sábado, 12 de abril de 2014

Maio 2013 - Maio 2014! Diferenças essencias para acreditar numa época totalmente diferente

1. O Benfica neste momento tem algo distinto da época passada.

A 12 de Abril de 2014, estamos a lutar por quatro competições, enquanto o ano passado por esta altura tínhamos já perdido a Taça da Liga nos penaltis em Braga.

Alem disso há outra nota que salta á vista que é a rotatividade imposta por Jorge Jesus e maioritariamente bem sucedido, apesar de termos todos a espinha atravessada da derrota no Dragão para a Taça de Portugal.

Tirando essa derrota, que pode ter colocado em perigo a final desta importantíssima competição nacional o Benfica tem feito resultados e exibições incríveis, mesmo com as famosas rotações.

Alem destes dois importantes factos que nos diferenciam do ano passado, há outro que não deixa de ser importante. 

Se o ano transacto o fantasma da deslocação ao Dragão pairou sobre nossas cabeças todas as semanas, este ano esse jogo não vai contar  para nada. Quanto muito contará para saber se Estoril ficará em terceiro ou se realmente será o FC Porto a ir á terceira eliminatória da Champions. O Benfica tem 7 (que são 8) pontos de vantagem sobre o Sporting e 15 de vantagem sobre o FC Porto.

Como todos sabemos o ano passado tivemos durante várias semanas esse fantasma do jogo do FC Porto na penúltima jornada e os "4 pontinhos" de avanço que a qualquer altura seriam 2 ou apenas 1.

Com essa pressão, o Benfica teve que jogar o campeonato até á ultima jornada e com isso chegar ao Dragão, Amesterdão e Jamor desgastado fisicamente e psicologicamente.

Desta vez, com um título que aparecerá antes da ultima jornada, a equipa deverá estar melhor nas meias finais da Liga Europa e nos jogos decisivos contra o FCPorto para Taça de Portugal e para Taça da Liga.

Isto é uma análise simplista e básica como também é simplista dizer que temos Oblak em vez de Artur, podemos dizer que este ano temos Siqueira em vez de Melgarejo, temos Fejsa e Amorim no lugar de Matic, temos Markovic e Sulejmani  que não existiam o ano passado e tivemos Sílvio a dar descanso a Maxi.

Temos ainda André Gomes, André Almeida, Djuricic e Sulejmani que são importantes nesse "rodar" sem que a equipa perca poder e até Ivan Cavaleiro andou a fazer umas perninhas que neste momento serão importantes para dar "pernas" a outros jogadores!

Onde o Benfica não tem rodado - mas ainda pode fazer se for campeão antes da ultima jornada como desejamos - é no centro da defesa. Luisao e Garay têm dado a solidez defensiva que é fundamental para termos tão poucos golos sofridos, mas sem rotação.

No entanto, Jardel e Steven Vitoria ainda poderão dar descanso aos baluartes da nossa defesa desde que isso seja feito nos jogos de Liga e não de Liga Europa ou Taça de Portugal/Taça da Liga.

E agora com esta análise simplista básica e de escola primária, vamos passar ás conclusões...



2. A primeira conclusão que é uma opinião que pode ser diferente da maioria dos benfiquistas é que para mim, se pudesse escolher, o título deveria ser ganho este fim de semana.

Alguns defendem que ganhar o título em casa seria bom para a receita, seria bom para a Benfica TV, seria bom para o ambiente e seria bom para a equipa pois evitaria festejos indesejáveis neste domingo, especialmente sabendo que temos importantíssimo jogo com o FC Porto na quarta-feira.

A Taça de Portugal é uma prioridade absoluta para mim no inicio de cada época. No entanto por ser uma prioridade absoluta é que eu defendo que o Benfica deveria mesmo ser campeão no domingo.

Porque defendo esta ideia?

Porque se o Benfica fosse campeão amanhã, Jorge Jesus teria de entrar na quarta-feira com todos os melhores jogadores para atacar o Porto e se não formos campeões amanhã - que é o mais provável - acredito que jogaremos novamente com a segunda equipa contra o FC Porto.

Já escrevi e volto a escrever, se não formos campeões no domingo, porque razão Jorge Jesus vai mudar a sua estratégia que apresentou no Porto, e que eu abertamente critiquei?

Se o fizer será porque alguém o lembrou que a Taça de Portugal é mesmo uma prioridade. Uma grande prioridade.

E se esse alguém lhe disse isso, na minha opinião disse-lhe tarde.

segunda conclusão é que apesar de estarmos mais fortes, apesar de estarmos vivos em todas as competições e mais frescos que o ano passado, a prioridade terá de ser eliminar o FC Porto.

Depois de eliminar o FC Porto, a prioridade é então sim a Liga Europa.

Jesus dizia que só pensaria na Liga Europa depois de ser campeão.

Disse o mal por duas razoes. 

Primeiro porque o Benfica pode não ser campeão antes de jogar com Juventus e depois porque a Liga Europa deverá vir em terceiro lugar. 

Agora, por uma questão de calendário e por uma questão de adversário a prioridade terá de ser ganhar o FC Porto. Encher o estádio contra o FC Porto e provar que somos superiores.

Temos que matar o FC Porto e não deixar que nos eliminem novamente em pleno Estádio da Luz para uma das competições mais importantes da época.

É estratégico não perder esta eliminatória. 

Qualquer resultado que não seja a eliminação do FC porto faz com que todas as vantagens que temos ganho nestes ultimos meses, desapareçam numa única noite. 

Depois desta equipa estar a 15 pontos do Benfica, depois de ter sido eliminada por Sevilha com um score de 4-1 (tem sido bonito ver estes anos o FC Porto nas competições europeias) o Benfica tem de ganhar esta eliminatória. 



3. Na Liga Europa, a minha opinião é que é mais difícil ganhar a uma equipa muito boa a duas mãos que a um só jogo. Isso porque um jogo bom ou mau todos podem ter, mas eliminar outra equipa a duas mãos é mais complicado. 

No entanto, desta vez, prefiro encontrar a Juventus nas meias finais, porque jogar com eles na final no seu Estádio, seria algo muito complicado e o Benfica tem de ir á proxima final europeia para ganhar!

Jorge Jesus terá de meter toda a pressão em cima da Juventus até porque do outro lado mais do que confiança há arrogância. Llorente escreveu ontem no seu Facebook que :

"Acabo de saber o resultado do sorteio. Gostaria de jogar em Espanha, mas jogaremos a final contra uma equipa espanhola"

Veremos quem vai jogar com a equipa espanhola no fim da eliminatória, mas se o Benfica conseguir sair do Estádio da Luz com 1-0 no marcador, temos muitas hipóteses de passar . Apenas isso... Ganhar 1-0 á Juventus mas antes temos que ganhar o campeonato e assegurar o acesso à final da Taça de Portugal.

Força Benfica


1 comentário:

ganhar casino disse...

Já não restam dúvidas, esta época vai ser bem diferente.

E só uma grande equipa consegue estar dois anos seguidos nesta forma e em finais e semi-finais (com o campeonato praticamente ganho).

Ninguém para este Benfica !!