quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

"Orgulho-me deste Clube, o torcedor joga e o jogador torce!" Sim é verdade e o Bernardo joga ou torce?


1. A noticia que Bernardo foi vendido por 15,750 milhões ao Monaco não me apanhou desprevenido nem foi para mim um choque. 

Desde Agosto de 2014 que sei que Bernardo Silva não voltaria e á boca pequena já muitos sócios do Benfica sabiam que ele acabaria vendido por estes 15M - surpreendeu-me sim os 750 mil euros a mais - e não é de agora que tenho pena, mas desde Agosto.

Luisão dizia no domingo: 

"Orgulho-me deste Clube, o torcedor joga e o jogador torce!"

E a frase é antológica porque é verdade e Luisao ao fim de 440 jogos e depois de ultrapassar Eusébio no numero de jogos tem crédito para afirmar o que quiser sobre o clube, porque é o jogador actual que melhor conhece o Benfica.

Primeiro dar os Parabéns a Luisao e depois voltar á questão de Bernardo Silva que é um adepto do Benfica como eu e muitos outros, que sofre com o Benfica, que ama o Benfica e que como muitos "torcedores, também joga".

Só que o Bernardo é um torcedor especial porque é de todos nós o torcedor mais talentoso que o Benfica tem. 

Não há nenhum torcedor benfiquista com o talento, com a margem de progressão, a paixão e o Amor que Bernardo Silva tem ao clube e isso deveria ser suficiente para que este torcedor jogasse, mas jogasse a sério no relvado e ajudando o seu clube e consequentemente ajudando o torcedor Bernardo a ganhar jogos e títulos.

E essa é a razão pela qual o universo benfiquista acordou chocado com a venda de Bernardo.

Basicamente acabou o sonho de ver o melhor torcedor e o mais talentoso jogador que o Seixal viu nascer nos últimos anos, de águia ao peito no Estádio do Luz e no Marquês de Pombal dentro do trio eléctrico...

Poderemos sempre vê-lo ao nosso lado, cá em baixo, nesse mesmo Marques de Pombal a celebrar títulos nos próximos 40-50 anos porque o Bernardo é jovem, mas não será a mesma coisa. 


E agora vamos ás razoes da venda e sem medo das palavras.

Jorge Jesus é o melhor treinador do Benfica em muitos, muitos anos.

Jorge Jesus ganhou poderes no Benfica para poder escolher os "seus" jogadores e aqueles que melhor garantias lhes dão para atingir os seus objectivos, sejam eles portugueses ou estrangeiros, pretos ou brancos, novos ou velhos. 

É assim que Jorge Jesus gosta de falar dizendo que não vê nacionalidade, raça ou idade. 

Tenho pena que Jorge Jesus nao inclua nessa equação a "altura" porque parece-me claramente que o nosso treinador não simpatiza com jogadores mais baixos mesmo que tenham talento e talento e talento...

E com base nestes três pressupostos, Jorge Jesus nunca viu no Bernardo Silva um futuro jogador do seu Sport Lisboa e Benfica.

Nunca viu no Bernardo Silva sequer uma hipótese, como não viu em muitos outros.

No entanto, hoje concluímos que afinal Jorge Jesus não é o mestre que em tudo o que toca vira ouro.

Se Bernardo Silva foi vendido ao Monaco por quase 16 milhões de euros, sem ter jogado nada com Jorge Jesus isso significa que afinal o que valoriza os jogadores é o Benfica e não Jorge Jesus, ou pelo menos temos que dar algum crédito á marca Sport Lisboa e Benfica e á sua formação. 

André Gomes, foi vendido por 15 milhões de euros depois de ter jogado no Benfica 40 jogos em duas épocas. Desses 40 jogos, 14 foram na Liga, 14 jogos na Europa, 7 na Taça de Portugal e 5 na Taça da Liga. Então neste caso, admitimos que Jorge Jesus teve alguma influencia na sua valorização, mas no caso de Bernardo Silva que jogou "nada" Jorge Jesus não teve nenhum mérito na sua valorização e apenas tem o demérito de deixar ir embora o jogador mais talentoso "made in Seixal".

E isto para dizer que se Jorge Jesus tem poder na estrutura do Benfica para poder dizer o que quer, como quer, quem joga, quem serve e quem não serve, a pergunta que se faz é:

O que qualquer um de nós faria se fosse presidente do Benfica, vendo o maior talento do Seixal preterido pelo numero 1 da estrutura de futebol do Benfica?

E esta é a pergunta que eu faço desde Agosto, quando soube que Bernardo Silva não voltaria ao Benfica.

O que eu faria?

E o que eu faria eram três coisas. 

Primeiro, sabendo que Jorge Jesus seria o "meu treinador" nos próximos anos, muito provavelmente tentaria rentabilizar este maior talento "made in Seixal" com uma venda que me trouxesse alguns milhões de euros e Luís Filipe Vieira fê-lo.

Segundo, sabendo que Jorge Mendes é o seu agente e não ficará no Monaco para sempre, tentaria colocar uma percentagem sobre uma futura venda á semelhança do que Luís Filipe Vieira fez com André Gomes e isso Luís Filipe Vieira não fez!

Terceiro, e mesmo sabendo que Bernardo Silva é um torcedor encarnado dos melhores que temos, incluiria uma clausula de opção para quando o Bernardo voltasse a Portugal, ter o Benfica como primeira prioridade e isso Luís Filipe Vieira não fez!

E porque faria esta clausula de prioridade?

Porque o Benfica não iria ter me como presidente eternamente e porque Jorge Jesus não vai estar no Benfica para sempre.

Ou seja, o que hoje é, amanhã pode não ser.

Hoje o cenário é absolutamente contrário à presença de Bernardo Silva no Benfica, mas amanha noutro cenário, Bernardo Silva pode entrar pela porta grande.

Aliás, eu tenho essa esperança, porque a vida está cheia de situações semelhantes e porque a pessoa que barrou Bernardo Silva do Benfica, por muito bom treinador que seja - e é - por muito benfiquista que se diz ser agora - e acredito que seja - não sente o símbolo do Benfica nem por metade do que o Bernardo Silva sente e sentirá.

Obviamente João Cancelo e Ivan Cavaleiro terão o mesmo desfecho e seguramente que daqui a uns meses veremos nas paginas dos jornais as suas vendas milionárias por mais 15M - pelos dois, não por cada um - e teremos o tal "pack" de 30 milhões pelos 3 jogadores que se falava á boca pequena em Agosto de 2014. 

E mais uma vez, se isso se confirmar, onde estará Jorge Jesus valorizador? Onde fica Jorge Jesus mágico que valoriza tudo "sozinho", nunca dando valor á formação ou á prospecção? 

Pois bem Jorge Jesus fica no Benfica a vangloriar-se de tudo o que acontece de bom no Benfica e dos milhões que "ele sozinho" trará para o Benfica esquecendo-se das dezenas de fiascos que no seu reinado por cá passaram.

É importante que se entenda que para Jorge Jesus apenas Rui Fonte, Gonçalo Guedes e eventualmente Joao Teixeira servem para o seu Benfica 2015-2016 e quanto mais depressa entendermos isso, menos nos decepcionamos com as possiveis vendas ou empréstimos da formação. 

Quando Jorge Jesus dizia no outro dia que a sua renovação nao depende de títulos, para mim foi claro que depende do tal projecto que Luis Filipe Vieira quer ver implementado - Benfica made in Benfica - e onde Jorge Jesus nao vê qualidade para que esse projecto possa ser realizado nos próximos anos. 

Para terminar este assunto e falando apenas de numeros, o Benfica começa o ano com os 25 milhões de Enzo mais os 15 milhões de Bernardo Silva o que perfaz 40 milhões em apenas 20 dias. 

Num post de 5 de Janeiro eu fiz a previsão das vendas dos próximos 3 anos e obviamente escrevi: 

"Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e João Cancelo "podem" ser vendidos por 30M"

Ora se estes 30 milhões entrarem neste ano de 2015 - 15 milhões já cá estao de Bernardo, 25 milhões de Enzo - e se mais uma estrela da companhia render outros 25-30 milhões - Gaitan deverá ser o próximo a sair em Julho - isso significa que o Benfica fará uma vez mais algo proximo dos 80 milhões de euros em vendas e isso é algo que temos que aplaudir de pé.

