quarta-feira, 25 de setembro de 2013

União, União e União!


Não existe outra palavra que faça mais sentido no universo benfiquista dos últimos dias -  UNIÃO!

O Benfica está a desunir-se e está a ser atacado de dentro, de fora, de todos os lados desde o fatídico mês de Maio e parece que alguém tem de dar o grito que devolva o "Benfica Unido" que tínhamos em Abril e alguém tem e dar o grito que faça com que os benfiquistas se unam duma vez por todas.

Não podemos continuar assim em clima de quase guerra civil, com os contra e a favor de Cardozo, os contra e a favor de Jesus, os contra e a favor de Luisão, os contra e a favor do Presidente, os contra e a favor da lista para a UEFA com  Cortez que é mau, mas afinal já é bom, os contra e a favor de muitos sérvios na equipa, os contra e a favor de não termos jogadores nacionais na equipa, os contra e a favor de Artur, os contra e a favor de Oblak que saiu e não devia ter voltado, os contra e a favor dos muitos emprestados que temos, os contra e a favor de contratar Funes Mori e ter emprestado Nelson Oliveira, os contras e a favor de tudo o que mexe no universo encarnado... 

Por favor, poupem nos a essa novelas mexicanas que fazem as delicias dos "anti benfiquistas" e dos nossos adversários.

A hora é de União e de puxarmos todos para o mesmo lado, porque não se tratam as feridas de Maio com mais guerra...Todos sabemos que somos o maior clube nacional, o primeiro grande baluarte da democracia no nosso país e o valor que todos damos á liberdade de podermos exprimir e criticar o que achamos que está mal, mas nesta hora, penso que todos podemos ser um pouco crescidos e tentar focar no que é essencial!

Antes de voltar a falar da UNIÃO que tanto necessitamos, há outros assuntos que marcam a actualidade desportiva nacional.

1. Arbitragens

Há uma semana Jesus disse que os "outros candidatos ao título tinham sido beneficiados". 

Verdade indesmentível. Facto confirmado e comprovado por todos os jornais e por todos os adeptos de todos os clubes - FCPorto, Sporting, SCBraga e Benfica...

Na altura ninguém disse nada, não se comentou, não se criticou e apenas passou como uma linha  pequena nos jornais nacionais. 

Passados uns dias, Sporting na pior exibição da época empata em casa, é prejudicado por um penalti que existiu e que o árbitro Carlos Xistra "não viu"... Olha que artista que este é...

FCPorto faz a pior exibição da época e vê um penalti mal assinalado fazendo o 1-1 para a equipa do Estoril. No entanto, minutos antes, Otamendi faz um lance que poderia ter levado amarelo - há quem fale de encarnado directo - que não foi assinalado de forma escandalosa. Se as regras fossem cumpridas, Otamendi teria levado um amarelo aos 10 minutos e teria levado o segundo amarelo no lance do penalti, excepto que o lance seria livre e não seria penalti. Apenas isso....

O Benfica viu o jogo de Guimarães começar com dois foras de jogo mal assinalados a Enzo Perez - um deles escandaloso que isolava o nosso jogador - e viu um lance de penalti claro, quando estava 0-0 ser poupado ao Vitória de Guimarães. Mais... O jogador que fez o penalti não assinalado tinha um amarelo e se fosse marcado a grande penalidade, esse jogador teria sido expulso. 

Conclusão... 

Todos os três grandes foram prejudicados mas eu consigo ver que o menos prejudicado tenha sido o FCPorto e consigo ver que foi aquele que mais merecia o empate pelo que jogou. 

Depois desta análise fria e objectiva, Paulo Fonseca venera Jorge Jesus, chamando o inclusivamente de "inteligente", assumindo que a culpa do empate foi toda do nosso treinador. 

Bruno Carvalho no dia seguinte afirma mais ou menos o mesmo aos microfones da SIC e ambos culpam o nosso treinador pela influencia arbitral do fim de semana. 

Nem Jorge Jesus é assim tão inteligente, nem ele tem culpa de nada do que se passou este fim de semana. Em situações normais o Sporting ganharia por muitos e o FCPorto com maior ou menor dificuldade venceria no Estoril.

Se o Benfica tivesse empatado 0-0 e se o Cardozo não tivesse marcado aquele golo, Paulo Fonseca diria o mesmo?

