segunda-feira, 30 de maio de 2011

O exemplo das amadoras

Há dois dias vi no canal ESPN Classic o jogo que opôs Benfica e Inter de Milão na final da Taça de Campeões disputada no Estádio de San Siro a 27 de Maio de 1965. 

Vi um campo encharcado, vi o nosso Costa Pereira a sair lesionado indo o Germano para a baliza e vi a magnifica segunda parte que fizemos com 10 homens, contra o colosso Inter e no seu estádio. Vi uma entrega e uma força que realmente não são normais em qualquer equipa mundial e vi jogadores a lutarem por cada bola como se fosse o jogo mais importante da sua vida. E era... Perdemos 1-0 com honra e saímos de cabeça erguida em mais uma final europeia - era a quarta em 5 anos.

Ao acabar o jogo e ver a injustiça do resultado pensei porque razão os nossos burgueses jogadores não são obrigados a ver todos estes jogos em sessões semanais, porque no meio de tantas horas sem fazer nada, sempre aprendiam um pouco do que é o verdadeiro espírito benfiquista que anda ultimamente a ser muito mais encarnado pelas nossas equipas amadoras, que pela equipa profissional de futebol.

Eu acho que todos os verdadeiros sócios do Benfica deveriam pagar a quota modalidades. Eu sei que vou pagar essa quota sempre, porque posso, porque nunca deixarei de ter o Benfica como prioridade, mas entendo que alguns sócios com o país a entrar em banca rota possam ter outras prioridades. E a única razão que os verdadeiros sócios podem utilizar para desculpar-se de não pagar a quota modalidades será financeira e essa entendo-a.

Se alguém neste momento merece cada euro das nossas quotas, são os profissionais que representam as nossas amadoras. Sem excepção, acho que os directores, seccionistas, técnicos e  jogadores do volei, do futsal, do andebol, do hóquei, do basket (entre outras modalidades) estão a representar esse espírito combativo que os nossos jogadores de futebol representavam nos idos anos 60.

Tento ver in loco todos os jogos das modalidades - na medida que a agenda permita - apesar de gostar mais de seguir o hóquei e o basket. O nosso hóquei conseguiu uma Taça europeia e o feito de chegar à ultima jornada com os mesmos pontos do FCPorto.

Infelizmente, o FCPorto já é campeão porque vai receber a Oliveirense - actual terceiro classificado e a única equipa que poderia dar alguma luta ao líder a julgar pela vitória da primeira volta contra dragões - mas antes de receber a equipa de Oliveira de Azemeis já contratou para o próximo ano o seu melhor jogador Tiago Santos e o seu treinador Tó Neves.

Os mesmos senhores que acham um escandalo o Benfica comprar o Jardel na semana que joga contra o Olhanense para a Taça da Liga, não acham escandaloso comprar o treinador e melhor jogador da equipa com quem vão jogar o ultimo jogo decisivo na atribuição do título de campeão nacional.

Na verdade, parece-me já uma evolução em relação ao modus operandi no futebol onde as prostitutas e  as viagens pagas aos árbitros são feitas às escondidas. 

Neste caso do hóquei é mais claro e legal... Éticamente pode ser reprovável mas não há nada de ilegal e de obscuro quando uma equipa quer contratar o melhor jogador ou treinador duma equipa adversária.

No Basket, eu admito que o Porto tem melhor equipa que o Benfica. Vi-os ao vivo este ano em todos os jogos que jogaram em Lisboa contra o Benfica  - até no Campo Pequeno para a Taça Compal os vi - e admito que me parece uma equipa mais equilibrada que a nossa.

Os nosso jogadores parecem mais em esforço, mais atabalhoados nas decisões ofensivas e até mais individualistas nas estratégias. Isso não impede que nos momentos decisivos desta série e especialmente em casa os nossos heróis tenham aparecido como os tais heróis de San Siro que mesmo perdendo mostraram de que raça eram feitos.

E no Benfica, ninguem exige a vitória, mas que se lute por cada jogo até ao fim e é isso que todas as modalidades sem excepção têm feito nesta recta final de época.

