quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Zangam-se as comadres e (será que) descobrem-se as verdades?

Ontem Pedro Proença apitou o Setúbal - FC Porto e parece que se começam a entender algumas das razões pelas quais o jogo foi adiado.

Pedro Proença e Pinto da Costa ficaram muito surpreendidos com a nomeação deste árbitro para apitar  o jogo no final de Dezembro, no Bonfim.

Ficaram surpreendidos porque essa nomeação automaticamente retirava todas as hipóteses do "melhor árbitro nacional" apitar o Benfica Porto.

Dias antes desse jogo em Setúbal, já Pinto da Costa começava a desconfiar que o Benfica estava a mandar mais do que devia na Liga e nas nomeações, pois encarou esta nomeação de Proença para Setúbal, como uma provocação na guerra aberta com o Benfica pelo domínio do futebol português a todos os níveis.

Estando rabugento com o controlo fugir-lhe das mãos e vendo a meteorologia a apontar chuva em Setúbal para esse dia de Dezembro, lá se combinou o arranjinho para adiar o jogo para o fim da primeira volta - e não nas 30 horas seguintes previstas pelo regulamento - pois assim Pedro Proença poderia apitar o clássico na Luz.

Isto seria bom para Pinto da Costa, seria bom para Pedro Proença e seria bom obviamente para o FC Porto. 

Quem não gostou da provocação foi Vítor Pereira, presidente da comissão de arbitragem da Liga, pois obviamente achou que apesar da chuva, o jogo poderia ter sido efectuado nesse dia.

Aliás achou ele, achou a imprensa e acharam alguns dos intervenientes, abrindo um precedente perigoso... 

Obviamente que se aquele jogo não se poderia efectuar, muitos outros não se poderão efectuar por esse país fora, e esta semana foi um exemplo disso mesmo!

Achando que o jogo se poderia ter efectuado nesse dia de Dezembro, Pereira responde com outra provocação, não nomeando Pedro Proença para o clássico, tal como ele defendia há várias semanas.

O Presidente do conselho de arbitragem achava que nomear o Pedro Proença para o Estádio da Luz depois do que se passou no ultimo clássico com o fora de jogo de Maicon que deu o título ao FC Porto, não era "politicamente correcto".

Pinto da Costa tentou obviamente mexer os cordelinhos para que Pedro Proença fosse o árbitro, tentando alertar para o facto do adiamento do Setúbal FC Porto permitir que esse melhor árbitro nacional apitasse o clássico.

Quando perde a luta e quando João Ferreira é nomeado - coisa que Pinto da Costa já sabia até antes de tempo - todos os holofotes da sua luta centram-se na Liga.

Sai do Estádio da Luz com o empate e manda-se obviamente à exibição de João Ferreira com os três foras de jogo e com as duas expulsões perdoadas a Matic e a Maxi Pereira, esquecendo todos os outros lances de amarelos para os jogadores do FC Porto...

Aproveita ainda os 30 segundos que o site da Liga teve "3-2" no resultado e não perdeu a oportunidade de achincalhar a própria Liga mostrando uma postura de autoridade típica da cartilha mafiosa doutras paragens, alem de automaticamente nomear Pedro Proença para o jogo FC Porto - Benfica da segunda  volta, no Dragão.

Depois disto, Vítor Pereira "defende-se mal" afirmando que "Pedro Proença estava de férias, no estrangeiro",  mentindo obviamente...

O que ele não quis contar é que ele próprio não quis nomear Proença, pela manhosice "descarada" que ele e Pinto da Costa tinham engendrado no Bonfim umas semanas antes e pela convicção que seria uma má nomeação pelo que tinha acontecido no mesmo jogo na época passada.

Proença que realmente estava no estrangeiro, afirma ao DN que "é mentira que não tenha apitado o jogo do Estádio da Luz porque estava de férias". Diz que se tivesse sido nomeado era óbvio que estaria em Portugal e em Lisboa nesse dia, metendo em causa de maneira frontal e directa as frases de Vítor Pereira um dia antes. 

Com esta guerra de poder aberta, ficam Pedro Proença e Pinto da Costa do mesmo lado - pelo menos nesta história - e Vítor Pereira abalado com a frente de guerra que abriu com o mais poderoso dos mafiosos do nosso futebol.

Teme ainda que o seu lugar fique fragilizado e que se inicie a campanha forte deste lado da barricada para que seja até despedido... Receios infundados, dizem alguns, porque tudo isto serve o interesse de Pinto da Costa em garantir Proença no Dragão a 12 de Maio, contra o Benfica.

A verdade é que ontem Pedro Proença lá foi apitar - obviamente que Vítor Pereira numa atitude de coerência nomeou-o para o jogo ontem - e numa semana em que se fala de Calabote e do que se passou nesse célebre dia de 1959, marca um penalti a abrir o jogo a favor do FC Porto e como mesmo assim a partida estava difícil para os seus amigos do norte, expulsa um e outro jogador do Setúbal até que facilmente e nos minutos finais, o FC Porto marca mais dois golos que lhes asseguram os 3 pontos.

Nesse célebre dia do Calabote no Estádio da Luz, em Torres Vedras num jogo do FC Porto contra o Torreense à mesma hora, um árbitro também expulsava um jogador a meio da segunda parte e depois expulsava um outro nos minutos finais, mesmo a tempo do FC Porto marcar o golo que lhe valeu o título nesse jogo.

A verdade é que nesse jogo o FC Porto acabou a jogar contra nove jogadores, ontem o FC Porto acabou a jogar contra nove jogadores e a semana passada não acabou a jogar contra nove jogadores no Estádio da Luz porque o árbitro não era "o seu mais que tudo" Pedro Proença.

Basicamente o FC Porto está obcecado em ganhar jogos contra nove jogadores porque isso lhes deve dar uma supremacia moral sobre as restantes equipas do campeonato.

O ano passado marcaram o golo do Maicon tambem contra 10 jogadores e este ano continuam a acontecer coisas interessantes a esse nível nos jogos do FC Porto. 

O FC Porto leva já 15 jogos numa performance fantástica de 12 vitórias e apenas 3 empates, sabendo-se agora e em jeito de conclusão no final da primeira volta, que não foi assinalado nenhum pénalti contra a equipa de Pinto da Costa e que nenhum dos seus jogadores foi expulso.

Fantástico fair play e fantástica performance defensiva dos seus jogadores - mesmo os defesas que ajudam Helton com a mão - que têm apenas azar na diferença inferior de golos marcados e sofridos, pois caso contrário seriam obviamente os lideres da Liga.

Como os regulamentos são claros, nesta fase da temporada o líder é o Benfica, expecto para o jornal "O Jogo" que a partir de hoje coloca o FC Porto como líder, no primeiro lugar da tabela. 

Deverá ser algum estagiário que com medo de ser despedido, e na dúvida, colocou o FC Porto em primeiro...

Um mero erro que brevemente será corrigido ou pelo menos assim esperamos.

Para terminar dizer que o jogo de ontem em Setúbal ainda se desenrolou na primeira volta, porque a primeira volta não acaba no ultimo jogo de segunda feira entre Benfica e Moreirense, mas sim no jogo de sexta feira entre Académica e Beira Mar.

Para alguns entendidos do direito até ao inicio da segunda volta - sexta feira dia 25 de Janeiro - ainda é primeira volta e nesse sentido o jogo de Setúbal foi legal!

Ilegal foi a actuação de Pedro Proença, mas sobre isso teremos tempo de falar durante toda a segunda volta.

Para Vítor Pereira, amigo de Pedro Proença, a arbitragem deste ultimo ontem em Setúbal foi um aviso da máfia que manda no futebol português, e que ele faz parte obviamente,  como que a dizer :

"Não temos nenhum medo de ti, nem de ninguém e como sempre, o que fazemos é a descarada!"

Nós sabemos meus caros, nós sabemos!

Força Benfica




5 comentários:

Telmo Luz disse...

Record tb coloca o porco em primeiro

Anónimo disse...

Muito boa tarde a todos, em relação ao jogo de ontem, e explicando-me a mim que sou muito burro (sim, sou portista) em que lances exatamente teve influência o PP no desenrolar do encontro e do marcador? A mim (mais uma vez me auto-intitulo de burro por ser portista) parece-me que não há qualquer dúvida sobre de facto ter havido penalty, a 1ª expulsão, digo eu que o jogador do VFC (Gallo) teve sorte de não ter visto vermelho direto quando viu o 1º amarelo (pelo menos era o que se defendia,e bem, para jogada/entrada do Fernando sobre Matic no clássico)...sobre o 2º, foi uma falta que a ser cometida por outro jogador, e vendo cartão amarelo, ninguém diria nada! Sobre a 2ª expulsão parece-me excesso de zelo (o mesmo excesso que existe na expulsão de 1 dos 2 centrais disponiveis no SCB), pois de facto existiu um contacto que me parece natural entre o jogador do VFC e o Castro, tendo PP considerado que o jogador tentou ganhar (simulando) penalty (e aqui a regra diz que será amarelo para o simulador), portanto... Agora será que foi pelo PP que o VFC não fez um único remate à baliza de Helton na 2ª parte???

Cumprimentos a todos,
André Guimarães

Anónimo disse...

"Para alguns entendidos do direito até ao inicio da segunda volta - sexta feira dia 25 de Janeiro - ainda é primeira volta e nesse sentido o jogo de Setúbal foi legal!"

Não. A regra é clara. A marcação do jogo é irregular o que daria derrota a ambos os clubes como se de falta de comparência se tratasse pq passaram mais de 4 semanas para a realização do encontro.

Vamos ver se a direção do Benfica vai continuar a dormir já que permanece calada diante a pressão e coação que a Santíssima Trindade está a fazer às arbitragens.

"Artigo 19.º
Calendários

2. Os jogos das competições oficiais adiados no decurso da primeira volta têm de ser realizados obrigatoriamente no decurso das quatro semanas que se seguirem à data inicialmente fixada para o jogo, salvo casos de força maior devidamente comprovados e reconhecidos por deliberação da Comissão Executiva.

Artigo 22.º
Adiamentos devidos às alterações dos estádios e casos fortuitos
Quando, por causa fortuita ou de força maior, não se verifiquem as condições para que um jogo se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes, salvo se:

a) os delegados dos dois clubes declararem no Boletim do Encontro o seu acordo para a realização ou conclusão do mesmo noutra data, respeitados os limites referidos nos n.os 2 e 3 do artigo 19.º;"

Alexc disse...

Caro André, se foi pelo João Ferreira que o FCP não rematou uma unica vez na 2ª parte do jogo com o benfica, porque razão não há-de o PP ser responsável do VFC não fazer nenhum remate?

Viriato de Viseu disse...

Outra postadela de 5 estrelas. Autentico Serviço Público.

O recoreco também põe os corruptos em primeiro lugar, mas, o recoreco é a folha conotada com o Cportem...e como o Ceportém são servis e capachos dos corruptos, não há que admirar.