A capacidade que o Benfica tem de vender bem e caro é impressionante e não menos impressionante é a capacidade que temos em comprar barato - excepto Samaris que não justifica os 10 milhões que nele se investiu - e valorizar esses activos.

Com ou sem Bernardo Silva, esta politica de Luís Filipe Vieira é vender um activo forte por 20 milhões todo o ano, para pagar os juros, se possivel vender outro activo por 20 milhões para investir no plantel e usar os outros milhões que eventualmente sobram para investir em betão - seja o museu, seja na Benfica TV, seja no Seixal ou outra qualquer obra - e amortizar minimamente o passivo. 

Estas sao as contas de merceeiro que o normal adepto benfiquista faz, mas a verdade é que ele tem feito tudo a que se propõem com estes milhões que vão entrando.


2. Para terminar, aplaudir a paciencia de João Gobern e de Rui Gomes da Silva que mais uma semana ficaram a tentar discutir com duas paredes sobre os foras de jogo de Penafiel que para ambos os portistas dos programas televisivos que eles participam, eram impossiveis de provar.

Rui Gomes da Silva explicou 10 vezes que se Casimiro cabeceia a bola e ela bate no avançado portista e volta para Casimiro, é OBVIO que o jogador brasileiro está fora de jogo no terceiro golo do FC Porto em Penafiel e mesmo assim Guilherme Aguiar conseguiu desconversar e desconversar enquanto Miguel Guedes continua a sua saga de ataque cerrado ao Benfica e aos benefícios escandalosos que só ele vê, esquecendo todos os benefícios que o Porto também tem vindo a colher em várias jornadas. 

Eu ao menos vejo dos dois lados e sei que o Benfica foi beneficiado e o Porto beneficiado, como em todos os campeonatos. 

O que eu não faço, nem nunca farei é dizer que isto não é fora de jogo seja aqui ou em qualquer parte do mundo, com ou sem linhas, porque tenho olhos e vejo futebol há anos: :




O que eu não faço, nem nunca farei é dizer que isto não é fora de jogo seja aqui ou em qualquer parte do mundo, com ou sem linhas, porque tenho olhos e vejo futebol há anos:




Enretanto, temos de ganhar hoje em Moreira de Cónegos para passar ás meias finais da Taça da Liga. Será dificil porque esta equipa do Moreirense é das mais dificeis e bem organizadas da Liga, mas também servirá testar o jogo importantissimo de 22 de Fevereiro quando aí formos jogar para o campeonato.


Força Benfica e Força Bernardo Silva! Felicidades


7 comentários:

O GLORIOSO disse...

benfica sou eu de facto só neste clube um dos melhores negocios de sempre do futebol Mundial com a venda de um puto de 20 anos que jogou 31 minutos na equipa principal, que NÃO PROVOU NADA como jogador para jogar ao alto nivel no Benfica é um drama, um horror, um escandalo, de facto só visto é hoje o Benfiquismo que temos.
Sabe uma coisa um como sócio do Glorioso há 30 anos só quero uma coisa ganhar, jogos, titulos, taças, prestigio. Se for com 11 jogadores vindos do Seixal fico muito contente, se for com 11 Chineses fico de igual modo contente e feliz. Outros não o que interessa é ter putos da formação na equipa, isso sim é que é importante ser uma especie de Lagartada e não ganhar nada quie isso é pormenores.
Temos os 4 titulos nacionais, estamos em 1º 6 pontos á frente no fim da 1ª volta sobre o Dream Team da Corrupção tendo nós uma equipa de "Taliscas" e pela venda de 1 puto que nada provou é o horror. Contado ninguém acredita. Diga lá qual o jagador que tirava para pôr o Bernardo esse génio? Por ele ser Benfiquista? Eu também sou tanto ou mais que ele e se fosse tão Benfiquista tinha esperado por 1 oportunidade e não ter exigido ao Jesus que o utiliza-se vindo até o seu papá falar com o Vieira. Fez bem olhou pela sua carreira foi para uma equipa menor onde tem mais hipoteses de jogar. Tão simples quanto isso de um negócio fantástico, brilhante mesmo. Felicidades para ele.
Uma coisa concordo consigo: é mais um indicio da renovação do nosso JJ e isso sim é a melhor noticia que se pode ter (eu renovava-lhe o contrato até ao fim da carreira). Sabe é que eu gosto de ganhar, de ter orgulho na equipa do Benfica, de a ver jogar como um rolo compressor, enfim de em 17 jogos apenas ter perdido 5 pontos, de ter o melhor treinador que me lembro desde que sou Benfiquista, coisas de menos pois isso não é ser um verdadeiro Benfiquista, pois esses são os que hoje por vendermos um puto que jogou 31 minutos na equipa principal querem deixar de ser sócios, ou exigir a demissão de tudo e todos. Isso sim é ser um verdadeiro Benfiquista. Peço desculpa sou um mau Benfiquista.