Se tivéssemos empatado 0-0 com um penalti perdoado ao Vitória, que daria expulsão do seu jogador, Paulo Fonseca acharia que a sua equipa tinha sido prejudicada?

A verdade é que ganhando empatando ou perdendo o Benfica continua a ser o mais prejudicado em 5 jogos da Liga, mas com uma distancia considerável...

2. Caso "Jorge Jesus"

Jorge Jesus é alguém com quem eu não simpatizo e quem me lê, sabe disso. No entanto, é o meu treinador, vou com ele até ao fim do mundo e vou protegê-lo sempre de todos os ataques baixos deste nosso futebolzinho.

Jorge Jesus é alguém emocionalmente desestabilizado, porque os benfiquistas elegem desestabilizá-lo em vez de o apoiar. 

Os benfiquistas - na esmagadora maioria - não conseguem perdoar-lhe o facto do Kelvin ter mandado um charuto aos 92 minutos que deu o título ao FCPorto, não conseguem perdoar que o Ivanovic num canto aos 92 minutos tenha roubado a Liga Europa ao Benfica, não aceitam que o Guimarães "sem saber ler nem escrever" ganhou a final da Taça de Portugal e não lhe perdoam que ganhe 4 milhões de euros/ano quando não fez nada para o justificar. 

Mas os benfiquistas vão ter quer perdoar e já... Aliás já, e já é tarde, porque Jesus precisa neste momento de apoio. 

Apenas isso. Apoio!

 Jorge Jesus não precisa que o julguem. 

Jorge Jesus não precisa que os benfiquistas se armem em falsos moralistas

Jorge Jesus não precisa que o critiquem, porque já o criticamos e criticámos vezes sem conta, quando achamos que ele falha no seu trabalho. 

Jorge Jesus não precisa que lhe mandem pedras, quando o homem está no chão. 

Jorge Jesus não precisa que o ataquem em conversas de café ou de televisão ao lado de portistas e sportinguistas, só para que vocês pareçam educados e evoluídos e ele uma pequena besta. 

Jorge Jesus não precisem que os benfiquistas lhe dêem lições de benfiquismo e de ética ou saber estar no Benfica.

O que Jorge Jesus precisa agora é de APOIO porque ele errou

Apenas isso, APOIO porque ele errou e quem nunca tenha errado, que mande a primeira pedra. 

Jorge Jesus teve uma boa intenção, foi humilde na maneira como quis resolver o problema e errou na forma, mas ninguém deve levantar uma única pedra a Jorge Jesus. Ninguém de boa educação o pode fazer...

Jorge Jesus provou que é um Homem com "H" grande e não se deve envergonhar do que fez, apesar da forma como o fez não tenha sido a melhor. Todos concordamos com isso...

A educação que todos temos é algo que vem da família, da escola, dos grupos onde andamos fora da escola, da sociedade civil, etc... 

A socialização é algo que nos influencia de várias maneiras e a televisão e Internet têm aí um papel especial nos dias que correm. 

Jorge Jesus não tem que se envergonhar de nada, apesar de mais uma vez repetir que a forma como o fez não ser a mais correcta.

Eu vi as imagens de Jorge Jesus de todos os ângulos e o que vejo é um homem a pedir calma e a ver 4 policias a atacarem alguém que apenas queria uma camisola. 

O meu pai, que me deu uma educação fantástica faria o mesmo que Jorge Jesus. Mas não tenho a menor dúvida que se o meu pai na mesma situação visse 4 policias a atacar um jovem, ele iria defender e proteger o jovem. 

O meu irmão faria exactamente o mesmo, eu faria exactamente o mesmo e muitos dos meus amigos, professores, colegas fariam o mesmo. 

Somos todos pessoas educadas, calmas, serenas, socialmente evoluídas, viajadas, sabemos perfeitamente o nosso lugar na sociedade mas não somos "meninos" e não vemos alguém ser atacado por 4 policias por uma camisola e vamos embora...

Isso nós não fazemos e também sei que qualquer Homem que vá tentar libertar um jovem da mão de quatro policias o fará doutra forma mais calma, fará duma maneira diplomática, usará mais a palavra que a força, tentará não fazer aquele espectáculo, mas não deixará o jovem na mão daqueles homens pela simples razão que é injusto prender ou deter o rapaz que apenas quer uma camisola.

Posto isto e deixando de lado os falsos moralismos, podemos e devemos criticar Jorge Jesus pela atitude nervosa que mostrou?

Sim, tudo bem, posso criticar, mas faço-o com a certeza que todos nos podemos enervar, todos podemos perder o controle numa ou outra situação, todos na nossa vida já passámos por isso e nessas alturas o que nós queremos é que quem está por perto - família, amigos - nos apoie e não mande pedras. 

Jorge Jesus é o nosso treinador e mesmo que não tenha por ele a maior das simpatias, já publicada várias vezes neste blog, nunca lhe vou mandar pedras, dando trunfos aos meus adversários. 

Nem hoje nem nunca.

Aliás, há males que vêm por bem e decidi que não me serve de nada estar a pedir a cabeça de Jesus porque o que eu quero é que Jesus ganhe tudo no Benfica. Apenas isso... Que me serve ter ódio para um dos meus, se a felicidade dele é a minha felicidade e que me serve desejar lhe mal, se o mal dele é o meu mal?

Eu estou a usar uma metáfora com a minha pessoa, mas isto serve para todos os benfiquistas com quem falo diariamente que não conseguem ultrapassar ainda o que nos aconteceu a época passada e isso reflecte-se nas assistências no estádio e em muitas outras coisas.

Foi o caso Jesus do assina ou não assina, foi o caso Cardozo, foi o caso Luisão de ter falado mal para os adeptos, foi o caso A ou o caso B mas a verdade é que temos Gaitan, Salvio, Amorim, Cortez, Sulejmani e Sílvio lesionados e a equipa está a resolver bem os problemas que tem.

A verdade é que o Benfica tem de ser apoiado, apoiado e apoiado e Jorge Jesus tem de ser apoiado, apoiado e apoiado porque Pinto da Costa e sus muchachos sabem que neste momento abater Jorge Jesus será positivo para eles. 

Será que ninguém entende que nesta altura, não é altura para pensar em Marco Silva ou este ou aquele porque isso é impossível!!!

O Benfica tem um bom treinador e sinceramente acho que todas estas situações vão trazer ao de cima, um Jesus mais humilde e menos arrogante. Assim espero, mas se o Jesus arrogante não desaparecer, vamos criar as condições para que pelo menos, ele se sinta cómodo, calmo e sereno. 

Jorge Jesus tem muitos anos de futebol e ele sabe ver que não tem os adeptos do seu lado.

Ele sabe que a maioria dos adeptos não está com ele e sente-o no dia a dia e sente o no Estádio da Luz. 

Ele sabe que tem que nos conquistar outra vez e talvez por isso obrigou os jogadores a darem as camisolas aos nossos adeptos que foram a Guimarães e talvez por isso agiu daquela forma protectora, que depois fugiu ao seu próprio controle. 

Temos que ser nós, adeptos a dar apoio á equipa, ao clube, por mais críticos que sejamos da direcção, e dos erros que se fazem aqui ou ali. Sim, somos críticos, mas neste momento apoiar o plantel, a equipa e Jesus é mínimo que podemos fazer. 

Deixem as hipocrisias de "meninos bem comportados numa sociedade evoluída" e que "não podem acontecer coisas destas no futebol" porque elas acontecem e temos que saber viver com tudo isso de forma natural.

Só temos que encher o Estádio da Luz no sábado e apoiar a equipa que está devagar, devagarinho a ganhar a confiança doutros tempos. O Benfica está a 3 pontos do primeiro lugar, quando as previsões a norte apontavam para que o Benfica ficasse pelo menos a 7 pontos do FCPorto nesta jornada. 

Enganaram-se e depois de termos ido jogar fora contra Marítimo, Sporting e Guimarães o Benfica está de volta á luta pelo título. 

3. Entrevista de Luís Filipe Vieira

Vi toda a entrevista e não quero falar muito do tom, da forma ou até do conteúdo que são já repetidos, mas há algo que eu não entendo e já o escrevi antes...

Porque se mete o presidente a jeito para ser a tal "chacota nacional" que ele não quer ser, falando da final da champions league?

Como é possível o senhor Luís Filipe Vieira, não entender que até o Sporting esteve á beira duma final da Liga Europa há dois anos e há três o SCBraga foi a essa final e depois não foram a nenhuma final da champions?

Que comparações há entre a final da Liga Europa e a final da Champions?

Eu já escrevi antes que devia ser proibido alguém do Benfica falar da final da Champions porque isso nunca pode ser tornado publico... Se por um "milagre dos milagres maiores que alguma vez existiram nos milagres futebolisticos", o Benfica for á final da champions em sua casa nós vamos adorar, mas a percentagem de hipótese de isso acontecer é hoje de 4,32%...

