segunda-feira, 28 de abril de 2014

O Benfica voltou!

1. O que se passou ontem no Estádio do Dragão é apenas surpresa para os que ainda acreditam no "antigo regime" do futebol nacional.

Se há poucos dias se celebrou os 40 anos do 25 de Abril, ontem foi um marco decisivo para mostrar ao mundo do futebol nacional, que "nova ordem" se levanta.

Não uma ordem corrupta, mafiosa e criminosa, mas uma ordem que usa as mesmas armas no campo que muitas vezes o FC Porto usou contra os clubes da metrópole lisboeta.

O Benfica ontem foi enorme, com classe e com clara noção do objectivo que era evitar sofrer golos. 

A foto que está aqui ao lado e que é única e fantástica mostra exactamente isso mesmo. Um técnico agarrado a um menino que vai sofrer muitos golos, vai ser criticado por frangos porque é assim a vida dum guarda redes, mas que é o nosso futuro. Ao lado um jogador que apesar de ter jogado pouco ontem é um talento internacional do nosso futebol. No centro Jorge Jesus no seu lado mais humano e que eu pessoalmente desconheço.

O Benfica está forte porque renasceu das cinzas e todos sabemos que o "que não nos mata, torna nos mais fortes".

Escrevo no título do post que "o Benfica voltou" porque este é o Benfica que eu me lembro de ver e ouvir quando era pequeno.

Não interessa se a Taça da Liga é muito importante ou não conta para nada. Isso não me importa, mas conta a atitude contra um grande rival no seu campo e a maneira unida como todo o plantel encara qualquer adversidade.

O Benfica ontem voltou a não marcar golos e isso não é um bom sinal para o jogo contra a Juventus, mas o objectivo não era esse.

Ontem o Benfica mostrou uma vez mais tudo o que andou afastado da equipa durante décadas e também por isso deixámos o FC Porto ser um clube grande.

Ontem o Benfica foi uma equipa perfeita e calma, serena e madura e do outro lado estava uma equipa que é uma imagem distorcida do que foi no passado.


Não foram apenas as máfias que ganharam jogos do FC Porto no passado. 



As máfias podiam preparar o "terreno", mas no terreno de jogo os jogadores do FC Porto foram nalguns destes 30 anos exemplares atletas, exemplares na atitude e exemplares nos resultados.


Tudo isso acabou!

Eu não gosto de me repetir mas fui dos únicos que disse e escrevi que esta Taça da Liga era muito importante. 

Não a Taça da Liga em si, mas esta Taça da Liga contra o FC Porto que estava na meia final de forma ilegal.

Disse mais... Disse que o Benfica deveria ir com os titulares para este jogo no Dragão porque sabia que uma derrota na sua casa, em frente ao seu publico contra o Benfica - independentemente deles dizerem que  esta taça não conta para nada - traria consequencias de posicionamento nesta nova ordem do futebol português.

Fazê-lo com 11 jogadores maioritariamente suplentes - apenas Oblak e Siqueira eram titulares na equipa que entrou no Dragão - que depois foram 10 heróis contra um FC Porto que não existe é algo incrível.

Este FC Porto não existe e dificilmente existirá nos próximos anos como o foi há uns anos atrás e como nós nos habituámos a vê-lo.

O FC Porto antes ganhava muito, muito, muito.

Não eram apenas as Ligas, mas o FC Porto ganhou muitas Taças de Portugal e teve sempre campanhas europeias que orgulharam os seus adeptos.

Isso acabou mas não foi ontem. Acabou há 3 anos e a verdade é que o "gozo que durou todo o verão dos 92 minutos" foi um gozo ridículo.

Era óbvio que gozar com o Benfica quando se tem esta equipazinha, esta estruturazinha bacoca e esta equipa técnica era de bradar aos céus.

O Benfica perdeu aos 92 minutos contra o FC Porto, depois perdeu contra o Chelsea e depois perdeu (não aos 92 mas no final do jogo) contra o Guimarães.

Nesse momento que o FC Porto marcou o golo que veio do céu o FC Porto era uma sombra do que tinha sido.

