terça-feira, 3 de setembro de 2013

Hoje começa a época

Digo eu no título deste post que "Hoje começa a época" e não tenho a mínima dúvida que para o bem ou para o mal, isso será uma realidade.

O plantel do Benfica está fechado e temos finalmente soluções para todos os gostos.

Esta contratação de Siqueira - tecnicamente um empréstimo - fecha o plantel com chave de ouro, porque finalmente temos um defesa esquerdo no plantel.

Já não me interessa se é bom ou mau, porque desde que seja defesa-esquerdo com rotinas, eu alegro-me e muito.

Temos Paulo Lopes, Oblak e Artur

Temos Maxi Pereira e André Almeida.

Temos Luisão, Garay, Steven Vitória e Jardel.

Temos Bruno Cortez e Siqueira.

Temos Silvio como alternativa para poder jogar nas duas laterais.

Temos Matic, Ruben Amorim, Enzo Perez, Fejsa e André Gomes.

Temos Olá John, Gaitan, Sulejmani e Djuricic - Salvio volta em 2014.

Temos Markovic, Rodrigo, Lima, Cardozo e Funes Mori

Aí está o "Ferrari" fechado até Janeiro, com todas as peças, com as cabeças no sítio e com a calma necessária para começarmos finalmente a jogar.

Esperei por este dia várias semanas e mesmo que Rússia, Ucrânia, Turquia e Roménia estejam com mercado aberto mais uns dias, não acredito que algo se altere.

Este "Ferrari" tem opções para todos os gostos, tem opções para todas as posições, tem opções para todas as circunstâncias, como lesões, castigos, baixas temporárias de forma e ainda outras alternativas que podemos recorrer na equipa B.

Por falar em lesões, muito estranhei ao ver que Enzo Peres, Salvio e Gaitan estavam fora do derby aos 49 minutos.

No entanto o Benfica teve boas opções em Ruben Amorim e em Markovic mas tenho muitas, muitas dúvidas na opção por Cardozo.

Aliás, aos 49 minutos o Benfica ficou a jogar em Alvalade com Rodrigo, Lima, Cardozo e Markovic...

Eram quatro avançados apoiados por Matic e Ruben Amorim, sem alas clássicos e sem defesas laterais a subir... Maxi Pereira e Cortez, estavam mas não estavam e por isso não concordei com a colocação do Cardozo numa decisão politica e não técnica-táctica.

Naquela altura o Djuricic seria, na minha opinião, o jogador certo para poder ligar o meio campo com o ataque e com mais ritmo que o Cardozo.

Jorge Jesus como eu disse antes, usaria Cardozo como arma de arremesso para sua protecção e foi o que fez.

Também disse antes que "o Benfica poderia marcar com jogadas individuais" e foi isso que aconteceu.

O Benfica esteve uma vez mais amorfo na primeira parte e mesmo que Montero tenha marcado o golo porque antes recebeu uma bola em fora de jogo, eu culpo mais a defesa do Benfica e a passividade de Luisão nesse lance que a valorização do fora de jogo (que existiu).

O passado é passado e se empatámos com Marítimo em casa e com Sporting fora no ano em que Jesus foi campeão, perder na Madeira e empatar em Alvalade não pode ser sinónimo de catástrofe e/ou do assumir que tudo está perdido.

Nada está perdido e agora sim, com a estabilidade de sabermos que o plantel está fechado, com a estabilidade de sabermos que Jesus vai mesmo ficar e com a estabilidade de duas semanas de paragem até novo jogo com Paços de Ferreira em casa, digo "que agora sim, vai começar."

O que já começou há muito tempo é a habilidade do sistema na concertação em prejudicar o Benfica enquanto o FCPorto vai sendo empurrado subtilmente para mais uma vitória no campeonato.

A juntar a essa habilidade da sorte no sorteio em colocar Marítimo, Sporting, Paços de Ferreira, Guimarães nas primeiras cinco jornadas e FCPorto na ultima, as arbitragens têm sido prejudiciais ao Benfica e simpáticas para o FCPorto.  

Nada que espante, mas o que espanta é a coragem de colocar o Jorge Sousa na Madeira - depois dele ter apitado em Coimbra o ano passado e na final da Taça de Portugal - terem colocado o Paulo Baptista contra Gil Vicente - o mesmo árbitro do Benfica Estoril do ano passado - e  contra Sporting o árbitro foi Hugo Miguel que o ano passado inventou um penalti contra o Paços de Ferreira e ainda expulsou o defesa no ultimo jogo do campeonato contra FCPorto.
  
Ou seja, temos calendário contra, temos arbitragens contra, temos contra o facto de termos um canal próprio e que os adversários digam todas as alarvidades sobre a verdade desportiva estar em causa pela existência desse canal e ainda temos uma equipa que não joga o melhor futebol.

O que é que podemos controlar neste cenário?

Podemos controlar apenas e só a qualidade do nosso futebol e é isso que todos temos esperança que mude já com o Paços de Ferreira.

Ganhar ao Paços, Anderlecht e ao Guimarães são jogos determinantes e muito importantes no nosso futuro.

Não vale a pena chorar o passado, mas temos que re-escrever o futuro já em Setembro. 

Temos que fazer 9 pontos - 6 pontos para Liga e 3 para a Champions - nos próximos 3 jogos e vamos acreditar que o faremos com melhores exibições.

Hoje começa a nossa época e mesmo sem Salvio durante uns meses, não nos podemos esquecer que o ano passado perdemos Luisão durante parte inicial da temporada e soubemos encontrar soluções, como iremos encontrar soluções para Salvio. 

Em 2014, começará a época para ele e ainda vem muito a tempo de ser Campeão!

Força Benfica 

Sem comentários: