quinta-feira, 5 de maio de 2011

Eu quero acreditar...

Eu quero acreditar que o Benfica vai estar em Dublin. Eu quero acreditar na mística benfiquista; eu quero acreditar na história de milhares de pessoas que ergueram bem alto o nome do Benfica em mais de cem anos de História; eu quero acreditar que hoje os milhões espalhados pelo mundo estarão com o coração no amor pelo Benfica e também acreditam; eu quero acreditar que o sonho comanda a vida e que na cabeça de todos os adeptos estará o acesso à final e na capacidade do Benfica em ganhar qualquer jogo; eu quero acreditar que este jogo será limpo e que o árbitro não está encomendado para evitar um Porto - Benfica em Dublin...

Eu quero acreditar, mas não acredito...

Não acredito nos nossos jogadores não acredito na vontade, na motivação e no futebol deles, não acredito em quem os dirige, não acredito num plantel que me parece estar a pedir férias, não acredito que tenham pernas para aguentar este jogo ou o de Dublin, não acredito em quem com eles partilha o espaço e não acredito que a UEFA deixe Benfica e FCPorto a jogarem uma final que se pode tornar numa batalha campal.

Mas o que é que os nossos jogadores têm a ver com a primeira parte do texto? Há quem pense que eles são o Benfica, mas o "Benfica Sou Eu". Eles são apenas pessoas passageiras que no dia em que sentirem metade do que todos nós sentimos por este clube, NUNCA perdem uma eliminatória contra o  SCBraga. No dia em que eles sentirem metade do Amor que nós sentimos por este clube, nenhum deles terá medo de jogar contra nenhuma equipa, em nenhuma final,  em nenhuma competição. No dia em que esses jogadores entenderem o que é o Benfica, a sua história e a verdadeira noção do que é "ser Benfica" nenhum deles sonhará com férias antes de tempo ou com cansaço acumulado. Quando os nossos jogadores olharem para o Fábio Coentrão e se deixarem inspirar pelo que ele dá ao Benfica, como um exemplo vivo de tudo aquilo que disse antes, então este jogo hoje será um passeio. Um passeio humilde, um passeio de trabalho, mas também um passeio de alegria. 

Não vou a Braga e é com tristeza que o digo. Tinha tudo preparado para ir a esta cidade ver o jogo mas desmarquei o voo para o Porto porque esta equipa dá-me pena. Este desiquilíbrio de equipa é uma amostra daquilo que "é o seu potencial" e nós já tivemos fases em que alguém nos disse - "acredito no teu potencial e não naquilo que tu és neste momento".

É isso mesmo que esta equipa tem... Tem "potencial" para ser tudo o que o Benfica merece que seja, mas algo impede que esse "potencial" se tenha desenvolvido nos últimos meses. Não vou falar de árbitros, nem de contratações falhadas,  nem das vendas indispensáveis, nos períodos de adaptação, nos castigos ou lesões importantes em momentos chaves da época. Isso são as causas, mas a mim preocupa-me agora, as consequências. Que equipa amorfa é esta? Que equipa se transforma em menos dum ano numa pálida imagem do que foi? Que equipa vai entrar hoje no Estádio AXA?

A equipa do Benfica que entra sempre motivada, a jogar nos limites, a dar o corpo á luta em cada jogada ou a equipa burguesa em que estes jogadores se tornaram?

Eu quero acreditar que quem hoje entrará em campo será maior que o nosso clube e maior que a nossa História. Eu quero acreditar que quem hoje entrar em campo queira que eu "engula" estas palavras e que no fim me faça dizer que "afinal estava enganado". Eu quero acreditar que hoje vamos mais uma vez fazer História e vamos mais uma vez, alcançar uma nova final europeia. Quero acreditar e vou acreditar, mesmo que não acredite muito neste negócio que se tornou o futebol, nestas motivações do quotidiano dos futebolistas deste novo século e aquilo que faz correr este novos jogadores. 

Quero o "Fábio Coentrão e o Ruben Amorim vezes 20" porque estes parecem-me ser os únicos que sentem o Benfica como eu e como os milhões espalhados pelo mundo. Quero que os argentinos sejam humildes, quero que os brasileiros sejam trabalhadores e quero que olhem para o que é este clube e saibam que não há clube maior que o Benfica. Algum deles pensa nisso antes de dormir ou ao acordar? Algum deles pensa que o Benfica merece estar numa final europeia e que os adeptos merecem que o Benfica volte a estes grandes palcos europeus? Algum deles está a pensar em fazer o jogo da vida deles no Estádio AXA?

Eu acredito. Eu acredito que hoje tudo vai ser diferente e que hoje vamos ter onze heróis em campo, mais os suplentes que entrarem nesse campo de futebol. 

Eu acredito que a mística, a História, o respeito pelo clube e a motivação de agradar a uma massa adepta sem igual serão suficientes para nos levarem a Dublin. 

Pelo menos, eu quero acreditar...

Força Benfica

3 comentários:

Manuel disse...

UI! o que vai por aí de angústia. Já pareces o Cristo no Monte das Oliveiras à espera de ser levado para o matadouro. Calma, homem, tem calma, toma um calmante que isso passa.

Um benfiquista verdadeiro acredita sempre. Nunca vacila. Na dúvida, ACREDITA. Acredita sempre, mesmo na derrota. Quando dizes que o Benfica és tu, para além de ser uma afirmação um pouco presunçosa, não estás a fazer jus ao nome. Vamos ganhar!

Anónimo disse...

Acredita, acredita que ser benfiquista é acreditar, como disse o Manuel... Acreditar que têm uma grande equipa, que o JJ é o Rei da Táctica, que o Roberto vai deixar de dar frangos, que o Rui Costa prefere a luz à sombra dos túneis, que o LFV tem aquelas orelhas para ouvir melhor os sócios, que se não fossem os arbtros o SLB tinha ganho o Campeonato com 21 pontos de avanço, que Hapoel não é uma equipa mas o nome de uma pomada para as hemorroidas, que o JJ fala em português, que o Peixoto é mais que o gajo da Chaves e que o Luís Filipe é melhor que o Luis Menezes ou que o Weldon, que o Nuno Gomes ainda joga ou que o vale e Azevedo consegue ser mais vígaro que o dos Pneus e que o Kadafi mau é só o que apanha com as bombas americanas na mona... Acredita, filhinho, um benfiquista não se caracteriza pelaa inteligência, caracteriza-se pela credulidade...

Anónimo disse...

Acredita, acredita que ser benfiquista é acreditar, como disse o Manuel... Acreditar que têm uma grande equipa, que o JJ é o Rei da Táctica, que o Roberto vai deixar de dar frangos, que o Rui Costa prefere a luz à sombra dos túneis, que o LFV tem aquelas orelhas para ouvir melhor os sócios, que se não fossem os arbtros o SLB tinha ganho o Campeonato com 21 pontos de avanço, que Hapoel não é uma equipa mas o nome de uma pomada para as hemorroidas, que o JJ fala em português, que o Peixoto é mais que o gako da Chaves e que o Luís Filipe é melhor que o Luis Menezes ou que o Weldon, que o Nuno Gomes ainda joga ou que o vale e Azevedo consegue ser mais vígaro que o dos Pneus e que o Kadafi mau é só o que apanha com as bombas americanas na mona... Acredita, filhinho, um benfiquista não se caracteriza pelaa inteligência, caracteriza-se pela credulidade...