quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Medo do Sporting?

No domingo passado um amigo, colega e adepto do Sporting proferiu uma frase interessante que descreve o estado de espírito dos adeptos leoninos para este derby.

Dizia ele, alto e bom som :

"Já os sinto com medo"

A frase referia-se obviamente ao "medo" que nós benfiquistas já temos desse colosso futebolisitico de nome Sporting.
 
Eu ainda não vi nenhum jogo este ano do Sporting e tirando o jogo do Benfica no Dragão  tambem não vi mais nenhum outro jogo do FCPorto este ano - esquecia-me que vi a super taça contra Barcelona também...

Isto não é nenhum tipo de arrogância mas sim uma maneira nova de viver o nosso futebolzinho. Gosto do Benfica e vejo o Benfica. Nao sou treinador, analista, comentador e o meu blog é sobre o Benfica e será sobre o Benfica que tenho de opinar. 

Nao vejo jogos do Sporting ou do FCPorto ou do Braga neste campeonato - abrirei excepções na europa seguramente - porque não tenho tempo, estou muitas semanas fora de Portugal e porque sinceramente perdi o interesse. 

Quando chegar o FCPorto - Sporting, estarei atento ao jogo mas neste momento não faço ideia do valor do Sporting e ainda não me dei ao trabalho de ver que novos jogadores jogam em que posições e o que realmente valem porque o Sporting para mim independentemente dos jogadores é o Sporting.

O Sporting há-de sempre ser favorito a ganhar o campeonato, ganhará alguns seguramente - menos que o Benfica e o FCPorto - mas a sua essência é a relação  com o Benfica; onde está o Benfica? ; como está o Benfica e pelo Benfica e contra o Benfica ganham e motivam-se.

Os sportinguistas ofendem-se quando digo que "vivem a pensar no Benfica" mas é verdade e esta semana voltaram a mostrar porque razão o que digo é verdade. 

Primeiro a euforia desmedida dos adeptos esverdeados. Nos ultimos sete jogos entre Benfica e Sporting, o Benfica ganhou seis jogos e empatou um. Vale o que vale, o Sporting está muito mais forte este ano - assim mostra a classificação - e todos sabemos que a motivação duma equipa contra o Benfica é sempre alta mas a motivação dos sportinguistas contra o Benfica é "fora do normal". 

Eles vivem para este jogo e até final do ano ainda podemos voltar a encontrá-los para a Taça de Portugal desta feita em Alvalade, antes de irmos depois aí para o campeonato já em pleno 2012.

Não há um jogo fácil contra o Sporting mas a verdade é que os temos tornado fáceis, com uma atitude, força, vontade e determinação na vitória que suplanta a mesma vontade, atitude, força e determinação das equipas sportinguistas contra o Benfica. 

É apenas isto...

Eu não tenho dúvidas que o Benfica é melhor equipa que o Sporting, mesmo sem ter visto nenhum jogo do Sporting este ano. Não tenho dúvidas que temos melhor plantel, não tenho dúvidas que estamos mais preparados na nossa construção de equipa e que o Sporting está a trabalhar num ano zero com Domingos Paciência num projecto que seguramente os levará a campeões mais cedo ou  mais tarde, mas tudo isto nao vale de nada quando começar o derby de sábado.

No sábado como em qualquer outro jogo entre estas duas equipas o que conta é o querer ganhar e como todos sabemos, o Sporting quer ganhar mais que tudo na vida. Eles preferem ganhar três jogos ao Benfica - dois para campeonato e um para a Taça de Portugal - mesmo que depois não ganhem nenhuma das competições, porque esta é a sua essência. 

Já dizia Paulo Bento quando saiu de Alvalade que o problema do Sporting era a "obsessão pelo Benfica" e Paulo Bento não entendeu em quatro anos que há coisas que nunca mudam...

E como há coisas que nunca mudam o complexo de inferioridade leonino para com o Benfica chega a roçar os níveis de ridículo. 

Como bom adepto benfiquista que sou há muitos anos, viajo regularmente para vários estádios em Portugal e no estrangeiro e quase sempre tento estar perto da claque benfiquista porque estou mais acompanhado pelos meus, porque não gosto de ir para perto dos vips benfiquistas nos 50 lugares que nos dão na bancada central e porque sinto que onde estão as claques é onde se encontram os verdadeiros benfiquistas de todas as idades, todas as religiões ou de todas as raças e de todas as classes sociais. Aí sou mais Benfica e é aí que me sinto bem.

Já fui a quase todos os grandes e míticos estádios europeus vendo o Benfica ou mais recentemente acompanhando a selecção nas grandes competições de europeus ou mundiais. 

Tenho pena que muitas das pessoas que falam em Portugal sobre futebol não tenham a menor ideia do que é ser adepto de futebol. O verdadeiro adepto é aquele que compra o bilhete no estádio da luz, compra o bilhete de avião na net, marca o quarto de hotel,  parte à aventura de ver um jogo do Benfica por essa europa fora e esses sabem de futebol e do que falo. 

Vou falar de 5 estádios que conheço muito bem e que pertencem às maiores equipas do mundo - Old Trafford (Manchester United),  Camp Nou (Barcelona), Santiago Bernabéu (Real Madrid), San Siro (Milan/Inter), Allianz Arena (Bayern de Munique).
Todos estes estádios tem taxas de ocupação perto dos 100% e em todos estes estádios os adeptos da equipa adversária sentam-se nos topos da respectiva bancada. Em cada um destes locais os adeptos contrários são sentados muito acima para que não se possam ouvir no relvado e porque os bons lugares cá mais em baixo são lugares anuais adquiridos por adeptos da equipa que joga em casa.

Para dar um exemplo contrário dum estádio diferente, das duas vezes que fui a Liverpool acompanhar o Benfica havia nossos adeptos junto ao relvado mas tambem porque a bancada superior deles atrás da baliza estava toda ocupada por benfiquistas.

No estádio do Real Madrid - nunca aqui vi o Benfica jogar - tenho acompanhado vários jogos da Liga espanhola e da champions league e nunca vi mais que umas míseras centenas de adeptos no topo do topo do estádio, tal como em Barcelona ficamos sempre no topo do topo como em qualquer um dos estádios que eu referi antes. Em Milão quando aí fui há uns anos ficámos numa caixa de segurança exactamente onde está colocada a do Benfica - atras da baliza norte - com rede a toda a nossa volta e qual é o espanto disto? Quem é que ficou ofendido com esta decisão? Onde está o problema?

Quando não existem problemas eles inventam-se e a raça sportinguista é mesmo uma raça à parte. Numa semana de calma e de fair play como não se via há muito tempo, o Benfica decide colocar uma "caixa de segurança" que não é mais que meter os adeptos sportinguistas na bancada Coca Cola, com redes laterais que os protegem dos adeptos benfiquistas que estarão ao seu lado, com uns vidros fortes que delimitarão a caixa nessas partes laterais e pela primeira vez não terão centenas de policias a fazerem de caixa virtual, sendo obviamente uma solução mais segura, mais barata (para o Benfica) e mais eficaz.
 
Mas porque é que o futebol português não é gerido com pessoas de bom senso? Mas porque é que as alminhas inteligentes da direcção do Sporting  recusaram o convite formal de almoçar com a nossa direcção no sábado porque se sentem ofendidos com a "caixa de segurança"? Mas porque é que dizem que vão para a caixa de segurança em "solidariedade" para com os adeptos que aí se deslocarem? Nem deveria ser permitido utilizar esta palavra nobre e importante do nosso dicionário - "solidariedade" - desta maneira tão básica. Até parece que vamos meter os adeptos do sporting na garagem...

Mas porque é que pessoas como Angelo Correia, Godinho Lopes ou Eduardo Barroso se tornam mentecaptos quando vestem a camisola verde? Porque o sangue que corre nas veias dos sportinguistas é dum complexo de inferioridade atroz - que nem a psicologia social ou psicanalítica poderá algum dia explicar - e que aparece sempre acima de qualquer bom senso ou inteligência. 

Quem me lê sabe que a minha faca corta a direito. Em Braga fui obviamente contra a teoria da conspiração do corte de luz propositado e defendi o bom senso acreditando que a falha de electricidade aconteceu mesmo por acidente e por consequencia a agua das caldeiras eléctricas estava fria para todos os balneários. Aqui o escrevi.

Agora não posso deixar de criticar e ridicularizar atitudes de pessoas que não sabem o que é o futebol. Estas pessoas nao sabem o que é o futebol, a essência da bancada, do adepto, da realidade do futebol internacional e vêm agora como virgens ofendidas utilizar frases e conceitos "politicamente correctos" para donas de casa de meia tigela... Estou mesmo a ver as senhoras deste Portugal :

Mas tem algum jeito meterem os adeptos do Sporting numa gaiola, enjaulados?

Quantos bilhetes dá o Real Madrid ao Barcelona para o jogo daqui a 2 semanas? Algum iluminado do Sporting sabe-me dizer quantos bilhetes são oferecidos e em que lugar do estádio fica a "claque" do Barcelona? Ou quando o Real vai a Barcelona alguem me sabe dizer quantos bilhetes são oferecidos ao real e onde ficam esses elementos das claques?

Alguém do Sporting sabe onde ficaram os adeptos do seu clube há vários anos quando foram ao  estadio Santiago Bernabeu perder 4-0? Nao sabem mas eu sei... Ficaram lá muito muito muito em cima, nao se ouviam sequer no segundo anel, quanto mais no relvado, e fizeram a festa antes e depois do jogo, sem se queixarem uma unica vez do galinheiro onde estiveram metidos durante 2h30m.

Por favor acordem para a nova realidade do futebol mundial, por favor deixem-se de provincianismos barrocos e vejam a floresta em vez de verem a árvore, nem que seja pelos tons verdes do exemplo...

Quem me dera que na próxima época os adeptos do Benfica comprassem 63 500 "red passes" nas primeiras duas semanas de Julho. Se isso acontecesse sabem onde ficariam os adeptos do FCPorto e Sporting nos clássicos?

Num galinheiro mais acima, com menos espaço e com menos adeptos. Mas isso nao significaria que teriam menos segurança. Ficariam no mesmo local onde estão mas em vez de terem todo o terceiro anel atrás da baliza ficariam apenas com umas quantas filas. 

Ver o jogo com uma rede à frente, atrás, de lado é algo que eu já fiz em vários estádios, em vários pavilhões e nao veio nenhum mal ao mundo. Ter as claques perto do relvado onde o Benfica costumava meter as claques adversárias é até mais perigoso por causa dos objectos que podem ser arremessados de cima e já existiram inumeros casos de estúpido vandalismo no nosso próprio estádio. 

Esta caixa de segurança vai permitir que os adeptos estejam bem delimitados, num local onde se vê perfeitamente o jogo, sem perigo de alguem  os atacar ou eles atacarem alguem.

A atitude dos dirigentes sportinguistas é provinciana, de pouca educação e tem como objectivo criar confusão onde aparentemente não havia nenhuma confusão. Como a equipa do Benfica nao perdeu ainda este ano em nenhum estádio, está calmamente na liderança do grupo da champions e do campeonato, tinha que se arranjar um caso para criar a tensão que poderá dar os três pontos ao sporting, ou na pior das hipóteses criar o ambiente certo para o empate que seria "ouro" para a equipa sportinguista. 

Pelos vistos estar no cocuruto de Old Trafford nao foi suficiente para calar os 3000 adeptos benfiquistas que se deslocaram a Manchester. O nosso presidente sentiu esse apoio e colocou uma mensagem no nosso site  agradecendo a maneira como se portaram neste Teatro de Sonhos.

Vendo esse jogo em Manchester junto do mesmo adepto sportinguista que me proferiu as palavras mágicas já colocadas em destaque neste post - "Já os sinto com medo" - sairam-lhe outras palavras muito interessantes para com a maneira como esse apoio estava a ser sentido na transmissão televisiva. Disse ele a dado momento :

"Devem ter metido os microfones da transmissão televisiva mesmo ao lado da claque do Benfica..."

Não não meteram. Nem a UEFA permite tal coisa. O que se ouvia eram 3000 adeptos a calarem outros 70 000 e em vez de seguirem esse exemplo no sábado já andam a chorarmingar antes de tempo. 

Para terminar e porque hoje é qunta feira torna-se obrigatório ler o artigo de Leonor Pinhão no jornal "A Bola" onde se fala da caixa de segurança, dum tal de Schaars que diz que o ambiente está tenso na Luz e duma pseudo guerra entre Eusébio e Hilário sobre o que é afinal "ter sido racista nos idos anos 60".

Com a mestria e ironia que lhe reconhecemos, Leonor Pinhão explica como afinal Hilário e Eusébio estão de acordo em como o Sporting foi durante anos um "clube de elite, de policias e de racistas". Estas foram as palavras de Eusébio no Expresso mas Hilário "respondeu" no jornal do Sporting dizendo que quando foi contratado "diziam que ia para um clube de brancos, um clube de racistas" e diz mais... Diz que "foi o primeiro preto a jogar no Sporting de Lourenço Marques" quatro décadas depois da sua fundação. Parece que lhes saíu o tiro pela culatra a quem teve a brilhante ideia de tentar criar aqui o tal pseudo problema entre dois exemplos dos dois clubes.

Leonor Pinhão ainda faz trabalho de investigação nas fontes leoninas, nomeadamente na Wiki Sporting, onde conclui que na altura o Sporting de Lourenço Marques era um "clube selectivo" e que para um "jovem negro" aí jogar ou "teria que ter a qualidade de Eusébio ou alguém que o apadrinhasse"... Depois ainda prova que os dirigentes e jogadores dessa equipa vinham essencialmente da "policia e do servilo municipalizado de água e electricidade".  Mais um fantátsico texto da Leonor que eu roubei para este humilde cantinho. 

Para terminar e como eu sou uma pessoa que gosto da estatística e tenho "medo" de algumas superstições e estatísticas no futebol - não confundir com medo do Sporting - lembro que o Benfica e Barcelonas são as únicas equipas na europa (contando competições nacionais e competiçoes europeias) que ainda não perderam esta época e que Jorge Jesus igualou o recorde de Eriksson  - época 82/83  - com  21 jogos iniciais sem perder. 

Segundo o jornal "A Bola" esse recorde em 82/83 foi derrubado pelo Sporting Clube de Portugal numa derrota que o Benfica sofreu em Alvalade.

Sábado veremos se o Sporting consegue derrubar esse recorde de Jorge Jesus mas se o fizer, não virá mal ao mundo. Continuaremos com um grande plantel e com esperanças de vitória em todas as competições nacionais.

Com a atitude de Machester não perdemos o jogo e até o podemos ganhar sem dificuldade. Com a atitude do ultimo mês em vários jogos disputados, tudo pode acontecer. Eu como sempre em todos os jogos, contra qualquer adversário acredito na vitória. Meio zero, chegaria...

Força Benfica



10 comentários:

O GLORIOSO disse...

Grande Texto Benfica Sou Eu, já tinha saudades das suas magnificas palavras.
Está tudo dito não falta nada. Tem graça que como o carissimo também por ano vejo 1, 2 no máximo vá lá 3 jogos do nosso triste campeonato sem ser do Glorioso pois aí vejo os 30. E sabe é porque tendo a possibilidade de ver todos os fim de semana o Barça, o Madrid, os vibrantes jogos da Liga Inglesa não consigo ver mais nada pois a diferença é abissal.
Bem retratou bem a Lagartagem. Eles vivem para isto, para o Glorioso como qualquer clubeco insignificante. Basta ver que a sua maior gloria foi os 7-1 em que todos os anos celebram com jantares, etc, num ano que ficaram em 4º a 10 pontos (ainda 2 por vitoria) do Campeão Glorioso tendo também perdido a taça. Ainda hoje o Manel Fernandes refere que nem por 10 titulos de campeão trocava aquele jogo. É essa a mentalidade Lagarta.
Mas prefiro que eles estejam assim fanfarrões, inchados, eufóricos, quase se apelidando a melhor equipa da historia do futebol. è sinal positivo vamos ganhar de certeza. Lembro-me por exemplo dos 6-3 onde iriamos ser trucidados, ou o ano do golo do Sabry onde teriamos uma humilhação terrivel.
Vamos ganhar não tenho duvidas pois somos muito superiores em todos os aspectos. Fazendo o que fizemos em Old Trafford +e mais do que suficiente.

P.S- Vamos partir para o titulo ganhando sabado e depois na Madeira é certinho.

Zé Medronho disse...

clap clap clap

Anónimo disse...

Depois de ler (como pediste) este texto, meu caro amigo (quando digo amigo é porque sou incondicionalmente teu amigo, e tu sabes que/quem sou) ocorrem-me algumas palavras para te definir, como por exemplo, autista, egocêntrico, arrogante e insultuoso, sem qualquer tipo de ofensa. És ao contrário de Deus que escreve direito por linhas tortas, tu rediges lindos discursos carregados de injúrias, ou seja, as tuas linhas são direitas, torto é o texto, iludes a essência da mensagem com vocábulos suaves (atenção não a ti, que percebes, mas aos restantes, isto é um elogio). Tens toda a razão no título do teu blog, tu és o benfica, com todos os seus defeitos bem vincados, apesar das tuas virtudes serem muitas e diversas das do clube, no pecado são irmãos. Tenho de assumir que parei de ler nos “metecaptos” não aguentei a verborreia que parecia inspirada numa palestra de Bresnev na praça vermelha ou de Cunhal no Seixal (o vosso Seixal), carregada de verdades convenientes com prazo dúbios. Para esclarecer: obsessão da “raça” (como lhe chamas) sportinguista pelo benfica e por este jogo nunca deverá ser vista como uma “doença” mas antes como um saudável rivalidade entre os bonecos dos matraquilhos, se quiseres um sinal de respeito, algo que pelos vistos não está ao alcance de todos. Como te disse este jogo tem pouca importância para nós, seria uma derrota normal, um empate seria bom para o Sporting, sendo que uma vitória seria extraordinário tendo em conta onde estávamos há meses atrás. Para terminar pelo teu começo, o medo do Sporting é claro e evidente e compreensível tendo em conta o que nos valorizaram (merecidamente) nos últimos dois anos, estamos melhores somos mais equipa e temos outro valor, não escondo que a tua equipa hoje é melhor que a minha, mas nesse mesmo estádio os gregos também eram imensamente mais fracos que os lusos, e aí está a magia, no mel e no fel.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caros Glorioso e Zé Medronho

Obrigado pelas palavras e pelos aplausos. Sao simpáticas e parece que temos a mesma opinião em relação a uma série de assuntos benfiquistas.

Em relação ás "saudades das minhas magnificas palavras" com que o Glorioso começa o texto digo que infelizmete esta época tenho tido o tempo no limite mas tentarei andar mais vezes por aqui.

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Ao sportinguista anónimo, que pensa que me conhece digo que este blog tem o nome de O Benfica Sou Eu e decidi manter omissa a minha identidade porque prefiro, porque é um escape duma minha outra actividade profissional muito agitada e porque gosto do conceito low profile deste humilde cantinho.

Nao promovo o espaço, nao o divulgo e para mim é importante escrever sobre os asusntos do Benfica e umdia poder reler e saber as minhas opiniões em cada momento da história do meu clube.