P.S- David Simão, Miguel Rosa, André Carvalhas, Pepa, Edgar, Hugo Leal, Manuel Fernandes, Gil, Resende e muito mais, lembra-se deles? sabe que carreira tiveram, ou não sabe...

IronMan disse...

Ia escrever algo mas o GLORIOSO tirou-me as palavras da boca. Assim poupou-me tempo.

Acho ofensivo para mim como benfiquista e com certeza para muitos outros benfiquistas tão ou mais apaixonados pelo clube que se afirme que o Bernardo por ser apaixonado pelo Benfica devia jogar no clube. Mas estamos a brincar, certo? Racionalidade não há? Há limites para a irracionalidade!

O Bernardo como adepto do Benfica está o nível de qualquer outro adepto. Não podemos confundir o adepto com o profissional. São duas coisas totalmente distintas que não se devem misturar.

Quanto ao facto do pai do Bernardo ter ido falar com o Vieira, já tinha ouvido falar nisso, acho isso de muito mau gosto e muito grave. Se fosse comigo e se houvesse tentativa de meter uma cunha, tão ao gosto dos portugueses, era logo recambiado!

Penso que foi uma grande venda e dado os antecedentes grave mesmo era recusá-la!
Espero que Cancelo e Cavaleiro também sejam bem vendidos.
Estou à espera de ver Guedes, Renato Sanches e outros a entrarem na equipa A a pouco e pouco.

Não podemos esquecer que esta vendas são feitas baseadas em números estéticos de desempenho que os técnicos da formação possuem. Esses números indicam os jogadores que podem ou não ser vendidos, há uma hierarquia. Haverá jogadores que nunca serão vendidos enquanto outros terão mesmo de o ser para dar lugar a outros mais talentosos.

Misturar ou acusar JJ por decisões de venda é de gente que não percebe como as coisas são feitas, é mesmo um insulto à pessoa!
JJ trabalha com os A, escolhe os melhores para os A, tem feito isso muito bem, é para isso que ele é pago, alto aí e para o baile! As outras decisões não passam por ele.

O Benfica Sou Eu disse...

Meus caros Gloriosos e Iron Man

Eu nao disse que o Bernardo Silva tinha lugar no Benfica e tambem nao disse que ele tiraria o lugar a alguem.

O que disse foi que Jorge Jesus nao o queria no "seu Benfica" e eu como adepto queria ver o Bernardo Silva jogar no Benfica.

Foi isso que eu disse com estas palavras:

"E agora vamos ás razoes da venda e sem medo das palavras.

Jorge Jesus é o melhor treinador do Benfica em muitos, muitos anos.

Jorge Jesus ganhou poderes no Benfica para poder escolher os "seus" jogadores e aqueles que melhor garantias lhes dão para atingir os seus objectivos, sejam eles portugueses ou estrangeiros, pretos ou brancos, novos ou velhos.

É assim que Jorge Jesus gosta de falar dizendo que não vê nacionalidade, raça ou idade.

Tenho pena que Jorge Jesus nao inclua nessa equação a "altura" porque parece-me claramente que o nosso treinador não simpatiza com jogadores mais baixos mesmo que tenham talento e talento e talento...

E com base nestes três pressupostos, Jorge Jesus nunca viu no Bernardo Silva um futuro jogador do seu Sport Lisboa e Benfica.

Nunca viu no Bernardo Silva sequer uma hipótese, como não viu em muitos outros."

E disse mais.

Disse que tendo em conta que JJ nao queria Bernardo Silva no Benfica, LFV vendeu muito bem o jogador só quer deveria ter guardado uma % para futura venda e acautelado um possivel regresso a Portugal.

Apenas isso!

Má venda? Mas eu disse que a venda foi má?

Nunca o disse e acho que 15,750M foi bem vendido.

Apareçam sempre, eu respeito o que dizem, gosto de os ler, mas tentem entender melhor as minhas palavras.

Força Benfica

O GLORIOSO disse...

Só uma coisita caro "O Benfica Sous Eu".
Quando refere"...acautelado um possivel regresso a Portugal", não compreendo. Então o Bernardo tão Benfiquista que é, um dos nossos, aceita jogar na Lagartada, ou na Corrupção, é preciso clausulas para um "Maluco pelo Benfica" por medo dele ir para outro clube. Não percebo se é tão Benfiquista nunca jogaria nesses clubes não é? Para quê clausulas?.
Caro antes de tudo ele é profissional, apenas isso repito fez o que achou melhor para ele, mais nada, num negócio fantástico.
Gosto muito de o ler pois tem post´s pensados, bem articulados mesmo que por vezes não concorde consigo.

IronMan disse...

Duas coisas. Em primeiro lugar se tivessem lido as entrevistas dele verificariam que foi o Bernardo que pediu para sair. Foi ganhar bastante mais. OK?

Em 2º lugar reitero que o JJ não tem de ser chamado para estas lides. Ele não colocou o Bernardo a jogar porque pura e simplesmente não tinha lugar na equipa A. O Benfica não é o Mónaco!
Tirava o lugar a quem, Ola, Gaitan, Salvio, Suleimani, Jonas, Talisca?

Como disse, a irracionalidade tem limites e a estupidez também devia ter!

Já agora eu também não simpatizo com jogadores baixos e fracos fisicamente, a não ser os Aimares (aves raras), porque a evolução do futebol é na direcção de jogadores mais altos e fortes fisicamente. Do mesmo modo que um guarda redes tem de ter mais de 1,90 idealmente.
O mesmo se pode dizer do Volei e do Basket e ai ninguém contesta isso!
JJ está uns anos à frente de todos mas há poucos que vêem isso!
Por verem mal preferem criticar alguém que vê melhor e mais longe!
Do mesmo tipo de críticas sofre o Vieira que é um visionário!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Glorioso,

Obrigado pelo comentário e a verdade é que tem razão quando diz que se o Bernardo é tão benfiquista não deverá haver perigo que ele vá jogar noutro qualquer clube.

Mas tambem nao custa colocar uma clausula legal no contrato e quem sabe até efoi contemplado, mas nós nao sabemos tudo.

Caro Iron Man

Eu sei que tem por Jorge Jesus um apreço enorme que eu não tenho.

Sei que é o nosso melhor treinador em muitos muitos anos, um dos melhores treinadores do mundo, mas há traços de personalidade com os quais nao simpatizo e tenho o escrito ao longo dos seis anos que leva á frente do Benfica.

Eu quando disse que Jorge Jesus nao inclui a "altura" nos critérios que ele não discrimina - como raça, idade e nacionalidade - é porque sei que ele liga a esse critério e todos nós sabemos que ter um bom jogador alto é melhor que ter um bom jogador baixo, mas para mim não tem que ser condição essencial.

Nao vale a pena estarmos a falar muito de quem é a culpa de Bernardo Silva ter sido vendido, mas parece me obvio que Bernardo quis sair, porque Jorge Jesus nao contava com ele.

E nao contava com ele porque?

Porque achava que tinha melhores no plantel e pelos vistos tem.

Agora qual é o problema em Jorge Jesus dizer que nao achava Bernardo Silva importante para a sua equipa?

Para mim. nao tem problema nenhum.

Força Benfica

dezazucr disse...

Gaitan, Markovic, Jonas e Salvio são altos?