quarta-feira, 5 de junho de 2013

Obrigado a ganhar

Jorge Jesus assinou um contrato de duas épocas com o Benfica e o anúncio foi feito ontem num seco comunicado, sem mais...

Ora o "sem mais" é o que me preocupa porque hoje, ontem e antes de ontem, andamos todos á conta dos jornais a inventar quanto o homem ganha, quais são os contornos do negócio, etc...

Eu estou preocupado com várias coisas importantes.

Uma delas é o valor do contrato e explico porquê.

Acho que um assalariado que ganha 4 milhões de euros por ano e nesses 3 anos conquista 2 taças da liga não pode continuar a ganhar o mesmo, sabendo-se que Portugal está perante a maior crise dos últimos anos e consequentemente o Benfica terá menos receitas nos próximos dois anos.

Eu sempre disse que sabia que Luís Filipe Vieira não deixaria Jorge Jesus ir para o FCPorto e por isso sempre foi claro para mim que ele seria o nosso treinador "no matter what"...

E acertei, como muitos acertaram.

O problema é que se Luís Filipe Vieira queria mesmo assinar com Jorge Jesus, porque não o fez durante o ano? Porque não assinou durante a época?

Eu já escrevi e acho que só poderiam haver problemas relacionados com o valor desse contrato ou com a ambição desmedida do mestre da táctica.

Enfim, o que conta agora é que ele assinou e não sabemos o valor do seu ordenado.

Falou-se a meio do ano que receberia 2 milhões de euros por época + 1 milhão de euros por cada título conquistado, focando o prémio nos títulos, esse papão que não quer nada a ver com o Jorge Jesus milionário. 

Agora diz-se nos jornais que afinal ficou a ganhar o mesmo.

Ninguém sabe. Repito que ninguém sabe porque o Benfica não falou e não vale a pena estarmos a inventar, os jornais a inventarem, os adeptos a inventarem...

Fim de história...

A segunda coisa que me preocupa bastante é, independentemente do valor dos seus ordenados, como está precavida a clausula de despedimento...

Ou seja, apesar do amor eterno de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus, todos os treinadores são reféns dos seus resultados.

Se no próximo ano Jorge Jesus acabar sem títulos não haverá condições nenhumas para ele continuar e espero que não leve para casa os 4 milhões (ou 2, 3 ou o que Luís Filipe Vieira com ele assinou) do ultimo ano de contrato.

Espero que isso tenha sido precavido.

Como também espero que tenha sido precavido o facto importante de deixar Jorge Jesus como treinador e não como manager de todo o futebol.

Ele realmente acha que é o Ferguson e para essa cagança, muito contribuíram os jornalistas que escreveram isso várias vezes...

O homem não é o Ferguson nem nunca será porque um é inteligente e outro é burro.

Simples, verdade?

Jorge Jesus tem de ser treinador. Ponto final.

Jorge Jesus tem de opinar sobre as contratações? Sim tem, como qualquer treinador opina.

Jorge Jesus não deve, nem tem que se preocupar com mais nada.

Esta é a minha opinião e nenhum de nós sabe o que se passa naquelas conversas intermináveis entre presidente e treinador, mas há algo que eu adivinho...

Jorge Jesus está obrigado a ganhar.

Luís Filipe Vieira deverá ter-lhe pedido, no mínimo, em 2 épocas:

- 2 títulos de Campeão da Liga

- 1 Taça de Portugal

- 1 Taça da Liga

- 2 quartos de final da Champions

O que Luís Filipe Vieira pediu realisticamente é que exista sucesso, êxito neste contrato que se prevê diferente do ultimo em termos de títulos.

O problema é que se Jorge Jesus não ganhar nada disto, ele ganhará sempre os 4 milhões (ou 2, 3 ou o que Luís Filipe Vieira com ele assinou) e isso é algo que vai rebentar com os benfiquistas.

Só quem não conhece o terceiro anel e os problemas sociais que estão a assolar o país é que pode pensar que o valor do ordenado do Jesus é algo menor nesta equação. Não é!

Não é mesmo!

Eu não sou invejoso e quero sempre que todos se dêem bem na vida, mas nem todo o Benfica é assim.

É que Jorge Jesus é um homem do povo, mas não tem os atributos de homem do povo.

Não é humilde, não é solidário, não é simples.

Pelo contrário!

Então é Jorge Jesus um "novo rico" com tudo o que isso tem de mau? 

Sim é um novo rico, tem os atributos dum novo rico á custa do Benfica e isso é algo que o terceiro anel não tolera.

Eu já disse e repito que sempre soube que ele seria o nosso treinador. Sempre!

Também já disse que não simpatizo com a pessoa, mas sei que é um excelente treinador.

O que Jorge Jesus fez este ano perdendo Witsel e Javi Garcia em Agosto e depois perdendo Bruno César e Nolito em Janeiro, sem que existissem quaisquer substituições á altura, foi algo dificílimo e que eu aplaudo.

Mais, não culpo o treinador pelas derrotas no Porto e em Amesterdão. Não o fiz na altura e não o faço hoje. 

Mas também não culpo a estrutura!

O que é isso de culpar a estrutura?

Agora que Kelvin marca um golo que veio do céu eu vou mudar a estrutura? 

Agora que Ivanovic marca um golo de canto nos descontos, eu vou culpar toda a estrutura?

Enfim...

O homem é o nosso treinador outra vez, lá estarei nas bancadas do estádio da luz e nos jogos fora a apoiar mas há algo que se deveria definir desde agora...

Por favor, vamos proibir todos de falarem sobre o tal sonho de jogar a final da champions no nosso estádio.

Cada vez que alguém disser isso, deveria ser retirado 1 milhão de euros ao seu contrato anual e se fosse um jogador ou dirigente que recebe 750 000 euros, pois teria que pagar ainda ao Benfica 250 000 euros...

Isso é a coisa mais ridícula do mundo!

Sonhar com isso pela calada é legitimo.

Todos podemos sonhar com isso, mas apenas quando estamos a dormir, porque sonhar acordado já é difícil, mas dizê lo publicamente é atroz.

Essa ideia e essas ideias lunáticas é o que fazem do Benfica o clube fanfarrão que as pessoas anti Benfica mais odeiam...

Vamos ser humildes. 

Vamos ser simples,

Vamos ser humanos.

Vamos ser isso tudo, mas dentro do campo vamos ser guerreiros e vamos querer ganhar todos os jogos.

Por falar nisso, Jorge Jesus nunca ganhou o primeiro jogo da Liga no Benfica e este ano esse jogo tem uma importância capital.

É importante que se entre a ganhar, por todas as razões do mundo, mas sobre isso teremos tempo de falar.

Ele diz na foto que está lá em cima - é do ano passado - que "não vai cometer os mesmos erros". 

A frase aplica-se a esta época, mas essencialmente era bom que ele nao repetisse a atitude de sobranceria, de bazófia tão característica dele e era bom que fossem mortas e enterradas nalgum local longe do Estádio da Luz.

Agora prioridade á definição dum plantel forte, desejavelmente mais forte que o ano passado. Mesmo perdendo Cardozo, Gaitan e Garay teremos que comprar dois defesas laterais, um excelente defesa central e um avançado que marque o mesmo que Cardozo.

Apenas isso...

O resto devemos ter na prata da casa e na camionete de sérvios que vão chegar ao Estádio da Luz durante estes próximos meses.

Força Benfica



2 comentários:

Manuel disse...

Os 2 últimos posts muito confusos. Perdeste o discernimento e a lucidez. É pena!

Uma salganhada que ninguém entende.

Umas semanas no norte da Europa e ficas como novo! :)))



Anónimo disse...

és uma espécie de invejoso masoquista