segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O jogo que encerra "a Aliança..." ?

O jogo Benfica-Sporting foi um hino ao Futebol e ninguém ficou indiferente a tudo o que se passou no relvado do Estádio da Luz, mas parece que o que os sportinguistas querem fazer lembrar deste jogo é um roubo escandaloso e premeditado que foi feito por Duarte Gomes.

Eu acho que Duarte Gomes fez uma boa arbitragem com um erro claro que prejudicou e muito o Sporting a manchar a sua actuação.

O penalti do André Almeida é claro, inequívoco e tem de ser marcado seja aos 5 minutos ou no prolongamento.

Sendo no prolongamento e estando 4-3, o resultado poderia estar 4-4 se o jogador sportinguista conseguisse marcar o golo, mas alguém acha que com um erro num jogo de 120 minutos, o árbitro Duarte Gomes veio mandatado para apurar o Benfica ?

Por favor...

O golo de Cardozo é um fora de jogo milimétrico que não se marca e em caso de dúvida beneficiou-se o ataque.

O penalti de Luisão sobre Montero que os sportinguistas cegos pela tristeza da eliminação querem á força ver, não é penalti. 

Não vale a pena falar muito disso, mas como uma imagem vale mais que mil palavras o vizinho "Coluna d´Aguias Gloriosas" colocou uma foto no blog, que eu reproduzo aqui ao lado, para o caso de algum sportinguista quiser ver a verdade do lance.

Já não vou falar na expulsão do Rojo que foi perdoada ainda no tempo regulamentar ou do penalti não assinalado a Luisão que por sorte duns e azar doutros deu o quarto golo do Benfica, mas isso seria suficiente para os sportinguistas entenderem que o Duarte Gomes fez o seu melhor, ajudou ao espectáculo, não fez uma má arbitragem, apesar de ter um erro grosseiro, com possível influencia no resultado.

Sim, é verdade que foi penalti não assinalado e isso dói sempre a todas as equipas, especialmente num jogo a eliminar, mas porque não valorizam o espectáculo, porque não agradecem aos vossos Deuses o terceiro golo que tal como o segundo é uma oferta da defesa encarnada, porque não valorizam as defesas de Rui Patrício em vez de só verem o seu azar, porque não se lembram onde estavam há seis meses atrás e porque não culpam um sorteio que coloca frente a frente Benfica e Sporting na segunda jornada, ainda por cima no Estádio da Luz?

Tudo isto e muito mais são razões que em nada estragam o momento do Sporting, mas que sportinguistas, media e o presidente Bruno de Carvalho fazem por estragar...

E por falar em vencedores, parece que mais uma vez o Pinto da Costa vence um derby á distancia.

Diz-se que para bom entendedor meia palavra basta e quando Bruno de Carvalho diz que alianças só com a mulher - aliás começa a sua declaraçao com esta frase enigmática - manda um recado a todo o mundo do futebol.

Pelo menos, assim o entendi...

Primeiro dá a entender que as boas relações entre Benfica e Sporting eram aparentemente fruto duma aliança que terminou no sábado.

Manda um recado subliminar ao FC Porto que pode ser entendido como algo próximo de "mesmo de relações cortadas, não se aflijam que eu desta gente encarnada não quero nada de bem e entre um e outro, até prefiro que ganhem vocês" descansando Pinto da Costa, que criou o seu Império de domínio do futebol português na base duma premissa base que Sporting e Benfica têm de estar sempre de costas voltadas.

O que me surpreendeu muito - ou talvez não - é que ontem as declarações de Bruno de Carvalho não pareciam ser proferidas como o Presidente do Sporting mas como o adepto da Juve Leo  ou da Torcida Verde...

Vamos imaginar que eu sou presidente do Benfica e tenho reuniões, almoços, jantares ou lanches em qualquer lugar reservado com o presidente do Sporting e se combinamos afinar estratégias que permitam alterar o estado de máfia instalada a norte, se criamos laços que permitam estar juntos nas grandes decisões do nosso futebol, que raio tenho eu a ver que Duarte Gomes não tenha marcado o óbvio penalti - repito óbvio - de André Almeida?

Mas que raio de Presidente é este que tem uma aliança sub entendida com o Presidente do Benfica - segundo ele aparenta com essa frase enigmática - e no final dum jogo incrível, com todos os jogadores a respeitarem-se, a trocarem camisolas, com um jogo que foi dum fair play assinalável, de respeito, de emoção dispara desta maneira contra o Benfica???

Mas que raio tem a ver o Benfica com o erro do árbitro?

Sim errou. Sim deveria ter marcado penalti. Sim a tudo isso, mas que tem isso a ver com a tal aliança que Bruno de Carvalho agora popularizou dizendo que afinal não existe mais?

Além do pretenso corte de alinça institucional com o Benfica, Bruno de Carvalho chamou palerma a alguns comentadores e a Jorge Jesus.

Ele diz que chama imbecil várias vezes por dia aos seus colaboradores mas agora, aumentou o léxico gramatical para introduzir o sinónimo de palerma...

E sim é verdade, Jorge Jesus é e será um palerma e a sua principal palermice é ser adepto do Sporting, mas tem muitas outras mais...

É mal educado, é saloio, é desumano, é estúpido, fala mal português, é teimoso, é vaidoso entre muitos outros defeitos, mas não pense o senhor Bruno de Carvalho que revela um grande senso de educação, não pense o senhor Bruno de Carvalho que é o supra sumo da humanidade com os seus colaboradores e não pense o senhor Bruno de Carvalho que ser arrogante é uma maneira positiva de ir pela vida...

Aí ambos os sportinguistas Jorge Jesus e Bruno de Carvalho são palermas.  

O que Bruno de Carvalho deveria dizer no final do jogo com o Sporting é que finalmente a meio de Novembro, o Sporting vai assumir a candidatura ao título porque mostrou na Luz que tem equipa, tem um plantel que dá garantias, tem um treinador de topo nacional, tem uma estrutura que trabalha de forma séria, tem o terceiro lugar garantido fruto dos 8 pontos de vantagem para o SCBraga e vai ter menos 10, 12, 14, 16 jogos que os seus dois directos adversários que jogarão a Taça de Portugal e Champions/Europa League.

Era isto que ele poderia dizer porque foi isto que muitos adeptos em casa pensaram, independentemente das questões do orçamento reduzido que Sporting tem para os seus mais directos adversários.

Falando de futebol do Benfica, acho que a equipa jogou bem, mas não aceito sofrer três golos de bola parada em dois jogos - contra Olympiakos e Sporting - como não aceito voltar a ter fantasmas com os descontos e isso tem que ser trabalhado a nível mental.

Se todos estiverem concentrados e determinados em não sofrer golos de bola parada, muito menos nos minutos finais, o Benfica não vai sofrer mais esses golos.

É assim que se tem que pensar.

Mesmo ganhando o jogo no prolongamento, o Benfica não se pode deixar empatar nos descontos, quando está a ganhar em casa por 3-1 ao intervalo.

Em relação a Cardozo, já podemos falar do homem da época até hoje. 

Há vários jogos que Cardozo tem mostrado o porquê de ser o homem do ano.

Desde a sua entrada no jogo contra o Sporting, Cardozo tem vindo a subir de rendimento e depois de ter marcado o seu primeiro golo contra o Vitória de Guimarães há exactamente 6 semanas, Cardozo marcou golos em todos os jogos que o Benfica também marcou, tendo ficado em branco apenas em Paris e Atenas, onde tal como a equipa não houve golos.

De todos os outros jogos, Cardozo marcou sempre e em 12 jogos esta época marcou já 9 golos

Se quisermos falar de Cardozo alem dos golos, temos a maneira como ajuda, como vem atrás pegar na bola e como está a fazer uma época brilhante a todos os níveis - brilhante, magnifica, serena e madura.

Força Benfica




3 comentários:

Manuel disse...

"É mal educado, é saloio, é desumano, é estúpido, fala mal português, é teimoso, é vaidoso entre muitos outros defeitos…"

Eu quando vejo pessoas que eu não conheço a criticar e a insultar pessoas que trabalham no Benfica, clube de que sou adepto e sócio, que também não conhecem, dá-me logo vontade de lhes fazer o mesmo. Insultá-las!

O JJ é mal educado? E tu és mais bem educado?

O JJ é saloio? E tu não és tão saloio ou mais quando o insultas?

O JJ é estúpido? Então e tu que insultas pessoas que não conheces e as criticas por coisas que desconheces não serás ainda mais estúpido?

Fala mal português? E que culpa é que o homem tem disso? Tu falas melhor? Será que a tua educação terá sido mesmo melhor? Não me parece.

É teimoso? Será assim tão teimoso como dizes? Sabias que em gestão a teimosia pode ser uma qualidade muito valiosa?

É vaidoso? E tu o que és, quando te arrogas direitos que não tens, tentares mostrar um superioridade que apenas soa como complexos de inferioridade. Será isso tudo manifestações de humildade da tua parte?

Tem muitos defeitos? Terá tantos defeitos como toda a gente. Mas aparentemente não tantos como tu mostras ter.

Um pouco de humildade e de bom senso não faz mal a ninguém. Será que os teus pais nunca te ensinaram isso? Ou será que, no fim de contas, não passas de um saloio com pretensões?

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro amigo Manuel

Obrigado pelo seu comentário e pela defesa intrangisente de Jorge Jesus.

Eu sou sócio e adepto do Benfica e isso dá me o direito de aplaudir ou criticar quem eu bem entendo e quem decide servir o meu Benfica tem de estar preparado para os aplausos e para as criticas.

Sim Jesus é mal educado, sim Jesus é saloio, sim Jesus é desumano, sim Jesus é estupido, sim jesus fala mal portugues, Sim Jesus é teimoso e Sim Jesus é vaidoso, alem de muitos outros defeitos.

Isto são factos indesmentíveis que eu analiso depois de mais de duas décadas a conhecer o treinador, a pessoa e a figura publica que é Jorge Jesus.

Não lhe chamei ladrão, nao lhe chamei corrupto, nao lhe chamei 1001 outros nomes que o poderiam ofender.

Apenas constatei factos que me são dados a analisar na minha perspectiva e na minha opinião.

Tal como você, tambem eu gosto de proteger os meus e é o que faço com Jesus há 5 anos.

No dia em que ele pisar o estadio do Dragão como treinador do FC Porto, garanto-lhe que lhe chamarei mais, muito. muito muito mais...

Até lá, sou apenas um critico com educação, como bom benfiquista!

Para terminar, digo lhe que a partir do momento que resolvi escrever as minhas opiniões neste blog de forma livre e aberta há 6 anos, estou sujeito às opiniçoes dos leitores.

Pergunta-me se eu sou um saloio com pretensões?

Eu acho que não, mas se voce acha que sou é a sua opinião.

Em relação á educação que os meus pais me deram foi exemplar e recomenda-se, mas você pode achar que os meus textos não o demonstram!

É a sua opinião e eu respeito-a.

Um abraço e apareça sempre porque como eu digo 1001 vezes, nós benfiquistas, temos sempre muito mais a unir-nos que a separar-nos.

Força Benfica

Ricardo Ferreira disse...

Precisamente. O penalti do André Almeida não deixa duvidas, mas são 120 minutos! Para mais, houve outros erros pontuais, a favorecer ambos os lados, portanto não faz sentido fazer da arbitragem um bode expiatório.
Os socios do benfica já mereciam um jogo assim esta época ;) Foi grande jogo, muito disputado até ao ultimo minuto, agora siga para a frente, daqui a uma semana e pouco há mais futebol de clubes!