segunda-feira, 26 de março de 2012

Onde anda o nosso melhor Benfica?


O Benfica teve um último jogo bom há cerca de sete semanas. As últimas seis semanas foram muito negativas e nem o apuramento para a final da Taça da Liga ou o apuramento para os quartos de final da champions disfarçam um abaixamento de forma que no limite – se continuar – pode levar a equipa a um final de época sofrível.

Desde o jogo em São Petersburgo, o Benfica perde em Guimarães, empata em Coimbra, perde em casa contra FCPorto, vence o Zenit em casa, vai a Paços ganhar, mas fazendo um jogo em que teve a sorte do seu lado e que sinceramente merecia a um dado momento estar a perder 3-0 (para ser simpático), ganha contra o Beira Mar num regime de “mínimos garantidos”, ganha ao FCPorto numa vitória absolutamente justa para a Taça da Liga e empata em Olhão nesta passada sexta feira.

Não vou falar dos árbitros nem do que nos têm prejudicado – que tem sido muito – mas vou falar no que está à vista de todos.

A equipa não está com força de campeã, com vontade de ser campeã, nem com a motivação que se lhe exigia nesta fase da época.

Sei que as análises se fazem no fim e ainda estamos em três frentes, mas ou algo muda na equipa, tornando-se consistente e estável como o foi em muitos momentos da época, ou continuando este estado de coisas, o ano vai acabar mal.

Escrevo este texto longe de Portugal e sem querer saber minimamente dos jogos de FCPorto e SCBraga. Já escrevi aqui que se fizéssemos 27 pontos nos nove jogos que nos faltavam éramos campeões de certeza e volto a escrever que se ganharmos os seis jogos que nos faltam jogar, temos muitas hipóteses de sermos campeões e quase arriscaria dizer que seríamos campeões.

O que me preocupa é que o nosso treinador assume que o importante é o campeonato e não consegue passar essa importante mensagem para os jogadores.

Quem dos nossos jogadores considerou o jogo em Olhão como o mais importante das suas vidas? Nenhum, claro…

E isso é o que define um campeão. Nestas alturas, todos os jogos para a Liga são os mais importantes da vida. Sem mais. É isso que é definir prioridades.

Como quando se define na nossa vida pessoal que a prioridade é o trabalho, uma relação com alguém, a família, um filho…

 Se a prioridade é o campeonato então TODOS da estrutura do Benfica tinham de considerar o jogo em Olhão como uma final de champions.

E é isso que falta no nosso Benfica. Nós temos que ser mais humildes e jogar MUITO MUITO MUITO mais futebol em todos os estádios nacionais.

Ver os jogos contra Paços de Ferreira e contra Olhanense tornaram-se experiências sofríveis para um adepto que está longe a ver o jogo na Internet, como eu.

Mas o que foi aquilo? Aquilo é o futuro campeão português? Aquilo é a equipa que orgulhosamente está nas melhores oito equipas da Europa? Não! Aquilo é uma miséria de equipa que quase nos envergonha a espaços…

Os ciclos bons dão lugares a ciclos negativos e o vice versa também acontece. Aparentemente alguém ousou pensar que o ciclo negativo tinha acabado com a derrota injusta contra FCPorto num golo em fora de jogo, porque Zenit, Paços, Beira Mar e o jogo contra FCPorto para Taça da Liga tinham iniciado um ciclo positivo.

Engano! Puro engano. O ciclo negativo não acabou aí e se não acabou em Olhão então corremos sérios riscos de fazer desta época o mesmo que a época passada – mesmo que nos apuremos para as meias finais da Champions como o fizemos o ano passado na Liga Europa – ganhando apenas a Taça da Liga.

Faltam nove jogos para o final da época – podem ser onze se formos à meia final da Champions - e os menos importantes são realmente os jogos da Champions.

Custa muito escrever isto mas é a verdade. O Chelsea é o favorito claro e só alguém com pouca memória – para não dizer pouca inteligência – acha que “o Chelsea seria o adversário ideal porque as suas equipas se dão bem com equipas inglesas”.

