quinta-feira, 17 de abril de 2014

É oficial. O FC Porto caiu e caiu de vez...

Ontem o que se passou no Estádio da Luz passa as fronteiras do jogo de futebol, do apuramento para uma final ou dum simples título que possa advir desta vitória.

Ontem o Benfica carimbou a passagem de testemunho da "tal" hegemonia do futebol português que se vinha apregoando ser ainda do FC Porto e que agora é definitivamente do Sport Lisboa e Benfica.

Eu escrevi nas ultimas semanas o resumo dos últimos três anos do FC Porto. Eliminado na Liga de campeões duas vezes em grupos fáceis, eliminado por Manchester City num ano e por Sevilha noutro - na Liga Europa - e eliminado por Málaga no ano em que passou a fase de grupos. 

Eliminado por Braga, Académica e Benfica na Taça de Portugal, ganhando dois títulos de campeão nacional em três anos. 

Nenhuma Taça da Liga. 

O Benfica vai ser campeão este ano, teve uma final europeia e duas finais da Taça de Portugal. 

Alem disso, ganhou duas Taças da Liga e ainda pode novamente ir a uma final europeia e a uma final da Taça da Liga.

Ontem pela segunda vez ganha ao FC Porto numa época e ganha com contornos de malvadez.

O Benfica joga 70 minutos com 10 jogadores e nesses 70 minutos sofre um golo e marca dois. 

O Benfica jogou sem Oblak, sem Luisão, sem Fejsa, sem Amorim, sem Silvio e quase sem Siqueira 

Tudo o resto é uma noite de glória, de delírio e de puro sentido de Benfiquismo que toda esta equipa mostrou ter.

Esperamos que não vão celebrar porque não há nada que celebrar, mas sim de trabalho para ganhar o que falta.

O FC Porto? O FC Porto será no futuro próximo o que o Benfica quiser que seja. Se formos competentes, humildes, se encararmos a próxima época como a mais importante da nossa história, então o futuro do FC Porto é negro. 

Se inventarmos, se pensarmos que somos os maiores e se vendermos meia equipa a pensar que o que fica chega - seja lá o que for vendido e seja o que for que fica -  vamos dar hipóteses a estes senhores para se levantarem e ressuscitarem do caixão.

Hoje estão no caixão e é onde deveriam estar há um ano, mas um golo do céu e um jogo comprado na ultima jornada - árbitro comprado, treinador comprado e jogadores adversários comprados - deixaram-nos viver na ilusão que afinal continuavam a ser uma equipa ganhadora.

Puro engano.

Hoje o FC Porto é uma pálida imagem do que foi, porque está morto.

Morreu ontem em pleno Estádio da Luz. 

Eu escrevi que poderia renascer, que todo o cuidado era pouco e tentei não falar de Proença.

Proença esteve bem na expulsão de Siqueira, como Paulo Baptista esteve bem na expulsão de Carlos Martins o ano passado contra o Estoril. 

Ambos os lances são seguidos, e ambos os lances decidem jogos, campeonatos, taças... 

Como a equipa era o Benfica os árbitros decidiram ser rigorosos e estragar o jogo com um segundo amarelo que se aceita, mesmo que em ambos os casos o primeiro é muito rigoroso e excessivo.

Mas não poderiam ter seguido o jogo com uma reprimenda e sem mostrar segundo amarelo? Poderiam, mas não era a mesma coisa. Poderiam mas quem estava a jogar era o Benfica.

Se fosse ao contrário alguém acha que Paulo Baptista expulsaria um jogador do FC Porto antes de irem à Luz na ultima jornada?

Alguém expulsaria um "Alex Sandro da vida" se o jogo da segunda mão da Taça de Portugal fosse no Estádio do Dragão?

Pois não expulsavam não mas isso agora pouco importa!

Como o animal morto no campo do adversário, envergonhado por perder 4-1 em Sevilha quando estiveram uma parte inteira contra 10 e envergonhado por ser eliminado por 3-1 estando 70 minutos contra 10, a equipa saiu cabisbaixa e morta.

Fora do campo os telefonemas não param e a máfia ainda pensa que manda nisto e que algum "Rui Pedro Soares" vai ser o presidente da Liga e fazer o pleno da Liga e Federação para tentar ligar o FC Porto á maquina. 

Pouco servirá se o Benfica for humilde nos próximos anos e aprender com os erros e com os sucessos.

Este ano não ganhámos nada, mas esta vitória contou mais que um título.

Ao fim de 30 anos o Bem ganhou ao Mal e é altura de celebrar e manter o Mal bem morto, para que nunca mais se levante, pelo menos da maneira como actuou durante os ultimos 30 anos!

Para o fim (poucas) palavras para André Gomes. 

Obrigado! Muito Obrigado!

Força Benfica

Sem comentários: