quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um dia Inesquecível e à imagem da nossa História

Hoje é um dia importante. Muito importante! Ao fim de 17 anos estamos a disputar a meia final duma competição europeia e andamos todos em grande depressão... 

Não sabemos se o estádio estará cheio - há quem diga que sim, há quem diga que não - o que só por si é sinónimo de qualquer coisa de estranho. Noutros tempos - com crise ou sem crise - uma meia final de qualquer competição europeia seria sinal de estádio cheio... Estamos perante uma tristeza completa pela derrota contra FCPorto que nem a conquista da Taça da Liga consegue disfarçar e estamos à beira de apresentar um onze inicial com uma série de jogadores adaptados, o que faz com que não possamos vestir o nosso melhor fato de gala.

Poder começar o jogo sem Salvio, sem Gaitan, sem Carlos Martins, sem Ruben Amorim ou sem César Peixoto - esquecidos (e bem) que estão os nossos Di Maria, Ramires e David Luiz - faz antever um Benfica menor e sem o brilho que qualquer um destes jogadores poderia trazer ao jogo e à nossa exibição. 

Não costumo falar de jogadores antes dos jogos e hoje também não o farei mesmo com todas estas baixas, porque prefiro colocar a ênfase naquilo que temos de destacar hoje:

Estamos a poucas horas de jogar a meia final da Liga Europa. 

O que interessa as quatro derrotas contra FCPorto e o medo duma hipotética quinta derrota em Dublin?  Mas não se fala doutra coisa? Mas há algum benfiquista que se esteja positivamente a borrifar (como eu) para o adversário que hipoteticamente nos calhará em Dublin e que esteja 100% focado e concentrado em ganhar ao Braga, eliminar o Braga e carimbar o acesso a mais uma final?

O que importa a péssima exibição do Benfica na segunda parte da final da Taça da Liga, quando estamos a dois jogos do sonho de chegar a uma nova final europeia? Quem ousa dizer que o Benfica é obrigado a ganhar uma Liga Europa - antiga Uefa - onde apenas esteve uma vez na final de 1983 contra Anderlecht?

Mas o que importa os 3 golos em 10 minutos que sofremos contra FCPorto a semana passada? Mas o que importa que Jorge Jesus seja "isto ou aquilo", que este plantel seja "fraco e desiquilibrado" e que estejamos a atravessar uma das "fases mais negras da nossa época"? 

Isso importa ZERO. O que importa agora é o "clube Benfica" e quem o representa apenas é o meio para chegar a um fim.

O meu Benfica está à beira de poder fazer História e eu não quero saber com que heróis a podemos escrever, porque esses heróis - jogadores - vão e vêm. Nós estamos cá sempre e mesmo estando cá sempre nunca fui a nenhuma final europeia e apenas vi uma meia final no Estádio da Luz. Nem na célebre mão de Vata contra Marselha, nem no jogo contra Steaua de Bucareste dois anos antes, estive no estádio e hoje lá estarei e olharei para o Braga como se fosse um Liverpool, um Real Madrid, um Barcelona, um Milão ou um Arsenal - que até tem semelhanças no equipamento - porque é mesmo assim que se tem de olhar para qualquer adversário numa meia final europeia.

Hoje não sei quem são os jogadores do Braga, nem a táctica que usam, nem quero saber dos seus temíveis contra-ataques... Quero que o Benfica reedite a sua História, que os nossos jogadores entendam que meninos e meninos ao longo de décadas sonham e sonharam em ver o Benfica em meias finais de várias competições europeias e que nós apenas estamos obrigados a dignificar a nossa camisola. Temos que ser maiores que o mundo e entender que são 180 minutos de sofrimento. 

Não acredito que deixe de sofrer um único minuto nesta eliminatória e sei que tudo pode mudar com um erro, uma distracção ou algum excesso de confiança. Eu não quero gozar com o facto da minha equipa poder começar o jogo com um tal de Filipe Menezes, porque para mim esse rapazinho amanhã é o Eusébio e o Kardec até vai poder ser o José Águas. 

Não se envaideçam, joguem nos limites, respeitem o local onde estão - Estádio da Luz numa meia final europeia -  e deixem por favor o nome do fantasma "FCPorto" para trás das costas. Mas deixem os jogadores, os técnicos e os adeptos... Por favor!

Eu ainda tenho que trabalhar, como a maioria dos que me lê, mas hoje queria ter 10 anos. 

Hoje queria ter 10 anos e poder ir à escola de manhã com a minha camisola encarnada vestida, estar distraído toda essa manhã a falar com os colegas de lado sobre quem joga, quem não joga, mandar papelinhos com ideias sobre o Benfica para os outros benfiquistas da turma que estão mais afastados, sonhar acordado com a final de Dublin, sonhar com os golos de Cardozo, Saviola, Aimar ou Luisão enquanto a professora explica algo no quadro... 

Queria ter 10 anos e jogar à bola no recreio e comemorar cada golo como se fosse o golo decisivo no Estádio da Luz.

 Queria almoçar rápido e passar a tarde a sonhar com o Benfica.... Queria ler "A Bola" em cima da minha mesa da sala e ver o lençol grande do jornal antigo a ocupar toda a mesa e devorar cada palavra que aí se escrevia. Queria sonhar e sonhar com golos e alegrias. 

Queria colar-me ao televisor mais cedo para não perder pitada e sonhar com o dia em que podia estar no estádio perto da minha equipa. A equipa é o clube, não são os jogadores "A ou B". O que importa é o Benfica e desejaria estar neste magnífico estádio com os meus amigos de 10 anos com quem falei todo o dia no parque, na escola, na rua, no recreio ou em qualquer outro sitio. Hoje vou lá estar, como estou em todos os grandes jogos e em todos os momentos da minha vida, com os amigos de sempre - os que estavam lá na escola aos 10 anos - com os amigos novos que o futebol e esta maravilha dos "vizinhos dos cativos" me trouxe e estarei com o meu clube em mais uma página de ouro da nossa História. 

Sei que aconteça o que acontecer com a minha vida, sei que viva onde viva, sei que estando a 8 horas de distância do nosso fuso horario, ou a 12 ou a 5 horas de distância,  sempre virei a casa, à minha casa nos momentos importantes. E a minha casa é o Estádio da Luz. O tal local que sonhava estar com esses 10 anos e que hoje espero que esteja cheio e com a energia doutros tempos.

Isto é o amor e a paixão do Benfica e não tem nada que ver com os Filipe Menezes, os Gaitan ou até os Cardozos da nossa vida... Esses vão e vêm... Nós ficamos e estamos cá sempre.

Nos últimos 61 anos, esta é a nossa décima quinta meia final europeia e só por quatro vezes não fomos à final...

Temos duas finais da Taça Latina, temos seis finais da liga dos campeões e temos uma final da Taça UEFA. Alguém por favor explique a cada um dos funcionários do nosso Benfica - directores, jogadores, técnicos - a importância desta meia final, o peso da História que todos temos nos ombros - publico, adeptos, jogadores - e a obrigatoriedade de lutar e lutar com a humildade que caracterizou cada um dos jogadores que chegou às nove finais europeias que já temos no nosso historial.

Só assim conseguiremos ultrapassar o adversário desta noite. 

Não tenho 10 anos, mas sinto me como se os tivesse. Estou em estágio para o jogo e espero sinceramente que o ambiente, os adeptos mais velhos, os nossos técnicos, as claques com gente mais nova e toda a entourage Benfica sinta a importância deste jogo e vista o traje de gala para esta meia final.

É uma meia final da Liga Europa e neste momento não trocaria esta data por nenhuma outra - a  meia final da champions virá a seu tempo - e sei que vamos tratar este momento com a elevação que o mesmo merece. 

Futebolisticamente, qualquer resultado que seja a vitória sem sofrer golos é bom resultado.  É isso que todos desejamos...

Força, Força,  Força Benfica

Sem comentários: