terça-feira, 22 de novembro de 2011

O mês de todas as decisões!

Há quem fale de semana decisiva para a nossa equipa mas depois de saber o sorteio da Taça de Portugal e ver o calendário do Benfica no próximo mês, bem se pode dizer que podemos decidir a época exactamente no próximo mês.

Entre hoje - 22 de Novembro - e 21 de Dezembro o Benfica joga o futuro em 3 importantes competições tendo que estar na máxima força agora e não em Março como normalmente se exige a cada plantel.

Começando pelo jogo de hoje vou apenas realçar dois pequenos detalhes.

O primeiro tem a ver com Jorge Jesus. Desde os 5-0 do Dragão que eu me remeti ao silêncio quase absoluto sobre as decisões acertadas ou desacertadas do nosso treinador. Respeito-as e só lhe desejo sorte, competência e liderança para nos levar às vitórias que todos ambicionamos mas faz-me confusão as palavras de Jesus nas conferências de imprensa que antecedem cada jogo europeu do Benfica.

O nosso treinador tem a mania de "abrir o livro" quando tem plateias internacionais diante dele, dizendo coisas que normalmente são descabidas independentemente das suas razões pessoais ou estratégicas para as dizer.

O senhor jorge Jesus escolheu Old Trafford para dizer alto e bom som que a "liga inglesa é pior que a liga alemã, liga espanhola e liga italiana."

Gostos não se dicutem e se Jesus prefere ver essas ligas e se as acha superiores até deveria ser ele a negociar os direitos de cada uma dessas ligas para o mundo pois deveria fazer grandes negócios. 
 
Todos sabemos que os direitos e os espectadores da liga inglesa em todo o mundo são muito superiores a essas ligas - apesar de Mourinho, Messi e Ronaldo estarem na Liga espanhola - mas aquilo que mais me espanta é este senhor ter dito isto em casa do Manchester United.

Como cada um diz o que lhe apetece e como eu defendo que quem representa o Benfica não deve esquecer nunca o posicionamento de grande clube europeu "de bem" que somos - nao confundir com outro grande cube europeu nacional que mais recentemente engrandeceu do "lado do mal" - e deveria evitar dizer estas atordoadas por um seu máximo elemento da estrutura de futebol.

Vale o que vale e a verdade é que vale pouco para o que se vai passar hoje em campo.

O segundo ponto diz respeito á estratégia a utilizar neste jogo hoje e isso é muito mais importante que as suas palavras. Nós queremos ser apurados o mais rápido possivel para a fase seguinte e estamos a fazer um boa campanha com bons reultados europeus, mas ainda falta algo para nos apurarmos.

Há quem pense que perdendo hoje e ganhando em casa contra a equipa romena, chegará para esse desejado lugar nos oitavos de final da champions league, mas isso não é de todo verdade e espero que Jesus tenha lembrado aos seus jogadores que uma derrota em Old Trafford por algo mais que a diferença mínima pode colocar em risco o apuramento para a fase seguinte da liga dos campeões.

Eu digo isto porque quem está preocupado em dizer numa conferência de imprensa que a liga inglesa é a quarta liga europeia pode não ter tido tempo para fazer as contas do apuramento, mas eu já as fiz...

Hoje temos que ganhar, empatar ou perder pela diferença minima para podermos depender apenas de nós para conseguir o apuramento no ultimo jogo a 6 de Dezembro. 
 
Se perdemos pela margem mínima mas com golos (4-3, 5-4) tambem nos daria boa margem para o ultimo jogo, mas é importante que todos saibam que este jogo é mesmo muito importante e pode mesmo decidir o nosso futuro na champions. 

Todo os cenários que não sejam estes podem colocar-nos numa situação de apuramento via terceiros que todos queremos evitar. 

Sem grandes invenções temos futebol e plantel para podermos lutar contra Manchester no jogo hoje e pelo apuramento no grupo. Que a sorte nos proteja...

Voltando às competições nacionais temos aqui 3 jogos - possivelmente e desejavelmente 4 - contra duas equipas que  podem decidir os dois tíitulos mais importantes cá do burgo.

Para o campeonato, o Benfica recebe o Sporting este fim de semana e vai à Madeira depois jogar contra o Marítimo.

Para a Taça de Portugal o Benfica vai à Madeira jogar contra o Marítimo e caso ganhe esse desafio, joga depois contra o vencedor do Sporting - Belenenses fora - ou no estádio de alvalade ou no estádio do restelo a 21 de Dezembro.

Dito isto, é fácil de adivinhar que estes 6 jogos - Manchester United (CL), Sporting (L), Maritimo (L) Marítimo (TP), Oletul (CL) e Sporting ou Belenenses (TP) - decidirão o nosso ano e a nossa época.

Eu acredito que 6 pontos contra Sporting e Marítimo dão-nos estabilidade para encarar o resto de campeonato com força de campeão mas ainda é cedo para falar disso agora.

Duas vitórias na Taça de Portugal, sabendo que Braga e Porto estão fora sigificará caminho aberto para o Jamor e bons resultados contra Manchester e Olitul abrem-nos as portas dos oitavos de final da champions league.

Não há mais que falar. Agora é tempo de mostrar do que somos feitos, mostrar que temos plantel e mentalidade para ganhar estes importantes desafios e mostrar que afinal no natal tambem se decidem épocas. 
 
Falta um mês para começarmos a entender realmente de que é feito este Benfica 2011-2012 e espero que não seja uma cópia das exibições do nosso ultimo mês.

De 22 de Outubro a 22 de Novembro vimos o Benfica ganhar 1-0 contra o Beira Mar em Aveiro, vimos o Benfica ganhar em casa contra a Olhanense por 2-1, vimos o Benfica empatar em casa contra o  Basel, vimos o Benfica empatar em Braga e vimos o Benfica ganhar contra a Naval para a Taça de Portugal. 
Não gostei de nenhum destes jogos, mas gostei de alguns resultados. 

Neste próximo mês não quero saber de exibições. Quero apenas resultados. Depois temos tempo de encantar com futebol bonito mas tambem sei que ou mudamos muito as exibições ou teremos problemas em alcançar os resultados jogando como temos feito no ultimo mês.
 
Hoje, espero que o ciclo se inicie de forma positiva. Empate ou vitória pode chegar...

 
 Força Benfica

 

Sem comentários: