sábado, 15 de dezembro de 2012

"Tríplete", dobradinha vs Liga Europa?


Depois de ganhar de forma fácil ao Sporting, os nossos pensamentos sub-conscientes viram-se já para o jogo contra FCPorto a disputar no dia 13 de Janeiro.


Este longo mês, terá até esse importantíssimo jogo um não menos importante contra o Marítimo hoje, três jogos para a Taça da Liga e um jogo em casa contra o Desportivo das Aves para a Taça de Portugal.

Ou seja nos próximos 5 jogos que antecedem o embate com FCPorto, o Benfica apenas se pode dar ao luxo de empatar com Moreirense ou Olhanense - para a Taça da Liga - e terá de ganhar todos os outros. 

Hoje contra o Marítimo e na euforia duma clara vitória contra Sporting é importante vencer e convencer, de preferência com um Estadio cheio, ou na impossibilidade de o encher, pelo menos acima das 45000 pessoas.

Agora que estamos fora da champions é chegada a altura de definir as prioridades.

As minhas prioridades apontam única e exclusivamente para as competições nacionais e gostei de ouvir Jesus a priorizar a Taça de Portugal na frente da Liga Europa.

Quero tentar ganhar tudo internamente e fazer o "tríplete" com Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Se não for possível  o "tríplete" pois que venha a dobradinha que não conseguimos desde 1987, garantindo que no próximo Agosto jogaríamos a SuperTaça contra um adversário que não o FCPorto.

Assumo que a Liga Europa motiva-me nada, zero e sei que quanto mais longe formos nessa competição, menos hipóteses temos de ganhar títulos internos.

A Liga Europa não é financeiramente apelativa - especialmente quando comparada com a champions - não é tão prestigiante quanto alguns querem fazer entender e pode ser a causa principal para a perca da Liga se nao bem priorizada por quem de direito.

Já disse antes e volto a dizer que jogar á quinta e depois á segunda é algo que desgasta, é algo que penalizará seguramente as receitas de bilheteira nos nossos jogos em casa se forem à segunda e penalizará obviamente a carga física dos nossos jogadores.

Posto isto, o que desejo para o Benfica na Liga Europa é que calhe o mais difícil adversário possível em cada um dos sorteios a realizar.

Para os jogos de Fevereiro quero o adversário mais cotado, mais difícil de ultrapassar e que nos possa garantir uma boa receita de bilheteira.

Se passarmos - e atenção que não  priorizar a Liga Europa nunca significará querer perder nessa competição - desejarei na próxima eliminatória o mesmo desafio jogando contra a equipa mais poderosa de todos os possíveis adversários e de preferência jogando o primeiro jogo em casa para sempre garantir uma receita importante. 


Apesar de Jorge Jesus e de Vitor Pereira dizerem que todas as equipas podem roubar pontos a FCPorto e Benfica a verdade é que eu acho que cada um poderá perder mais 8 a 10 pontos no que falta jogar de campeonato exceptuando os jogos que jogarão entre si.

O Benfica está forte, sólido e Jesus está a ser obrigado por castigos e lesões a rodar todos os jogadores o que terá dividendos positivos lá para Março/Abril.

O FCPorto está igualmente forte e se já perde poucos pontos pela qualidade do seu futebol, com as "ajudas do costume" terá tendência a perder menos que o Benfica, que nesse particular já perdeu 4 pontos com erros de árbitros contra Braga e Académica.

O que se viu ontem em Setúbal é uma demonstração de força do FCPorto. Eu acho que não se devem jogar partidas com chuva intensa e sem a bola rolar sendo perfeitamente normal que esses jogos sejam adiados. 


O que se passou ontem foi isso e muito mais. Ontem decidiu-se não se jogar muito antes dos jogadores aí aparecerem e jogou se muito nos bastidores para "cumprir os regulamentos" forçando um adiamento para muito mais tarde, nem sequer se equacionando a hipótese de jogar hoje.

Um jogo ontem em Setúbal era uma lotaria e poderia haver um vencedor inesperado. O que a máquina portista fez (e bem na gestão dos seus interesses) foi dramatizar uma situação que lhes interessava. 

Tudo bem. É legal e em ultima análise beneficia o futebol pois ontem não se iria ver bom futebol, mas a pergunta que se faz é se em situações idênticas noutros campos não se jogaria esse jogo.

Quantos jogos são adiados por essa Liga de Honra nas mesmas condições e no reverso da medalha quantos jogos são jogados em situações idênticas? Muitos obviamente...

Vai ser uma Liga equilibrada e pode realmente pender para qualquer um dos dois, por isso  uma vitoria sobre FCPorto no Estádio da Luz será um tónico importantíssimo para o que falta jogar no resto do campeonato.

Na Taça de Portugal e Taça da Liga o Benfica tem o Braga como o adversário mais complicado, pois FCPorto está fora da Taça de Portugal e será contra este Braga e no Estádio Axa que jogaremos a meia final da Taça da Liga, se ambos fizermos o trabalho devido agora em Janeiro na fase de grupo.

Temos muito para conquistar internamente e temos muito para nos motivarmos com as competições nacionais, deixando para outras núpcias os sonhos presidenciais de uma final europeia nos próximos quatro anos.

Agora há que tentar ganhar Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e consequente Super Taça contra o finalista da Taça de Portugal.

Seriam quatro títulos em 8 meses que poderiam virar uma página que eu venho a reclamar há muitos anos e que é a base para começar a olhar olhos nos olhos com o FCPorto.

Temos que voltar a ter a hegemonia dos títulos nacionais de volta ao Benfica e depois de consolidado o lugar de lideres nacionais nas várias competições, lá poderemos pensar na conquista da Liga Europa daqui a uns anos.

Por falar em conquistas e sabendo que Sporting este ano não conquistará Liga, Taça de Portugal ou Liga Europa, li esta semana que Xandao disse "que não passa pela cabeça dos jogadores do Sporting um cenário de descida de divisão"

Primeiro quero dizer que se não passa, deveria passar porque assim talvez assumissem as responsabilidades que há meses estão a chutar para treinador, direcção e sei lá mais o quê.

Este clube, que só existe como base de apoio popular com o Benfica como ponto de comparação, teve esta semana um enorme choque.

Perceberam finalmente que em 11 jogos para a Liga ganharam apenas 2, perceberam que no único jogo que fizeram para a Taça de Portugal perderam e perceberam que nos seis jogos para a Liga Europa com equipas do terceiro escalão europeu só ganharam um jogo.

Sendo assim e assumindo que até nem têm um calendário tão fácil e estando a 9 pontos de Braga e a 18 pontos de Benfica e FCPorto as motivações dos adeptos do Sporting não passam por ganhar a Taça da Liga, único título que tem ambições legitimas de ganhar mas sim ficar acima do sexto lugar.

E o que tem esse sexto lugar de tão especial?

Pois bem, eles - adeptos sportinguistas - inventaram agora que esse objectivo é prioritário porque esse é o pior lugar na classificação que o Benfica alguma vez conseguiu.

Dizem eles que o Benfica já foi sexto classificado e que até esteve esteve "fora das competições europeias"

Mas isto é verdade? É isto que eu tenho lido e ouvido de vários sportinguistas?

Sinceramente, esta gente consegue surpreender me ano após ano com a sua obsessão com o Benfica.

Inacreditável!

Enfim, que tenham sorte nos próximos jogos, que consigam o objectivo de ficar acima do sexto lugar e que se consigam apurar para a Liga Europa.

Isso sim é motivo de orgulho, mas não lhes dá vergonha ficar consecutivamente a mais de 20 pontos do primeiro classificado nos últimos anos... Isso é normal? É isso que eles querem? Desde que não fiquem em sexto lugar tudo é bom?


Que gentinha...

Desejo lhes sorte, pois vão precisar de muita para qualquer um dos objectivos a que obsessivamente se propõem atingir.

Hoje é para ganhar e o resto é totalmente secundário!


Força Benfica

2 comentários:

Shadows disse...

"Hoje é para ganhar e o resto é totalmente secundário!"

Completamente de acordo!

Anónimo disse...

Nao te disse para esperar, vem agora falar de arbitragens. So o cardoso ja leva 6 golinhos so com o guardaredes e 1 com a mao. E viva o benfica!!Viva o regime!!Viva a fanfurrice!! Viva a chicoespertice!!
E anda a encarneirada toda contente com as palas bem grandes.Ai que supresa que vem ai, la para marco...

PS:Caso nao saibas o estadio do setubal nao foi aprovado pela UEFA por causa da iluminacao