sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Recuso falar de desgraça e tragédia com tanto ainda para ganhar esta época!

O Benfica foi eliminado da Champions League e umas horas mais tarde soube que também não ia disputar a Liga Europa.

Eu tenho escrito e dito a todos que me conhecem que ou vamos para os oitavos da champions ganhar os euros e prestigio que isso nos pode dar ou prefiro ficar fora da Liga Europa.

Não mudei nem uma palavra ao meu discurso desde que começou a época.

Uma vez Alex Ferguson disse que não queria disputar a Liga Europa. Mourinho ainda há três dias disse que não queria disputar a Liga Europa e seguramente que Ancelotti, Luis Enrique ou Pep Guardiola diriam o mesmo. 

O Benfica não tem perfil para Liga Europa e a Liga Europa este ano seria um suicídio absoluto.

Lembro que na época passada o Benfica jogou 30 jogos para a Liga, 7 jogos para a Taça de Portugal, 5 jogos para a Taça da Liga, 6 jogos para a Champions e 9 jogos para a Liga Europa. 

Isto significa que a nossa equipa jogou 57 jogos oficiais numa época, fora os jogos de selecções e jogos de pré época quando tínhamos o melhor plantel dos últimos 30 anos. Dito e provado. 

O ano passado o FC Porto esteve na luta com o Benfica nas meias finais da Taça de Portugal, esteve na meia final da Taça da Liga e esteve até aos quartos de final da Liga Europa.

O Sporting esteve apenas e só no Campeonato, pois não teve Europa e praticamente não teve Taça de Portugal. 

Esta época, o FC Porto não tem Taça de Portugal e na Champions League com sorte joga mais 4 jogos.

A liga este ano tem 34 jogos o que é uma grande diferença em relação ao ano passado que tinha 30 e por essa razão o Benfica ou passaria para os oitavos da champions ou esperar que o Benfica voltasse a fazer uma nova epopeia na Liga Europa era um devaneio faccioso que eu não posso aceitar.

O Benfica neste momento é detentor dos 4 últimos troféus disputados em Portugal - Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Super Taça.

Nunca uma equipa tinha ganho 4 títulos em tão pouco tempo e neste momento o Benfica tem de lutar por revalidar todos estes títulos e esse objectivo é tão difícil quanto seria passar a fase de grupos da Champions quando ao terceiro jogo tínhamos apenas 1 ponto. 

Deixem-se de ilusões e de falsos dramatismos. O Benfica está fora da champions há muito tempo e agora é que todos acordaram para um problema que já existe desde Setembro!

Eu que sou critico de Jesus, neste momento estou com ele 100%. Eu que sou muitas vezes critico de Luís Filipe Vieira, estou com ele 100% neste momento. Estou com a equipa 100% e acredito que temos muito para ganhar. 

Se querem apurar os factos desta derrocada, têm de olhar para trás e ver que as equipas de Jorge Jesus têm dificuldades em passar a fase de grupos da champions desde sempre.

É à custa da Liga Europa que temos chegado ao topo de pontos do futebol europeu. Para a champions League o Benfica de Jorge Jesus apenas ganhou 3 vezes fora contra Anderlecht em 2014, Basileia e Oletul em 2012 e apenas uma vez passou aos oitavos. 

É isto o Benfica de Jorge Jesus na champions. E porquê?

Porque na maioria dos casos o Benfica apenas no ultimo dia  de Agosto fecha o plantel, sabendo que o primeiro jogo da champions é a meio de Setembro - apenas 15 dias depois desse fecho de mercado. Assim não pode ser. 

O Benfica este ano contrata Crisante e Samaris por 16M de euros no fecho do mercado e ainda não funcionam nem a 30% do que podem ou devem dar.

O Benfica contrata Jonas em Setembro e nem sequer pode ser inscrito na Champions.

O Benfica contrata Julio Cesar quase no final de Agosto, só agora aparece e começa a ter tranquilidade para jogar. 

O Benfica contrata Eliseu que se lesionou,  tem mais um ano de empréstimo de Silvio que está ainda lesionado e contrata Benito que nem calça. Conclusão? Passa André Almeida para defesa esquerdo...

O Benfica tem Lima em baixo de forma há meses, tem Nelson Oliveira a aquecer o banco e tem Derlei a provar que só serve para consumo interno, ou seja não temos avançados e obviamente apenas marcamos 2 golos em 5 jogos na champions. 

O Benfica compra 50% de Bebe por 3M e este jogador até agora, nem para consumo interno serve.

O Benfica tinha Amorim pronto para uma grande época e lesiona-se no Bessa ainda em Agosto, não fazendo nem 1 minuto na Champions. 

O Benfica tem Fejsa lesionado. 

O Benfica tem Sulejmani riscado por Jorge Jesus, (sabe se lá porquê) e antes esteve lesionado muito tempo, sem ter jogado nada esta época.

O Benfica tem Ola John entre lesões e recuperações de lesões nestes primeiros meses, não tendo sido hipótese também.

O Benfica tem Lisandro de castigo porque levou um vermelho na champions e nunca mais jogou.

O Benfica tem Pizzi a ser preparado para o que há de vir, mas neste momento pouco joga e nem parece chegar para consumo interno. 

O Benfica tem Cesar que ainda nem provou que serve para a Taça da Liga, quanto mais para a Champions. 

O Benfica tinha uma missão impossível e que só seria possível se tivéssemos ganho contra o Zenit em casa, mas o Artur hipotecou essas esperanças, sendo expulso ainda antes da meia hora de jogo. 

Ou seja, o que temos que fazer é preparar desde já a próxima época, ganhar todos os jogos dificílimos que temos pela frente - especialmente até ao natal - e recuperar os lesionados para o que ainda falta de jogos em Portugal. 

Como se prepara já a próxima época?

Pelos vistos vai se vender Enzo Peres em Janeiro por 25M-30M. Se pudéssemos desde já investir nos avançados que Jorge Jesus sonha há muito tempo - Campbell do Arsenal e Mitrovic do Anderlecht - provávamos que estamos já a preparar a próxima época com tempo e damos um sinal interno que estamos na luta para ganhar todos os títulos nacionais. 

Se pensarmos que sem Enzo, teremos finalmente Samaris, Crisante, Fejsa e Amorim estamos a fazer o "2 em 1" que é aproveitar este ano, preparando já a próxima época.

Se pensarmos que Luisão e Júlio César são muito velhos para continuar, seria bom acautelar estas posições desde já comprando, aproveitando o que temos - allo allo Lisandro - ou ir buscar á formação.

Se pensarmos que a formação está bem e recomenda-se, aproveitando alguns jovens da equipa B ou até dos Juniores, poderemos estar a construir um Benfica melhor desde já. 

Agora, que nos serve estar a falar dos euros da Champions quando esses euros nunca vieram em tão grande numero com Jorge Jesus?

Vamos ganhar 10M - poderão ser 11M se ganharmos ao Leverkusen - e o ano passado indo á final da Liga Europa ganhámos 15M com tudo junto. 

É assim tão dramático?

Claro que não é.  

O drama e o desespero encarnado que tenho visto nos últimos dias das mais variadas formas é completamente despropositado, até porque a eliminação da Champions era uma morte anunciada.

A alegria e contentamento - quase euforia - que tenho visto nas hostes verdes e azuis é despropositada porque no limite, esta eliminação poderá tornar-nos mais fortes internamente e com isso prejudicar cada um dos emblemas. 

Temos 4 finais para disputar nas próximas semanas contra Académica, Belenenses, FCPorto (Liga) e SCBraga  (Taça de Portugal). 

Estes jogos serão determinantes para o resto da época e é nestes jogos que temos que focar sem dramas e sem falsas tragédias. 

É uma tristeza ter uma equipa que não vai longe na Europa?

Sim é, mas foi assim durante os últimos 20 anos. Porque estamos agora a dramatizar tanto?

Infelizmente o meu sonho de ganhar Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Super Taça pelo segundo ano consecutivo, poderá não se concretizar, mas eu ainda estou na luta por todos estes títulos e espero que Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Jorge Jesus comecem desde já a aproveitar o tempo que têm livre na Europa para preparar bem a próxima época, pois quanto mais atempadamente se preparar a próxima época, mais facilmente se passa a próxima fase da champions. 

Sem drama e com alegria, vamos a Coimbra para ganhar!

Viva o Benfica!

Força Benfica 


1 comentário:

Manuel disse...

Finalmente um post inteligente, porque racional sem a cegueira da azia e da emoção, com o qual concordo em 100%. Os factos são esses sem tirar nem pôr e dramatizar aquilo que é simples é próprio de quem consegue apenas olhar para as árvores sem capacidade para se elevar acima das suas copas. Visão de helicóptero é uma coisa rara, não está ao alcance de muitos!