Vamos focar na Liga, vamos focar em voltar a tentar ganhar a Taça de Portugal e tentar passar a fase de grupos da Champions que é a isso que devemos ambicionar e se vierem os quartos de final, óptimo. Se passarmos ás meias finais, maravilhoso. 

Ponto final. 

Muito bom saber da boca do nosso presidente que já 210 000 pessoas assinaram a Benfica TV. Se o Benfica conseguir os 300 000 assinantes até ao lançamento da "Benfica TV 2" e antes dos grandes jogos contra FCPorto e Sporting que serão em Janeiro, acho que se pode considerar um êxito sem precedentes no nosso panorama audiovisual nacional e uma aposta ganha em toda a linha.

Até por tudo isso o apelo de união faz mais sentido.

Continuo mesmo assim sem entender como hóteis, cafés, lugares públicos têm a Sport TV e não pagam 9,99€ por mês para poder ter os jogos do Benfica em casa e toda a liga Inglesa...

Para terminar este capitulo do Luís Filipe Vieira é importante reter uma frase que ele disse a propósito do caso das agressões físicas de Adelino Caldeira e verbais de Pinto da Costa ao presidente da Associação de Futebol de Lisboa.

A frase é muito simples e remete para o clássico, "não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti..."

O que aconteceria se no jogo Paços de Ferreira - Benfica, a equipa da casa marcasse um golo e após esse golo, um administrador da SAD que acompanha a nossa equipa  - por exemplo Rui Costa - agredisse o presidente da Associação de Futebol do Porto, Dr Lourenço Pinto?

E se depois desse incidente, o nosso presidente Luís Filipe Vieira insultasse durante todo o jogo esse presidente da Associação de Futebol do Porto, mostrando a mão em sinal de que "ainda levas" e "sabemos bem que és portista?"

Isto seria a maior vergonha nacional...

O presidente da Associação de Futebol do Porto ser assumidamente adepto do FCPorto, estar envolvido nas escutas do apito dourado que todos ouvimos no YouTube é normal, mas o presidente da Associação de Futebol de Lisboa ser adepto do Benfica é um crime...

Enfim... Este é o nosso futebol, mas para que conste eu não gosto do estilo do presidente da Associação de Futebol de Lisboa, acho-o um menino "beto" de boas palavras, vivência típica de Cascais e com os quais eu me identifico "zero".

Não gosto do tom que coloca nas suas frases, não gosto do ar de guerrilha que coloca no seu discurso e no objectivo de ser a associação líder no futebol em Portugal - atenção que o objectivo é desejável e legitimo mas não gosto da forma como a apregoa na praça publica - e a ser verdade que escreveu tudo aquilo no seu  Facebook é obviamente alguém pouco inteligente...

Assim mesmo, como presidente da Associação de Futebol de Lisboa, merece respeito e se quer comemorar o golo da equipa da casa com o punho cerrado, piscando o olho para os dirigentes do Estoril, está no seu pleno direito, assim como Lourenço Pinto está no seu direito em mostrar que é adepto do FCPorto.

Escusava era de ter nomeado árbitros a pedido, ter mandado árbitros a casa de Pinto da Costa antes de jogos, saber que árbitros recebem prostitutas nos quartos de hotel antes dos jogos e ser o rosto maior duma máfia portuguesa no futebol que um dia desaparecerá da face da Terra.

Aleluia!

4. União

Para terminar como comecei, acho que está chegada a altura de focarmos naquilo que deve ser a base para uma boa época desportiva - União dos Benfiquistas.

Sinceramente, eu já escrevi isto antes, está chegada a hora de sermos unidos e deitarmos as desgraças de Maio para trás das costas, está chegada a altura de estabilizarmos a equipa e temos agora três jogos contra Belenenses, PSG e Estoril muito complicados.

Temos que estar unidos, temos que deixar de criticar tudo o que mexe no Benfica, temos que pensar positivo e neste momento delicado para Jorge Jesus e também para o plantel, apoiar...

Já referi muitas outras vezes e não é demais escrever que nesta altura, com todos os adversários a fazerem lobby para prender Jorge Jesus, tentarem aproveitar algumas das nossas fragilidades, só temos que Apoiar, Apoiar e Apoiar...

Força Benfica



Sem comentários: