quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Afinal quem tem a crise maior?

Hoje li que o FCPorto não será cabeça de série no sorteio da Liga Europa, porque não foi um 4 dos melhores terceiros lugares da champions league.

Eu acrescento mais...

O FCPorto foi o segundo pior terceiro lugar com 5 pontos, apenas superado pelo Victoria Pilzen que fez 3 pontos em toda a champions league. 

Ontem escrevi que é terrível a eliminação do Benfica num grupo com PSG, Olympiakos e Anderlecht, mas não sei o que dizer da eliminação do FCPorto num grupo com Atlético de Madrid, Zenit e Áustria de Viena que teve os mesmos 5 pontos que FCPorto.

Aliás o FCPorto apenas foi apurado para a Liga Europa porque teve vantagem no confronto directo com o Áustria de Viena - empatou 1-1 em casa e ganhou 0-1 fora - pois caso contrário, nem na Liga Europa teria lugar.

Isto para dizer que quando nós gritamos aos quatro cantos do mundo a nossa eliminação da champions league com 10 pontos, o que dirão os portistas que foram eliminados com uns míseros 5 pontos?

E quando falamos das competições nacionais, o Benfica e os benfiquistas gritam a sua raiva aos empates caseiros com Belenenses ou Arouca, mas a verdade é que o Benfica tem na Liga exactamente os mesmos pontos que FCPorto.

E na Taça de Portugal o Benfica já teve que eliminar o actual líder da Liga, Sporting, para estar exactamente como o FCPorto, apurado para os oitavos de final da prova.

Quem terá que vender para equilibrar as contas duma eliminação prematura da prova milionária ?

Será que vender Gaitan com os seus 15-20 milhoes de euros será suficiente para o resto da época?

Será que Jackson sairá? Otamendi? Mangala?

As crises até são iguais na saúde dos presidentes. 

Segundo se diz, não foi só Pinto da Costa que teve problemas de saúde nas ultimas semanas. Parece que o nosso Luis Filipe Vieira tambem não tem estado no seu melhor, apesar de não ter sido algo tão grave como o presidente dos dragões!

Ainda falando do rescaldo da champions league e das crises, ontem vimos Higuain chorar copiosamente depois da eliminação do Nápoles apesar de ter feito 12 pontos e vemos o Zenit ser apurado com 6 pontos e com o score de golos em "menos 4".

Injustiças dum futebol que vai ter uma Liga Europa com equipas grandes como o referido Nápoles, Juventus, Ajax, FCPorto, Benfica a juntar a todos os bons clubes que passam da fase de grupos.

O que eu disse num post anterior acerca da Liga Europa é algo pensado e reflectido. 

Continuo a achar que a Liga Europa poderá ser a maior pedra no nosso sapato para a conquista do ambicionado campeonato.

Assim mesmo, lembro que nos últimos 10 anos, o FCPorto foi a duas finais da Liga Europa - que ganhou ambas - mas Sporting (ainda UEFA), SCBraga e Benfica também foram a finais. 

Ou seja, Portugal teve 5 finalistas da Liga Europa nos últimos 10 anos e três semi-finalistas - Benfica  alcançou uma meia final, Sporting também o fez recentemente e até o Boavista chegou a uma meia final da UEFA há precisamente 10 anos.

Ou seja, Portugal tem tido performances muito boas na Liga Europa na ultima década e não é algo  de extraordinário alcançar uma meia final ou até uma final. 

O que será extraordinário para o Benfica é ganhar a Liga Europa e a Liga Portuguesa no mesmo ano...

Hoje,  a grande dúvida é saber quem neste momento tem a crise maior - FCPorto ou Benfica?

Eu acho que tendo em conta a performance na champions, eu até diria que o FCPorto aparenta uma crise maior, mas a pergunta seguinte será:

- Quem aumentar a crise com uma prematura eliminação da Liga Europa, terá mais hipóteses de ser campeão?

Ninguém pode responder a isso com exactidão e eu apesar de achar que a Liga Europa pode ser o nosso desastre na Liga portuguesa, nunca por nunca torcerei contra o Benfica.

A razão e calma com que escrevo estes textos é inimiga da emoção com que vejo os jogos do Benfica.

No entanto, a resposta para o futuro vencedor do nosso campeonato pode estar na crise que algum destes dois ilustres clubes portugueses, possa ter na Liga Europa!

O que desejo é que sempre nos calhem equipas grandes no sorteio para que o Benfica se supere e consiga encher o estádio com alguma receita extra!

Aliás hoje a Leonor Pinhão sugere no seu artigo semanal do jornal "ABola" que se continue a tocar o hino da champions antes dos jogos do Benfica...

Por mim tocava-se esse hino antes de todos os jogos, pois assim os jogadores dariam muito mais do que nos deram no jogo com o Arouca. 

Até Fevereiro e antes de antecipar a luta pelo título a dois clubes, não podemos esquecer o Sporting que não sabe o que é champions ou Liga Europa!

Já agora, o que acontecerá quando o clube de Alvalade tiver a sua primeira crise?

Continuará Bruno de Carvalho todos os dias nos jornais e televisões e sites e rádios?

Nunca vi um presidente falar e aparecer tanto como o faz este novo presidente sportinguista!

Quando esta gente se habitua aos holofotes é um problema... 

Felizmente para o Sporting, Leonardo Jardim é alguém low profile que vive bem no equilíbrio da sua personalidade e na calma da sua sabedoria.  Um exemplo!

Força Benfica


1 comentário:

Anónimo disse...

Sou portista, como tal espero que me deixe dar a minha opinião: a crise do Porto é maior do que a do Benfica. Ambos os clubes não suportam os seus treinadores, mas parece-me que o Benfica tem um plantel mais equilibrado. Esta "guerra" e marcação homem a homem entre o Porto e o Benfica vai dar grandes hipóteses ao Sporting de ser campeão. Não fique surpreendido com as vezes que o Bruno de Carvalho aparece; eu fiquei surpreendido é como é que ele aparece equipado na apresentação da equipa aos sócios. Popularucho...

Saudações portistas