quarta-feira, 28 de março de 2012

Contra factos, não há argumentos!


Os factos deste jogo contra Chelsea são fáceis de identificar.

A primeira parte equilibrada demonstrou que o "0-0" ou "1-0" para cada um dos lados poderia ser o desfecho final do jogo.

Eu assusto-me sempre quando sinto que os jogos estão nesta toada equilibrada porque tirando o Sporting e o Zenit, o Benfica sofreu golos em todos os jogos em casa. Ontem não seria excepção, apesar de nós termos sempre esperança que isso não aconteça.

O segundo facto é que o Benfica na segunda parte faz uns 20-25 minutos de grande nível.  Diria mesmo que ao nível do melhor que se vê na champions league.

Deu gosto ver o ataque do Benfica a tentar encontrar soluções para marcar o golo que nos poderia dar a eliminatória.

Duas ou três perdidas de Cardozo, mais uma boa perdida de Jardel, um ou outro remate que poderiam perfeitamente ter entrado e um penalti do tamanho do mundo que ficou por marcar.

Eu não mando nada, nem tenho poder para dizer o que quer quer seja aos senhores do futebol, mas não marcar este penalti com o árbitro principal a três metros, um fiscal de linha a uns poucos metros no enfiamento da jogada e um arbitro assistente atrás da baliza, seriam razões suficientes para mandar o senhor Platini pregar para outra freguesia gaulesa e deixar finalmente o futebol entregue a quem queras novas tecnologias ao serviço da verdade desportiva em vez da ridícula ideia dos cinco árbitros.

Os árbitros como os juízes, são uma praga onde é difícil encontrar alguém bom. Nós pensamos que é só em Portugal mas o que se viu ontem neste penalti foi novamente um claro:

– Viram? Claro que viram! Mas não quiseram marcar!

Então se viram e não quiseram marcar o que vai a UEFA fazer a estes dois árbitros assistentes atrás da baliza que não fazem mais que ganhar o seu dinheiro e não dar nada a um desporto que enquanto não se modernizar ficará irremediavelmente para trás.

Insisto no modelo do futebol Americano pela enésima vez!!!!

Não podemos continuar a ter penaltis do tamanho do mundo com três árbitros ao lado a deixarem seguir jogo. Seja a mão do Emerson ou do Terry! Não podemos!!!! Estamos a fazer mal ao futebol!!!

O vídeo tem de entrar nos jogos e o senhor Platini deixar esta ideia saloia, retrógrada e parva – poderia utilizar arrogante e teríamos as principais caracteristicas deste estúpido Platini - de lado.

E por falar em parvos e em arrogantes, eis que mais uma vez Jorge Jesus mexeu e fez mal.

Eu até posso entender a ideia do nosso “mais que tudo”, mas como muitas boas ideias que todos temos na vida e no trabalho, quando elas falham na realidade – por mais bonitas que sejam no papel – temos de assumir as responsabilidades.

Tirar Aimar – que nem estava a jogar bem – e Bruno César – que também não estava a jogar bem – e meter Matic e Rodrigo teve como consequência e resultado, acabar com o jogo do Benfica.

Tem Jorge Jesus culpa disso, mesmo que a intenção fosse boa?

Sim, terá de ter… Não há outra maneira porque o Benfica parou de jogar e mesmo que me digam que precisamos de 5/7 minutos para adaptar ao novo sistema – ou mesmo sistema com outras peças – a verdade é que perdemos o jogo aí.

Depois Jorge Jesus, consegue em poucas semanas rebentar com Rodrigo não o colocando a jogar – e se foi para ele renovar ou para acalmar as ideias de ir para o estrangeiro já no final da época, há outras maneiras que não prejudiquem directamente a equipa – nos últimos jogos, dando oportunidades a Nelson Oliveira ou até Saviola e depois mete o avançado espanhol no jogo mais importante da Champions, sem ritmo, diria até sem entrosamento e completamente perdido no campo!

Enfim, o nosso mestre da táctica, lá terá uma qualquer justificação miraculosa que eu como sou leigo no futebol não entendo.

O facto final tem a ver com o lance do golo que põe a nu as debilidades da dupla Emerson e jardel – lado esquerdo da nossa defesa.

Com Garay, Emerson é mau mas passa desapercebido. Com Jardel, Emerson fica ao nível do pior que o Benfica já teve naquela posição.

Roberto foi uma teimosia de Jesus que nos tirou muitos pontos. Emerson é uma teimosia de Jesus que nos vai tirar muito mais…

Entretanto, uma ressalva para o Homem por trás do jogador. Gosto do Emerson. É humilde, sabe as suas limitações e faz o que pode, coitado…
Gosto dele e se o visse na rua dava lhe um abraço de força e solidariedade.

Confiança rapaz e tudo passará. A culpa não é tua!

Sobre as reais hipóteses de passarmos para as meias finais, estão em aberto – diria que entre 15% a 20% de hipóteses – mas eu, como muitos benfiquistas, tenho que acreditar.

Como adepto, acredito com o coração encarnado num “1-2” que nos dê o acesso às meias finais, mas penso que nem o Chelsea pensa que a eliminatória está ganha, nem eles vão jogar como o fizeram aqui. Vão jogar mais ao ataque, vão jogar mais forte e vão querer marcar.

Como qualquer equipazinha marca ao Benfica, eles até podem marcar mais que um golo.

Por mim até podem marcar três, desde que o Benfica acerte quatro vezes na baliza.

Podemos ter aqui um "Arsenal (ou Bayer Leverkursen) dos tempos modernos", mas para isso a equipa vai ter que ter sorte, arbitragens que não nos roubem – e se nos beneficiassem seria apenas um acerto de contas – e os jogadores a jogar nos seus limites.

Antes, a nossa final é já sábado contra Braga, sem Emerson e sem Aimar.

Veremos se com estádio cheio ou se os adeptos já começam a perder a paciência e a crença.

Força Benfica
 

1 comentário:

Hugo disse...

Boa análise meu caro...

Só um pequeno reparo quando referes que "com Garay, Emerson é mau mas passa desapercebido"!

Eu acho que mesmo com Garay, Emerson não passa despercebido. As qualidades de Garay é que vão disfarçando as suas debilidades...

Que mal fizemos nós, benfiquistas, para sofrer assim?

Abraço e saudações benfiquistas...