quinta-feira, 1 de maio de 2014

Há 20 anos atrás o destino estava traçado. E Hoje?

No dia 13 de Abril de 1994 - há exactamente 20 anos e 2 semanas - o Benfica jogava a meia final da Taças das Taças contra o Parma. 

Depois dum resultado de 2-1 em casa, a esperança em ver outra vez o Benfica na final duma competição europeia era muito grande. 

O resultado tinha sido positivo e se marcássemos o tal golo fora, poderíamos sonhar uma vez mais com essa presença na final da Taça da Taças.

Estava em Lisboa e lembro-me de sentir exactamente o mesmo que senti das outras duas vezes que estive naquela situação em 1988 e 1990 contra Steaua de Bucareste e contra Marselha.

Uma esperança fora do comum. 

Uma esperança cega e um medo que algo pudesse correr mal.

Lembro-me que nessa tarde voltei a recordar as meias finais contra Steaua e Marselha. A meia final contra a equipa romena foi para mim a maior alegria da minha vida futebolística.

Penso que a paixão pelo Benfica e aqueles dois golos do Rui Águas marcam muito do que seria a minha relação com o clube. 

Infelizmente, nunca estive no estádio in loco na decisão de nenhuma meia final em toda a minha vida. 

Se tinha estado no Estádio contra o Parma, mas sem ser decisivo, não tinha estado contra Steaua de Bucareste nem contra o Marselha.

Esses sim, jogos decisivos para apuramento para a final pois são a segunda mão dessas eliminatórias.

Também não estive o ano passado contra o Fernerbache.

Em 2011 a decisão foi em Braga e também não pude estar presente, mas o que se nota numa pequena análise é que o Benfica recentemente não tem conseguido ser apurado para as finais quando a segunda mão se joga no campo do adversário. 

No entanto em 81 quando jogámos as meias finais da Taça das Taças contra o Carl Zeiss tinhamos uma missão complicada pois perdemos 2-0 fora e em casa tamém nao conseguimos ir alem dum 1-0 que nos eliminou e retirou a hipótese de disputar essa final. 

Em 1983 o Benfica apura-se para a final contra Anderlecht, vencendo fora o Universidade Craiova mercê dum empate de 1-1 depois de termos empatado 0-0 em casa. 

Voltando ao Parma que é a mais recente meia final, a decidir-se longe do Estádio da Luz e contra uma equipa italiana, o que me lembro bem é do típico cinismo italiano e a nossa impotência para fazer mais do que aceitar isso como uma fatalidade. Mozer foi expulso á meia hora de jogo e aí a fatalidade começou a tomar o seu sentuido!

A fatalidade de quem sabe que o destino está traçado. 

Mas não está. O destino nunca está traçado!

Somos nós que o definimos e o que espero que aconteça daqui a umas horas em Turim é que os nossos jogadores lutem contra o destino traçado. Lutem contra a fatalidade de jogar em Itália, contra a Juventus matreira e contra um resultado negativo que parece estar escrito nas estrelas, escrito pelos analistas e adeptos do Sporting e do FC Porto que conseguem ver muito á frente dos nossos próprios olhos.

Eles conseguem ver o descalabro encarnado em Turim.

Eles conseguem ver de forma clara que a Juventus é muito superior ao Benfica e que tudo está definido.

Eles conseguem só ver um lado e nem por um segundo imaginam a hipótese do Benfica ser apurado.

Se "cada um só vê o que quer ver" é impressionante a capacidade que estes adeptos azuis, verdes e todos os outros "anti-Benfica" têm em ver tão claramente o que eu não consigo ver.

Sim tenho medo de ter um jogador expulso com 30 minutos de jogo, como tive nos jogo em Parma e  nos jogos contra o FC Porto, mas se conseguirmos ter 11 contra 11 todo o tempo porque deveria ter medo? Medo de quê?

A História está aí a provar que tudo está contra nós.

A equipa da Juventus está aí a provar o seu poderio.

A UEFA já provou de que lado está e sinceramente nem os censuro porque querem a equipa da Juventus na final no seu Estádio. O que censuro é fazerem algo para influenciar a sua vontade. Isso é censurável e é criminoso!

O árbitro turco já deu o mote na primeira mão no nosso Estádio sobre as intenções dos maiorais da UEFA, logo não me parece que em Turim algum árbitro vá ser outra coisa que não caseiro.

E porque nós benfiquistas não conseguimos ver nada destas "racionalidades" e apenas conseguimos acreditar e ter esperança?

Porquê?

Para entender isso é preciso entender que nós vamos disputar a décima quarta meia final da nossa História enquanto FC Porto (6) Sporting (4) Braga (1) e Boavista (1) todos juntos só conseguem atingir o numero total de 12 meias finais.

Para entender esta nossa crença cega é preciso entender a Mística, que agora até vejo portistas a apregoar como sendo uma palavra do dicionário azul...

Para entender isto é preciso ser Benfiquista porque todos os benfiqusitas conseguem ver tudo isso que os outros também vêm, mas tambem vemos muitas outras coisas que nos fazem acreditar!

Todos os outros escrevem e desejam a eliminação do Benfica porque percebem e analisam á luz da razão enquanto nós temos o Coração por cima da Razão!

Haja Coração em Turim!

Força Benfica



Sem comentários: