quarta-feira, 15 de maio de 2013

Road to Amsterdam - Esperança, Alegria e Orgulho


Estamos a poucas horas duma final Europeia.

Repito...

O Benfica está a poucas horas duma final Europeia.

Será a final da Liga Europa contra o actual campeão europeu - Chelsea - em Amesterdão que por acaso foi o palco da nossa ultima final ganha há 51 anos.

No entanto e devido á bipolaridade da maioria dos nossos adeptos ainda se chora o ultimo golo que sofremos no Estádio do Dragão.

Passaram 84 horas desde o fatídico golo do FCPorto e desde esse minuto que o universo benfiquista entrou em depressão.

Não confundir com a "descrença" que se apoderou dos nossos consócios, simpatizantes e adeptos no final do jogo contra Estoril.

Hoje a palavra certa é depressão...

Mas não deveria ser um dia de festa?

Afinal, estamos numa final Europeia...

Sim deveria, mas o Benfica é como Portugal... 

Vê apenas o lado negativo, valoriza o copo meio vazio em detrimento do copo meio cheio e nunca vê a floresta, preferindo ver a árvore.

O Benfica aos 91 minutos do jogo no Dragão estava líder do campeonato português, tendo controlado totalmente a equipa do FCPorto nos últimos 10 minutos e estava a defender longe da grande área.

Cardozo havia criado perigo num lance em que Helton defendeu e se esse livre entrasse, o Benfica seria campeão no Dragão.

O estádio azul era cabisbaixo, descrente, impotente para inverter o que estava claro para todos - o Benfica ia dar um passo de gigante rumo ao título.

O nosso treinador era bom, a equipa óptima e a moral em alta  para Amesterdão contra Chelsea, Estádio da Luz contra Moreirense e Jamor contra Guimarães...

O nosso presidente era bom, a estrutura competente e o clube preparava-se para um ano histórico onde a palavra " tríplete " adaptada do castelhano, fazia sentido.

Eu tinha razão em escrever, defender e dizer a quem me quis ouvir que o Benfica não perderia no dragão e os descrentes encarnados que vaticinaram o descalabro do Benfica nesse estádio  estavam felicíssimos com a sua falha de previsão  monumental...

Tudo isto aos 91 minutos!

Poucos segundos depois, um lance casual, prova que a nossa paixão por um clube está directamente ligada a um "jogo".

Exactamente... Um "jogo"

Um jogo de sorte e azar!

E essa é a maior beleza desta paixão.

No sábado passado a sorte e o azar do jogo que gostamos, entrou em cena exactamente com o clube que amamos.

Um gesto técnico feliz de Kelvin esbarrou num gesto técnico infeliz de Roderick e de Artur, ditando um desfecho inesperado, injusto e surpreendente a julgar pelas expressões dos adeptos azuis nos últimos 10 minutos.

"O golo que veio do Céu", para usar uma expressão religiosa, querida a muitos dos adeptos azuis, não foi mais que a materialização da palavra "jogo", que nunca podemos dissociar do nosso amor pelo Benfica.

Nós amamos o Benfica.

O Amor pelo Benfica não se representa num "jogo", mas sim em algo muito mais profundo, apesar de nunca deixar de ser "um jogo".

Eu que não sou religioso, eu que não sou crente, eu que sou céptico, eu que sou racional, necessito de algo na minha vida que me equilibre o quotidiano do dia a dia.

Não escolhi Amar o Benfica.

Sempre o amei. Sempre!

Desde pequeno que o Benfica representava o meu mais profundo "Eu" sem que "Eu" o soubesse.

O Benfica representava para mim aos 5/6 anos, o Mundo!

Para quem vive numa cidade pequena o Benfica era o mundo novo, era algo maior, era Liberdade, era Europa, eram viagens, era algo muito maior que um  clube, era algo Muito Grande!

Revia-me no clube com Grandeza pela história, mas pelo presente que vivi entre os 6 e 16 anos!

Nos anos 80, o Benfica conquistou muitos campeonatos, foi a uma final da Taça UEFA e duas finais dos clubes campeões europeus.

O FCPorto foi a uma final da Taça das Taças, a uma final dos clubes campeões europeus e a selecção fez um magnifico Euro 84 em França.

Era normal estarmos nos grandes palcos e na alta roda do mundo do futebol.

Não éramos um clube a viver do passado mas também do presente.

Passaram-se 23 anos desde essa final de Viena em 1990 e não passou um único ano que não sonhasse chegar a  outra final Europeia.

Tenho quase 40 anos e nunca fui "In loco" a uma final.

fui a 3 europeus e fui a 2 mundiais com a nossa selecção, acompanhei o Benfica em Portugal em quase todas as cidades, segui o Benfica no estrangeiro em vários países contra muitos clubes, mas nunca tive oportunidade de ir a uma final Europeia.

O Sporting, FCPorto e SCBraga estiveram recentemente nesses importantes palcos, mas o meu grande Benfica há 23 anos que não o conseguia e isso é um facto!

Foram longos 23 anos e agora que escrevo estas palavras atravessando o Atlântico a caminho  dessa final, sou obrigado a pensar no golo do Kelvin?

Mas quem é esse Kelvin para me estragar um sonho de 23 anos?

Recuso-me a ser depressivo, recuso ser derrotista,  recuso ser pessimista e recuso ser bipolar ou esquizofrénico.

O Benfica está a fazer uma óptima época e se ganhar as 3 finais contra Chelsea, Moreirense e Guimarães nos próximos 12 dias ganha Liga Europa, Taça de Portugal e pode vencer a Liga.

Quando escrevo que "pode vencer a Liga" estão os portistas a acusar me de sobranceria, arrogância e de falta de humildade enquanto os benfiquistas acusam me de ser irracional, anjinho, sonhador, lunático ou parvo...

Acusaram-nos de celebrarmos na Madeira, esquecendo que faltava Estoril, FCPorto e Moreirense!

Não, ninguém se esqueceu!

Celebrou-se porque se ganhou um jogo difícil, que podia ajudar a dar um título.

E foi bem celebrado porque era uma final, como foi contra Sporting, como foi contra Braga ou como foi contra Fenerbahce.

São jogos que nos podem dar títulos, são vitorias fundamentais.

Sem os 3 pontos na Madeira o FCPorto era campeão com o golo do Kelvin e também por isso celebrámos, mas fizémo-lo internamente com a certeza que mesmo perdendo 5 pontos em dois jogos - como viemos a perder - ainda deixava o título em aberto - como está!

O que não fizemos foi invadir o Marquês com milhares de pessoas a celebrar o título antes de tempo.

Isso não fizemos, mas o FCPorto fez, no seu Marquês!

Celebrou o título com gritos de "tri, tri, tri" e se não estavam a homenagear uma famosa bebida de nome "tri-naranjus" eu ia jurar que estariam a celebrar esse título.

O Pinto da Costa veio dizer que o FCPorto não é o Benfica "porque não celebra antes de tempo" pois eu digo que o FCPorto não é nem será o Benfica jamais - pode ser com sotaque francês - por 1001 razoes,  porque o FCPorto celebra antes de tempo, mas tenta branquear essa situação inventando que o adversário é que celebrou...

Isto faz lembrar um sketch do gato fedorento, tal o surrealismo da situação.

Também somos diferentes porque não escrevemos á porta do hotel Altis que "Ides sofrer como cães" porque isso é saloio, provinciano, mal educado, bárbaro e próprio de alguém que parou na idade media!

"Ides sofrer como cães?" Como cães?

Mas onde esta a mínima sensibilidade? Mas onde esta o amor pelos animais e pelo melhor amigo do Homem?

Mas será que são estes adeptos que andam nas bárbaras e ilegais lutas de cães?

O Bem no sítio certo e o Mal no sítio do costume.

É esta a luta há anos entre o Bem e Mal expressa nesta frase.

Quantas vezes os jogadores do FCPorto foram acordados de madrugada com petardos na porta do Hotel Altis?

Quantas vezes os jogadores portistas foram proibidos de fazer o passeio matinal á volta do Hotel Altis porque os NN não deixam?

Enfim, vamos a factos:

Adeptos benfiquistas  não vão comemorar para o Marques vitória sobre Marítimo.

FCPorto vai para a rua celebrar o "tri" com milhares de pessoas, que se deixam filmar, fotografar e partilham tudo nas redes sociais e o dirigente desse clube vem dizer que "não  faz o mesmo que o Benfica"...

Mas isto é normal?

Sportinguistas celebram em todo lado - com especial ênfase nas redes sociais - um golo de Kelvin sublinhando a justiça "justiceira" dum título que é entregue a alguém humilde que não celebra antes de tempo ao contrário de outros que celebraram antes de tempo a conquista dum hipotético título...

Tudo no dia em que o Sporting confirma a não ida á Europa e a pior classificação de sempre!

Vou resumir...

1. FCPorto celebra tri campeonato com um golo nos descontos, esquecendo se que ainda vai jogar ao campo do terceiro classificado.