Não tenho nenhum amigo meu com conhecimento deste espaço - nem familiar - e presumo que possa estar no clássico problema de "você sabe que eu sei que o senhor sabe que eu sei" mas nem vou entrar por aí.

Eu opino sobre o que me apetece por aqui e sei que infelizmente tudo o que referi sobre o sporting no texto de ontem é a mais pura das verdades e alguma verdades custam a ouvir.

Aliás se parou na palavra "mentecapto" e pelo texto que escreveu presumo que é uma pessoa inteligente, talvez até sensata no seu trabalho, uma pessoa capaz de levar Portugal a sair da crise e produzir para um PIB já de si fraco mas quando veste a pele de sportinguista acaba de provar que é um Angelo Correia ou Eduardo Barroso da vida...

Pessoas que sao fantásticas, ultra profissionais, humanamente acima de qualquer suspeita mas que depois quando o verde entra na sua génese se tornam vulgares, conflitivos e deixam que o tal complexo de inferioridade apareça no seu pensamento.

Eu até lhe digo mais...

Eu fui simpático com os sportingustas no meu texto porque tenho melhores amigos do sporting e sei o que mudam quando pensam com o verde em vez de pensarem com o bom senso que eu tento por aqui utilizar.

Voces sao previsiveis e fáceis de analisar porque são todos iguais.

Veja-se como um "brilhante gestor bancário" consegue parecer um menino de coro porque no seu banco é profissional, sério e um activo fenomenal e como presidente do sporting é mais um com problemas mal resolvidos com o Benfica.

Esta é a minha opinião, respeito a sua obviamente e se somos realmente amigos - como acredito que sejamos fora deste cenário virtual - deixe que lhe diga que concordamos em absoluto com coisas importantes e isso já é um bom principio.

(continua...)

O Benfica Sou Eu disse...

(continuação)

Chama de "saudável rivalidade entre os bonecos dos matraquilhos" e eu concordo que no relvado é isso que se trata.

Diz que este "jogo tem pouca importância para nós (sporting), seria uma derrota normal, um empate seria bom para o Sporting, sendo que uma vitória seria extraordinário tendo em conta onde estávamos há meses atrás." Concordo em absoluto e repito o que disse no texto - este projecto de Domingos está no ano zero e será campeão mais cedo ou mais tarde.

Diz "que a tua (minha) equipa hoje é melhor que a minha (tua), mas nesse mesmo estádio os gregos também eram imensamente mais fracos que os lusos, e aí está a magia, no mel e no fel." Concordo que qualquer equipa mais fraca pode ganhar a uma equipa mais forte, mas discordo quando diz que " o medo do Sporting é claro e evidente e compreensível".

Nao tenho medo do sporting... Repito, não tenho nenhum medo deste sporting como não tenho medo de nenhuma equipa nacional a jogar no meu estádio e seguramente que algum jogo perderei nesse relvado.

Estou mais uma vez longe de Lisboa e vou ver o jogo noutro fuso horário com a esperança duma vitória. Como diriam os nossos avós - e eu tive dois avós do Benfica que muito orgulho tenho apesar de não ter conhecido infelzimente o meu avô paterno - num benfica vs sporting é sempre 1X2 no totobola e há coisas que nunca mudam.

Se no sábado perder 5-0 em casa com o sporting a minha opinião sobre a vossa "raça" é a mesma, a minha opinião ao favotritismo do benfica no campeonato é o mesmo, a minha opinião sobre quem tem melhor equipa e plantel é a mesma, mas estarei 2 pontos atrás do Sporting.

Apenas isso... Lembro que no fim do texto coloquei um dado estatistico interessante que joga a favor do seu sporting e contra o meu Benfica.

Ao fim de 21 jogos oficiais sem perder em 82/83 - com Eriksson - o Benfica perdeu em Alvalade no 22º jogo. Jorge Jesus leva 21 jogos oficiais sem perder e pode ser que a história se repita, mas tal como em 82/83 mesmo que isso aconteça, muito provavelmente o desfecho do final de campeonato será o mesmo e parece que ficariam os "compadres contentes".

Vocês ganhavam ao Benfica e no fim o nosso clube seria campeão. Tal qual o que referi no meu texto.

Meu caro amigo, com o respeito que tenho para com o sporting e para consigo que tenha boa sorte amanhã.

Apareça sempre.

Força Benfica

Anónimo disse...

Compreendo que não possa confundir a sua vida pessoal e profissional com as ideias ridiculas que tem acerca do futebol, sem que mal algum venha ao mundo por isso. Já não compreendo nem aceito como pode colocar num mesmo saco um excelente cirurgião com uma criatura dependente de subvenções e pouco respeitável politico muito responsável pelo estado do país, demonstra a sua falta de atenção (para não dizer pior). O seu benfica é favorito e quanto a isso há pouco ou nada a discutir, mas quanto ao respeito e atenção dispensada a este derby pelas pessoas ligadas ao clube do povão, é inquestionável que tem vindo a aumentar, a bem do futebol. Quanto ao conhecer o Sporting e a previsibilidade dos seus adeptos, tenho a dizer-lhe que conheço bem melhor o seu clube por dentro, incluindo direcção e massa associtaiva, que o meu caro amigo conhece o meu, sem dúvidas absolutamente nenhumas, adiantando mesmo que a previsibilidade da estreia da jaula ou gaiola no nosso derby não passa de pura provocação e demonstra a pequenês de espirito da administração do seu clube, que no que diz respeito a segurança deixa muito a desejar se nos lembrarmos de casos como a contratação do saudoso moretto, o tunéis, o apagão e outros casos mais antigos. Conheço-vos bem, as vossas forças, os vossos modos e as vossas fraquezas, afinal conhecemo-nos todos há muito, e por vos conhecer tão tão bem, todos os dias dou graças a Deus (seguindo o seu mote) de ter optado pelo meu avó paterno (sportinguista) em deterimento do meu avó materno (digno benfiquista), a quem muito mais devo, no que diz respeito a formação como homem, como profissional e como individuo parte de uma sociedade cheia de fealdade, e por isso mesmo cedo percebi que como clube tinha de escolher a diferença pela honra e seriedade, pelos valores que me regem todos os dias, esforço, dedicação, devoção e (finalmente sempre que possível, sem que seja a qualquer custo) a glória. Quanto ao tema dos "pretos" fique o meu caro amigo sabendo que para mal deste mundo, aquele que é conhecido e premiado como o maior clube do Mundo, apenas contratou o seu primeiro jogador de futebol de raça negra nos anos '90. Para terminar, citar a Leonor Pinhão é uma ofensa para qualquer humano, muito mais para uma pessoa intelegente como parece ser (porém perdido quando fala a vermelho). Boa Sorte para si, um regresso rápido ao nosso país. Saudações Leoninas

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo

Obrigado pelo texto.

Parece me escrito com bom senso apesar das óbvias diferenças de opinião em relação á minha pessoa.

Só lhe digo que coloquei Eduardo Barroso e Angelo Correia na mesma citação porque amnbos foram publicamente porta vozes da indignação sportinguista com a famosa caixa de segurança.

Pelo que leio no seu comentário também o senhor acha que esta caixa de segurança é uma provocação dando publicamente razão á minha teoria do "complexo de inferioridade" que nem a psicologia social nem a psicanálise algum dia explicarão sobre "o sportinguista".

Em relação à sua breve citação sobre o clube que apenas contratou um jogadore de raça negra nos anos 90 gostava de saber de quem se trata porque a minha grande cultura geral futebolistica não descurtina que clube é esse - sem usar o google - e não vejo qualquer ligação ao tópico que aqui se dicutia.

Em relação à iroia, inteligencia e conhecimento aprofundado do que é "ser Benfica" e "ser sporting" de Leonor Pinhao ponho as minhas duas mãos no fogo por esta nossa "intelectual" independentemente de poder concordar ou não com ela aqui ou ali.

Compreendo que para os sportinguistas a azia dos seus argumentos seja dificil de digerir.

Espero que amanhã à noite entenda que a famosa caixa de segurança não passa disso mesmo e talvez entenda melhor as atitudes ridiculas que todos os sportinguitas tomaram esta semana. Se não amanhã à noite, seguramente que com o tempo verá com melhor clarividência que não há nenhum tipo de provocação nesta criação duma caixa de segurança...

Apareça sempre

Força Benfica

O GLORIOSO disse...

Benfica Sou Eu, este sr. Sportinguista que aqui lança umas atuardas mal metidas e mal informado é precisamente o prototipo do adepto Lagarto: Diz-se diferente mas é um complexado eterno pela existencia do Benfica.
Também sabe mal a história do seu clube o que se compreende.
Sabe o seu clube foi formado por meninos de bem, ricos que se zangaram com outros da mesma estirpe (o Campo Grande Futebol clube) e disserem que iam pedir ao seu avozinho para formar um clube. É assim que nasceu o seu clube, já nasceu rico contra outro formado no povo sem dinheiro para nada mas com raça e mistica. A vossa devoção, esforço e glória foi evidente pouco tempo depois ao aliciarem 8 jogadores do Benfica (então Sport Lisboa), oferecendo-lhes campo, bolas e banhos de água quente perante outro que nem campo tinha. Isso é que é honestidade, honra e seriedade como referiu que o seu clube tinha. A partir daí o vosso complexo começa e nunca mais acabou.
Hoje um pouco por caridade o seu clube é considerado grande e gigantesco, isto num clube que em 50 anos foi 8 vezes campeão, que desde o 25 de Abril tem 4 titulos (mas os outros é que eram o clube do regime), que tem uma historia Europeia mediana para não dizer pior com 1 taça já extinta e 1 final perdida em casa e que na Champions (a verdadeira e grande taça Europeia) cometeu a proeza de chagar 1 vez aos quartos-de-final e mais nada (nem uma meia-final para amostra), que em 30 anos tem 2 titulos, etc, etc. Por isso é que são diferentes.
Pode escrever o que quizer mas todos sabemos que se ganhar amanhã a epoca ficará ganha para o Sporting, que a festa será de arromba isto mais de 1000 dias depois da ultima vitoria. A vossa essencia é essa, vivem para isto nada mais importa. Repito o vossa grande alegria de sempre o maior momento do clube foi nessa tarde de Dezembro de 86 com os 7-1. Ganharam ao Campeão, ficaram em 4º mas para voçês foi como ser Campeão da Europa. Todos os anos como se sabe festejam a data, fazem homenagens e jantares aos jogadores, todos os anos o Record e A Bola lá estam a tirar o boneco.
É essa a vossa razão de viver.

P.S- Se por acaso em qualquer ano tivessem ganho 6-3 em casa do adversário e com essa vitoria tivessem garantido o titulo tenho a certeza que mudariam a data da fundação para esse dia. Por outro lado Benfica Sou Eu lembra-se de algum jantar, ou homenagem que tivessemos feito a essa equipa, ao JVP, ao Isaias, ao Helder, ao Paneira, etc? Eu não...

O Benfica Sou Eu disse...

Carto Glorioso,

Nao "me lembro de algum jantar, ou homenagem que tivessemos feito a essa equipa, ao JVP, ao Isaias, ao Helder, ao Paneira."

Amanhã vão morrer em campo para ganhar ao Benfica, mas a nossa equipa só tem que ter mais atitude, determinação, força e vontade porque futebol e talento já temos em doses superiores.

infelizmente isso às vezes não chega por isso é importante estes factores extra de motivação para conseguir a tal vitória por meio-zero que desejo apenas e só porque precisamos mesmo destes 3 pontos para sermos campeões.


Força Benfica