campeões de certeza e que o Porto estava acabado, etc. e tal.

Pois, ninguém fica indiferente e, tenho a certeza que nem os jogadores nem os treinadores o ficaram. E, quando assim é, é fácil embarcar em viagens fabulosas e enfabulantes que não levam a lado nenhum. Até se aterrar com estrondo.

O jogo, muito mal preparado, da SuperTaça devia ter sido o sinal de alarme, mas ninguém o deu. Ou ninguém o percebeu. Porquê? A culpa não foi apenas do JJ. O último jogo no dragão que perdemos por 3-1 devia ter sido a lição que, pelos vistos, não ficou aprendida nem estudada. E que, por isso, voltou a repetir-se.

Goste-se ou não, o JJ é um grande treinador. Apesar de todos os defeitos que tem e de todos os erros que possa cometer. O que teria acontecido se tivesse ido para os corruptos? Lembram-se do Vilarinho e do Mourinho? Não podia acontecer algo de semelhante. Estaríamos agora aqui todos a chorar baba e ranho. E a jurar a morte ao LFV.

Enfim, vamos esperar que JJ tenha um assomo de bom senso e que as coisas se componham. É tudo que nós adeptos podemos fazer. Para além de apoiar incondicionalmente o nosso Benfica, claro".


Afinal nem foi preciso esperar um ano para ver os grandes jogadores que contratámos. O que podemos fazer daqui para a frente é continuar a apoiar, incondicionalmente e de cabeça fria, o nosso Benfica.

Viva o Benfica!

PS: Já o disse e continuo a dizer: vamos fazer uma 2ª volta espectacular.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro iBenfiquista

Hoje reli o que escrevi nesse fatídico domingo e reli o seu comentário, como aliás o comentário do Glorioso, que também comentou este meu recente post.

Repito que não me arrependo de nada do que escrevi. O futuro escreve-se sempre com base no presente e nesse dia, eu sabia do que estava a escrever. Sabia que a equipa não estava com Jesus e sabia que havia arrogância, onde deveria haver humildade, sabia que havia sobranceria onde deveria existir respeito.

Tambem comentei os vossos comentários e disse que sabia o que se deveria fazer para voltar ao rumo certo. Aliás hoje entendo que se nao fossem 5-0 e tivessemos perdido 3-2, não estaríamos tão unidos. Foram precisos mais uns desaires europeus para Jesus mudar a sua estratégia perante jogadores e opinião pública.

Admito que nunca julguei Jesus inteligente e sei que lhe chamei saloio. Sabe que eu sou duma zona saloia e não tenho nenhum sentimento negativo com a palavra. Para mim um saloio é alguem que é limitado. Apenas isso. E Jesus para mim, mostrou limitações inacreditáveis neste ínicio de campeonato, mas corrigiu tudo o que deveria ser corrigido.

Eu admito que tenho leitores de grande nível, que comentam sem usar "palavreado asneirento" e com ideias bem definidas.

Admito que alguns dos vossos textos são bem melhores que os meus e admito quando escrevo de cabeça quente.

Eu sou uma pessoa calma e ponderada. Tenho a minha vida toda controlada e sei que o Benfica é uma paixão onde existe razão e coraçao. Para mim era fácil ser politcamente correcto e escrever aqui sempre com a cabeça fria, mas o objectivo do blog é o contrário.

Um dia vou gostar de ler o que pensei sobre cada tema, mesmo tendo a cabeça quente. Sei que escrevo coisas que não devia - e nesse particular o post do despedimento do Jesus e este mais recente sobre a venda de David Luiz são os casos mais emblemáticos de cabeça quente - mas também sei que só esta honestidade me permite ser 100% livre neste espaço.

Sempre disse que sabia que Jesus não iria ser despedido e disse, porque sabia que a equipa não estava com ele. Conquistou-a de volta? Muitos parabéns. Entendeu como poderia voltar a ter os jogadores do seu lado e corrigiu processos e relacionamentos? Fantástico. Parabens.

Hoje repito que não me arrependo e sei que mais vezes voltarei a escrever de cabeça quente, mas sei que é isso que me fará evoluir e ser melhor benfiquista num futuro próximo.

Um dia serei sensato sempre, terei a minha inteligência e capacidade de decisão apurada e quem sabe terminarão os posts inflamados e a quente, mas por alguma razão eu ainda gosto de ir para o terceiro anel. O verdadeiro benfiquismo tem pouco de sensato, mas em tantos posts, posso me permitir ter a cabeça quente nalguns momentos.

Sinceramente acho que ter pessoas como voces dois - e outros - ajuda me a pensar que nas opiniões o equilibrio consegue-se com comunicação. O blog não é algo tão comunicacional como outros novos meios, mas assim mesmo funciona como algo de pedagógico.

Sei que Jesus está a potenciar muitos jovens, sei que está a criar uma grande equipa, espero que mantenha a calma e humildade que o têm caracterizado desde há uns meses a esta parte e que consiga fazer a tal segunda volta de luxo que todos desejamos.

Obrigado pelos comentários.

Força Benfica

O GLORIOSO disse...

Amigo O Benfica Sou Eu como seu leitor e grande apreciador dos seus Post´s espero que continue assim a revelar o seu grande Benfiquismo "a quente", com as suas convicções, com as suas paixões, com tudo, mesmo que por vezes não concorde com o que escreve. É isso que faz o nosso Benfica ser Imortal.
Quanto ao Jesus olhe sou suspeito pois "conquistou-me" de uma forma incrivel. Tive muitas duvidas quando veio pois apesar de lhe reconhecer qualidades tinha duvidas da pressão que iria ter. A verdade é que o que vi neste ano e meio posso dizer que é o melhor treinador do clube desde Eriksson. É o treinador que sempre sonhei ter no clube e por isso essencial que fique muitos e muitos anos.

Saudações Gloriosas e sempre viva o SPORT LISBOA E BENFICA

José Francisco Sousa disse...

Em relação ao pós-5-0, também eu esmaguei completamente o Jorge Jesus (aqui: http://bit.ly/i4voqf). Naquela altura ninguém podia estar com o técnico e no meu entender nem foi a exibição no Dragão o pior de tudo, por incrível que pareça.

Mais do que a histórica derrota, o que me tirou do sério foram as palavras do nosso treinador, a forma como ele sacudiu a água do capote e não se soube portar como um verdadeiro líder.

À imagem do que aqui é dito pelo senhor, também eu não me arrependo do que disse sobre JJ, e sei que na altura em que o disse, mesmo a quente, ele merecia que alguém lhe fizesse ouvir qualquer coisa semelhante.

Não sei se isso aconteceu, mas a verdade é que o nosso treinador hoje tem uma postura completamente diferente. Mudou completamente o discurso e a partir de determinada altura defendeu os jogadores auto-responsabilizando-se pelo fraco desempenho da equipa (creio que quando fomos eliminados da Liga dos Campeões).

Isto, tanto ou mais do que a melhoria de forma da equipa, fez-me voltar a estar com o nosso treinador.

E mais, apoio completamente a ideia do "nosso" RAP, que disse na TSF que o Jorge Jesus devia ir para ministro da educação. Eu estive no Dragão e também vi como ele sabe dar lições aos meninos! lol

Cumprimentos,
JFS

Anónimo disse...

Viva ao imperialismo benfiquista à enesima repeticao da gala do eusebio e à carneirada atarentada que ora vivem na ilusao da imprensa ora caem no abismo.
Pensam que vai mudar alguma coisa depois de uma vitoria, quando a mudanca tem que comecar neles proprios.
Dizem que sao vitimas de violencia e exigem escolta policial no dia seguinte criticam a policia por tentarem acabar com a violencia de alguns benfiquistas.
Dizem que os outros roubam no dia seguinte assobiam para o lado quando sao eles a marcarem golo com a mao.
Ganham ao Porto, classificam de jogo supremo,em que nao fizeram uma jogada com principio meio e fim,o gr a perder tempo em todas as reposicoes e depois dizem que o porto joga miseravelmente.
Aproveitem este campeonato para porem a mao na consiencia.


PS: provincianismo é a minha palavra lisboeta favorita

iBenfiquista disse...

"provincianismo é a minha palavra lisboeta favorita".

É natural, pois é uma palavra que os provincianos desconhecem. É uma palavra que os lisboetas utilizam, por vezes, para apelidar adeptos de clubes com graves complexos de inferioridade. E com graves problemas de identidade. E, também, com graves problemas no português.