2. Sporting celebra o título do FCPorto com base na arrogância do Benfica em celebrá- lo antes - quando nunca o fizemos - esquecendo que FCPorto está na rua, que a sua equipa não vai á Europa e vai ter a pior classificação de sempre.

3. Benfica está na final da Liga Europa contra Chelsea, está no Jamor contra Guimarães, recebe o penúltimo classificado do campeonato e se ganhar esse jogo e FCPorto empatar no terreno do terceiro é campeão!

É então por isto que todos os benfiquistas estão em profunda depressão??!!!!

A sério, isto é normal?

Digam me caros consócios, isto é normal?

Mais uma vez eu sou o maluco?

Estou a caminho de Amesterdão  e aconteça o que acontecer hoje, entrarei no domingo as 630pm no Estádio da Luz com a esperança de ser campeão, porque como já escrevi inúmeras vezes, eu acredito sempre.

Então mas se isto é um "jogo" e sendo um "jogo" uma equipa pode marcar um golo no ultimo minuto sem "saber ler nem escrever", o Paços não pode fazer o mesmo no ultimo minuto contra o FCPorto?

Vou para Amesterdão com a certeza que será mais difícil ganhar ao Chelsea que ao Moreirense.

Vou para Amesterdão com a certeza que será mais difícil ganhar ao Chelsea que o Paços empatar em casa contra este FCPorto.

Vou para Amesterdão com a certeza que será mais difícil ganhar ao Chelsea que vencer o Guimarães...

No entanto e porque são "jogos", tudo pode acontecer:

- Perder ou ganhar a liga Europa

- Perder, ganhar ou empatar com Moreirense

- Paços perder, ganhar ou empatar contra o FCPorto

- Benfica perder ou ganhar contra Guimarães!

Tudo é sorte e azar e tudo é momento.

Um momento de infelicidade para Benfica é um momento de felicidade para FCPorto e nos próximos 12 dias vamos viver 3 finais com minutos felizes e minutos infelizes!

Resta apenas saber quais desses momentos serão decisivos.

Eu estou contente porque vou ver uma final Europeia do meu clube do coração e espero estar vivo para ainda poder ver uma final da champions com o Glorioso.

Somos feitos para estes jogos e sei que não pensarei um único segundo nesse confesso adepto do Chelsea, de nome Kelvin.

Prometo!

Força Benfica

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo post! Num jogo de paixões como é o futebol sabe bem ver um pouco de verdade e racionalidade.

Vicente Guedes disse...

A prosa e' bonita mas diz-me pouco. Uma competiçao europeia e' sempre a cereja no topo do bolo de uma epoca. Que sentido faz a cereja quando se perde o bolo mais uma vez?! Ja li neste blog que nao faz sentido o Benfica sonhar em ser grande na europa se nao dominar em Portugal, e concordo em absoluto com isso. E' frustrante perder o campeonato mais uma vez para um FC Porto perfeitamente ao alcance da nossa equipa, apenas devido 'a cobardia do treinador. A exibiçao no Dragao foi deprimente e e envergonharia ate um sportinguista. depois de acordar do choque do golo do kelvin so pensei "bem feito". O porto nao mercia ganhar mas o benfica mereceu perder.

Tenho 23 anos, sonhei muitas vezes com o dia de hoje e nunca pensei que quando ele chegasse pudesse ficar tao indiferente. Nem ansiedade, nem friozinho na barriga, nem entusiasmo ao ler os jornais, nem sequer a sensaçao de que hoje vale a pena sair da cama porque joga o Benfica e por muito mal que possa correr o dia terei os meus 90 minutos de alienaçao. Nada. Que desilusao. O unico aperto no peito que senti hoje foi ao abrir as paginas do paços de ferreira. Trocava, sem hesitar, uma vitoria nossa hoje por uma do paços no domingo.

E' triste.

Manuel disse...

Totalmente de acordo com o texto.
Em relação ao Vicente Guedes, tenho pena que sinta o que sente. A tal bipolaridade tão típica do português.
Mas pode ser que mude de opinião daqui a umas horas. Esperemos que sim!


Vicente Guedes disse...

Caro Manel, não se trata de bipolaridade portuguesa.
Esta época apenas senti a desilusão, não cheguei a sentir o extase que contagiou os benfiquistas após a vitória na Madeira.
Espero, naturalmente, ficar mais animado logo à noite mas não é uma hipotética vitória que vai preencher o vazio de mais um campeonato perdido para o FC Porto de Vitor Pereira.
De todo o modo, estamos todos do mesmo lado e o importante é que o Benfica ganhe. Depois cada um vive o momento à sua maneira. Um abraço.