terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dead or Alive !

1. Esta semana o Benfica joga para viver ou morrer em duas importantes competições. 

Segundo Jorge Jesus, que é uma pessoa com um nível matemático evoluído, este jogo não é decisivo e só se vai resolver o segundo lugar do grupo, na ultima jornada.

Ele está certo, ou seja, matematicamente o Benfica só será eliminado na ultima jornada, mas se perdesse hoje o Benfica estaria tecnicamente eliminado.

Perder hoje em Atenas faria com que o Benfica fizesse 4 pontos e o Olympiakos faria os 7 pontos.

Perdendo em Paris e ganhando por exemplo 1-0 em casa contra o Anderlecht, o Olympiakos fará os 10 pontos de forma clara e previsível.

Se o Benfica saísse de Atenas com 4 pontos e mesmo que  ganhasse em Bruxelas e em casa contra PSG faria os 10 pontos que não seriam suficientes para passar, porque perderia o confronto directo para o Olympiakos.

Isto apenas para aclarar as declarações de Jorge Jesus ontem que obviamente quis disfarçar uma situação não desejável.

Na minha opinião que não sou matemático mas sei fazer contas, perder hoje é dizer adeus à Champions e passaremos a lutar com o Anderlecht pelo apuramento da Liga Europa.

Como eu sou uma pessoa optimista, a minha esperança é que o Benfica possa no mínimo empatar com golos, contra o Olympiakos e consiga sair de Atenas vivo...

Apenas isso... 

Vivo e com a esperança de poder ser apurado com um empate no ultimo jogo em casa contra o PSG, se conseguirmos ganhar em Bruxelas contra o Anderlecht.

Esta noite, já vamos ter todas as dúvidas dissipadas e no próximo sábado teremos uma nova competição onde perder é morrer e ganhar é viver...

Viver, sem que isso garanta nenhum título. 

Até agora, o Benfica não saiu da pré época e seria bom que esta semana pensasse com terminologia de "mata - mata" de "dead or alive" ou de "viver ou morrer" porque é exactamente isso que se trata. 

Não vejo um único benfiquista entusiasmado e se o escrevi em Agosto, Setembro ou Outubro a pensar que isso seria uma fase passageira, escrevê-lo em Novembro, começa a ser preocupante.

2. Por falar em Novembro e no dia de em que vamos a Atenas jogar com o Olympiakos, lembrei-me da ultima vez que o Benfica aí jogou...

Era o dia 27 de Novembro de 2008  - há exactamente 5 anos - e eu estava em São Francisco às 330am desse dia. Em Portugal seriam 1130am, estava numa casa fantástica e quando fui dormir, pensei que se saísse de São Francisco às 4am ou no máximo às 430am chegaria a Las Vegas antes do apito inicial do Benfica em Atenas que seria pelas 1205pm (Pacific Time) e 905pm em Atenas...

Assim o pensei e assim o fiz. 

Saí de São Francisco sem dormir e segui rumo a Las Vegas onde passaria um final de semana e veria o Benfica numa "qualquer televisão a sério" e não num computador, com eternas paragens constantes na transmissão. 

Las Vegas tem apostas de todo o tipo e já em 2008 tinha transmissões em directo de todos os jogos.

"Pus-me á estrada" e não pensei que era "Thanks Giving Day" o que fez com que o trânsito fosse 5 vezes maior que o normal.

As 1205pm estava no meio do deserto...

Desesperado, cansado e e rogar 1001 pragas à minha decisão de ter saído dum lugar magnifico para um deserto sem televisão e sem nada num raio de muitos km.

Encontrei um motel de beira de estrada e aí parei. Perguntei se tinha Internet e disseram-me que havia um cabo que eu poderia ligar ao computador.

Por cima do computador, na parede, havia um daqueles cartazes estilizados com a expressão "Dead Or Alive" muito característicos dos Estados Unidos e com a foto dalgum bandido que aí haveria passado há muitos, muitos anos!

Muito bem... 

Andei 8 horas para estar no deserto com um cabo ligado ao computador 10 vezes mais lento que o cabo que estaria nessa hora a ligar em São Francisco, depois duma noite bem dormida !!!

Vi o jogo aos soluços e ia vendo a maneira como o Benfica sofria golos. 

Perdemos 5-1 e no final do jogo estava cansado, exausto, deprimido, triste mas com aquele sentimento de "Amor ao Benfica" de sempre, que me fazia acreditar que independentemente do que me passasse na vida, nas opções que fizesse, nos locais que estaria, o Benfica está sempre lá na derrota e na vitória e nós estamos sempre com o Benfica.

No meio do deserto escrevi um post aqui neste cantinho, que apenas dizia:


Assim o escrevi e assim o recordei cinco anos depois. 

Hoje vou voltar a ver a Benfica no wifi aqui de casa, novamente no estrangeiro, noutro país que não os Estados Unidos e num qualquer site de internet com ou sem soluços...

Espero sinceramente que desta vez o destino altere toda a má energia que tinha nesse dia 27 de Novembro de 2008.

Hoje, acredito noutra energia, penso positivo e espero que essa minha energia consiga chegar a Atenas.

Seria bonito escrever um "Viva o Benfica" no final do jogo e fechar esta pequena "estória" do Olympiakos com uma vitória que nos desse finalmente uma alegria esta época!

Força Benfica 

Sem comentários: