sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ENORME CLUBE

Parece que já foram votar cerca de 4000 associados do Sport Lisboa e Benfica - info e foto retirada do blog vizinho Coluna D'Águias Gloriosas 

Ainda faltam muitas horas até encerrarem as urnas e quanto mais gente votar, mais forte será o Benfica e mais representados estaremos todos nós. 

Infelizmente hoje não posso depositar os meus votos pelas regras que dizem que sócio registado com morada em Portugal, não pode votar no estrangeiro - aqui está algo para poder ser alterado nos estatutos e mais adequado a um mundo global onde todos vivemos - mas estou muito contente com a adesão e vitalidade que o clube mostra sempre em tempos eleitorais.

Viva o Benfica 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

As eleições, fazem me voltar a escrever...

Estive calado durante muitos meses neste humilde blog, porque perdi a paciência para este Benfica e para Jorge Jesus.

Ganho "paciência momentânea" semanalmente nos quatro cantos do mundo onde acompanho SEMPRE todos os jogos do nosso Glorioso e continuo a achar, como em todas as épocas, que seremos campeões, mas tem me faltado tempo para escrever.

A pré época foi sofrida, mal planeada, sem pés nem cabeça? Sim  foi, mas não faço parte dos hipócritas que andam a protestar nas ruas contra as medidas de austeridade do governo - e muito bem, no seu pleno direito - e depois vêm criticar a direcção por vender dois jogadores no fim do mercado por 60 milhões de euros. Repito, 60 milhões de euros!

Eu fiquei triste mas aplaudi a coragem. Ao dinheiro só se dá valor a quem lhe custa a ganhar e estes excelentes e imprescindíveis jogadores não foram embora grátis - como outros - mas deram-nos um encaixe de 60 milhões de euros.

Estive nestes meses calado no blog, mas nem por isso desatento aos vários assuntos que dominaram a vida do nosso clube.

As eleições estão à porta e a conclusão é que mais uma vez o nosso presidente fez uma promessa importante na campanha do ultimo mandato e não cumpriu.

Luís Filipe Vieira tem feito muitas, muitas, muitas, muitas, coisas boas e não vou perder tempo a enumerá-las porque são centenas de decisões que aproximam o nosso clube do modelo moderno que eu ambiciono ver instalado no meu Benfica.

No entanto eu não vou votar nele este ano. Aliás não voto nele, não voto em Rangel e também não votarei em branco. A razão pelo meu não voto é que tenho a minha morada associada ao cartão de sócio em Portugal, apesar de viver maior parte do ano no estrangeiro.

Li algures que quem estivesse no estrangeiro poderia votar pela Internet, mas a verdade é que as únicas pessoas que estão no estrangeiro e que podem votar são aquelas que tem uma morada associada ao cartão de sócio num qualquer outro país que não Portugal.

Sempre votei em todas as eleições do Benfica - não posso dizer o mesmo doutras eleições nacionais - e é com tristeza que desta vez não o farei.

Mas se o fizesse não votaria em Luís Filipe Vieira.

O mandato desportivo de sucesso que ele prometeu não teve os resultados que eu ambicionei e desejei - apesar de bons resultados recentes nas modalidades amadoras - e não acho normal, desejável ou aceitável que não apresente um programa, não se apresente a debater as ideias dele com as ideias do outro candidato, não defenda o trabalho que tem feito e o que pensa fazer, que anuncie a dois dias das eleições a medida de passar os jogos na Benfica TV, sem apresentar o modelo completo de negócio assumindo esta importante decisão como uma medida populista e eleitoralista. 

Para terminar não aceito que minta aos benfiquistas  dizendo que em 4 anos vai ganhar três campeonatos, um título europeu e 50 títulos nas modalidades amadoras. Sim Luís Filipe Vieira, todos queremos ganhar 3 títulos em 4 anos mas isso não se promete. Isso terá de ser consequencia do trabalho, não promessa...

Então em 11 anos no Benfica, Luís Filipe Vieira ganhou 2 campeonatos e em 4 anos vai ganhar 3?

Mas que responsabilidade é esta de afirmar que em 4 anos vai ser campeão três vezes? Mas ele sabe que o futebol não é ciência exacta?

Ciência exacta são as contas e matemática. O que ele poderia e deveria prometer era que no final do mandato de 4 anos o passivo estaria reduzido para metade e sobre isso não disse uma única palavra.

Votei em Vieira há 3 anos mesmo com eleições antecipadas, com golpe estatutário ou com outras manhosices mas desta vez não o faria.

Não gosto da maneira como a lista A está a jogar sujo, ligando o aventurismo e mau carácter de Vale e Azevedo - não comparável a ninguém, no universo benfiquista - com o candidato da lista B,  Rui Rangel.

Rangel e a sua equipa vêm pelo bem, pela discussão, pelo debate e vêm dar luta a uma lista A que tem a vitória antecipada. Disseram muitas asneiras nesta campanha? Sim, disseram, mas faz parte...

Mesmo assim só queria ver respeito e elevação na disputa eleitoral no Benfica. Só isso...

Qualquer pessoa de bem na Lista A, respeitaria a Lista B, não entraria no jogo sujo e lembrar-se-ia que o Benfica é de todos e todos são necessários ao Benfica. Só o FCPorto não tem oposição há 30 anos... No Benfica sempre houve oposição, sempre houve disputas eleitorais e sempre houve democracia.

Pensei em votar na Lista B, por achar que os votos brancos vão ser desvalorizados e assim, votaria com muito custo na Lista B para dar um sinal inequívoco a Luís Filipe Vieira que há coisas que não se podem repetir no Benfica destes próximos 4 anos. Escrever isto sendo eu um "Vieirista"como se diz por aí custa, mas seria um voto pelo Benfica. No entanto, sabendo que não vou votar e pensando que poderia votar donde me encontro, optaria na mesma pelo voto Branco. Seria o meu voto de protesto e seria o voto mais adequado apesar de ser desvalorizado pelo vencedor.

Defendo que não podemos continuar a pagar ordenados a quase 100 jogadores - sim meu caro Luís Filipe Vieira estão mais perto dos 100 que dos 75 que apregoa -  não podemos continuar a utilizar os empréstimos bancários - com juros altos - como tábua de salvação financeira, temos de estancar definitivamente o galopante passivo, temos de ser bi-campeões de futebol para que FCPorto veja a sua hegemonia afectada, temos mesmo de ter mais portugueses na equipa e consequentemente na selecção, temos que ser rigorosos nas contratações - menos e melhores - e temos que ser mais fortes em todas as áreas de gestão financeira e desportiva com humildade, sem arrogância e com mais respeito por todos os benfiquistas.

Em relação aos direitos televisivos eu escrevi dois textos grandes - como é meu apanágio - sobre este assunto nos últimos meses. Num primeiro texto a que dei o título de Benfica 2012-2020 e noutro uns dias depois onde dei o título de Champions League e nega à Olivedesportos falei sobre esta importante questão. Podem ler se tiverem tempo...

Nos dois textos defendia que a crise que assola Portugal e a Benfica TV com esta estrutura não teria capacidade de no imediato gerar as receitas de 25 milhões de euros/ano que eu achava que seria o mínimo para poder assinar com a Olivedesportos.  Defendi que a Benfica TV deveria crescer em Portugal e no estrangeiro até 2018 e preparar-se para esse desafio de ter os direitos na nossa televisão nestes próximos anos.

Hoje, com José Eduardo Moniz como director deste novo projecto, assumo que se pode trabalhar bem e começar desde já a tentar rentabilizar o pay per view. Tenho dúvidas, mas o nome deste novo director dá-me garantias e por isso a um dia das eleições dou o beneficio da dúvida á Lista A.

O que também me gera muitas dúvidas é ler nos blogs vizinhos que fizeram sondagens - maioritariamente dando vitória à Lista B - que essas sondagens desapareceram misteriosamente no dia de ontem. Mas o que é isto?? Isto pode ser verdade??

Para terminar, umas palavras directas para o senhor Rui Rangel. Disse aqui neste texto que até pensei em votar na Lista B por achar que o voto Branco será desvalorizado, mas tenho que dizer algo  importante e directamente para o candidato Rui Rangel. 

O Presidente do Benfica não recebe nem um cêntimo, não recebeu, nem deverá receber NUNCA.

Se algum benfiquista um dia decidir ser Presidente do Benfica - e todos poderemos ser candidatos se tivermos mais de 25 anos de associado - tem que saber que nesses 4 anos, não vai ter vencimento. Se tiver filhos, encargos, despesas e não tiver receitas na sua vida profissional, rendas, outros rendimentos não se pode candidatar. Isto é condição básica.

A pessoa que se candidata a Presidente do Benfica tem de ter isso claro. Muitas pessoas deram MUITO ao Benfica de forma gratuita e para honrar a nossa história isso terá de ser inalterável.

Vai-se para o Benfica para servir. Vai-se para o Benfica para estar lá 24 horas de forma gratuita, com a vida resolvida, com o foco absoluto nesse projecto. Vai-se para o Benfica por paixão, por amor e vai-se com uma conta bancária que permita viver 4 anos - mínimo, porque podem ser 8 anos - sem precisar de receber um cêntimo do Benfica.

Sempre gastei muito dinheiro com o Benfica e gastarei toda a minha vida. Cada vez que o faço é por prazer. Só assim sei estar no Benfica e custa-me muito ter visto uma entrevista sua a dizer que teria que mudar os estatutos para poder ser remunerado. Não está em questão o valor da sua remuneração, que até poderia ser simbólica. O que está em causa é que NÃO SE PODE candidatar sem ter a noção clara que NENHUM presidente do Benfica alguma vez recebeu ou vai receber ordenado.

Apenas isso, caro consócio Rangel!

Viva o Benfica