O andebol do Benfica perdeu o campeonato mas ganhou a Taça de Portugal e esteve na final da Taça Challenge. O Futsal foi uma vez mais à final four europeia, perdendo com o actual campeão europeu e está ainda a lutar por um lugar na final do playoff  enquanto o basket e o hóquei vai ser decidido na última hipótese.

Ontem vi o jogo de andebol na TV e o jogo de basket no nosso pavilhão. O que Ben Reed fez nos últimos segundos é de alguem que não se esconde nas responsabilidades e mesmo podendo falhar, não vira a cara à luta e é isso que eu quero ver no Benfica em toda a linha.

Eu vi Carlos Lisboa no cantinho do pavilhão a sofrer em pé e ontem naqueles momentos finais tambem me lembro dos cestos que ele, Mike Plowden, José Carlos Guimarães, Steven Rocha ou Henrique Vieira nos deram tantas alegrias nos idos anos 90. 

Muito triste foram as declarações do espanhol Poncho Lopez - treinador do FCPorto - sobre a arbitragem.

Meu caro Poncho, eu entendo a frustação de não celebrar o título no nosso pavilhão e entendo que o jogo de basket tem faltas e especificidades que ás vezes podem não ser as mais acertadas, mas por favor, se alguém foi muito prejudicado e em decisões importantes foi o Benfica. Acho que revela uma coragem inacreditável ao trazer o tópico da arbitragem depois de não ter conseguido ganhar um jogo que estava no papo na entrada do ultimo minuto.

Na quinta feira quero que os nossos jogadores desfrutem do jogo, que acreditem que ainda é possivel e gostava de ver toda uma direcção, toda uma esrutura á volta destes homens. Este ano noutra modalidade, vieram cá ganhar nos o título no nosso relvado. Agora nós temos uma hipótese (remota é certo, mas temos...) de ir lá festejar o título na sua Caixa... Apoiem quem tem de apoiar e criem as condições necessárias para que os nossos heróis não tenham medo de jogar naquele pavilhão. Acompanhem nos nas mais altas esferas e mesmo que percamos o jogo, temos que o fazer de cabeça bem levantada.

Tudo o que digo é imposivel de colocar em prática porque é muito triste que o nosso presidente não tenha estado no pavilhão em nenhum dos três jogos em casa, mesmo entendendo que as suas prioridades agora serão outras. Muito, muito triste senhor presidente.

O escandalo das luvas que vem nos jornais é algo grave e que exige a maior calma na análise. A linha ténue entre o que é legal e ilegal pode ser aqui uma interpretação de direito e não tanto uma interpretação ética.

Vamos esperar para ver o que o nosso presidente vai dizer hoje outra vez na TVI, mas para esta guerra não se entra com fisgas... Tem que se estar muito bem preparado para contra atacar, porque se isto é tudo mentira, então há uma clara estratégia em fragilizar o presidente a mando de outros poderes que não estarão obviamente a pensar no melhor para o glorioso. 

Uma coisa é criticar o presidenente com o respeito e a elevação que ele nos merece e outra coisa é estar a contribuir para uma chacina pública a mando duma pseudo oposição interna ou duma oposição externa vinda dos senhores do norte e para isso eu não vou contribuir nem hoje, nem nunca. 

Força Benfica 

3 comentários:

Anónimo disse...

(G)ANDA (B)OSTA REAGE...PERDÃO, O ARTURINHO.

www.sakanagem69.blogspot.com

Anónimo disse...

viste?lol.por acaso tambem estive a ver..outra final que gostei bastante foi a de 90..o benfica ate esteve muito bem.mas essa contra o inter praja foi 1 filha da putice terem levado a final pra la..finais caseiras..mas sim concordo contigo.foi 1 autentica injustiça o que nos aconteceu nesse jogo

Anónimo disse...

é patetico termos de ver vitorias do benfica no espn clasic ou rtp memoria. Para quando vitorias nos ultimos 10 anos? Viera está a matar o Benfica aos poucos...