quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Deus" nos livre dos Italianos !

Tal como está escrito no título deste post, esta frase era recorrente na minha infância e na minha adolescencia entre benfiquistas e até entre portugueses. 

O futebol italiano e o futebol do Benfica não se dão muito bem, mas a verdade é que o Benfica já ganhou a uma equipa italiana recentemente - com Quique Flores - garantindo o acesso á fase de grupos da Liga Europa derrotando o Nápoles, vinte e três anos depois da ultima vitória sobre a Sampdoria em 85/86 na segunda eliminatória da Taça das Taças. 

Jorge Jesus nunca defrontou uma equipa italiana no Benfica e hoje será a primeira vez que isso acontecerá.

Como disse antes, o nosso historial não é famoso, mas também é verdade que a História nunca ganhou jogos de futebol. 

Uma coisa é certa... Os clubes Italianos têm uma matriz de jogo defensiva, táctica, mas com bons resultados. São os clássicos "resultadistas"... 

O Benfica vai jogar hoje sem Silvio, Salvio, Fejsa e Gaitan, a Juventus joga a segunda mão em casa, a final será no seu estádio, eles darão tudo para chegar a essa final e last but not least, confio zero na arbitragem de hoje como confiarei zero na arbitragem na segunda mão também...

Este é o cenário que temos em pré análise e se alguém conseguir deslumbrar algo positivo para o Benfica com base no que acabei de escrever, que me diga, porque eu não consigo encontrar muitos pontos positivos a nosso favor.

O que eu consigo encontrar de positivo é que será o Benfica a jogar e do Benfica nós esperamos tudo e acreditamos sempre, mas sem ser a mística e a "razão do coração"a dar nos a esperança a que nos queremos agarrar, a verdade é que o Benfica tem  muito menos hipóteses de ganhar a eliminatória que a Juventus e isso não nos deve envergonhar.

Se eu acho que com Silvio, Salvio, Fejsa e Gaitan na convocatória o Benfica teria mais hipóteses? Sim teríamos muito mais hipóteses mas mesmo assim teríamos menos hipóteses que eles. 

Um ponto positivo foi a conferencia de imprensa de Jorge Jesus ontem. Tive oportunidade de ver em directo e gostei do discurso, gostei da atitude e gostei da humildade.

Não senti qualquer tipo de efeito "bazófia pós campeão" e mostrou-se sereno, sabendo que vai ter pela frente a melhor equipa que ele já defrontou no Benfica a eliminar.

Mesmo o Chelsea que nos eliminou há dois anos e foi campeão europeu nessa época, não me pareceu tão forte como esta Juventus que vai ser tricampeã italiana daqui a uma semana. 

Por tudo isto, acho que apostar tudo na Liga Europa é um passo gigante para sermos eliminados na Taça da Liga.

Como disse durante muitas e muitas semanas, a nossa guerra não é com a Juventus, ou com Sevilha ou Valência.

A nossa guerra interna é com o FC Porto e é contra eles que temos que continuar a conquistar títulos.

Por isso mesmo, sei que a Liga Europa é uma competição a duas mãos e mesmo que o resultado seja bom em Lisboa, podemos ter sérias dificuldades para sermos apurados para a final em Turim.

Para mim, até podemos descansar um ou outro jogador no Dragão, mas a equipa titular deveria ser a base do jogo no Dragão.

Já o escrevi e continuo a dizer que a Liga Europa é um sonho demasiado complicado e a Taça da Liga é um jogo apenas para chegarmos á final de 7 de Maio contra Rio Ave.

Um jogo que na prática pode ser ganho nos penaltis, depois dum empate no Dragão. É sempre difícil mas não tão difícil como eliminar a Juventus em duas mãos.

No entanto, com a esperança que me caracteriza e nos caracteriza a todos, lembrar ainda que o Benfica ao longo dos nossos 110 anos de História costuma dar-se bem quando ganha 1-0 em casa na primeira mão de várias eliminatórias.

Por isso, escusamos de pedir mais e não devemos pedir menos. 

O 1-0 é o resultado que espero, que desejo e que ambiciono para o jogo de hoje no Estádio da Luz.

Nota artística? Zero. Para mim serve que esse tal golo desejado, seja marcado dum canto num jogo chato, morno e sem sentido.

Seria o cenário perfeito!

Estou farto de jogar bem contra equipas italianas matreiras que sabem mais de bola num dedo que nós no corpo todo e que num contra ataque, numa bola parada ou numa carambola marcam o tal golinho fora que normalmente acaba por decidir as eliminatórias a seu favor.

Por isso, se tivermos de jogar mal, que assim seja, se tivermos de não fazer parte do "jogo bonito", que seja, mas que saibamos defender muito bem, que sejamos seguros e que não se sofram golos. 

Estou a pedir muito?

Acho que não. 

1-0! Um golinho apenas...

Força Benfica


4 comentários:

Bananaman disse...

Concordo na totalidade, excepto no facto de não apostarmos a sério nesta meia-final. Por mim, hoje, era a "carne toda no assador" e depois, sim, jogar com os suplentes (ou parte) contra o Porto na Taça da Liga. E nem é por desprezar a Taça da Liga (que é inequivocamente a 3ª competição em Portugal). É simplesmente uma questão de prioridades. Campeonato, Taça de Portugal, Liga Europa. Se ganharmos as duas primeiras já é excelente.

Bruno Pereira disse...

Eheheh devo ser dos poucos que acho que isto pode mesmo correr bem :)
Queres razões para isso? Vê aqui:
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2014/04/campeoes-campeoes-nos-somos-campeoes-e.html

Abraço!

Mats Magnusson disse...

Olhando para os titulares da equipa do Benfica....acho que o Jesus concorda contigo. Ou isso ou agora ficou preso na idea da rotação da equipa e agora já não consegue parar. Isto hoje era tocar o tema da Missão Impossível no principio do jogo em vez do hino da liga Europa. Abraço.

Diácono Remédios disse...

Denotas mais uma vez uma falta de visão e de conhecimento. Ganhar mais títulos do que eles é ainda mais prejudicial para a sua moral e força do que ir ganhar ao dragão para a Taça da Liga. Especialmente se eles depois perderem com o Rio Ave o que é muito possível.

Sabes porquê? Porque um dos maiores objectivos deles sempre foi serem o maior clube de Portugal e isso para eles é sinónimo de terem o maior número de troféus. É isso que lhes dá força e moral e os enche de orgulho.
A partir do momento que o Benfica começar a ter mais títulos ganhos do que eles, por exemplo se ganharmos tudo este ano, os gajos amorfam automáticamente e a maior parte do ar da bolha irá sair naturalmente como os peidos do seu Cacique.