Não ver que nesse jogo do Dragão há um ano o FC Porto era uma sombra do que foi é ser cego ou não querer ver os factos á frente do seu nariz!

Mas na época anterior, quando o Benfica se entusiasma com o Zenit e descansa jogadores em Guimarães, estando 5 pontos á frente do FC Porto, quem começa a perder o título foi o Benfica, não o FC Porto a ganhá-lo.

Quando em Coimbra fomos roubados e roubados e roubados quem começa a ganhar o título é a máfia do FC Porto e não os jogadores do FC Porto.

Quando no Estádio da Luz o FC Porto nos ganha 2-3 num golo em fora de jogo e com uma expulsão de Emerson ridícula - especialmente porque o primeiro amarelo nunca se entendeu porque foi dado - já o Benfica mostrava sinais de inverter o ciclo, mas infelizmente o FC Porto ainda trabalhava noutros tabuleiros importantes para se ganharem Ligas.

Esse foi o ultimo grito duma equipa que outrora foi dominadora e hegemónica em Portugal.

Nesse mesmo ano não ganharam a Taça de Portugal e no ano seguinte não ganharam nada, foram eliminados precocemente de tudo e estariam em crise profunda, não fosse aquele golo INJUSTO, ENGANADOR e vindo do céu que lhes deu a vitória no jogo contra o Benfica e depois na Liga.

Ontem as caras que vimos no Estádio do Dragão e seguramente em muitos lares portistas aquando da reviravolta benfiquista há umas semanas no Estádio da Luz para a Taça de Portugal, foram exactamente as mesmas caras cabisbaixas, descrentes e perplexas que se viram no Estádio do Dragão durante a meia hora final do jogo contra o Benfica o ano passado.

O FC Porto dominador acabou e acabou há 3 anos.

Eu já escrevi num post anterior onde dizia que o FC Porto tem vindo a perder plantel, estrutura e equipa técnica desde que André Villas Boas saiu.

Hoje o FC Porto é uma equipa que não ganha uma Taça de Portugal há 3 anos.

Hoje o FC Porto é uma equipa que não ganha na champions há quatro anos e na Liga Europa.

Hoje o FC Porto é uma equipa que ganhou os últimos dois títulos com o império em queda e em vez de terem analisado isso e actuado, andaram a meter o Kelvin no museu, andaram a saltar o golo do Kelvin durante 3 meses, andaram a falar do Kelvin em todo o lado como se o Kelvin fosse o antídoto para matar o Benfica, não vendo que estavam a morrer do próprio veneno.

Ontem a vitória do Benfica diante daqueles poucos milhares de espectadores que ainda acreditam no FC Porto - que vergonha de assistência ontem - foi simbólica e perdurá durante muito tempo nas memórias de quem gosta de futebol.

Hoje, com Sporting ao ataque contra FC Porto, com Benfica forte e dominador, o FC Porto não vai ganhar mais títulos?

Claro que vai... O FC Porto vai ganhar títulos mas muito menos dos que ganhou no passado.

O Benfica vai ganhar títulos, mas muitos mais que ganhou no passado.


O Sporting vai ganhar títulos e muitos mais que ganhou no passado.


Vamos outra vez ser um país onde ganhar e perder é normal.

Este clube de nome FC Porto ganhou cerca de 20 campeonatos em 30 anos e o que está em causa e o que está neste momento provado é que este FC Porto não ganhará nos próximos 30 anos mais 20 títulos.

Apenas isso.

Ninguém acha que o FC Porto morreu para sempre, mas será um clube grande que ganha e que perde como todos os outros.

Perder contra o Benfica com 10 em Lisboa e perder contra o mesmo Benfica com 10 no Dragão é de tal forma grave que nem o melhor argumentista ousaria escrever algo com tantos requintes de malvadez.

Ontem o FC Porto foi uma vergonha.

Vou repetir para que se entenda.

O FC Porto é uma vergonha de equipa que está a 15 pontos atrás do Benfica e está 8 pontos atrás do Sporting.

O FC Porto é uma vergonha porque jogando com todos os seus titulares na máxima força - e não jogaram na quinta feira passada para a Liga Europa - perde contra uma equipa suplente do Benfica a jogar contra 10 em sua casa...

O FC Porto é uma vergonha porque perde no Estádio da Luz por 3-1 contra 10 jogadores do Benfica.

O FC Porto perde contra o Sevilha por 4-1 e essa equipa andaluza estava a jogar com 10 durante quase toda a segunda parte.

O FC Porto é uma vergonha porque voltou a ser uma equipa vulgar e isso é pior que se pode dizer duma equipa que se julgava extraordinária.

Mas não é. É uma equipa vulgar e que dá pena ver jogar!





2. Do lado do Benfica o que se está a viver é a vitória da força, do talento e da gestão.

Mas se por um lado conseguimos ganhar a guerra contra o nosso maior adversário nas três frentes nacionais, apenas ganhámos um título com isso.

Agora, chegou o momento de inverter a história e ganhar os próximos 3 títulos que estão em aberto contra Rio Ave.

Temos que ganhar a Taça da Liga em Leiria no próximo dia 7 de Maio, temos que ganhar a Taça de Portugal no próximo dia 18 de Maio e temos que ganhar a Super Taça no próximo mês de Agosto.

Sem arrogâncias, com humildade e com talento.

Não ganhámos a Taça da Liga ontem nem ganhámos a Taça de Portugal há duas semanas quando eliminámos o FC Porto.

O que sabemos é que o FC Porto a perdeu, mas nós não as ganhámos.

O que sabemos é que a classe e a segurança do nosso plantel é muito forte para um FC Porto de terceira categoria, mas não será assim contra o Rio Ave.

Nesses jogos, primordiais para o nosso futuro temos que estar na máxima força e com todos os jogadores, técnicos e direcção focados na importância destes três títulos.

Estes títulos trazem a hegemonia do nosso futebol de volta ao Benfica ao nível de títulos e ao nível de exibições e de clube.

Foco total nesses títulos.

Em relação à Liga Europa e á euforia que muitos dos benfiquistas têm eu apenas digo que se durou 30 anos a derrubar a máfia do futebol português, imaginem quantos mais serão necessários para acabar com a máfia do futebol internacional.

A mesma máfia que nomeia um turco "que dá garantias" no jogo Benfica - Juventus, não vai dormir na nomeação para quinta feira no jogo da segunda mão.

A Juventus não é o FC Porto - até sorri quando o escrevi, tal a parvoíce - e é fortíssima. No entanto, o Benfica vai entrar em Turim para passar a eliminatória e para dar tudo no campo, mas não acredito que o jogo se decida no talento dos seus intervenientes, mas sim nos bastidores duma UEFA que exige a final á Juventus.

Ter uma final com Juventus e uma equipa espanhola voltaria a dar um "élan" especial á Liga Europa e é isso que todos querem.

Nós vamos acreditar nos nossos heróis com a certeza que o principal este ano, será dominar o futebol nacional e nesse aspecto vamos muito bem encaminhados.

Vamos acreditar nos nossos jogadores, sem lhes colocar a mínima pressão.

Quer ganhem ou percam na quinta feira, o que se está a fazer esta época é formidável, brilhante como diz Jorge Jesus e é isso que se tem de valorizar e não ter medo duma hipotética e normal eliminação aos pés da poderosa Juventus.

Aliás, o que o Benfica e seus dirigentes deveriam dizer nestes dias é exactamente isto.

È a Juventus que está com a pressão de ter que eliminar o Benfica.

É a Juventus que quer desesperadamente ir á final no seu estádio. 

O Benfica teve lá na final de Amesterdão o ano passado e este ano fez uma campanha maravilhosa. 

São eles  - Juventus - que têm que mostrar do que são feitos e nós vamos apenas jogar o nosso jogo. 

Pressão total do lado da Juventus e deixar que os nossos jogadores estejam apenas focados no que têm que fazer em campo na quinta feira.

Se passarmos fantástico, mas se não passarmos tudo bem na mesma, desde que se ganhem as próximas três taças internas.

Força Benfica



Sem comentários: