sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mourinho, Jesus e Domingos Soares Oliveira a marcarem a agenda do dia!

1. Hoje, a 48 horas do jogo contra o Moreirense, tomam destaque na vida do nosso clube duas entrevistas. Uma de José Mourinho, respondendo a Jorge Jesus no "caso Talisca" e a entrevista de Domingos Soares Oliveira ao Diário Económico falando das contas do Benfica e do relatório que saiu há 2 dias da época 2013-2014.

Começando pela entrevista de José Mourinho que acabei de ver na íntegra, acho que não devemos tomar as palavras dele como de guerra aberta a Jorge Jesus mas mais como algo de "quem não se sente não é filho de boa gente"

José Mourinho diz que conhecia Talisca, que desde 2012 tinha o jogador "debaixo de olho" e temos que encarar essa afirmação como verdadeira. Qual é o problema?

Volta a reconhecer méritos na estrutura de observação do Benfica e basicamente começa a conversa "Talisca" chateado, aborrecido e desiludido porque na opinião dele a primeira vez que falou do jogador brasileiro foi em tom elogioso para com o Benfica, mostrando felicidade pela compra do jogador pelo nosso clube e muito triste como a mensagem chegou a Jorge Jesus.

Aliás ele começa a conversa a falar "em falta de inteligência" dos interlocutores - ou seja Jorge Jesus - porque na opinião de Mourinho a conversa Talisca era sempre em tom elogioso e não uma provocação. 

Diz ele que "apesar de talvez o ter dito de um modo um bocadinho implícito e quando se fala em implícito há pessoas curtas que não atingem, que só conseguem interpretar o claramente explícito, digo que quando uma equipa detecta bons talentos e tem a capacidade de conseguir esses talentos ganhando corridas com potenciais oponentes é claramente um elogio"

E diz mais. Retirado do jornal A Bola, está em baixo transcrito as suas palavras:

"O Benfica, vou ser mais explicito para os menos inteligentes perceberem claramente, tem boa estrutura de observação, com gente que conheço bem, tem um presidente ´chapeau´, por ter essa capacidade de dar ao treinador bons plantéis e bons jogadores. Não gostei de um colega de profissão ter duvidado das minhas palavras. Mas fico contente por perceber que ele lê Alexander Dumas, ao contrário de mim. Limito-me a ler, quando posso, a gramática portuguesa, para um dia não me acusarem de andar aos pontapés com ela. Parece que é íntimo com o D´Artagnan, ele anda a ler Dumas. Eu limito-me à minha identidade. Não leio Dumas. Tenho uma vida diferente, um nível cultural diferente, procuro educar-me e procuro um dia não ser acusado de andar aos pontapés ou de andar a agredir a pobre da gramática".

Mourinho diz que o Chelsea já segue Talisca há dois anos e que o Benfica ficou bem servido com o médio brasileiro:

"O Chelsea desde 2012 que seguia dois jogadores: o Talisca e o Mario Pasalic. E como nós o Benfica e de certeza muitos outros clubes. O Benfica conseguiu contratar um excelente jogador. Ótimo para o Benfica, para o futebol português e para o rapaz, que foi para um clube gigante".

Eu vi a entrevista toda e conhecendo Mourinho como nós o conhecemos,  não gostou (obviamente) que Jorge Jesus tenha dito numa conferencia de imprensa da UEFA - não da Liga Portuguesa - que Mourinho estava a mentir e que nunca tinha visto Talisca na vida.

Esta conversa de D'Artagnan é complicar o fácil, porque o que Jorge Jesus quis dizer é que Mourinho nunca tinha visto Talisca porque só Jesus é que vê os jogos do Brasileirão ás 2am...

Tudo isto é escusado e claro que a resposta de Mourinho apareceu e só quem não o conhece poderia pensar que ele não daria a resposta adequada.

Ninguém - repito ninguém - de forte personalidade deixa que outro alguém ouse chamar mentiroso (seja em que tópico for) sem  ter resposta. 

Muita sorte teve o Jorge Jesus em ter uma resposta numa entrevista da TVI 24 quando Jorge Jesus usou o palco da UEFA para responder dessa maneira.

Então que conclusão temos que retirar destas manobras?

Culpar José Mourinho atacando-o sem piedade? Não porque eu não quero saber absolutamente nada do Mourinho que treina o Chelsea e a quem desejo sorte.

Culpar Jorge Jesus porque mais uma vez anda a falar do que não sabe? Não porque é escusado e não vale a pena ter uma conversa normal com Jorge Jesus, porque só ele tem razão.

Eu ouvi as primeiras declarações de Mourinho a falar de Talisca e porque se calhar sou mais inteligente que Jorge Jesus considerei-as logo, como elogiosas.

Fiquei espantado quando vi a reposta de Jorge Jesus e agora fico feliz porque o nosso treinador tenta dar a volta ao que disse falando na conferencia de hoje. Disse ele:

"Volto a dizer que eles, clubes ingleses, conheciam tanto o Talisca como eu conhecia o d`Artagnan. Normalmente as equipas inglesas contratam o produto final por 30 ou 50 milhões. Os jogadores têm de ser internacionais"

"Não falei do clube do Zé, tenho uma boa relação com ele. Não é agora por causa do Talisca… Tenho muito orgulho na minha carreira como treinador, comecei de baixo e sempre a pensar pela minha cabeça. O pai do Zé já fez parte da minha equipa técnica. Não gostei quando houve aquela polémica entre ele e Ronaldo. São portugueses, eu também sou português. Por mim as coisas acabam aqui. Não vamos arranjar polémicas, não as quero até para bem do futebol português. Ele está em Inglaterra e eu estou em Portugal"


Ou seja o nosso treinador, começa a conferencia de imprensa a dizer a mesma frase que disse antes, mostrando que é teimoso, que é casmurro e que não quer perder por nada, nenhuma guerra, nem que seja de palavras. 

Depois atenua a discussão, diz que não falou do clube do "Zé" ou seja, ele está a querer dizer que os clubes ingleses nao conheciam o Talisca, mas retira o clube do "Zé" da equação, apesar da pergunta lhe ter sido feita especificamente sobre as declarações de Jose Mourinho.

Por mais que eu queira proteger o meu treinador e saber que o meu treinador é sempre o melhor treinador do mundo, há coisas que ele se deveria limitar a fazer e não inventar "sound-bytes" que não são as sua especialidade. 

Teve Mourinho bem a falar da gramática? Não,  teve mal. Muito mal. Porque leva a conversa para tons arrogantes que não eram necessários. Bastava defender se dizendo a sorrir que realmente teve interessado no jogador e ponto final. 

A classe dos grandes vê-se nestes pormenores e pelos vistos Mourinho falhou na forma como o disse e nalgum conteúdo. 

Como também falhou quando disse que :

"Lembro-me de uma coisa que no outro dia discutimos durante o estágio, com os nossos jogadores brasileiros, em especial com o Oscar, que jogou a final do Mundial sub-20 contra Portugal. Eu perguntava-lhe: quantos brasileiros dessa equipa é que já foram internacionais A? Ele começou a contar e chegou aos oito, mais dois ou três, como o Neymar, que tinham idade para estar no Mundial mas já estavam na selecção principal. Portanto, estamos a falar de dez ou onze jogadores para a selecção A. Depois fiz a mesma pergunta ao Rui e ao Silvino: quantos portugueses chegaram à selecção A. E o Oscar perguntava: onde é que anda aquele rapaz muito rápido que jogava lá na frente, o Oliveira? E eu nem lhe soube responder onde é que andava o Oliveira... Só lhe soube dizer que esteve no Europeu há dois anos, e que agora não sei onde anda.


Aqueles que dizem que encontram jogadores no Chiado, e em Chelas, e que fazem deles os melhores do mundo, que agarrem nestes miúdos e façam deles os grandes craques. Porque, principalmente para quem está fora, é triste ver Portugal, neste momento, a não conseguir ganhar à Albânia"

Apesar de eu achar que Mourinho pode ter obviamente preocupações com o futuro da nossa selecção e com o futuro dos nossos jogadores e da sua passagem das selecções jovens para a Selecção A, no dia e no contexto em que as profere, está mais uma vez a atacar Jorge Jesus, do nada...

Para finalizar este assunto, eu vi realmente a entrevista dum Mourinho calmo, sereno, mas desiludido com Jorge Jesus e mostrou-o. 

Jesus tentou apaziguar hoje na sua conferencia e de alguma maneira, conseguiu-o. 

Fim de polémica. 


-------------------------------------------------------------------------------------


2. Em relação à entrevista de Domingos Soares Oliveira que se pode ler no Diário Económico aqui e aqui  eu tenho a dizer que me pareceu muito sereno, maduro e justificando o que tem que justificar, com linguagem simples e acessível. 

Falou de muitos assuntos importantes e de forma muito directa, sem fugir a nenhuma questão. 

Eu acho que todos que se interessam pelo universo benfiquista deviam ler a entrevista mas eu vou apenas fazer um copy paste do que me pareceu mais interessante.

Primeiro ressalvar que o Benfica teve receitas de 204 milhões de euros o que é um recorde absoluto de qualquer equipa portuguesa e isso é de louvar. Este numero, segundo Domingos Soares Oliveira tem a ver com as receitas de jogadores e da BTV, mas não só.

Diz ainda que o facto de termos ganho tudo, menos Liga Europa fez crescer a massa salarial, especialmente em prémios para jogadores e equipa técnica, o que é algo muito interessante e que poucas vezes pensamos.

Se por hipótese, ganharmos todos os títulos em todas as modalidades isso será uma gigante dor de cabeça para as contas que terão um aumento da massa salarial que terá que ser compensado de alguma maneira nalgum outro lado com a receita. Muito interessante este dualidade entre custo e proveito desportivo. 

Ficam aqui partes da entrevista:

Os empréstimos obrigacionistas que estão a vencer vão ser renovados?


Depende daquilo que seja o diálogo com as entidades gestoras desses fundos. Até aqui tem havido interesse no chamado ‘revolving', pois os detentores das obrigações ganham dinheiro e para o Benfica é uma fonte de financiamento. Como é sabido há alterações na estrutura de gestão do Novo Banco, nos próximos dias por certo iremos conversar, mas não temos qualquer preocupação sobre esse assunto - se a entidade mantiver a ideia de que é um investimento interessante estaremos disponíveis para o ‘revolving'; caso contrário liquidaremos esses obrigacionistas.



O Espírito Santo Liquidez tem linhas de obrigações do Benfica, no valor de 67,7 milhões, a vencer em Outubro e Dezembro: como vai amortizar esses casos?



Temos posição de caixa confortável, porque o conjunto de vendas do ano passado permite posição forte de tesouraria e olhar para o ano em curso de forma equilibrada, não há necessidades adicionais de financiamento, gerimos bem as coisas com os intercalares da parte da banca portuguesa. Se for preciso um reembolso em Outubro será feito; caso se considere um novo mecanismo de financiamento não há problema. 


(...) Entende-se que o modelo de desenvolvimento do Benfica necessita de investimento constante na compra de jogadores, isto é, deixámos o cimento (estádio, academia e Benfica TV) e passámos para as pernas, algo que tem de ser renovado. Muitas vezes olha-se para as contas dos clubes e, como no caso do Benfica, diz-se que o passivo aumentou, mas ninguém refere que o activo cresceu muito mais. Procuram-se ‘sound bytes' e nunca ouvi um comentador falar em activos, seja do Benfica ou de outros clubes. Isso tem de mudar, pois as pessoas devem perceber que esta é uma indústria séria com temas sérios e só assim se justifica que, num país em crise, numa Europa em crise, este clube passasse da facturação de 40 milhões, em termos consolidados, há 10 anos para superar este ano os 200 milhões


Fechar o Benfica Stars Fund era inevitável?

 (...) Podíamos deixá-lo chegar ao fim sem renovação e os diversos detentores de unidades de participação ficavam com activos do fundo - jogadores e posição de caixa - e não quisemos que passes como o de Gaitán estivessem repartido por nós e sete ou oito entidades, não seria gerível. Restava a opção de comprar as unidades de participação por preços razoáveis e, ao pagar 28 milhões, não significa que estejamos a valorizar os passes nesse montante. Os passes correspondem a oito milhões e tudo o resto é liquidez e contas a receber que o Fundo tem. 


A BTV teve receitas brutas de 28,1 milhões. Os custos estão perto dos nove milhões como há um ano?

Não houve grandes variações. A estrutura de custos tem a ver com pessoal e compra de conteúdos, pois a produção de jogos, mesmo com imagens de helicóptero, não custa mais de 20 mil euros. A estrutura de pessoal não se modificou, mesmo o lançamento do segundo canal fez-se sem mais pessoal e não houve compra de conteúdos adicionais. Perdemos o Brasileirão, mas talvez venhamos a ter outros conteúdos internacionais interessantes. Logo no primeiro ano, a BTV teve resultados que esperávamos, batendo a proposta da PPTV/Olivedesportos. Não queremos fazer concorrência, mas ir buscar conteúdos que nos permitam pagar com receita adicional que só pode vir por mais assinaturas ou aumento do valor, algo que não está previsto.


Como disse antes, a entrevista deve ser lida com calma e depois ouviremos as explicações mais detalhadas na próxima sexta feira em assembleia geral mas ficámos a saber que não temos que renovar os empréstimos obrigacionistas. Podem ser ou não renovados que o Benfica não deixa de funcionar e não deixará de ter tesouraria durante a época.

Ficámos a saber que depois de Estádio, Academia, Benfica TV (e museu acrescento eu) o Benfica está agora preparado para apenas investir em jogadores (ou pernas como referiu Domingos Soares Oliveira), ficámos a saber que a BTV está de boa saúde financeira e pode ainda dar mais receitas e soubemos de forma muito clara os valores e as razões de termos fechado Benfica Stars Fund.

Agora só falta mesmo ganhar ao Moreirense, que obviamente é muito mais importante que qualquer fait divers do Mourinho e Jorge Jesus ou até da (grande) entrevista que Domingos Soares Oliveira deu ao Diário Económico.

Força Benfica



5 comentários:

O GLORIOSO disse...

De facto a paranoia continua em alta.
Como sempre o que Mourinho diz ou faz é lei e todos se baixam e fazem vénias a mal educado, arrogante, egocentrico, e que como sabe é um exemplo de fair-play para todos.
Jesus apenas lhe deu um baile incrivel mas todos preferem aplaudir Mourinho. Então o doutorado pela universidade Mourinho não percebeu que Jesus ao dizer "Conheciam tanto o Talisca como eu o D'Artagnan" que os ingleses é obvio não conheciam o Talisca como ele não conhece o D' Artagnan. Qualquer pessoa minimamente culta percebe isso mas o grande Mourinho acha que Jesus é intimo da personagem do Dumas. De facto parece que não percebeu ele que é muito culto.
Alias Mourinho é optimo em valorizar as origens e educação das pessoas ele que é o cumulo da educação ou não se lembre quando insinuou que ronaldo era inculto por ter nascido nas barracas da Madeira (lembram-se). É o maior Mourinho.
Depois a formação de que ele se está a cagar. Como se sabe na sua carreira está farto de formar jogadores pois nunca esteve em clubes com milhões e milhões para gastar. De repente lembro-me de jogadores que ele formou: Di Maria, Fabio Coentrão, Matic assim de repente são jogadores que ele lançou na alta roda, ele é fantástico. O engraçado é que por exemplo Rodrigo esse perneta foi dispensado por ele, ou Garay também levou um pontapé pois Sergio Ramos, ou Pepe eram melhores, enfim.
Não gostas de Jesus, podes adorar Mourinho mas como pessoa inteligente e culta que és sabes perfeitamente que Mourinho levou baile do Jesus ese inculto que não sabe falar e hoje deu-lhe uma bofetada epica que fica para a história

O Benfica Sou Eu disse...

Grande O Glorioso

Obrigado pelo teu comentário.

A minha opinião está escrita no post. Para mim Jorge Jesus é o melhor treinador do mundo, como tu serias, se fosses treinador do Benfica.

Se gosto dele ou nao gosto dele, pouco importa, mas opino o que tenho que opinar e hoje quis expressar a minha opinião.

Acho que depois do que Mourinho disse sobre Talisca em tom elogioso para o jogador, para o Benfica e em ultima análise para Jorge Jesus que deve ter feito pressão para o contratarem, a frase de Jesus a dizer que "os ingleses conheciam o Talisca, como eu o D'Artagnan" foi infeliz e escusada.

Tambem disse que era obvio que vinha bomba do lado de Mourinho porque ele não é de se calar se o chamarem indirectamente de mentiroso como Jesus não é de se calar se o chamarem de mentiroso.Se fosse ao contrário com maior ou menos cuidado linguistico, Jesus responderia e acho que estava no seu direito.

A minha pergunta é:

Porque Jesus disse aquilo sem saber se Mourinho ou qualquer outro clube ingles teria sequer visto o Talisca?

Acho que Mourinho excedeu se nos seus comentários - nomeadamente quando fala da gramática e de Nelson Oliveira - mas Jesus neste caso meteu se muito a jeito.

Agora como digo no final, vamos lá ganhar ao Moreirense e acabar a semana em beleza!

Aparece sempre. Gosto de te ler.

Força Benfica

IronMan disse...

O Mourinho excedeu-se porque mentiu, provocou e tentou diminuir o scouting do Benfica. Foi o que JJ tentou defender, mas o meu amigo prefere atacar quem defendeu o Benfica.

Em 2012 Mourinho estava ainda no RM. Se tivesse falado no Chelsea, que o seu clube seguia o Talisca há 2 anos, muito bem, mas ele armou-se em basófias e disse logo que havia vários clubes ingleses de topo a seguir o Talisca. Como sabia? Perguntou-lhes? O MU, o Arsenal, o M City, o Tottenham?

Mourinho mentiu, toda agente percebeu menos o meu amigo, e foi contra essa mentira e basófia que o JJ reagiu com ironia e algum humor, sem insultar!

Moutinho foi porco e mal educado no modo como reagiu, assim como já tinha sido porco e mal educado quando falou do Ronaldo e outras pessoas em todos os países onde trabalhou!
Humilhar as pessoas por terem origens humildes é próprio de gente sem qualificação!
Mas pelos vistos o meu amigo gosta!

joão carlos disse...

isto começou com a entrevista do nosso treinador ao i ele não se conteve e disse que era o melhor treinador português o mourinho ficou com ela fisgada e agora lançou o isco e o nosso treinador caiu que nem um patinho e o outro veio com tudo e colocou-o no lugar ficou-lhe bem a saída de fininho até porque quem sai prejudicado é o clube agora que saiu quem ele entre as pernas não existe duvida.
eu nunca gostei do mourinho mesmo quando foi nosso treinador por ser arrogante, arruaceiro, pedante e estúpido, embora lhe reconheça curriculum e muito tem ego mas tem como o encher, agora aqueles que agora dizem mal dele foram aqueles que sempre o acharam o maior, por exemplo quando teve disputas parvas com outros treinadores, agora contradizem-se só porque tocou a vez ao nosso treinador que alias é igual ao outro arrogante, arruaceiro e estúpido, ou já se esqueceram dos dedos na cara dos outros, e um ego enorme a diferença é que tem muito pouco para o encher.
Esta malta gosta é de viver pela máxima "pimenta no cu dos outros para mim é refresco" o pior é quando é no deles.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro IronMan

Obrigado pelo comentário.

Eu limitei me a observar uma situação e a opinar sobre ela.

Se eu partisse do pressuposto que Mourinho mentiu propositadamete na primeira declaração e isto era uma manobra maquiavélica para provocar Jorge Jesus eu teria analisado o caso Talisca como o voçê o analisou.

Porque eu quero acreditar que Mourinho - ou neeste caso o Chelsea porque Mourinho estava em Madrid - estava mesmo interessado neste jogador, a minha análise foi noutro sentido. Aliás Mourinho diz claramente, "o chelsea estava interessado"...

Eu nao disse mal de Jorge Jesus. Se disse mal de alguem foi de Mourinho nas minhas ultimas palavras.

So acho que Jorge Jesus nao deveria ter respondido assumindo, tal como voçê que Mourinho estava a mentir. Aliás se ele soubesse que Mourinho estava a mentir então até poderia ter respondido de maneira mais forte na sexta feira, coisa que nao fez.

Meu caro João Carlos

Obrigado pelo comentário.

Eu nao me esqueço das arrogancias de Mourinho, nem me esqueço das arrogancias de Jorge Jesus com que temos de viver todos os dias.

Mesmo assim, são hoje os melhores treinadores portugeuses e isso merece o meu respeito por ambos.

Vamos lá ganhar ao Moreirense!

Força Benfica