terça-feira, 3 de abril de 2012

Entusiasmo Moderado!

Desde que acabou o jogo em Lisboa contra o Chelsea, surgiu nas hostes encarnadas, nos blogues, nos adeptos e na imprensa generalizada uma onda "positiva" de que é "muito possível" eliminar o Chelsea, tendo em conta as exibições de ambas as equipas no primeiro jogo.

Primeiro quero lembrar que o Benfica só por uma vez conseguiu passar uma eliminatória, com o resultado negativo de 0-1 na primeira mão e foi contra o Dínamo de Bucareste em 1990. 

Segundo, quero também lembrar que o jogo da primeira volta - com o Benfica a atacar e o Chelsea a defender e a marcar em contra ataque - foi o jogo que os treinadores planearam antes.

O Benfica queria marcar e não sofrer e o Chelsea queria marcar no contra ataque, mesmo sofrendo um golo.

Acabou o Chelsea por marcar não sofrendo e as hipóteses do Benfica passar às meias finais da maior competição de clubes do mundo é muito pequena. 

A Champions é a Champions e não há nenhum clube do mundo que não sonhe em chegar mais longe. Não é o caso duma Taça da Liga inglesa que a equipa pode estar distraída ou desconcentrada, ou a acreditar no resultado da primeira mão.

Este Chelsea - que virou um 3-1 de Nápoles para 4-1 em casa após prolongamento - é muito mais forte que o Benfica, tem melhores valores individuais que o Benfica, joga em casa e as nossas hipóteses de passarmos resumem-se a fazermos um jogo perfeito da nossa equipa, a acreditarmos no melhor jogo da vida de Artur e uma dose de sorte considerável, que já provámos ter nalgumas vezes na nossa história. 

Para ajudar o Chelsea nas poucas hipóteses que o Benfica tem de passar, Garay não vai jogar, Javi Garcia deixará o meio campo, "reforçando" a defesa piorando automaticamente duas posições fulcrais do campo - meio campo e defesa central - Emerson será titular na esquerda abrindo auto estradas naquele lado do campo e o Benfica está exausto!

A palavra "exausto" é bem aplicada porque se Aimar não jogou no sábado, se Emerson descansou e se Cardozo foi poupado nalguns minutos contra Braga, toda a restante equipa do Benfica está nos limites físicos.

Só uma equipa com grande disponibilidade física, mentalmente forte, com todas as peças no terreno a jogar no seu melhor poderia ganhar a este Chelsea. 

O jogo até pode ser equilibrado, até podemos ser aguerridos e provocadores na vontade de querer ganhar o jogo, mas na hora do aperto as possibilidades que temos de passar a eliminatória são reduzidíssimas, para não dizer nulas. 

Eu já disse e repito que sempre acho que o Benfica pode ganhar a qualquer equipa e desde o início do ano achava que quanto mais difícil fosse o adversário, melhores hipóteses teríamos de retirar o melhor dos nossos jogadores. Eu acredito num milagre como todos os benfiquistas, mas isso seria igual se tivéssemos perdido 2-0...

Milagre por milagre, eu acredito sempre!

Há uma semana, depois do jogo terminar em Lisboa, acreditei numa surpresa, acreditei que lá em Londres poderíamos tentar a surpresa, mas neste momento sinto que tantas pessoas acreditam na surpresa, que dificilmente vamos conseguir accionar esse "efeito surpresa", passe a expressão...

O Benfica ainda pode ganhar três competições, mas no espaço de 11 dias pode perder todas!

O golo tardio contra SCBraga veio dar uma onda de positivismo e de alegria a toda a nação encarnada, mas não podemos esquecer que desde há dois meses que a equipa está como aqueles aviões a cair, a dar piruetas no ar e com o piloto a tentar endireitar uma máquina com claras deficiências. 

O Benfica pode aterrar em segurança, mas as lesões, os castigos, a opção Emerson que todos demos tolerância até não podermos aguentar mais e o cansaço acumulado fazem acreditar que agora chegou a hora dos resultados se sobreporem às exibições.

É isso que eu desejo para amanhã. Não quero encher o campo em Londres de bom futebol. Quero ganhar 2-1.

Simples, não?

Queremos tanto tanto sonhar com a meia final da champions que viramos a cara á realidade que temos diante de nós. 

Vamos acreditar, vamos sonhar mas não vamos fazer desta eliminatória e desta possível eliminação em Londres um problema para Alvalade. 

Precisamos de ganhar na segunda feira. Amanhã não temos que ganhar nada, nem a nada somos obrigados. Amanhã somos obrigados a dignificar a camisola, evitar um descalabro que tenha reflexos negativos na moral para segunda feira e jogar com cabeça, tal como o Chelsea aqui fez. 

Podemos tentar ganhar em 90 minutos ou tentar ganhar em 120 minutos mais penaltis... Não temos pressa em resolver nada porque a paciência é o melhor amigo duma equipa na champions!

Paciência. Temos sempre que marcar dois golos para ganhar, portanto é igual sofrer ou não sofrer. 

Eu como acredito na superstição sei que perdendo 1-0 em casa o Benfica apenas uma vez se deu bem fora e tanto no jogo com o Arsenal como no jogo contra o Bayer Leverkursen - que tanto se tem falado nestes últimos dias - os resultados que levámos daqui eram bem melhores e bem melhores eram os índices físicos das equipas que aí fizeram esses "milagres".

Eu acredito, como sempre, mas com entusiasmo muito moderado e com a certeza que o jogo mais importante da semana não é este em Londres, mas sim na próxima segunda feira!

Depois de ter dado "força a Jesus" no ultimo post, fiquei mais uma vez triste com as declarações do nosso treinador a puxar a vitória "apenas" para ele na conferência de imprensa após o jogo contra SCBraga. 

"Eu" fiz, "eu aconteço", "eu isto" e "eu aquilo"... Não é inteligente fazer este tipo de discurso quando se ganhou no ultimo minuto apenas e só porque a sorte alguma vez tem de sorrir aos audazes, como diz o ditado. Como conheço o nosso amigo Jorge Jesus ele hoje quer inventar num palco maior e isso é assustador!

Começámos a perder com o Chelsea na conferencia de Jorge Jesus depois do jogo com o SCBraga. 

Um dia, meu caro Jesus vais entender que "os jogadores" também são fundamentais para ganhar, perder ou empatar um jogo e que nem tudo gira á volta do teu grande penteado...

"Força homem, saca lá da cartola o trunfo que nos fará viver uma grande noite europeia!!!"

Para terminar, aplauso para os nossos adeptos. Temos sido incansáveis no apoio á equipa em todo o mundo, em todo o lado! Estou do outro lado do Atlântico e é com satisfação que constato que seremos mais de 3000 em Stanford Bridge! 

Apoiem os jogadores, pois serão eles e apenas eles que nos podem dar o milagre!

Por falar em milagre, posso pedir um 2-1 com um golo do Emerson no ultimo minuto?

Força Benfica

1 comentário:

Bruno Pereira disse...

A muito maior importância do jogo de Alvalade, a superioridade que mostrámos na 1ªmão, o rebentar físico da equipa...enfim, tudo verdades mas que não nos impedem de sonhar ;)

Abraço,
Bruno Pereira

http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt