quinta-feira, 27 de março de 2014

Mudar a página e focar no que é importante

E o que é importante depois do descalabro de ontem no Dragão - convenhamos que se safou o resultado - é ganhar já em Braga. 

Há quem defenda que o Benfica pode ganhar o título apenas na ultima jornada. Há quem defenda que o tem de ganhar na penúltima jornada em casa antes da deslocação ao Dragão.

Para mim é exactamente igual quando e onde o ganhe, desde que o ganhe. 

No entanto, analisando com calma o campeonato, vemos que se ganharmos os próximos três jogos fazendo 9 pontos, e se por um acaso do destino o Sporting apenas fizesse 7 pontos nos mesmos próximos três jogos, o Benfica seria campeão em Arouca a 13 de Abril.

E porque razão é que será tão importante ser campeão em Arouca?

Não é. Não é de todo. Aliás ser campeão em Arouca seria algo quase desprestigiante, mas a verdade é que se formos campeões em Arouca, Jesus já não tem mais desculpas para jogar com a segunda equipa com o FCPorto.

Porque a verdade é esta...

Se o Benfica chegar a 16 de Abril ainda na luta pela Liga, o mais provável é que Jesus opte por poupar jogadores para o campeonato.

Mais, se o Benfica ainda não for campeão nesse dia 16 de Abril, com que cara é que Jorge Jesus vai colocar os titulares contra o FC Porto sabendo que os deixou no banco, ontem no Dragão?

Porque razão é que a segunda mão é mais importante que a primeira mão?

Há vários anos que eu vou aqui escrevendo e aqui e muitas outras vezes na prioridade que é a Taça de Portugal.

Jesus não aprende. 

Ontem não era um jogo de Liga Europa.  

Eu já escrevi vezes sem conta que a Liga Europa vale zero. Quando comparada com a importância de ganhar uma dobradinha vale zero. Ainda por cima quando temos a Juventus com o campeonato Italiano ganho, a jogar esta mesma Liga Europa, as hipóteses que temos de ganhar são reduzidas.  

Ontem era um jogo na segunda competição mais importante de Portugal. 

Ontem era dia para se mostrar prioridade mesmo que mudando 2 ou 3 jogadores, mas nunca mais que isso.

E a Taça de Portugal é a prioridade porque não podemos deixar o FC Porto ganhar as taças nacionais, quando deveríamos ganhar as duas.

Esta época é muito importante ser campeão e ganhar a Taça de Portugal, é MUITO IMPORTANTE também.

Se por um acaso o Benfica fizesse a dobradinha que nos escapa há mais de duas décadas, significava que em Agosto estaríamos a jogar a Super Taça com Braga ou Rio Ave.

Significava que iniciávamos finalmente essa hegemonia nacional que tantos de nós desejamos e alguns até já apregoam.

Não quero mais falar de passado, mas é muito importante que Jesus vá fazer um resumo dos seus últimos 5 anos e veja porque perdeu Taças, porque perdeu jogos importantes, quando quis poupar.

É bom que entenda porque apenas ganhou dois jogos ao FC Porto em 5 épocas na Liga, é bom que entenda porque foi eliminado pelo FC Porto da Taça de Portugal há 3 anos, é bom que entenda porque foi eliminado por Marítimo há uns anos, porque na final o ano passado perde para Guimarães e porque este ano TUDO tem de ser diferente.

Por isso digo que ganhando a Liga a 13 de Abril, o Benfica jogará com FC Porto com a melhor equipa - e chegará? - jogará a meia final da Liga Europa - se ganhar a AZ Alkmaar - com a melhor equipa e jogará a meia final da Taça da Liga no Dragão com a melhor equipa poupando nos nova humilhação.

É importante que Jesus entenda que ontem a eliminação e essa nova humilhação no resultado não apareceram por milagre, pois ele poderia ter deitado tudo a perder. Tudo!

Por isso digo, repito e desejo que se ganhe ao Braga e se resolva o título o mais depressa possível pois caso contrário, arriscamos a não ganhar nenhuma Taça e ainda nos arriscamos a perder o que parece que não nos escapará!

Estamos todos juntos e com as esperanças intactas em todos os objectivos, mas a verdade é que á medida que se aproxima o final da época, os problemas de sempre começam a aparecer.

Palavras finais para os jogadores do Benfica. Para todos os jogadores do Benfica, desejo força e que acreditem que temos tudo ao nosso alcance ainda.

Viva o Benfica !

Força Benfica


2 comentários:

Frank disse...

Boa tarde. Acabei de adicionar "O Benfica sou eu" à minha lista de blogs. Achei curioso verificar uma grande convergência de pontos de vista na análise ao que se passou ontem no dragão. Se quiser reciprocar, o meu blog é:
http://justicabenfiquista.blogspot.pt/
cumprimentos

Trollitada disse...

Foda-se, mais um troll da internet!