segunda-feira, 3 de junho de 2013

O copo meio cheio azul e o copo meio vazio encarnado!

Este fim de semana foi pródigo em derrotas para os lados do FCPorto.

Perdeu o título de campeão de juvenis, porque o Benfica marcou no ultimo minuto e sagrou se aí campeão, perdeu com golo de ouro o jogo mais importante da sua história recente de Hóquei em Patins para o Benfica e perdeu com o Sporting a final da Taça de Portugal de Andebol.

O que temos que destacar são as nossas vitórias históricas no Dragão Caixa e o golo magnifico que marcámos no ultimo minuto do jogo contra a equipa de juvenis do FCPorto.

Pela primeira vez somos campeões europeus de hóquei em patins porque o conseguimos ganhando ao Barcelona na semi final e ao FCPorto que jogava em sua casa.

Esta final fica marcada pelos 3 comunicados do Benfica dizendo primeiro que "queriam condições de segurança para equipa e adeptos", depois a dizer "que essas condições não foram reunidas e por isso não iríamos disputar o jogo", terminando depois com o comunicado a informar que "afinal iríamos jogar a final".

Eu não vou comentar se acho bem ou mal esses comunicados, mas há algo que eu tenho que comentar...

Como é possível que o nosso presidente não esteja no Dragão Caixa a acompanhar a nossa equipa na final da liga europeia de Hóquei?

O Benfica está na final da mais importante competição de Hóquei em Patins, que se disputa em Portugal contra o adversário mais poderoso do Hóquei nacional, no seu pavilhão, emitem-se comunicados contraditórios horas antes e o nosso presidente não está no pavilhão á tarde a acompanhar e a motivar a equipa?

Senhor Presidente, que se passa?

Está a brincar com isto ou com o poder esqueceu-se do que devem ser os deveres dum presidente do Benfica?

Mas alguma vez um Presidente do Benfica pode abandonar a nossa equipa, deixando-os sozinhos naquele antro?

Eu sou apaixonado pelo Benfica e tenho uma ideia romântica dos deveres do nosso Presidente, porque li e sei quais devem ser as motivações dum Homem quando se candidata a Presidente do Benfica.

Eu sei que Luís Filipe Vieira não gosta de acompanhar as modalidades do Benfica e é uma pena porque o ecletismo é uma das nossas principais características e ele defende esse ecletismo, mas nunca está presente.

Mesmo assim, ontem era IMPOSSÍVEL deixar de estar no pavilhão.

Senhor Presidente, ontem um Presidente "á antiga" levaria toda a direcção e acompanharia o mais perto possível todo o pré jogo, jogo e pós jogo.

Eu que pago a minha quota modalidades desde o dia em que foi lançada e que vou ver todos os jogos de todos os desportos de pavilhão quando passo por Lisboa estou muito contente com o título de bi campeões de basquetebol que ganhámos a semana passada, como estou muito feliz com o título de voleibol, como estou felicíssimo com o título de campeão europeu de Hóquei em Patins.

Não estou menos feliz com os títulos de juvenis e de juniores de futebol o que significa que o futuro do desporto rei está bem encaminhado, mas acho que a depressão que se abateu sob o futebol sénior está a retirar os holofotes que estes jovens merecem.

Todos eles merecem os holofotes e todos eles merecem destaque porque trabalharam arduamente durante um ano para estar nas decisões e ganhá-las.

Isso mesmo, estar nas decisões e ganhar!!!

Eu não entrei em depressão depois das três derrotas do Benfica no futebol sénior, mas penso que alguém entrou em euforia com essas derrotas...

O senhor Pinto da Costa parece que entrou em euforia, tal as vezes que estas semanas falou nos descontos, nos jogos que se ganham no fim, nos parabéns ao Guimarães, nos sorrisos que tem mostrado e na sua fina ironia em atacar o Benfica repetidamente.

O que sei é que o clube FCPorto não tem razões para sorrir.

Eu já disse antes que perdeu a Taça de Portugal de forma prematura, perdeu a final da Taça da Liga para o Braga, perdeu a Liga dos campeões para o Málaga, ganha o campeonato com um charuto de Kelvin quando todo o trabalho duma época estava metido na sacola, quando o estádio da dragão ia sorrateiramente ficando mais vazio e carimba essa vitória na Liga com o penalti e expulsão mais escandalosas da primeira Liga, uma semana depois em Paços de Ferreira.

A festa do título que caiu do céu e do apito do Hugo Miguel não pode manchar o desastre que foi o ano no futebol, o desastre que foi perder todos os títulos de iniciados, juvenis e juniores e a perca do título mais desejado há muitos anos pela equipa que tem dominado o Hóquei e as arbitragens escandalosas neste desporto, em casa contra o Benfica.

O ano passado o Benfica ganha a finalíssima do Basquetebol em pleno pavilhão Dragão Caixa e ontem o FCPorto perdeu o título de campeão europeu de Hóquei no mesmo local contra o Benfica e isso é algo grave e até vergonhoso para a cultura do FCPorto clube. Só espero que não acabem com a modalidade, como o fizeram o ano passado com o basquetebol...

o FCPorto ganha o título de Andebol, mas perde a final da Taça de Portugal contra o Sporting  num fim de semana horribilis para o clube da cidade do Porto.

Isto apenas para concluir que o senhor Pinto da Costa anda a sorrir demasiado, celebrando um título que veio do céu e do apito do Hugo Miguel sem ver que o resto se está a desmoronar á sua frente.

Aliás o futebol do FCPorto também não é o que era como provam as camadas jovens, a sua equipa B e até a performance da equipa sénior este ano.

Eu falo no título deste post que há pessoas que querem ver o copo meio cheio e os que querem ver o copo meio vazio.

Todo Portugal está a ver o copo meio cheio do FCPorto e o copo meio vazio do Benfica.

Mesmo no futebol, a mesma situação de ambos terminarem contrato com seus treinadores a 31 de Junho está a ser analisada por todos de maneira diferente.

A situação de FCPorto ter apresentado resultados negativos no relatório do terceiro trimestre ao contrário do Benfica - já depois da venda de Hulk - e a situação de ter já vendido as duas pérolas do plantel enfraquecendo naturalmente uma equipa que este ano já teve problemas, parecem não ter eco nos media que preferem rebentar com o negócio Cardozo dizendo que Jesus não conta com ele.

Ora se Jesus colocou Cardozo na lista de dispensas do Benfica, noticiar isso nos jornais só vai prejudicar o valor da venda de Cardozo.

Eu não quero acreditar que essa noticia foi colocada nos media pelo Benfica mas obviamente que terá sido colocada pelo agente ou até pelos mesmo portistas que querem "picar" tudo o que o Benfica descobre.

A ultima noticia é que o avançado Markovic do Partizan de Belgrado pode ir para ao Dragão.

Tudo bem, estamos já habituados.

O Benfica este ano perdeu tudo naquele golo de Kelvin, num canto contra Chelsea e a verdade é que na final da Taça de Portugal mesmo com a nossa equipa a dormir toda a segunda parte, o Guimarães ganha com um golo oferecido por Artur, em fora de jogo e outro golo fruto doutro charuto (com novas culpas de Artur) sem ter feito nada ofensivamente que o justificasse.

Tudo bem.

É futebol...

O que eu acho é que não há razão para estarmos em depressão todo o Verão.

Como também acho que devemos aproveitar os pontos fracos de Jesus, transformando-os em pontos fortes.

Jorge Jesus é um convencido. Jorge Jesus é um fanfarrão. Jorge Jesus é alguém que não é humilde.

Todas estas frases são escritas pensando que ele é nosso treinador. No dia em que ele sair do Benfica posso aumentar todo este vocabulário e os adjectivos, escrevendo todo o mal que este homem representa como pessoa.

A verdade é que ele não vai mudar e não vai ser humilde nem hoje, nem amanhã nem nunca.

Então e tendo em conta que o senhor roubou ao Benfica 12 milhões de euros e nos deu apenas em troca 2 Taças da Liga, está na hora de sermos nós a definir as regras ao "mestre da táctica".

Ele não pode mandar em todo o futebol.

NÃO PODE!!!

Ele tem de entender que como nos roubou 12 milhões de euros sem nos dar nada em troca, agora ele é mais um empregado na estrutura.

Apenas isso.

Ele tem de ser treinador e pensar como treinador.

Tem de ser liderado por um nome forte.

