domingo, 12 de janeiro de 2014

O primeiro jogo sem Eusébio

1. Esta semana, todos nos emocionámos com a morte prematura  de Eusébio - todas as mortes aos 71 anos são prematuras nos dias de hoje - com o seu funeral e com todos os comentários acerca do jogador e da pessoa.

Eusébio da Silva Ferreira conquistou no Benfica 11 campeonatos, 5 Taças de Portugal e 1 Taça dos Campeões Europeus, marcando de forma clara toda a História do Benfica.

Basta pensar que dos 32 campeonatos ganhos, o Eusébio ganhou 11 o que representa 35% da totalidade dos nossos triunfos.

Mas o que importa salientar hoje, é que Eusébio não está entre nós e o Benfica hoje é diferente do que era no jogo contra Gil Vicente.

O nosso maior símbolo morreu, mas não morre a História dele e História do Benfica.

O passado não se altera e mesmo homenageando e lembrando o passado, a mim preocupa-me muito mais o futuro.

futuro é hoje e depois de muitos meses de depressão e de trauma provocado pelo mês de Maio, deveremos finalmente ter paz.

Paz entre os benfiquistas e respeito por Eusébio.

As duas coisas podem estar interligadas porque Paz é uma das palavras que mais se ouviu nestes dias.

Que Eusébio descanse em Paz, ouvimos repetidamente em várias declarações.

Pois eu digo que descanse em Paz e que a sua alma apazigue toda a nação encarnada.

Agora é tempo de enterrar todos os machados de guerra e duma vez por todas deixar o Cardozo em paz, o Jesus em paz, o Luís Filipe Vieira em paz, os sérvios em paz e tudo mais que possa engrossar esta lista.

Hoje, a 12 de Janeiro e 8 meses depois do terramoto emocional  que se abalou no seio encarnado, é tempo de Paz.

O Benfica deu um exemplo de grandeza universal a todos os níveis nesta última semana, mas foi importante mostrar esse grandeza em simultâneo com a nossa humildade, num momento tão delicado.

E nada melhor que ver Luisão e Cardozo a representarem-nos ao mais alto nível no funeral de Eusébio. 

A liderança destes dois homens prova que a mística benfiquista sente-se por portugueses ou por estrangeiros desde que aqui fiquem muitos anos e não sejam uma mera passagem para outras paragens.

Luisão está no Benfica há 11 anos e Cardozo há 7 anos. Ambos sabem  bem o que é o Benfica e nestes dias souberam liderar um grupo mais jovem, numa cerimónia importante, mostrando a todos os seus companheiros o que é o Benfica.

Eusébio era querido e conhecido por todos, desde o Ivan Cavaleiro até ao Djuricic.

Hoje, todos sabem o que é o Benfica, todos sabem a paixão que nós - adeptos - temos pelo clube e todos sabem que muito do que o clube é hoje e da sua presença no mundo,  se deve a Eusébio.

Agora é a hora de todos serem conscientes e entenderem realmente a importância do que se joga nos próximos 4 meses. 

Hoje todos sabem que ganhar a Liga em Maio é a melhor prenda que podem dar a todos os benfiquistas que com a chuva a cair no seu corpo, não arredaram pé do cemitério do Lumiar.

Hoje, eles têm a informação comprovada com os seus próprios olhos para entender que o Benfica é maior do que todos eles alguma vez pensaram.

Hoje cada um deles é uma pessoa muito mais benfiquista.

Hoje, eles estão a poucas horas dum jogo que pode ajudar muito na luta pelo título e é nisso que os jogadores têm de focar.

Hoje eles têm de pensar que não há manobras para estar contra ou a favor do treinador, porque o treinador será este. 

Hoje queremos que jogadores, técnicos, direcção sejam mais unidos que nunca.

Hoje quero que essa união apareça de dentro para fora e que una também todos nós benfiquistas á volta da equipa.

Paz. 

Que exista Paz,  que agora esqueçamos tudo o que passou e estejamos unidos com presidente, direcção, técnicos e jogadores.



2. A ultima vez que o Estádio da Luz encheu para um jogo de futebol que estava ganho á partida, deitámos por terra o título de campeões, num empate que soube a derrota contra Estoril.

O ambiente esta semana assemelha-se ao vivido nessa semana, salvo as devidas diferenças emocionais. É um jogo importante, mas há uma euforia de benfiquistas, comentaristas, analistas e adversários á volta do resultado, que me assusta.

Diz-se que o factor "Eusébio" pode ser a chave no jogo de hoje a favor do Benfica.

Como conhecemos todos o Pinto da Costa e a cartilha portista, ele usará isso a seu favor nestas poucas horas que antecedem o jogo da Luz. 

Todo o cuidado é pouco, porque não se ganham jogos por antecipação e a euforia é má conselheira nestes casos.

É nestes ambientes que o FCPorto cresceu. Nestes ambientes de derrota antecipada que eles souberam converter em vitória. Nalguns casos com mérito, mas como todos sabemos, na maioria das vezes com outros méritos que nada têm a ver com futebol jogado. 

O jogo será ás 4pm e será uma grande festa do futebol porque voltamos a ter uma casa cheia em horário diurno.

Que o publico saiba respeitar o minuto de silencio, com silencio e não com palmas e que saiba acreditar no Benfica, mesmo nos momentos difíceis que vão aparecer durante o jogo.



3. Há 48 horas apareceu na imprensa desportiva a noticia não desmentida, que o Benfica está a negociar Rodrigo com o  Zenit e que o negócio pode chegar aos 35 milhões de euros.

Independentemente da noticia e do bom negócio que seria vender Rodrigo por esse valor, parece-me que esta noticia mata dois coelhos duma só vez e ambos contra o Benfica.

Primeiro desestabiliza o jogador horas antes do importante jogo contra FCPorto e depois cria falsas expectativas num negócio que a realizar deverá ser efectuado por números abaixo dos que estão a ser avançados hoje.

Qualquer um dos cenários, me parece negativo e com timing totalmente desadequado...



4. O árbitro é Artur Soares Dias. Eu não desgosto deste senhor do Porto, que dá camisolas no estádio do dragão como se fosse a sua casa, que não vê penaltis a nosso favor variadíssimas vezes e que possui uma estatística nos jogos do FCPorto, que vai ser difícil contrariar.

O senhor árbitro tem nove jogos onde apitou o FCPorto para a Liga e em todos eles a equipa da sua associação saiu vitoriosa.

Nem há um empate, ou uma derrota para manchar uma folha imaculada.

A nomeação de Artur Soares Dias é ainda mais estranha porque ele já tinha apitado o jogo entre "FCPorto vs Sporting", mas esta época isso não foi impedimento para que este senhor possa apitar e muito provavelmente influenciar o desfecho final a favor dos seus conterrâneos.



5. Para terminar, espero que a festa seja bonita, que Eusébio possa ter uma ultima homenagem 7 dias depois do seu falecimento e que o Benfica obviamente ganhe.

No entanto, queria apenas dizer que este é o nosso primeiro encontro com o FCPorto depois do fatídico golo de Kelvin.

A equipa do Benfica tem noção do que representou esse golo na nossa História recente e vão querer apagar essa memória - ou começar a apagar - hoje!

Hoje vão estar 60000 nas bancadas a puxar pelo Benfica, a acreditar e a querer essa vitória para homenagear o Eusébio e para finalmente e ao fim de 8 meses, voltarmos a seguir o caminho normal.

Hoje têm de morrer pelo Benfica e isso significará correr muito mais que o FCPorto, falhar menos que o FCPorto e deixar a alma no campo.

Pelo Eusébio, pelo Benfica, por vocês e pelos benfiquistas, 

Força, Força, Força!

Força Benfica






Sem comentários: