segunda-feira, 5 de março de 2012

Levantar a Cabeça

Acho inacreditável que tenham passado 48 horas desde a derrota do Benfica contra o FCPorto e a 48 horas do jogo decisivo contra Zenit o clube não diz uma palavra que motive as hostes e que dê um sinal  para se virar a página ao que se passou na passada sexta feira.

Meus caros amigos, amanhã joga-se o apuramento para os quartos de final da maior competição do futebol europeu. Nos últimos 25 anos fomos aos quartos de final da champions - ou antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus - por três vezes. Em 1988, fomos mesmo à final. Em 1990, fomos também à final e em 2005 com Koeman fomos eliminados pelo Barcelona nesses quartos de final.

Amanhã temos hipótese de fazer história e os benfiquistas ainda estão a chorar a derrota por 3-2 num jogo que tivemos Aimar lesionado, Garay lesionado, Emerson expulso e um golo aos 86 minutos em fora de jogo.

Vamos lá virar a página e não deixar que isso afecte o nosso moral.

Não é tempo de andarmos a dizer mal uns dos outros, andarmos a criticar tudo e todos e andarmos a falar continuamente de Pedro Proença.

Que se lixe o Pedro Proença, para não dizer algo mais forte!

Agora há que passar o Zenit e nada mais a fazer.

Tínhamos cinco jogos importantíssimos para vencer e decidir a época. Conseguimos perder três e empatar um. Pior era mesmo impossível. Amanhã se perdemos contra Zenit, acabou... 

Não há mais nove jogos para jogar, não há mais SCBraga, Sporting ou Marítimo a influenciarem o campeonato ou árbitros a dar ajudinhas...

Em termos financeiros, em termos motivacionais e em termos de prestigio desportivo estar nas melhores oito equipas da Europa é hoje um dos maiores objectivos da época.

Aliás, eu posso escrever - escrevi-o antes e depois do jogo - que o Benfica está fora do título e que depois da derrota o título está entregue.  Mas eu não sou ninguém. Sou um mero adepto do Benfica e quem me dera estar enganado nessa opinião.

Agora, Rui Costa, Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira terão de motivar as tropas e terão de motivar cada um dos jogadores do Benfica para a possibilidade de ainda ser campeão. Não há outra coisa a fazer pela nossa estrutura. Aqui e agora temos que usar a psicologia ao contrário...

As faixas estão encomendadas para os do FCPorto - e Vítor Pereira tanto falou delas que agora tem de levar com a pressão dessa encomenda - e nós somos outsiders. Nós somos a equipa que está fora do titulo, que estará a lutar pelo segundo terceiro lugar com o SCBraga e que não temos já nenhuma hipótese de ganhar a Liga este ano.

Mas dentro do grupo o que todos têm que fazer é motivar as tropas para a obrigatoriedade de fazer vinte sete pontos nos próximos nove jogos. Não há nada mais a fazer. 

Motivar todos internamente e fazer crer que caso o Benfica faça esses pontos a vitória no campeonato será nossa.

Antes, a luta agora é contra Zenit. Como disse nos dias antes do jogo contra FCPorto encher o estádio seria o ideal mas tendo em conta a depressão crescente desde há três semanas, pelo menos vamos tentar dar uma moldura humana simpática, tendo em conta que é um jogo de oitavos de final da champions league e nós somos o Benfica.

O Aimar não está disponível e Garay ficará fora mais dum mês o que colocará a nossa defesa ainda mais "sobre brasas" depois de muitos golos sofridos nestes últimos meses.

Mesmo assim esperam-se mais de 50 000 pessoas no Estádio da Luz e essas serão suficientes para apoiar uma equipa que precisa de apoio. 

Eu saí de São Petersburgo com a clara ideia que o campeonato estaria controlado e que este jogo contra Zenit seria muito complicado de ganhar. Fui o único a ter medo desde jogo, enquanto todos os media davam como garantido que o Benfica iria passar. Até Jesus disse que os "abafaria em Lisboa".

Agora tenho que acreditar, sou obrigado a acreditar, mas sei que não será fácil, com todo o ambiente que se vive no seio da equipa. 

Força Benfica


1 comentário:

Atlas disse...

Quanto a mim levantar a cabeça é pensar com a cabeça, aprender com os erros do passado e fazer algo diferente na esperança de um melhor futuro.
Dizem que o cúmulo da estupidez é fazer sempre tudo da mesma forma e esperar resultados diferentes.
Os Benfiquistas têm de deixar de ser PIEGAS reconhecer que defacto em termos de números somos dos maiores mas que em termos de auto estima e falta de respeito somos dos últimos.
Como se pode mudar este estado de coisas legalmente? Como?
Continuando a subscrever a Sport TV e todos esses pasquins que só nos ridicularizam?
Continuando a pagar preços pornográficos a clubes que nos dificultam a vida e estendem a passadeira aos corruptos?
Escolhendo para lugares chaves alguém que não sente o clube, que demonstra não ter capacidade de liderar homens das mais diversas origens e com muito talento e dinheiro?
Quando a Benfica TV começou as suas actividades tive a esperança de nela ver em exclusivo os jogos do Benfica e acabar de vez dar lucro à instituição mais danosa ao nosso clube. Tudo aponta que estava errado apesar de terem sido regeitados os 111 milhões para os próximos 5 anos. Esta questão de direitos televisivos tem de ser analisada por este prisma - todo o cêntimo de lucro que o actual detetor dos direitos televisivos faça é para potencialmente ser usado contra nós - PONTO FINAL.