A ultima vez que eu vi o nosso Benfica jogar em Inglaterra com este senhor como treinador, levámos  quatro golos como consequência duma táctica suicida…

O Chelsea tem equipa, jogadores e futebol para ganhar dois jogos a este Benfica e muito sinceramente se passar a eliminatória contra Zenit provocou este péssimo jogo em Olhão e provocou aquele mau jogo em Paços durante grande parte do tempo, então esta passagem aos quartos de final veio envenenada.

Quero ganhar a eliminatória contra Chelsea – como é óbvio – mas eu como adepto quero sempre ganhar tudo. Não tenho que pensar em técnicas de motivação, gestão de plantel ou tácticas estratégicas para cada jogo. Quero ganhar sempre e é claro que sonho em estar na final de Munique jogando contra o Real Madrid, mas a vida não são sonhos!

A vida faz-se de realidade e neste momento a nossa realidade é dura.

Esqueçam o FCPorto e SCBraga e alguém da nossa estrutura que dê o murro na mesa que a equipa precisa para ver se animam. São nove jogos que temos que jogar, não são vinte.

Temos “apenas” que ganhar sete jogos contra equipas que são todas inferiores a nós – SCBraga (c), Sporting (f), Marítimo (c), Rio Ave (f), Leiria (c) e Setúbal (f) para o campeonato mais final de Taça da Liga contra Gil Vicente – para garantir dois títulos e infelizmente não vejo a equipa com vontade para os ganhar todos.

Isso é o que me preocupa. Como é possível continuar a perder pontos e pontos quando todos sabemos que a prioridade é ganhar a Liga?

O Chelsea vai ser duro, mesmo que eu saiba que o nosso melhor ou aquilo que já provámos jogar, chega para este Chelsea e para muitas equipas que ainda estão na Champions. Agora a pergunta é:

Onde anda o nosso melhor Benfica?

Acabou? Deixou de jogar? Estão cansados? Chateados com o treinador, que já não aturam mais? O que se passa com estes nossos jogadores para terem desaprendido de jogar?

Eu não sei responder e como adepto não quero saber as causas, mas quero que quem tem responsabilidades analise essas causas e tome medidas para acabar esta época com sete vitórias contra todos os adversários em Portugal.

Chorem menos e joguem mais!

Caramba , são sete jogos do tudo ou nada e os jogadores já escolhem o “nada” por antecipação?

Andam todos cabisbaixos? Envergonhados com quê?

Levantar a cabeça exige-se e agora terão que ser eles a puxar por nós.

Eu estou longe e estou preparado para ainda voltar à Europa comemorar o título no Marquês ou até dar um salto a Milão ou Barcelona se for caso disso, mas por favor animem-se e animem-me…

É muito mau estar longe e ver esta equipa destroçada a jogar sem alegria, sem ideias e sem motivação.

Força rapazes!

Força, porque ainda tudo é possível e vocês só tem que ganhar os seis jogos do campeonato mais a final da Taça da Liga para todos sermos felizes em Maio.

Até lá não podemos esquecer que estamos nos quartos de final da champions. É para estes jogos que nós adeptos vivemos.  Dêem-nos algo que nos dê esperança no futuro. Apenas isso. 

Joguem o que sabem, com calma e relaxados. 

Ninguém pode esquecer uma estatística fortíssima destes 108 anos de história. O Benfica nunca foi eliminado das competições europeias depois de ganhar em casa 1-0.

É apenas isso rapazes... Temos de marcar um golo e não sofrer nenhum. Depois em Londres a conversa será outra.

Força Benfica

2 comentários:

Manuel disse...

What a load of rubbish!

Os jogadores não têm vontade nem motivação de ser campeões!! lol!

Anónimo disse...

Junta-te já a um país virtual. Copia e cola o link: http://bit.ly/FPRVA7