terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Viva o nosso amor incondicional pelo Benfica!

O Benfica faz 108 anos e hoje devemos pensar apenas no positivo, no bem que todos nós sentimos em ter esta paixão viva que nos acompanhará toda a vida e no maravilhoso que é "ser Benfica"

Essa paixão que todos sentimos de forma igual e que muitos descrevem no plano desportivo como "Mística", é algo que nos une e que na prática faz o Benfica.

O que é o Benfica? O Benfica é a paixão incondicional que todos sentimos por um clube.


Noutro dia em Braga a passear a minha sobrinha, vimos  um senhor que tinha um cão de quatro meses e esse cão começou a brincar com a minha pequena sobrinha enquanto eu falava com o seu dono. Dizia-me ele que tinha morrido o anterior cão e ele teve que comprar logo outro porque não podia viver sem a companhia deste animal e porque os cães "nunca falham, estão sempre lá"

Perdoem-me a comparação desta história com 48h mas a conclusão é a mesma. "O Benfica está sempre lá... "

Nós casamos, divorciamos, nós temos zangas no trabalho, nós perdemos dinheiro nos negócios, nós viajamos por tanto lado, nós passamos temporadas piores, outras melhores e onde quer que estejamos, o "Benfica está sempre lá."

Sempre, sempre, sempre.

O Benfica nunca nos falha. Mesmo quando perde.

O que é isso de perder ou ganhar? Sim ganhamos mais, mas não me esqueço quando em 2008, viajava de São Francisco para Las Vegas numa quinta feira de "thanks giving day" e saí as 4am para chegar as 1145am e ver o jogo do Benfica para a Liga Europa...

Não cheguei com o trânsito caótico e acabei por parar no meio do deserto, sozinho, num motel daqueles de filme, abri o computador e com internet manhosa vi o Benfica levar 5 duma equipa grega. Foram 5 golos que sofremos e nesse dia vim aqui ao blog e escrevi "Viva o Benfica"

Sorri no fim, mesmo rabugento, e segui viagem porque o Benfica nunca me falha. Nunca!
Agora que tenho sobrinha - mesmo sem ter filhos - sei o que é o amor incondicional.

O Benfica é amor incondicional!

Sem mais!

Não é futebol, ou hóquei, ou um museu, ou a história, ou um estádio, ou um símbolo, ou tantas outras coisas!

O Benfica é tudo isso e é basicamente a nossa porta para sermos infantis o resto da vida.

Não há nada melhor na vida que ver pessoas humildes no Estádio da Luz. Não há nada melhor que ver o meu companheiro António uma fila abaixo do meu cativo, virar a cara para não ver um penalti ou abraçar desconhecidos num golo ou amparar esses mesmos desconhecidos como todos fizemos agora em Guimarães por exemplo.

O conceito de família, pertença ao grupo é no Benfica algo de muito forte!

Quando vejo meus colegas de bancada benzerem-se antes de cada jogo penso na relação do religioso com o Benfica e também com o sobrenatural da famosa "Mística"!

A mística pode ser esse empurrão que temos para uma vitória difícil - e que vem sabe Deus donde - ou os sacrifícios e a energia positiva que uma massa humana pode gerar num estádio de futebol e que tem como consequência esse mesmo resultado positivo num jogo difícil!

Eu sou céptico, não sou religioso praticante, considero-me uma pessoa moderna, bem educado, movo-me nalguns círculos intelectuais nacionais e internacionais, apesar de não ser um intelectual, por várias razoes, mesmo que tenha ligações a várias artes.

E não o sou porque o meu benfiquismo liga me á Terra. Liga-me ao mais humilde e puro que há neste mundo. Os intelectuais nunca poderão entender isto! Nunca!

Eu não sei onde nasceu o meu amor pelo Benfica e ás vezes penso nisto. Não há psicanálise que explique porque há "razões que a própria razão desconhece."

Lembro me de estar ao colo do meu avô materno a ouvir um relato na sua cozinha. Lembro-me das suas mãos grandes a agarrarem-me e ouvirmos esse relato num rádio/transístor branco antigo que eu daria este mundo e o outro para o voltar a encontrar.

Lembro de comemorar cada golo com uma corrida pelos corredores da casa onde vivia com os meus pais, mas o lembro-me que o meu pai nessa altura é ausente do Benfica.

O Benfica numa primeira fase da minha vida é "avô". Depois, numa segunda fase no apartamento de família o Benfica é solitário!

Ouvia os relatos no quarto dos meus pais com uma luz de candeeiro e comemorava cada golo com saltos na cama deles. Teria 5/6 anos, menos talvez!

O Benfica era sonho, era liberdade, era poder ir para a minha cama imaginar os golos que não via na TV, era algo meu! Só meu!

Não partilhava o Benfica com muita gente! Era algo solitário!

Tal como solitária é a dor duma derrota ou a alegria duma vitória ainda hoje.

Podemos vivê-las no estádio com a família benfiquista mas ela terá mais sentido quando a vivemos alguns minutos ou horas depois de forma solitária.

O Benfica é algo que está sempre lá.
 
Está sempre aqui!

Muitas pessoas fracas de espírito vêem este fenómeno dos clubes como algo "menor", intelectualmente desprezível e eu tenho pena dessas pessoas.

Noutro dia encontrei um amigo de infância num espectáculo musical em Lisboa.

O Nuno!

Não o via há muito tempo e falamos de forma breve, demos um abraço, disse-me que está bem na vida, casado, com 2 filhos e é uma pessoa que aparentemente bem com ele próprio. Fiquei feliz de o ver!

Não falamos de futebol, mas sei que é impossível que não seja hoje e sempre apaixonado pelo Benfica.

Sempre foi apaixonado pelo Benfica. Sempre, sempre, sempre!

Desde pequeno que devorava as histórias do Benfica, os cromos, as estatísticas. Não o via há muitos muitos anos e nesse dia, pela noite pensei no "Nuno".

Como estará a paixão dele pelo Benfica?

Viva e ardente como sempre esteve. Não tenho duvidas. Sim, está casado, com filhos, provavelmente com menos tempo, talvez a mulher não ache grande piada ao futebol ou ao Benfica, como a minha ex mulher, mas isso não mudara o seu amor solitário pelo Benfica.

Porque isso é o que vai e fica connosco até ao nosso ultimo dia de vida.

Nesta fase da minha vida, faço o que me apetece, vou onde me apetece e gosto de assumir esta paixão pelo Benfica nos 5 cantos do mundo.

Sou um viajante, e sem ser os meus pais, alguns projectos profissionais aqui em Portugal e a minha sobrinha ao lado em Espanha, só o Benfica me liga a Lisboa.

E sempre estarei ligado a Lisboa mesmo que esteja do outro lado do mundo pelo Benfica.

Vou viajar para outras paragens no dia 7 de Março e a viagem foi estratégicamente marcada para poder ver o jogo contra FCPorto e Zenit.

Hoje não interessa falar desses jogos e do que eles representam.

Interessa falar do Benfica e no que o Benfica representa.

Outro amigo meu, o Luís, grande apaixonado pelo Benfica um dia contou me uma das histórias mais impressionantes do que é ser Benfica.

O pai dele era grande benfiquista - morreu há poucos meses - a mãe grande grande benfiquista, o irmão outro grandíssimo benfiquista. Os filhos do Luís são ambos benfiquistas e se o mais novo adora e devora as histórias e novidades do futebol, o mais velho liga pouco ao futebol sendo mais dado a outras artes.

Esse filho mais velho, um dia disse ao Luís algo parecido com isto:

"Pai, tal como tu, a avó, o avô ou o mano, eu amo o Benfica. Amo e quero sempre que o Benfica ganhe e sinto algo muito forte pelo Benfica. Só não me peças para ver os jogos porque eu não gosto de futebol"

O Luís contou-me esta história deliciosa e de coragem dum filho para com o seu pai em idade pré-adolescente.

Não convidarei o filho mais velho do Luís para ir ao futebol na sexta feira mas faço um apelo a todos os benfiquistas que amando o seu clube, por acaso gostam de futebol!

Sexta dia 2 de Março e Terça dia 6 de Março temos jogos no Estádio da Luz na semana que celebramos o centésimo oitavo aniversário do nosso clube.

O estádio está  longe de esgotar em qualquer um dos jogos e os indicadores que temos é que muito provavelmente não esgotará em nenhum deles.

Para mim, mais que perder o que me dói é ver os verdadeiros benfiquistas a desistirem da sua paixão.

Não interessa se perdemos na Rússia ou se o Porto vai ser campeão na luz outra vez esta sexta feira. Se for, parabéns...

Que podemos fazer?

O que nós podemos fazer é estar lá. O Benfica existe para que vivamos juntos estes grandes dias.

Uma "final" do campeonato em nossa casa e quatro dias depois o possível apuramento para os quartos de final da champions e o estádio não está esgotado uma semana antes?

O que se passa com a nossa paixão?

Então no estádio antigo tínhamos casas com 70.000, 80.000, 100.000 e até 120.000 pessoas e agora não conseguimos meter 65.000 pessoas em cada um destes dias?

O que se passa com o amor incondicional pelo nosso clube?

Todos sabemos que por amor vamos atrás de tudo. Não há trabalho, dinheiro, falta de tempo ou o que quer que seja e deveria ser assim esta semana em época de aniversário!

 Medo de perder?

O que é isso de medo de perder?

Nem contra Real Madrid ou Barça eu entro para perder e agora tenho medo e já não vou ao Estádio?

Será a crise? Sim a crise afecta mas sempre temos dinheiro para as nossas paixões. Sempre!

Há um filme argentino de nome - el secreto de sus ojos - que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro há dois anos. Numa das cenas do filme há um senhor investigador policial  de maior idade que está a tentar provar ao seu colega investigador policial mais novo num café típico argentino, porque razão é que ele sabe onde encontrar um certo suspeito dum crime.

Este senhor de idade diz lhe algo parecido com o que vou aqui escrever de memória :

"Eu tenho a paixão pela bebida - diz alcoolizado - e isso nunca mudará até ao meu ultimo dia de vida.

Tu tens a paixão pela doutora que trabalha connosco há anos e assim continuarás a amá-la para sempre.

O nosso suspeito ama o seu clube e sempre amará esse clube. Onde é que o podemos apanhar? No estádio do seu clube em dia de jogo!!!"

E assim foi. Foram ao estádio apanhar o suspeito e eu uso esta metáfora para pedir de forma muito humilde a todos os benfiquistas que comprem bilhetes para estes dois jogos. É no estádio que deveremos estar a mostrar o nosso amor incondicional ao clube!

E "Sim", devemos comprar bilhete para os dois jogos! Não para o FCPorto à espera do resultado para ver se compram ou não bilhete para o Zenit.

A nossa paixão não se baseia em resultados! Isso é consequência e claro que sempre queremos ganhar. A causa da nossa paixão é o Benfica!

Não o Aimar, Rodrigo, Luisão ou Javi Garcia.

Esses vão e vêm e nós estamos sempre aqui como o Benfica está sempre lá para nós.

É o Benfica que precisa de nós nesta altura mesmo que percamos os dois jogos...

Será muito desolador, e representará  uma vitória antecipada de FCPorto e Zenit, se  o Estádio da Luz não  encher para estes dois jogos!

Está  nas nossas mãos alterar esta situação e mostrar ao mundo porque amamos incondicionalmente o Benfica!

Não custa nada!

Para ti, Benfica, Parabéns pelos 108 anos de História.

Vamos dignificar essa História enchendo o estádio duas vezes esta semana.

Os jogadores esses, vão tentar dignificar a tua História no relvado, ganhando os jogos.

Se isso não acontecer é porque alguém mais fez pela vitória e continuarás a ser o nosso grande amor, como diz a canção...
Parabéns Benfica!

Força Benfica

1 comentário:

João G disse...

Querido consócio. O que diz, é o que me vai na Alma. Aconteça o que acontecer, em qualquer campo de jogos, nada nem ninguém me retira a imensa Alegria de ser do Benfica e de partilhar este Universo de afectos, de ternuras em fraternidade com tanta gente.
O que diz, está no âmago do nosso clube. e não dá mesmo para entender por quem está de fora.
O Benfica está sempre lá, e 6ª e 3ª lá estarei, com todo o meu afecto, a co-criar uma imensa onde de apoio incondicional, em festa e alegria, pois é assim que honramos todos os que deram o seu melhor para que hoje possamos ter o Benfica nas nossas vidas, que tão bem nos faz.
Viva o Benfica!!!