Alguém que ele respeite e que o meta na linha.

Rui Costa poderia ser esse nome, mas perdeu força trabalhando com ele estes anos e sendo enfraquecido por Luís Filipe Vieira.

Humberto Coelho está de pedra e cal na selecção e nem vale a pena pensar nesse nome.

Então o nome a colocar acima de Jorge Jesus terá de ser alguém forte, com ligação directa ao Presidente e que consiga meter o treinador no sítio.

Apenas isso... Jorge Jesus continuará a ser intragável como pessoa mas terá uma figura que possa trabalhar com ele, dando lhe a distancia necessária na hierarquia.

Esta é a minha solução para o imbróglio causado pelos péssimos resultados, pelo silencio da direcção sobre a matéria renovação de Jorge Jesus e pelo valor alto que o nosso treinador continuará a auferir nestes próximos dois anos. 

Que nome encaixa neste perfil?

Sinceramente não sei, mas esta é a opinião sobre o perfil de relação que Jorge Jesus deverá ter no Benfica.

Ele precisa dum Valdano mas com mão forte!

Tudo o que seja dar mais poderes a Jesus na estrutura é para mim um erro grosseiro, mas eu não mando.

Voltando a falar dos jogos do fim de semana, venho criticar as atitudes dos juvenis de FC Porto e Benfica que se envolveram em actos menos dignos no final do jogo de ontem.

Nestes locais é importante saber perder e saber ganhar.

O Benfica celebrou para a bancada segundo dizem.

Está errado.

O FC Porto respondeu com agressões e uma vez mais nas imagens vê-se que o guarda redes terá muito futuro neste clube porque porrada sabe ele dar...

Está errado.

O ano passado o Benfica celebrou com provocações no pavilhão Dragão Caixa o título de basquetebol e até com pedras foi atacado.

Está errado.

No entanto por mais que se condenem todos estes actos de vandalismo de parte a parte, há algo que não se consegue mudar  - O Mal intrínseco do lado do FCPorto e o Bem natural do lado do Benfica.

O Mal ganha muitas vezes? Sim ganha... Ganha muito mais? Sim ganha, mas quando o Bem ganha, fá-lo com requintes de malvadez dignos de filme...

Depois da provocação do guarda redes de juvenis do FCPorto, sofrer aquele golo de livre, no ultimo minuto é muito muito mau...

Muito Muito mau porque dizia o guarda redes do FC Porto no ultimo minuto "Chuta se és homem. Olha tá aqui oh, tá aqui..." apontando para o escudo de campeão. E acaba orientando a barreira dizendo "olha a puta da barreira..."

O palavreado já recorrente para esses lados aprende se de pequenino, como de pequenino se aprende a marcar livres excepcionais no Benfica, e muito bom foi a execução técnica do livre de Gonçalo Guedes que deu a vitória do Benfica, retirando automaticamente o escudo de campeão da camisola do guarda redes do FCPorto.

Como muito mau é perder com um golo de ouro, no prolongamento do jogo de hóquei em casa contra o rival do sul...

Muito mau, mas aconteceu fruto do acreditar e da garra de autênticos heróis!

Não nos podemos esquecer que os jogadores, técnicos e estrutura do hóquei que ganharam este título foram e são HERÓIS!!!

Muito bom foi ver a cara do Presidente do FCPorto a ver a celebração do título de campeões europeus de hóquei mesmo á sua frente como muito mau foi ver que Luís Filipe Vieira não estava lá para celebrar com os seus heróis.

Muito mau foi ver Guilherme Aguiar a rir com ar arrogante dizendo a semana passada que "o Benfica poderia ser campeão europeu de hóquei um dia mas não seria seguramente este ano" e muito bom foi ter pensado nele quando o meu amigo Diogo Rafael marcou aquele enorme golo!

Como no grande cinema é tudo uma questão de Bem e de Mal!

Viva o Benfica

Força Benfica


2 comentários:

Anónimo disse...

Continuo à espera .....

O GLORIOSO disse...

Bem só uma pergunta Benfica sou Eu: Já alguma vez em 30 anos viu o Corrupto-Mor no nosso pavilhão a acompanhar alguma equipa do seu corrupto clube? Lembra-se? Sim sim diga quando que eu não...